Corsa engasgando/morrendo

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
pot@tow
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Sexta-feira 19 2007f Janeiro 2007 09:50:17 AM
Localização: Jacareí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por pot@tow »

Pior que eu acho que é isso mesmo...eu passei la ontem pra ver...ele ja levou os cabeçotes pra retifica, o cano de respiro de oleo estava entupido, a tampa do cabeçote estava muito suja, aquele "filtro" que tem ali dentro da tampa, não tava filtrando nada....a parte superior dos pistões, estava toda suja.....dai ele me deu duas alternativas: lipar por cima, só pra poder tirar o carro da oficina, ou limpar TUDO... só que esse limpar TUDO demora e custa dinheiro, como eu to puto com o carro, vou fazer a limpeza simples e passar a "bomba" pra frente logo...

Obs. tinha um outro corsa la com 20.000 km rodados (o meu ta com uns 120.000) e ta com o mesmo problema...eu perguntei o que poderia ser e o mecanico disse que não tem como saber ao certo, pois se vc for falar com o cara que te vendeu o oleo, ele vai falar que o problema é da gasolina. dai vc vai no posto, o frentista joga de volta pro oleo, então, não tem como saber ao certo o que esta causando isso. Para evitar esse problema, ele disse que ja existe no mercado um produto chamado "Limpa Carter" que (o proprio nome ja diz) limpa todo o caminho que o oleo percorre.

bom, meu problema incial era do carro estar engasgando e morrendo e acabei tendo que levar os cabeçotes pra retifica...acho que até sabado pego ele, dai posso dizer se foi resolvido ou não...
Corsa 1.4 EFI
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Kkkas...é a infeliz da BORRA. Tem jeito não. Tem que trocar o óleo de mais cedo, tipo, de 3000 em 3000 km...bem, pela km imagino como estava isso...esse cano deve ser o filtro do pescador de oleo?
Quanto a limpeza do carter e dutos do cabeçote/bloco motor, alguns postos da Ipiranga tem um departamento de troca de oleo e limpeza com um produto Flushing...é retirado todo o óleo contaminado, adicionam 2 litros do produto, deixam o motor ligado por 10 minutos em marcha lenta, e colocam o óleo mineral ou sintetico de sua preferencia, emitem um laudo de responsabilidade/garantia. Já uso esse serviço ha tempos.

aqueles produtos adicionado ao óleo não são 100% eficientes. Outro ponto importante é a remoção do carter para desobstruir o filtro do pescador de óleo que vai ficando restrito com o tempo...

Outra: óleo semi-sintetico ou sintético dão esse problema de borra? Quem usa teve isso?

Cheque aquela entrada dos vapores do carter na TBI, pois, pelo estado do filtro na tampa pode haver obstrução lá...boa sorte ai...de retorno de como ficou o carango depois...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
pot@tow
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Sexta-feira 19 2007f Janeiro 2007 09:50:17 AM
Localização: Jacareí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por pot@tow »

bom, parece que a historia do meu corsa esta chegando ao fim...estive na oficina hoje, pra pegar a "criança". dai, fiquei acompanhando o termino da montagem: foram trocados todos os tuxos, pois estavam "duros" demais...depois de uns 15 minutos e 3,5 litros de oleo, ligamos o motor (claro que depois de varias tentativas tentando achar o ponto)...finalmente funcionou, fiquei até emocionado de velo funcionando novamente, depois de duas semanas..aehauehaueh...mas uma outra coisa me assustou, estava fazendo um barulho muito estranho, fui ver o que era o mecanico disse que era os tuxos sem oleo...beleza, deixamos um tempo ligado e nada..colocamos mais quase um litro de oleo, e mesmo assim ficou fazendo barulho então, abrimos a tampa do cabeçote, e tinha um orificio que tava entupido, e não tava chegando oleo em um unico tuxo...então, colocamos oleo direto nele e ligamos novamente e o barulho continuou, depois de o carro ter ficado uns 10 minutos ligado....resumindo, na segunda feira, ele vai passar o tal Limpa Carter e ver se vai ficar tudo beleza, ja que não foi feita a limpeza completa do motor...mas o que importa é que ta andando...aehauehuahe...

PS: tinha tanta sujeira, pqp, não sei como tava andando até agora...aehauehauehuahe...

na terça feira poderei postar o resultado final e o preço da "brincadeira"...

abraços!
Corsa 1.4 EFI
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

kkas que inhaca heim essa de duto de óleo entupido...sei não, mas, seria mais conveniente desmonstar tudo e desobstruir esse duto para não comer o comando, heim...era para checar o cabeçote antes...esse limpa carter nao desobstrui entupimento nao, só previne/limpa a obstrução...se comer/desgastar o comando?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Gargalo
:: Champ ::
Mensagens: 438
Registrado em: Sábado 30 2006f Setembro 2006 11:39:56 AM
Localização: Brusque - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gargalo »

pot@tow escreveu:putz...e num é que a mardita TBI tava um caco! tava marrom!!! :lol:

antes:
http://img413.imageshack.us/img413/808/dsc00164qi3.jpg


depois:
http://img413.imageshack.us/img413/3023/dsc05186he5.jpg



atuador de marcha lenta:
http://img413.imageshack.us/img413/14/dsc05189mw1.jpg



tem tbm uns videos, mas eu tenho que diminuir...dai depois coloco no YouTube....

uma coisa que eu não sei o que é é isso:
http://img413.imageshack.us/img413/4576/dsc00165bn9.jpg

alguem sabe??

Resumindo: deu uma melhorada, mas ainda num ta 100%...vou andar com ele mais um tempo, se mesmo assim não melhorar, vou levar no mecanico..
Cara, tmb tenho um corsa 1.4 EFI, é difil desmontar a TBI para a limpeza?
Tem algum segredo? Alguma parte que não posso mexer?
Limpei meu atuador de archa lenta e queria dar uma limpada na TBI.
Gargalo
:: Champ ::
Mensagens: 438
Registrado em: Sábado 30 2006f Setembro 2006 11:39:56 AM
Localização: Brusque - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gargalo »

pot@tow escreveu:putz...e num é que a mardita TBI tava um caco! tava marrom!!! :lol:

antes:
http://img413.imageshack.us/img413/808/dsc00164qi3.jpg


depois:
http://img413.imageshack.us/img413/3023/dsc05186he5.jpg



atuador de marcha lenta:
http://img413.imageshack.us/img413/14/dsc05189mw1.jpg



tem tbm uns videos, mas eu tenho que diminuir...dai depois coloco no YouTube....

uma coisa que eu não sei o que é é isso:
http://img413.imageshack.us/img413/4576/dsc00165bn9.jpg

alguem sabe??

Resumindo: deu uma melhorada, mas ainda num ta 100%...vou andar com ele mais um tempo, se mesmo assim não melhorar, vou levar no mecanico..
Cara, tmb tenho um corsa 1.4 EFI, é difil desmontar a TBI para a limpeza?
Tem algum segredo? Alguma parte que não posso mexer?
Limpei meu atuador de archa lenta e queria dar uma limpada na TBI.
Avatar do usuário
jeb
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sexta-feira 03 2009f Abril 2009 11:23:53 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jeb »

Caros.
Tenho um Corsa Sedan 1.4 Econoflex 2008 (23000Km). De uns tempos para cá ele começou a apresentar dois problemas: trepidação no motor frio (só com álcool) e engasgo com o motor quente (tanto no álcool como na gasolina) quando você acelera, ele meio que "corta a injeção".

Fiz algumas trocas básicas: cabo de velas, velas, coloquei óleo 5W30 petrobrás e filtro de combustível. Não houve melhoras. Fiquei preocupado e comecei a investigar nos fóruns do corsa-clube, e vi algumas alternativas.

Uma delas foi a limpeza do bico injetor. Como o carro só roda no álcool (a menos de uma vez na gasolina para teste), pensei na limpeza. Mas antes, vi que existe um produto chamado "fuel injection", que é um tipo de "detergente" que limpa os bicos e descarboniza as partes onde passam combustível. Melhorou 50%. Fiz o seguinte. Zerei paraticamente o álcool, coloquei o produto, e enchi 1/2 tanque de gasolina aditivada. Ou seja, o carro estava todo "aditivado". Rodei até acabar a gasolina. Coloquei álcool, e como disse, melhorou 50%.

Mas, como sou exigente com o carro, 50% não são 100%. Ele ainda dava solavancos e tudo mais.

Parti para uma fase mais drástica. Procurei um mecânico especializado aqui na minha cidade (São Carlos) em injeção, pois percebi que o problema não era bem "mecânico".

Fiz com ele a reprogramação do módulo de injeção. Não acusou erro, mas mesmo assim zeramos o módulo e colocamos as configurações originais de fábrica.

Melhorou uns 10%, mas mesmo assim não é 100%.

Voltei lá e discute aqui, olha ali... e bem, ele me disse que VÁRIOS carros 1.4 econoflex apresentaram um problema no corpo de borboleta do acelerador. Mas, não troca-se de cara pois é bastante cara (cerca de R$580,00 original). Como eu havia tentado várias coisas, partimos para essa solução.... bem cara por sinal... mas fácil de ser trocada.

Feita a troca... o carro está 110%. Não deu mais problemas. Ele me disse que, como o acelerador é eletrônico, além de mais sensível a defeitos (no caso da borboleta), existe uma defeito de fábrica neste carro. Agora o defeito não é na parte "metálica" da peça, mas existe um tal de "dente" que quebra ou desgasta, o que tira a linearidade da aceleração, causando "gaps" (buracos) na aceleração.

Isso mesmo !!! O duro é que na concessionária ninguém nos conta isso. Esperam você sair da garantia e ir atrás da peça.

Enfim. Tomara que eu não precise trocá-la novamente daqui mais 20.000km.

Jean :)

Foto da peça.

[url=http://www.postimage.org/][img]http://www.postimage.org/gxwSWOJ.jpg[/img][/url]
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Ola jean. Olha pode ser que eu esteja enganado, mas, pela sua descricao, esses gaps na aceleracao e falha do sensor da borboleta - TPS.
Esse sensor nada mais e que um resistor variavel ou potenciometro acoplado no eixo da borboleta, que, ao ser acionado manda tensoes variaveis para a central ECU.
Naturalmente, quando acontece essas falhas Gaps, a pista de carvao do sensor esta com desgaste e causa falhas. Esse dente citado pelo mecanico e a pista de carvao danificada ou falhas.
Mas, com esses corpos da borboleta com tudo acoplado (valvula de marcha lenta - IAC e sensor da borboleta - TPS), como o do seu caso, pode ser que so trocando mesmo.
De repente essa peca possa ter recuperacao, heim!
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Avatar do usuário
jeb
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sexta-feira 03 2009f Abril 2009 11:23:53 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jeb »

De fato. Você descreu melhor do que meu mecânico. Eu já vi esta peça recondicionada no mercado livre. Mas sabe como é, o carro é novo, não quero arriscar.

A peça está guardada, e também acredito que tenha recuperação. Mas, não tenho muito tempo para esperar. E como dizem, tempo é dinheiro.

Realmente o problema foi resolvido. O carro está perfeito. Hoje por exemplo, os termômetros marcam 15 graus. Liguei hoje de manhã e certinho. Nada, nem engasgos, nem aceleração oscilando.

Claro que esta foi a solução no meu carro, e não necessariamente seja a mesma para outros.

[]
Jean
Avatar do usuário
jeb
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sexta-feira 03 2009f Abril 2009 11:23:53 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jeb »

Alcineu.

Percebi também que o carro ficou com uma performance melhor no ar, ou seja, antes ligava o ar e influenciava na aceleração e na oscilação.

Agora voltei a ficar feliz com o carro, embora antes eu gostasse mais do acelerador via cabo do meu Classic.

ps: Conheço Vila Velha-Vitória, é uma cidade grande e bonita, principalmente aquela igreja que fica no alto da cidade (não lembro o nome) !!!
[]
Jean
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”