INSTALAÇÃO DE TRAVA-ELÉTRICA NO PORTA-MALAS DO CORSA WIND 2P 1994-2002
Eu tinha colocado fotos desse esquema em outro tópico criado por mim antes mas, como as fotos não se encontravam no início do tópico resolvi criar um novo para todos visualizarem de inicio o esquema de ligação da trava elétrica na tampa do porta-malas do corsa wind.
O outro tópico que havia criado era esse: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=20538
Material necessário para instalação:
- Trava Elétrica Universal Escrava (dois fios)
- Parafusos, porcas, arruelas
- Fita isolante
- 5 metros de fios usados na instalação de som. Esse fio pode ser encontrado em casa de material de construção.
Fotos do fôrro do porta-malas e de suas travas de fixação na tampa do porta-malas:
Foto da peça que segura a cordinha do tampão do porta-malas. Notem que ela é fixada com um parafuso torx. São duas peças dessas no total, uma localizada em cada lado. Acredito que todos já tenham visto essa peça ao abrir o porta-malas.
(Recolocar o link da foto aqui)
Foto da travinha de plástico que também fixa o forro. Para ajudar na remoção, pode-se usar uma chave de fenda fininha para puxa-la e liberar o forro.
Foto da peça que segura a cordinha do tampão do porta-malas e da travinha de plástico fora do lugar.
É bem simples retirar o fôrro do porta-malas. Para retira-lo, será preciso desparafusar as peças que seguram o tampão do porta-malas com a chave torx. Depois disso, será necessário retirar todas travinhas de plástico para então retirar o fôrro. Com isso, visualizarão o funcionamento do botão do porta-malas.
Segue agora algumas fotos do funcionamento da trava escrava do porta-malas.
Fotos do motor fixado na haste perfurada (a haste foi envolvida com fita isolante) e com a haste fina já serrada no seu tamanho correto e colocada no orifício do motor. Eu somente serrei a haste fina que ficou com + ou - 6.5cm de tamanho. Depois que serrar, dá uma lixada na ponta dela. Não achei necessário serrar a haste perfurada.
Onde vocês estão vendo os dois parafusos na perte de baixo da foto, é o local onde a haste perfurada da trava universal é fixada na lataria. Dá para ver também uma parte do motor escravo com seus dois fios que serão usados para ligação na centralina que depois de ligados, funcionaram em conjunto com o alarme e travas das portas.
Botão do porta-malas na posição fechada (vertical).
Botão do porta-malas na posição fechada e botão sendo pressionado. Podem observar que o botão passa pela peça preta e não consegue empurra-la, por isso não conseguesse abrir o porta-malas.
Botão do porta-malas na posição aberta (horizontal) e com a trava encolhida. Observem que tem uma haste fina do lado direito da foto. Essa haste é que faz a função de trava e destrava. Ela vem junto quando se compra um kit de travas universais. Nas primeiras fotos foram mostradas essa haste fina.
Botão do porta-malas na posição aberta e com a trava esticada.
Botão do porta-malas na posição aberta e com a trava encolhida e botão sendo pressionado. Quando o botão é pressionado ele consegue empurrar a peça preta e com isso faz destravar o porta-malas.
Botão do porta-malas na posição aberta e com a trava esticada e botão sendo pressionado. Notem que a haste da trava não permite que a peça preta seja empurrada e com isso não consegue-se abrir o porta-malas mesmo na posição aberta.
Coifa por pnde passam os fios da tampa do porta-malas até a centralina.
Foto da moldura do cinto três pontas traseiro por onde descem os fios que vem da coifa. Para afastar essa moldura é necessário chave torx.
Foto dos fios por dentro da moldura dos cintos três pontas.
Foto dos fios já saindo da moldura dos cintos três pontas traseiros e entrando para dentro da moldura do alto-falante traseiro. Para retirar esta moldura é necessário chave torx.
Foto dos fios saindo da parte da moldura do auto-falante traseiro e entrando na moldura lateral do banco traseiro. Deitando o banco traseiro facilitará o acesso.
Fotos dos fios saindo da moldura lateral do banco traseiro. Para facilitar a passagem dos fios de um lado para outro, poderão utilizar um pedaço de arame ou fio nã-flexível.
Foto dos fios sainda da moldura lateral do banco traseiro e entrando para dentro do carpete. Para afastar o carpete será preciso chave torx.
Fotos dos fio sendo passado por dentro do carpete e indo em direção ao pezinho que fica em baixo da caixa de fusíveis onde normalmente é instalado a centralina das travas-elétricas.
Foto do pezinho do corsa por onde passarão os fios até chegar dentro da caixa de fusíveis. Será necessário retira-lo para passagem dos fios. Para isso, utiliza-se chave philips e chave torx.
Fotos da ligação da centralina. Minhas travas das portas são universais e mestres (cinco fios). No meu caso, liguei os fios que vem do motor do porta-malas nos fios verde e azul.
Na ligação da centralina, você terá que ver se ao abrir as portas se está abrindo também o porta-malas. Caso não esteja abrindo, inverta a posição para que o funcionamento seja o correto.
Depois teste com o alarme para ver se ao liga-lo a trava do porta-malas está sendo esticada e ao desliga-lo se a trava do porta-malas foi encolhida.
Foto final da trava instalada. Notem que eu utilizei parafusos, arruelas e porcas para fixação na lataria. Os parafusos precisam ser na espessura do buraquinho da lataria e haste perfurada e seu tamanho pequeno. Também poderão utilizar rebites para fixação da haste na lataria mas, caso precise depois retirar ficará mais complicado.
Espero que com as fotos e explicações, vocês consigam fazer a instalação dessa trava que dará comodidade para abrir o porta-malas. Com ela, você não precisará mais de colocar a chave, gira-la e somente depois apertar o botão. Agora somente será preciso apertar o botão do porta-malas depois de desligar o alarme ou destravar as portas do carro. Sem contar que você não correrá mais o risco de esquecer o porta-malas aberto.
Caso tenham alguma dúvida, é só postar.
INSTALAÇÃO DE TRAVA ELÉTRICA NO PORTA-MALAS CORSA WIND
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As fotos não ficaram muito boas por serem de celular mas, dá para ajudar na instalação.
Antes mesmo de comprar a trava universal para instalação no porta-malas, vocês poderão tirar aquele forro que fica na tampa do porta-malas e verificar o funcionamento do botão do porta-malas. É preciso somente de uma chave torx e uma chave de fenda fina para ajudar a puxar as travinhas do forro e assim, poder visualizar seu funcionamento.
Antes mesmo de comprar a trava universal para instalação no porta-malas, vocês poderão tirar aquele forro que fica na tampa do porta-malas e verificar o funcionamento do botão do porta-malas. É preciso somente de uma chave torx e uma chave de fenda fina para ajudar a puxar as travinhas do forro e assim, poder visualizar seu funcionamento.
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Valeu Weco!!Weco escreveu:Excelente, parabéns.
Poderiam fixar?
abraços
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Esse esquema é o mesmo do "faça você mesmo", quem sabe poderia agregar as fotos das posições abre/fecha com e sem trava lá na matéria.
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Pois é cara!!! No faça você mesmo tem uma explicação parecida mas, sem fotos. Pensei que com as fotos seria mais fácil de entender a instalação da trava, afinal, pouca gente aqui fez essa instalação ou quem fez não respondeu ao tópico que havia criado antes.kreator escreveu:Esse esquema é o mesmo do "faça você mesmo", quem sabe poderia agregar as fotos das posições abre/fecha com e sem trava lá na matéria.
Nesse tópico pedi para alguém explicar como que funcionava essa trava no porta-malas e responderam somente aqueles que possuiam a trava original de fábrica. Ninguém disse que tinha feito essa instalação com trava universal. Como queria muito instalar essa trava no porta-malas, eu mesmo fui verificar na tampa e achei uma maneira de instalar uma trava universal.
Então, resolvi colocar fotos reais da trava instalada para que os outros colegas também consigam fazer cada um sua trava.
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Po, ficou legal suas explicações, só comentei que era o mesmo esquema pq juntando mais informações facilita pro pessoal. Toma cuidado com a haste que vc tá usando pq normalmente a que vem na trava é bem fina, talvez se forçarem a fechadura pode entortar ela.
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Já forcei muito e não entortou. Somente se o ladrão tiver muito afim de roubar o carro e ter uma força enorme para entortar a haste. Mas, mesmo que ele consiga entorta-la, a haste impedirá que o botão desça por completo e asim ele consiga abrir o porta-malas.kreator escreveu:Po, ficou legal suas explicações, só comentei que era o mesmo esquema pq juntando mais informações facilita pro pessoal. Toma cuidado com a haste que vc tá usando pq normalmente a que vem na trava é bem fina, talvez se forçarem a fechadura pode entortar ela.
Acredito que não tem jeito de abrir com a haste na posição fechada mesmo forçando. Mas, para quem quiser colocar uma haste mais grossa e resistente, fica aí a sugestão.
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Alguém conseguiu fazer a instalação da trava do porta-malas?
Resta alguma dúvida de como fixar a trava ou fazer a ligação dos fios na centralina?
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Mto bom
Parabéns
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