Obrigado. Na primeira página do tópico tem um link para uma pasta no google drive, abre esse link que lá tem o material atualizado.nepomuceno escreveu:boa noite! sou novo aqui. primeiramente queria parabenizar a todos q trabalharam no projeto do tid. queria o projeto atualizado será q poderiam me enviar?
[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
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Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
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Cansei,cansei escreveu:Tudo bem, não tem problema. Esse acontecimento deu algumas informações importantes... Eu pensei um pouco aqui e troquei uma ideia com um amigo meu tuneiro e ele cogitou a hipótese do controlador dos bicos do seu carro trabalhar com níveis de tensão diferentes, o que pode explicar o motivo do arduino não estar conseguindo calcular nada e o motivo de existir 3,2v no fio do bico com o motor desligado. Aliás que carro é o seu, corsa 1.4?
Assim... o ideal mesmo era a gente ter um osciloscópio pra entender direito o que se passa e dar uma solução mais direta. Como a gente não tem isso eu tenho só mais uma ideia sobrando antes de pedir arrego. Pegue o resistor de 100K e o diodo zener e instale eles no pino A2 do Arduino, ligue o fio do bico lá como desenhado nos esquemas elétricos e grave o programa abaixo no arduino.
Aí faz a mesma coisa de antes, fique de olho no monitor serial e me passe os resultados (pode copiar e colar a saída num arquivo de texto) nos seguintes cenários: com o motor desligado e a ignição desligada, com o motor desligado e a ignição ligada, e com o motor ligado. Não se preocupe que com o diodo no meio não vai dar problema.
Código: Selecionar todos
void setup() { Serial.begin(9600); } void loop() { int sensorValue = analogRead(A2); Serial.println(sensorValue); }
fiz os testes. Segue abaixo o resultado: Quanto ao meu carro, trata-se de um Corsa 1.4 econoflex [1º ger - o que usa somente 1 lambda]. Não sei te dizer qual módulo tem nele.
Caso os resultados não sejam suficientes para decifrarmos o problema para cálculo de consumo, vou medir o sinal do bico com o osciloscópio. Não fiz isso ainda pois o meu não está comigo.
Desculpe a insistência na resolução deste problema, mas achei o projeto realmente muito bom e gostaria de conseguir finalizá-lo e rodando por completo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Tudo bem, eu gosto de um desafio ainda mais pro lado investigativo.Anderson_Yoshi escreveu:Cansei,
fiz os testes. Segue abaixo o resultado: Quanto ao meu carro, trata-se de um Corsa 1.4 econoflex [1º ger - o que usa somente 1 lambda]. Não sei te dizer qual módulo tem nele.
Caso os resultados não sejam suficientes para decifrarmos o problema para cálculo de consumo, vou medir o sinal do bico com o osciloscópio. Não fiz isso ainda pois o meu não está comigo.
Desculpe a insistência na resolução deste problema, mas achei o projeto realmente muito bom e gostaria de conseguir finalizá-lo e rodando por completo.
Tem como vc me passar os arquivos de texto inteiros? Pelos prints eu tenho muito pouca informação e fica mais fácil se eu conseguir plotar e fazer os cálculos no excel.
Se eu não concluir nada dos arquivos aí a gente vai ter que apelar pro osciloscópio mesmo.
Vou te mandar uma MP.Leandro_Araújo escreveu:Entendi
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Cansei,cansei escreveu:Tudo bem, eu gosto de um desafio ainda mais pro lado investigativo.
Tem como vc me passar os arquivos de texto inteiros? Pelos prints eu tenho muito pouca informação e fica mais fácil se eu conseguir plotar e fazer os cálculos no excel.
Se eu não concluir nada dos arquivos aí a gente vai ter que apelar pro osciloscópio mesmo.
segue link para baixar os arquivos completos:
https://drive.google.com/drive/folders/ ... 214M3FRNnc
Caso não sejam suficientes para cálculo, posso gerar um novo arquivo com mais linhas.
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Faz o mesmo teste usando esse outro programa abaixo. Deixa ele coletando dados por uns 20, 30 segundos pelo menos e depois me passa os arquivos de texto.
Código: Selecionar todos
void setup()
{
Serial.begin(9600);
}
void loop()
{
Serial.print(analogRead(A2));
Serial.print(";");
Serial.println(millis());
}
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Cansei,cansei escreveu:Faz o mesmo teste usando esse outro programa abaixo. Deixa ele coletando dados por uns 20, 30 segundos pelo menos e depois me passa os arquivos de texto.
Código: Selecionar todos
void setup() { Serial.begin(9600); } void loop() { Serial.print(analogRead(A2)); Serial.print(";"); Serial.println(millis()); }
seguem os novos resultados:
https://drive.google.com/drive/folders/ ... 214M3FRNnc
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Olha, os dados tão muito conflitantes... as 3 coletas novas tão muito diferentes das 3 anteriores...Anderson_Yoshi escreveu:Cansei,
seguem os novos resultados:
https://drive.google.com/drive/folders/ ... 214M3FRNnc
Só pra descartar alguma coisa com o programa, faz por favor 3 novas coletas usando esse outro:
Código: Selecionar todos
void setup()
{
Serial.begin(9600);
}
void loop()
{
int sensorValue = analogRead(A2);
Serial.print(sensorValue);
Serial.print(";");
Serial.println(millis());
}
Outra coisa, fica fácil de vc adquirir dois diodos zener de 5,1V?
Eu vi que vc está usando de 5,6V e não sei se isso pode estar influindo no resultado.
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galera eu preciso de um tuto para instalar as demais funçoes do tid , no classic 2012 . onde localizar o pino 12 do obd2 e o pino 14 sinal de velocidade .
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