sanschaia escreveu:deley escreveu:tenho uma oficina mecanica em SAMPA e qdo o motor de passo esta com defeito a priori a gente limpa (na maquina de limpeza de bicos) e caso nao resolva, somente trocando a peça
deley
Vale guri....realmente o motor de passo do meu corsa já tinha passado por uma limpeza neste aparelho e não resolveu. Troquei a peça e zerou a máquina...100% agora...
Ahh...como já havia dito lá em cima, troquei o sensor da borbeleta tbm...mais uma coisa que tbm deu bastante diferença, porém não no problema da oscilação, e sim na resposta do carro quando acelero o carro...
uns detalhes que esqueci de perguntar: a rotação de marcha lenta ficou alterada para mais ou menos após a troca do sensor TPS? Antes ao acelerar dava alguns desses...
Defeitos Carecteristicos do Sensor da Posição da Borboleta
1 - Marcha Lenta Alta (Acelerado)
2 - Motor Falhando (Vazios Durante Aceleração)
3 - Motor Acelerado Ocasionalmente
Abraço
PROBLEMA COM ATUADOR DE MARCHA LENTA...
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Já tive esse problema com meu corsa ano 2000.
O mecânico testou com um aparelho cheio de plugs e fios e disse que a peça estava boa, mas a lenta estava uma CENSURADO, oscilava muito, as vezes muito acelerado, outras vezes trepidava muito de tão lento.
Resolvi comprar uma nova (custou uns 70 reais) e troquei eu mesmo.
Percebi que a parte móvel da peça nova é mais mole que a da minha peça velha.
Resultado: a peça velha funcionava, mais com respostas lentas. Com a peça nova, a lenta ficou perfeita, mesmo com o ar cond ligado.
O mecânico testou com um aparelho cheio de plugs e fios e disse que a peça estava boa, mas a lenta estava uma CENSURADO, oscilava muito, as vezes muito acelerado, outras vezes trepidava muito de tão lento.
Resolvi comprar uma nova (custou uns 70 reais) e troquei eu mesmo.
Percebi que a parte móvel da peça nova é mais mole que a da minha peça velha.
Resultado: a peça velha funcionava, mais com respostas lentas. Com a peça nova, a lenta ficou perfeita, mesmo com o ar cond ligado.
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O meu Corsa Sedan GLS 1.6 esta apresentando um problema na marcha lenta, quando estou no gás e usando o ar condicionado, quase toda vez que o segundo estágio da ventoinha arma a rotação cai tanto que o carro quase chega a morrer, com isso o segundo estágio e o compressor do ar desarmam e o carro também aqueçe muito. Mas só acontece usando o gás e com ar ligado. Será que pode ser agum defeito no atuador?
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Dae moçada...
Depois de acertar perfeitamente o carro trocando o sensor da borboleta e o Motor de passo ontem tive mais um inconveniênte... a luz da injeção acendeu, eu rodei um pouco (não senti nada de errado), desliguei o carro e liguei novamente. A luz se apagou e não ligou mais.
Com a ajuda do pessoal aqui do corsa clube, fiz o teste do código lampejante, e o resultado foi o seguinte:
"19 Sinal incorreto do sensor de RPM"
Quem poderia me dizer o que é isso?
Onde fica localizado este sensor pra eu ver se está tudo OK com ele??
Fico no aguardo.
VALEUUUU
Depois de acertar perfeitamente o carro trocando o sensor da borboleta e o Motor de passo ontem tive mais um inconveniênte... a luz da injeção acendeu, eu rodei um pouco (não senti nada de errado), desliguei o carro e liguei novamente. A luz se apagou e não ligou mais.
Com a ajuda do pessoal aqui do corsa clube, fiz o teste do código lampejante, e o resultado foi o seguinte:
"19 Sinal incorreto do sensor de RPM"
Quem poderia me dizer o que é isso?
Onde fica localizado este sensor pra eu ver se está tudo OK com ele??
Fico no aguardo.
VALEUUUU
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sanchia esse sensor e aquele da roda fonica, o sensor de rotação - HALL. Ele que informa a ECU a posição dos cilidros...
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alcineu escreveu:sanchia esse sensor e aquele da roda fonica, o sensor de rotação - HALL. Ele que informa a ECU a posição dos cilidros...
Então guri...
Onde fica localizado este sensor?? É de fácil acesso? É difícil fazer um teste ou limpeza no mesmo??
Fiquei meio perdido ainda heheh
VALEUUUU...
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mas diga, o motor esta funcionando corretamente? se sim pode ser algum erro memorizado...de um reset na ECU para apagar esses erros. veja o detalhe do reset da ECU nos links abaixo...sanschaia escreveu:alcineu escreveu:sanchia esse sensor e aquele da roda fonica, o sensor de rotação - HALL. Ele que informa a ECU a posição dos cilidros...
Então guri...
Onde fica localizado este sensor?? É de fácil acesso? É difícil fazer um teste ou limpeza no mesmo??
Fiquei meio perdido ainda heheh
VALEUUUU...
- com o motor desligado retire o terminal positivo da bateria e ligue atraves de qualquer pedaco de fio com o negativo da bateria , pelo amor de deus nw deixe o positivo encostar em hipotese nenhuma no terminal da bateria.
- ligue a chave de ignicao como se fosse dar a partida no motor , nw ira acontecer nada , logico , mas , assim vc ira bezer com que a central descarregue toda a energia acumulada nos capacitores fazendo com a central apague todos os erros e volte a funcionar com os programas principais . Espere durante 10 minutos, eh o suficiente...depois desligue a chave retive o fio e volte a conectar a bateria;
- Gire a chave ate acender as luzes do painel sem dar a partida , espere durante +- 20 segundos e sem voltar a chave de a partida sem acelerar. Apos o motor de pegado , nw acelere e ligue tudo que consome energia no carro, farois , ventilador, luz interna etc...
- Apos a ventinha do radiador ligar e desligar por 2 vzs , OK! pode andar com o carro normalmente
Isso que expliquei faz com a central esqueca todos os erros e programas que ela estava abitualmente a usar , e partir do reset ela comeca a rememorizar todos os dados atuais de cada compenente com os devidos valores atuais dos mesmos , abituando o motor ao novo regime...
Se isso nw der jeito , recomendo ir a um profissional para scaneamento;
Espero ter ajudado;
HS i.e.
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... ht=resetar
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Fala Alcineu, blzinha cara??
Então guri... a dica é muito boa... vou fazer isso amanhã mesmo...
Vc perguntou se o motor está funcionando perfeitamente. Então, vou te contar o comportamento dele nos ultimos dias:
Troquei o sensor da borboleta e o motor de passo esses dias pq estava com defeito, porém antes disso já tinha acendido o luz da injeção e a ECU não foi resetada (portanto, deveria ter ficado na memória o erro). Fiz o teste do código lampejante e ele não acusou nada, somente o 12 (que está normal). Eu imaginava que ele ia apresentar problema neste teste pq como a memória não foi zerada devia ter ficado a última ascendida da luz da injeção (problemas com o motor de passo), porém isso não aconteceu.
Andei alguns dias e após ligar o veículo, acendeu a luz da injeção e não apagava. Depois de aproximadamente 30 segundos desliguei o carro e liguei novamente, então a luz se apagou e não ligou mais. Fiz novamente o teste, e aí sim acusou o código 19 - Sinal incorreto do sensor de RPM.
Hoje o carro pareceu que não ia pegar. Só ligou quando pisei no acelerador (o que nunca preciso fazer). Parecia ter afogado. Na verdade, não sei se isso tem alguma relação com a acendida de luz da injeção.
Bom, com esta descrição, vc acredita que esta resetada da ECU deve resolver o problema?
Outra coisa... ali na parte que vc fala pra tirar o cabo positivo da bateria... é pra eu pegar um fio e ligar este cabo positivo (desconectado do polo positivo) no polo negativo da bateria??
Bom, acho que é isso...
Valeu pela força aí cara...
Então guri... a dica é muito boa... vou fazer isso amanhã mesmo...
Vc perguntou se o motor está funcionando perfeitamente. Então, vou te contar o comportamento dele nos ultimos dias:
Troquei o sensor da borboleta e o motor de passo esses dias pq estava com defeito, porém antes disso já tinha acendido o luz da injeção e a ECU não foi resetada (portanto, deveria ter ficado na memória o erro). Fiz o teste do código lampejante e ele não acusou nada, somente o 12 (que está normal). Eu imaginava que ele ia apresentar problema neste teste pq como a memória não foi zerada devia ter ficado a última ascendida da luz da injeção (problemas com o motor de passo), porém isso não aconteceu.
Andei alguns dias e após ligar o veículo, acendeu a luz da injeção e não apagava. Depois de aproximadamente 30 segundos desliguei o carro e liguei novamente, então a luz se apagou e não ligou mais. Fiz novamente o teste, e aí sim acusou o código 19 - Sinal incorreto do sensor de RPM.
Hoje o carro pareceu que não ia pegar. Só ligou quando pisei no acelerador (o que nunca preciso fazer). Parecia ter afogado. Na verdade, não sei se isso tem alguma relação com a acendida de luz da injeção.
Bom, com esta descrição, vc acredita que esta resetada da ECU deve resolver o problema?
Outra coisa... ali na parte que vc fala pra tirar o cabo positivo da bateria... é pra eu pegar um fio e ligar este cabo positivo (desconectado do polo positivo) no polo negativo da bateria??
Bom, acho que é isso...
Valeu pela força aí cara...
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isso, desconectar os bornes positivo e negativo da bateria e uni-los por alguns minutos...esse motor de passo foi realmente trocado? ele esta novo lá? perguntei pelo fato de voce citar de que teve que acionar o acelerador para o motor pegar...a TBI foi limpa? reseta a ECU amanha e de retorno, ok?
agora é o meu querendo me pregar peça...parado so em marcha lenta, o giro ficava oscilando entre 900 a 1000 rpm e dando umas trepidadas...
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Então guri... levei o carro no mecânico pra mim e ele desconectou os cabos da bateria, ligou os 2 por 20 segundos e ligou novamente. Fiz o teste do código lampejante e só apareceu o código 12.alcineu escreveu:isso, desconectar os bornes positivo e negativo da bateria e uni-los por alguns minutos...esse motor de passo foi realmente trocado? ele esta novo lá? perguntei pelo fato de voce citar de que teve que acionar o acelerador para o motor pegar...a TBI foi limpa? reseta a ECU amanha e de retorno, ok?
agora é o meu querendo me pregar peça...parado so em marcha lenta, o giro ficava oscilando entre 900 a 1000 rpm e dando umas trepidadas...
Agora é aguardar a ver o que acontece... sempre torcendo pra não encomodar mais heheh
Qualquer coisa já posto aqui...
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