Pq está engasgando demais e baixando agua?
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Re: Pq está engasgando demais e baixando agua?
Tá errado...a ventoinha tem que ligar na velocidade baixa com +- 95/96....e ligar na alta com +-98°C...vc reparou isto?
- luckpr
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Sim ele aciona a ventoinha com 95 graus, mas as vezes ele alcanca os 98 e ate 100 graus, quando chega nos 100 aciona denovo, ele tem dois momentos de acionar a ventoinha nao e mesmo ? Vou fazer o teste do papelão pra estudar melhor se a ventoinha esta acionando sempre na normalidade. Pode ser que as vezes ela nao esteje acionando nos 95 graus e sim so quando alcanca os 100, ainda nao prestei atenção em quais momentos ela esta ligando, hoje apos funcionar o carro andei com ele por 25 minutos e ele alcancava os 95/96 e me lembro que acionou a ventoinha, nao alcancou os 100, mas chegou aos 98...Depois de funcionar (antes de andar na rua apos remontar) deixei ele na marcha lenta e acionou a ventoinha nos 95 e depois alcancou com facilidade os 100 graus e acionando denovo, dai desliguei o carroBange escreveu:Tá errado...a ventoinha tem que ligar na velocidade baixa com +- 95/96....e ligar na alta com +-98°C...vc reparou isto?
a marcha lenta acelera desta forma: quando coloco o pe na empreagem ele vai ate 2200 e depois vai caindo gradualmente ate chegar e estabilizar os 1000, o tempo entre ele baixar de 2200 para 1000 é cerca de 15 segundos...
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Meu corsa estava esquentando #sqn
na vdd era a temperatura do painel que estava sendo mostrada errada.
troquei o sensor e ele mostra temperatura correta, ,as tem que ser o sensor da VDO!
na vdd era a temperatura do painel que estava sendo mostrada errada.
troquei o sensor e ele mostra temperatura correta, ,as tem que ser o sensor da VDO!
Deus é fiel
- luckpr
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Galera queria saber de voces sobre aquela mangueirinha que fica na parte de cima do reservatorio de agua e vai ate a parte de cima do radiador tambem, ela faz circulação de agua? Porque a minha mangueirinha não esta voltando agua do radiador pro reservatorio, quando tiro ela do reservatorio e abaixo a agua sai, ou seja, a agua nao tem pressão suficiente pra subir e entrar de volta no reservatorio de agua. Essa mangueira qual o papel dela, ela volta agua do radiador pro reservatorio de agua o tempo todo? Se for este o papel a minha nao esta voltando como deveria, assim, nao esta havendo circulação de agua correta no motor. Se este for o caso (falta de circulação de agua no motor) não pode ser a bomba dagua porque e nova, nem a VT nova tambem. Qual a dedução?
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luckpr, acima de 95°C, liga a velocidade menor...se a temperatura baixar para +-93°C, ela desliga e só volta a ligar se chegar novamente a +-95°C...
Caso a temperatura não abaixe, ela comuda para velocidade maior por volta dos 98°C, ou seja, acima de 95, ela está sempre ligada...ou na velocidade menor ou na maior...outra coisa que tem que acontecer é: ligando a velocidade maior (+-98°C), a temperatura tem que baixar e quando ela vai baixando e atinge os 95°C, ela é comutada para a velocidade menor, desligando por volta dos 93°C.
Então, se ela não liga nos 95°C, mas liga com +-98°C, tá errado, podendo ser causado por mau contato em um dos relés R5 e/ou R6, que ficam embaixo do porta luvas...
Ou por ineficiência do sensor de temperatura localizado abaixo da bobina.
Sugiro primeiro a análise dos relés, pois se vc identificar sujeira e souber limpar, resolve de forma mais barata (ou trocando se não souber limpar)...e também devido ao que vc fala que às vezes liga com +-98°C e às vezes liga nos 100°C...esse "às vezes", é uma característica de mau contado.
A segunda sugestão é o sensor, mas pra teste (já que não tem como distinguir visualmente), tem que ter medidor de tensão DC, uma fonte de 5VDC e ferver o mesmo dentro de uma panela no fogão...fica complicado pra quem não reúne habilidade ou os materiais citados...a solução é a substituição por outro original.
Respondendo a sua pergunta...nos motores GM, aquela mangueira tem duas finalidades:
1 - Retirar o ar (bolhas) que se formam no sistema quando a temperatura se eleva muito ou quando se repõe o líquido do arrefecimento.
2 - Serve de sinalizadora de que está havendo séria obstrução no radiador, pois o caminho mais fácil é pela mangueira grossa que entra no radiador...caso haja alguma obstrução significativa, a pressão fará com que o caminho da mangueira mais fina seja utilizado...
Esta situação deve ser observada em ML, pois em alto RPM, é até possível alguma passagem de líquido pela fina, isto devido ao alto volume impulsionado pela bomba...digamos que seja um transbordo normal.
O caso citado pelo lucasl, também é possível, mas requer aferição do mostrador do painel e ou do sensor do painel, que é diferente do sensor da ECU, que comanda as ventoinhas.
Falando em ventoinhas, seu motor tem duas e devem funcionar sempre juntas, seja na velocidade menor ou maior e seja com ou sem o AC funcionando.
Outro detalhe é que quando ocorre a comutação da velocidade menor para a maior, a ventoinha grande é desligada por uns 2 segundos, para em seguida religar na maior velocidade...ou seja, ela praticamente não para.
Caso a temperatura não abaixe, ela comuda para velocidade maior por volta dos 98°C, ou seja, acima de 95, ela está sempre ligada...ou na velocidade menor ou na maior...outra coisa que tem que acontecer é: ligando a velocidade maior (+-98°C), a temperatura tem que baixar e quando ela vai baixando e atinge os 95°C, ela é comutada para a velocidade menor, desligando por volta dos 93°C.
Então, se ela não liga nos 95°C, mas liga com +-98°C, tá errado, podendo ser causado por mau contato em um dos relés R5 e/ou R6, que ficam embaixo do porta luvas...
Ou por ineficiência do sensor de temperatura localizado abaixo da bobina.
Sugiro primeiro a análise dos relés, pois se vc identificar sujeira e souber limpar, resolve de forma mais barata (ou trocando se não souber limpar)...e também devido ao que vc fala que às vezes liga com +-98°C e às vezes liga nos 100°C...esse "às vezes", é uma característica de mau contado.
A segunda sugestão é o sensor, mas pra teste (já que não tem como distinguir visualmente), tem que ter medidor de tensão DC, uma fonte de 5VDC e ferver o mesmo dentro de uma panela no fogão...fica complicado pra quem não reúne habilidade ou os materiais citados...a solução é a substituição por outro original.
Respondendo a sua pergunta...nos motores GM, aquela mangueira tem duas finalidades:
1 - Retirar o ar (bolhas) que se formam no sistema quando a temperatura se eleva muito ou quando se repõe o líquido do arrefecimento.
2 - Serve de sinalizadora de que está havendo séria obstrução no radiador, pois o caminho mais fácil é pela mangueira grossa que entra no radiador...caso haja alguma obstrução significativa, a pressão fará com que o caminho da mangueira mais fina seja utilizado...
Esta situação deve ser observada em ML, pois em alto RPM, é até possível alguma passagem de líquido pela fina, isto devido ao alto volume impulsionado pela bomba...digamos que seja um transbordo normal.
O caso citado pelo lucasl, também é possível, mas requer aferição do mostrador do painel e ou do sensor do painel, que é diferente do sensor da ECU, que comanda as ventoinhas.
Falando em ventoinhas, seu motor tem duas e devem funcionar sempre juntas, seja na velocidade menor ou maior e seja com ou sem o AC funcionando.
Outro detalhe é que quando ocorre a comutação da velocidade menor para a maior, a ventoinha grande é desligada por uns 2 segundos, para em seguida religar na maior velocidade...ou seja, ela praticamente não para.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- luckpr
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Qual a forma mais eficar de testar a ventoinha e a valvula termostatica ? Voce acha que a bomba dagua esta trabalhando normal?Bange escreveu:luckpr, acima de 95°C, liga a velocidade menor...se a temperatura baixar para +-93°C, ela desliga e só volta a ligar se chegar novamente a +-95°C...
Caso a temperatura não abaixe, ela comuda para velocidade maior por volta dos 98°C, ou seja, acima de 95, ela está sempre ligada...ou na velocidade menor ou na maior...outra coisa que tem que acontecer é: ligando a velocidade maior (+-98°C), a temperatura tem que baixar e quando ela vai baixando e atinge os 95°C, ela é comutada para a velocidade menor, desligando por volta dos 93°C.
Então, se ela não liga nos 95°C, mas liga com +-98°C, tá errado, podendo ser causado por mau contato em um dos relés R5 e/ou R6, que ficam embaixo do porta luvas...
Ou por ineficiência do sensor de temperatura localizado abaixo da bobina.
Sugiro primeiro a análise dos relés, pois se vc identificar sujeira e souber limpar, resolve de forma mais barata (ou trocando se não souber limpar)...e também devido ao que vc fala que às vezes liga com +-98°C e às vezes liga nos 100°C...esse "às vezes", é uma característica de mau contado.
A segunda sugestão é o sensor, mas pra teste (já que não tem como distinguir visualmente), tem que ter medidor de tensão DC, uma fonte de 5VDC e ferver o mesmo dentro de uma panela no fogão...fica complicado pra quem não reúne habilidade ou os materiais citados...a solução é a substituição por outro original.
Respondendo a sua pergunta...nos motores GM, aquela mangueira tem duas finalidades:
1 - Retirar o ar (bolhas) que se formam no sistema quando a temperatura se eleva muito ou quando se repõe o líquido do arrefecimento.
2 - Serve de sinalizadora de que está havendo séria obstrução no radiador, pois o caminho mais fácil é pela mangueira grossa que entra no radiador...caso haja alguma obstrução significativa, a pressão fará com que o caminho da mangueira mais fina seja utilizado...
Esta situação deve ser observada em ML, pois em alto RPM, é até possível alguma passagem de líquido pela fina, isto devido ao alto volume impulsionado pela bomba...digamos que seja um transbordo normal.
O caso citado pelo lucasl, também é possível, mas requer aferição do mostrador do painel e ou do sensor do painel, que é diferente do sensor da ECU, que comanda as ventoinhas.
Falando em ventoinhas, seu motor tem duas e devem funcionar sempre juntas, seja na velocidade menor ou maior e seja com ou sem o AC funcionando.
Outro detalhe é que quando ocorre a comutação da velocidade menor para a maior, a ventoinha grande é desligada por uns 2 segundos, para em seguida religar na maior velocidade...ou seja, ela praticamente não para.
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Tire a valvula termostatica dele, mas ele esquentou mais rapido do que o normal, não era pra ser o contrario, ficar frio, ele alcançou 95 graus e acionou a ventoinha e depois alcancou 98 e acionou ela denovo, dai ele abaixou e permaneceu nos 95
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Cara, foca uma coisa e esgota as análises em cima dessa coisa até definir se está ou não com problema...se ficar variando vc vai ficar maluco e vai demorar a encontrar a causa raiz do problema...e pode ser que nem encontre...
Bomba nova tem probabilidade de 0,0001% de estar com defeito...já a VT tem mais probabilidade...
Testes de VT:
Pratico > VT fechada, mangueira que entra no radiador...esquentando...mangueira que sai do radiador fria.
VT aberta > mangueira que entra no radiador...muito quente...mangueira que sai do radiador...bem quente...
VT aberta após o 1° ciclo da ventoinha...mangueira que entra e sai, praticamente com a mesma temperatura.
O problema é identificar o que é quente, bem quente e muito quente...este teste é mais eficaz com um termômetro a laser.
Teste técnico > ferver a VT em uma panela de água, monitorando a temperatura da água e observando a abertura da VT.
Perguntas: Que valores estão inscritos no corpo da VT e qual o fabricante?
Bomba nova tem probabilidade de 0,0001% de estar com defeito...já a VT tem mais probabilidade...
Testes de VT:
Pratico > VT fechada, mangueira que entra no radiador...esquentando...mangueira que sai do radiador fria.
VT aberta > mangueira que entra no radiador...muito quente...mangueira que sai do radiador...bem quente...
VT aberta após o 1° ciclo da ventoinha...mangueira que entra e sai, praticamente com a mesma temperatura.
O problema é identificar o que é quente, bem quente e muito quente...este teste é mais eficaz com um termômetro a laser.
Teste técnico > ferver a VT em uma panela de água, monitorando a temperatura da água e observando a abertura da VT.
Perguntas: Que valores estão inscritos no corpo da VT e qual o fabricante?
- luckpr
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Fervi a VT na panela varias vezes na temperatura mais alta, borbulhando, tirava com o alicate e ela não abriu momento algum, permaneceu fechada. Dados escritos na VT são os seguintes: 217 - 92ºC T 0BBange escreveu:Cara, foca uma coisa e esgota as análises em cima dessa coisa até definir se está ou não com problema...se ficar variando vc vai ficar maluco e vai demorar a encontrar a causa raiz do problema...e pode ser que nem encontre...
Bomba nova tem probabilidade de 0,0001% de estar com defeito...já a VT tem mais probabilidade...
Testes de VT:
Pratico > VT fechada, mangueira que entra no radiador...esquentando...mangueira que sai do radiador fria.
VT aberta > mangueira que entra no radiador...muito quente...mangueira que sai do radiador...bem quente...
VT aberta após o 1° ciclo da ventoinha...mangueira que entra e sai, praticamente com a mesma temperatura.
O problema é identificar o que é quente, bem quente e muito quente...este teste é mais eficaz com um termômetro a laser.
Teste técnico > ferver a VT em uma panela de água, monitorando a temperatura da água e observando a abertura da VT.
Perguntas: Que valores estão inscritos no corpo da VT e qual o fabricante?
Este T, acho que a marca. (joguei a caixinha fora)
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Perdão, corrigindo sobre a VT não abrir, na verdade ela abre sim, ela abre um espaço da espessura de uma folha de papel, eu não sei qual tanto ela deve abrir na verdade.
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