CORRIGINDO MAIS UMA VEZ (aqui nao tem como editar ou apagar o post?)
Coloquei a VT na panela assim que ela começou a borbulhar
Ela demorou 2 minutos para abrir, o tamanho da abertura foi de mais ou menos 2 milimetros de espessura (deixei por mais 5 minutos mas ela permaneceu nesta abertura)
É isso mesmo que ela abre, esta espessura? Neste tempo.
Pq está engasgando demais e baixando agua?
- luckpr
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Bange, qual seria sua atitude, o que vc faria na minha situação? Estou pensando em leva-lo a uma especializada em sistema de arrefecimento pra passar aparelho pra medir pressao do arrefecimento.Bange escreveu:Cara, foca uma coisa e esgota as análises em cima dessa coisa até definir se está ou não com problema...se ficar variando vc vai ficar maluco e vai demorar a encontrar a causa raiz do problema...e pode ser que nem encontre...
Bomba nova tem probabilidade de 0,0001% de estar com defeito...já a VT tem mais probabilidade...
Testes de VT:
Pratico > VT fechada, mangueira que entra no radiador...esquentando...mangueira que sai do radiador fria.
VT aberta > mangueira que entra no radiador...muito quente...mangueira que sai do radiador...bem quente...
VT aberta após o 1° ciclo da ventoinha...mangueira que entra e sai, praticamente com a mesma temperatura.
O problema é identificar o que é quente, bem quente e muito quente...este teste é mais eficaz com um termômetro a laser.
Teste técnico > ferver a VT em uma panela de água, monitorando a temperatura da água e observando a abertura da VT.
Perguntas: Que valores estão inscritos no corpo da VT e qual o fabricante?
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Bom, VT tem que ter algum pedigree...a minha é da MTE-Thomson e nela tá inscrito 92 +- 2 (92°C, com tolerância de +-2°C)
Quanto a abertura, lembro que o deslocamento era maior que 1cm.
Quanto a abertura, lembro que o deslocamento era maior que 1cm.
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Eu estou descartando a questao da VT porque tirei ela e o carro continuou aquecido. Voce disse que a sua VT abre mais de 2cm ou mais de 2mm ? A minha abriu 2 mm somente. Estou começando a partir pra hipotese do radiador entupido, não há mais o que pensar. Levei hj na retifica que fez meu cabeçote eles disseram que sempre fazem as medidas certinhas pro cabeçote nao ficar muito baixo, não acredito que eles fizeram serviço ruim, eles fazem serviço pra cidade inteira ha 30 anos, tem tradição.Bange escreveu:Bom, VT tem que ter algum pedigree...a minha é da MTE-Thomson e nela tá inscrito 92 +- 2 (92°C, com tolerância de +-2°C)
Quanto a abertura, lembro que o deslocamento era maior que 1cm.
Vc acha certo pensar desta forma? Confirme pra mim se sem a VT o carro teria que ficar frio ou esquentaria muito mesmo como esta acontecendo comigo. Ou concorda sobre o radiador.
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Neste link tem um manual de teste da Thomson...
http://www.mte-thomson.com.br/site/bibl ... mson-test/
Nele é recomendado o uso de etileno-glicol para o teste, mas com água também funciona...se for colocado um termômetro de imersão junto com a VT, pode-se comprovar se a abertura ocorre realmente em torno de 92°C e visualmente qual é a abertura...
http://www.mte-thomson.com.br/site/bibl ... mson-test/
Nele é recomendado o uso de etileno-glicol para o teste, mas com água também funciona...se for colocado um termômetro de imersão junto com a VT, pode-se comprovar se a abertura ocorre realmente em torno de 92°C e visualmente qual é a abertura...
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Repare que vc citou que a abertura foi referenciada a uma folha de papel...nessa condição a VT tá condenada quando a água já está em ebulição (100°C), nessa temperatura ela obrigatoriamente tem que estar totalmente aberta ( +- 1cm).
Como vc ligou sem ela e o problema persistiu...ela não é...será que vc não concluiu errado a abertura?
Cara, é como te falei...confere os relés, se tudo certo, parte pro sensor abaixo da bobina.
Uma obstrução do radiador é uma coisa constante, não tem característica de aleatoriedade...como vc descreveu.
Como vc ligou sem ela e o problema persistiu...ela não é...será que vc não concluiu errado a abertura?
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Fiz o teste novamente da VT na agua, desta vez deixei mais tempo, 15 minutos como diz no manual da Thonson (no momento estou sem termometro). A abertura foi de menos de meio centimetro, cerca de 3 a 4 milimetros. Ou seja, mesmo assim a abertura dela é menos do que esperado conforme seu relato de que a sua abre com 1 cm e no manual diz que a abertura tem que ser de no minimo 8mm. Amanha eu mesmo vou abrir o radiador por dentro e verificar obstruções, tomara que existem pq minhas forças ja tao acabando e aí não vou escapar de mecanico e vai la saber o que me espera.Bange escreveu:Repare que vc citou que a abertura foi referenciada a uma folha de papel...nessa condição a VT tá condenada quando a água já está em ebulição (100°C), nessa temperatura ela obrigatoriamente tem que estar totalmente aberta ( +- 1cm).
Como vc ligou sem ela e o problema persistiu...ela não é...será que vc não concluiu errado a abertura?
Cara, é como te falei...confere os relés, se tudo certo, parte pro sensor abaixo da bobina.
Uma obstrução do radiador é uma coisa constante, não tem característica de aleatoriedade...como vc descreveu.
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OK, se confirmado essa pouca abertura, a VT nova não está dentro do esperado e pode ser um problema a mais, porém não é a causa raiz, até por que o problema ocorreu sem ela.
O radiador é uma unidade selada e se abri-lo, corre o grande risco de não conseguir fechar sem vazamentos...pense bem a lógica não aponta pra ele, não só pelo fato do problema ser aleatório como também pelo fato de não sair líquido pela mangueira fina quando em ML...
O radiador é uma unidade selada e se abri-lo, corre o grande risco de não conseguir fechar sem vazamentos...pense bem a lógica não aponta pra ele, não só pelo fato do problema ser aleatório como também pelo fato de não sair líquido pela mangueira fina quando em ML...
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Eu não entendi direito, voce diz que a lógica não aponta pra ele ou seria ele na verdade a raiz do problema?Bange escreveu:OK, se confirmado essa pouca abertura, a VT nova não está dentro do esperado e pode ser um problema a mais, porém não é a causa raiz, até por que o problema ocorreu sem ela.
O radiador é uma unidade selada e se abri-lo, corre o grande risco de não conseguir fechar sem vazamentos...pense bem a lógica não aponta pra ele, não só pelo fato do problema ser aleatório como também pelo fato de não sair líquido pela mangueira fina quando em ML...
Uma curiosidade, quantos ml de agua cabe no radiador do corsa, todos os corsas tem o mesmo tamanho de radiador?
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