Tranqs?! Há tempos venho enrrolando para trocar a junta da tampa da carcaça da árvore de comando de válvulas do meu Corsa 1.4 Econoflex 2010/2011, que com pouco mais de 18 mil quilômetros rodados, já apresenta um considerável vazamento de óleo, problema esse considerado crônico em toda a linha GM.
À vista disso, já de posse da nova junta comprada na concessionária Jorlan aqui de minha cidade ao preço de R$ 28,00, como tb, de todas as ferramentas necessárias ao serviço e sob a orientação do manual de reparações do Corsa disponibilizado pela GM no endereço http://www.reparadorchevrolet.com.br/, tirei o sábado para efetuar a troca da junta de forma simples, rápida, e o que é mais importante, da forma correta, com o capricho que provavelmente nenhum mecânico, por melhor que fosse, faria.
Como os passos por mim seguidos podem ser úteis a quem no futuro resolva trocar essa junta por conta própria, decidi abrir esse tópico e fazer um resumão. Se precisarem de alguma informação adicional, basta me perguntar. Abraços a todos!
FERRAMENTAS E MATERIAIS UTILIZADOS
Jogo de soquetes com catraca de 1/2” Tramontina Pro
Jogo de soquetes torx de 1/2" Stanley
Torquímetro Flex-O-Click L120 Gedore
Alicate de pressão de 10” Tramontina Pro
Chave de fenda longa
Desengraxante
Escova dental
Cotonetes
Panos de algodão (já bem usados, para não soltar fiapos)
Água quente
1º Passo
O veículo deve estar frio. Preferencialmente, realize tal procedimento no dia em que o veículo ainda não tenha entrado em funcionamento. Comece por efetuar a limpeza da tampa de válvulas utilizando uma escova dental, desengraxante e água quente. Após a limpeza, seque tudo com um pano de algodão. Lembre-se que qualquer contaminante que venha a entrar no comando de válvulas durante o serviço pode causar uma verdadeira catástrofe.
2º Passo
Remover a as braçadeiras do duto de ar com uma chave de fenda (setas AMARELAS). Em seguida, remover a braçadeira da primeira mangueira com um alicate de pressão e retirá-la do suporte plástico (setas VERMELHAS) e desconectar a segunda mangueira puxando-a manualmente (seta VERDE). Para remover o ressonador, puxe-o verticalmente para cima com as duas mãos (seta AZUL).
3º Passo
Retire os cabos de vela dos suportes e desaperte os parafusos da tampa da carcaça do comando de válvulas com a chave catraca utilizando um soquete torx T30. Mas, atenção: comece o desaperto dos parafusos pelas EXTREMIDADES e termine pelo CENTRO, sempre de forma CRUZADA.
4º Passo
Após a retirada da tampa da carcaça do comando de válvulas, limpe as bordas da carcaça com um pano de algodão e cubra-o para evitar a entrada de contaminantes. Faça o mesmo com o corpo de borboletas para evitar a entrada de corpos estranhos.
5º Passo
Retire a junta velha da tampa e limpe as bordas utilizando um pano de algodão e diversos cotonetes. Após a limpeza, instale a junta nova observando o pequeno dente de sincronismo (seta ROSA).
6º Passo
Encaixe a tampa com a nova junta na carcaça do comando de válvula posicionando-a através da colocação de todos os parafusos, mas apenas encostando-os na tampa, sem apertá-los. Cada parafuso deverá receber um torque de 9 Nm com o uso de um torquímetro de qualidade. Mas atenção: os parafusos deverão ser apertados do CENTRO para as EXTREMIDADES, sempre de forma CRUZADA.
7º Passo
Agora e só encaixar o duto de ar e as demais mangueira e curtir o seu Corsinha sem vazamentos na tampa da carcaça do comando de válvulas!
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