[TUTORIAL] - Adaptando amortecedor no capô (motor)

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Shark_nu
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[TUTORIAL] - Adaptando amortecedor no capô (motor)

Mensagem por Shark_nu »

e ae galerinha do CC... 8)

depois de muitas pesquisas e conversas consegui finalmente adaptar o amortecedor no capout do corsinha.

então como prometido fiz um humilde tutorial que espero ajude todos e que não cometam os erros que quase cometi !! :)

então vamos....

o carro com o ferrinho de levantar o capout. (original)
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o material
são dois parafusos de amortecedor mesmo que vc só encontra no ferro velho. no meu caso eu usei os do escort 87/88, mas serve de qualquer carro... reparei que o da uno não serve pois a bolinha é muito alta.
tem que comprar duas arruelas de pressão e duas porcas.
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O amortecedor que tambem é conhecido como mola hidráulica.
eu utilizei o da mala do corsa hatch mesmo. pois o meu estava com pouca pressão e precizava ser trocado
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reparem que é o mesmo valor que o novo que comprei para o substituir na mala
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vamo que vamo...
primeiro tem q soltar aquela espuminha de proteção do capô
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soltar a travinha da mangueira de esguicho de água
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retirar a garrinha que prende o ferro que segura o capô
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deixando assim o buraco de encaixe... esse buraco nós vamos usar...
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pegue um lapis e marque onde está presa a garra no capô, para depois vc colocar no mesmo lugar evitando assim aquela regulagem chata de capô.
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medindo as posição onde vai ficar o furo
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desaparafusando o capô
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(!) (!) OPA !!!! (!) (!) STOP !! (!) antes de soltar coloque uma toalha dobrada para proteger o vidro do carro... e não esqueca... nunca faça essa adapatação sozinho.. tem que ter alguem pra segurar o capô senão ele vai cair no seu para-brisa. reparem que coloquei uma garrafa pet de coca cola cheia de água no meio do capô só para dar um apoio.
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veja como ficou a pet
eu sei.. eu sei que é ridículo e sem segurança.. mas como disse é só pra dar apoio... imagina o peso todo do capô em cima do seu para-brisa... aahhh agora vc quer colocar a pet né !! :lol:
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braço que sustenta o capô solto... reparem na toalha.
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fazendo o furo primeiro com uma broca pequena.... pra abrir o buraco aos poucos sem ter que quebrar a broca grande. então vamos aos poucos
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agora com uma broca média
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agora sim com a broca grande do tamanho certo do parafuso
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o buraco no braço do parafuso pronto
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coloque a garra no lugar aparafuse denovo e marque o furo com um lapis para vc saber onde vai furar.
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faça a marcação com a furadeira
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o buraco pronto com a broca do tamanho do parafuso do amortecedor que vai estrar aí.
(!) seguir o mesmo processo anterior de usar uma broca peqena, depois uma média, depois a grande. (!)
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agora um problema que aconteceu comigo quando fui fazer o furo maior para poder entrar a porca e ficar encaixado certo... (( é isso mesmo a porca tem que ficar dentro do capô por dentro, pq o parafuso bola do amortecedor é preso pelo outro lado com uma arroela de pressão e uma porca. então essa porca é maior que o parafuso pela parte externa certo ? então o buraco tem que ser maior pra ela transpassar )) esses encaixes ficam por dentro do capô onde prende esses parafusos do braço, tem uma espécie de chapa interna.. que quando fui furando o capô com a furadeira reparei que estavam soltando. então quando forem alargar o buraco.. re-coloquem os parafusos no lugar para que eles possam segurar essa chapa interna e vc poder fazer o furo sem preocupações da chapa soltar.
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beleza.. agora vamos colocar o parafuso bola no braço do capô, apertando dos dois lados já que um lado é o parafuso e o outro a arruela de pressão e a porca.
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vai ficar assim...
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aparafuse o braço de volta no capô !! lembra da marcação com lapis.. então vamos nos guiar por ela agora... entendeu por que o furo no capô ficou tão grande ? para a porca entrar sem preblemas e o braço encaixar certinho no capô.
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agora o mais fácil..
lebra que tiramos a travinha plástica que prende o ferro que segura o capô ? então... vamos fazer o furo nesse local. (!) logico, no caso de vc usar o amortecedor do próprio corsa(!) e lembre-se seguindo o mesmo principio de broca menor para a média e depois a maior.
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colocando o parafuso bola de amortecedor no lugar do furo
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OBS !! vc terá que trocar dois parafusos que prendem o para-lama por dois de cabeça chata. como na foto circulado em vermelho. os antigos eram que nem o circulado em verde. pq trocar ?? simples pq quando o amortecedor desce ele pega nos parafusos com cebeça impedindo de fechar direito.. quando vc troca soluciona esse problema.
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vai ficar assim.. pra ver melhor
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agora é só colar a espuminha denovo com aquele nosso super bonder amigo de todas as horas
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pronto.. agora dar aquela lavada no motor ( que eu ainda não tinha dado quando tirei a foto ) e mostrar para os amigos.... :wink:
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aahhhh !! para os mais preocupados... o meu tem GNV e já fiz o teste do posto... os frentistas achama maneiro.. e não acontece mais aquele negócio dos caras soltarem o capô lá de cima e BBOOOMMM !!! agora se soltar ele volta pra cima !! :) então os obrigando a descer o capô descentemente igual gente !!! :wink:

outra pergunta que vc´s estão fazendo....
o capout pode empenar ? não não vai empenar pq não faz tanta força assim... é só fechar no meio normalmente... lógico.. vc não vai fechar o capô do lado do carona né !! de resto é só alegria !!

abraços a todos espero ter ajudado.. qualquer coisa é só mandar uma MP que respondo trank trank !! 8)

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BRuTTuS
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Mensagem por BRuTTuS »

Parabéns pelo tutorial.. esse tem sim eh um TUTO beemmm feitinho.. explica tudo hehe

parabéns, agora eh so a galera sai fazendo por aew :D

abraço..
pide
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Mensagem por pide »

otimo tutorial
agora deve ter levado um tempinho pra fazer neh
no começo as fotos tao bem clarinhas
as ultimas ja da pra ve a lua quase uehaiuehaiheiahe
Pauloskar
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Mensagem por Pauloskar »

Palmas, palmas, palmas. Parabéns pelo tuto. Vai ajudar muita gente. Abraços
Léo Loula
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Mensagem por Léo Loula »

fixo, fixo, fixo, fixo, fixo!!!! kkk
Parabens! A caranga merecia até um banho depois dessa!!! risos
Parabens pela iniciativa e pela qualidade do trampo... ficou da hora!
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Azulão se foi... :( - Agora de Novo Uno nas 17" ;)
julio cesar meneghetti
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Mensagem por julio cesar meneghetti »

SALVE


PARABENS MEU IRMAO PELO TUTORIAL,FICOU MUITO BEM EXPLICADO.
PARABENS DE NOVO PELA COMPETENCIA DE MOSTRAR TODOS OS DETALHES DE COMO ADAPTAR POSICAO E ATE DOS PARAFUSOS QUE PRENDE O PARALAMA.
SEM DUVIDA TEM QUE SER FIXO ESSE TUTORIAL



UM ABRAÇO[/u][/i][/b]
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ajarm
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Mensagem por ajarm »

Muito bom o resultado hein..

Parabéns...

Flw.
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Mensagem por Rafael - Corsa Cinza »

Ótimo tutorial, dá pra fazer sem nem ver as fotos =D

Só um probleminha que acontece,... pelo menos aqui pra mim.. a ultima foto que eu vejo é a da garrafa de coca e a toalha no vidro, depois não vejo as outras... é só aqui comigo? [lembrando que aqui na empresa tem um firewall chato pra k****]

parabénss!!!
valfrid
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Mensagem por valfrid »

Cara, tá show!!

Só ficaram 2 perguntas... onde foi parar o suporte original do capô?? Você tirou a travinha que segura ele mas e ele???? É fácil de tirar???

Outra, será que dá para colocar dos 2 lados??? seria bem interessante!! Só que teria que usar uns amortecedores de uns 100N no máximo de cada lado certo?
Valfrid
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cr4sh
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Mensagem por cr4sh »

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Merece ir pro Fixo!
Eu vou de Corsa e chego lá!
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