[TUTORIAL] - UPGrade de Freio Dianteiro Corsa B

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.

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edu.GiorlanO
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[TUTORIAL] - UPGrade de Freio Dianteiro Corsa B

Mensagempor edu.GiorlanO » Terça-feira 24th 2012f Abril 2012 11:21:00 PM

Galera, vou compartilhar aqui com vocês, o upgrade que fiz no Corsa.

Trata-se do melhoramento dos freios dianteiros.

Como não tirei fotos detalhadas, vou fazer o tutorial apenas em texto.

Bom... o que será necessário: (Vou colocar o quanto gastei, mas isso pode variar entre novo e usado, e de cidade para cidade também.)

- Par de Pinças Dianteiras de Vectra GSI/Calibra - R$ 250,00 o par (Desmanche Legalizado)
- Kit Reparo de Pinça (Para quem comprar usadas) - R$ 100,00
- Jogo de Pastilhas - R$ 56,00 da marca Ecopads, queria Fras-Le, mas custava mais de R$ 120,00.
- Par de Disco Ventilado do Vectra GSI/Calibra - R$ 130,00 Originais GM
- 1L de Fluído DOT 5. - Não lembro exatamente, acho que foram R$ 19,00

Como encontrei as pinças usadas, e estavam paradas a um tempo, resolvi fazer o reparo. Comprei o Kit Reparo, mandei as pinças para um banho químico, e montei elas novamente com vedadores e retentores novos.

OBS: O Kit não acompanha pistão, então certifique-se de comprar uma pinça que esteja funcionando perfeitamente.

Antes do passo a passo, vai umas fotos para se ter ideia do que vem pela frente:


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Esse centro preto ai, eu optei por pintar pois ele costuma enferrujar. É questão de acabamento mesmo.

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Para pintar ele é simples. Lambuze a pista de freio com óleo, de forma que onde tiver óleo, a tinta não vai aderir. A tinta deve ser para alta temperatura. Não se esqueça!

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Depois que secar, é só limpar com uma estopa e thinner. Limpe muito bem, não pode ficar engordurado!

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Com as pinças prontas, é só fazer a substituição. Leve a um mecânico, ou se quiser, faça em casa.

- Tire as pinças atuais e os discos.

- Faça uma limpeza no cubo, onde o disco ficará apoiado, usando CAR 80 Spray e uma lixa de ferro. Só para tirar o impregnado de ferrugem e carbono.
É necessário fazer isso, pois qualquer sujeira grossa no cubo, pode empenar o disco.

- Monte o cavalete da pinça a ser usada, no caso, a do UP.

- Coloque o disco no cubo e prenda-o com o parafuso de disco. Não esqueça de limpar o disco, ele vem melado de óleo para não enferrujar na embalagem. Se montar sem lavar, a pastilha contamina e seu freio vai ficar "borrachudo".

- Prenda as pastilhas em seus respectivos locais na pinça. Recomendo usar silicone nas partes em que a pastilha tem contato com a pinça, para evitar vibrações (galera, silicone daquele que veda, não é silicone para dar brilho em vinil hein, rs).
OBS: Aplique o silicone antes de montar a pastilha na pinça, e cuidado, muito cuidado para não sujar a superfície da pastilha e/ou do disco com ele, pois vai contaminar a pastilha.

- Coloque a pinça no cavalete, prenda-a com o grampo.

- Faça a sangria do fluído para o novo fluído. Para quem nunca fez a sangria, eu recomendo levar para um mecânico fazer, e preferencialmente um que tenha a máquina de sangria!

Pronto! Freio novo e melhor no Corsa!

Mas espera ai... a brincadeira está apenas começando!

Não vá colocando esse freio ai e achando que o carro vai ancorar. Uma mudança de freio exige outras melhorias, como rodas que caibam esse freio, pneus bons, barra estabilizadora, e uma equalização de freios adequada. E se possível, uma suspensão mais firme!

Aqui meu conjunto de freio e suspensão está assim... (Corsa B 2P 97)

- Freio Dianteiro Calibra
- Suspensão Fixo com amortecedores curtos e mais pressão, molas encolhidas no forno (Tipo Allonso)
- Barra Estabilizadora Inferior do GSI
- Barra Anti Torção Superior
- Rodas 16" e pneus Toyo TR1

Mesmo assim, se a frenagem for daqueles tipo... "Baralho, de onde saiu esse maluco?..." pode ser que a traseira saia de lado, mas ai vai da habilidade de cada um! Alem disso, com o freio original também saía de lado nesses casos!

A vantagem desse freio é que, ele demora muito, mas muito mais para fadigar, principalmente em descida de serra.
O desgaste dele é mais demorado.

Desvantagem é que precisa de rodas no mínimo 15", e a manutenção é mais cara. Porém, o desgaste dele é mais demorado.

Galera, espero ter esclarecido e empolgado quem tem dúvidas e vontade de fazer! Qualquer dúvida, estamos ai!

Abraços!

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mauricio s.s.oliveira
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Mensagempor mauricio s.s.oliveira » Quarta-feira 25th 2012f Abril 2012 08:18:11 AM

Muito bom o tuto, mas isso é segurança, tem que se certificar que os produtos são realmente de qualidade como os do edu, e o serviço tem que ser muito bem feito...


Parabéns!!!
NEW!! Aqui
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bigdbixu
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Mensagempor bigdbixu » Quarta-feira 25th 2012f Abril 2012 09:04:35 AM

putzzzzzzzzzzz show de bola mesmo !!!!
mas tenho uma duvida !!!
tenho um corsa hatch 2009 ee acho o freio dele horrivel mesmo, na hora ele não segura nada !!!
sabe me dizer se esse sistema tbm serve no meu corsa ?????

minhas pastilhas de freio são novas tem a possibilidade de ser trocado so o disco ?

obrigado e parabens !

edu.GiorlanO
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Mensagempor edu.GiorlanO » Quarta-feira 25th 2012f Abril 2012 09:18:00 AM

bigdbixu escreveu:putzzzzzzzzzzz show de bola mesmo !!!!
mas tenho uma duvida !!!
tenho um corsa hatch 2009 ee acho o freio dele horrivel mesmo, na hora ele não segura nada !!!
sabe me dizer se esse sistema tbm serve no meu corsa ?????

minhas pastilhas de freio são novas tem a possibilidade de ser trocado so o disco ?

obrigado e parabens !


Cara, eu ainda não mexi em nenhum Corsa C aqui na oficina. Mas aposto meu Vale Refeição que a GM não mudou a fixação das pinças. A única coisa a se preocupar é, a fixação do cavaletes da pinça (2 parafusos) e o tamanho das rodas (mínimo aro 15").
Ah, e se tiver ABS, fica um pouco mais caro, pois precisa mandar equalizar o sistema depois de montado.

Cara, nunca, nunca nessa vida, use pastilhas novas em disco usado ou vice-versa. Tanto pastilhas quanto discos, devem ser colocados juntos. São duas partes que sofrem desgastes por atrito, ou seja, um assume a forma superficial do outro. Se mudar qualquer um deles, as superfícies não serão iguais, retardando o desempenho da frenagem.

E outra, as pastilhas para esse sistema, com certeza é diferente das suas atuais.

Tente tirar uma foto do cavalete das pinças, dos parafusos que prendem elas no carro. Ai te passa onde você deve medir para saber se as pinças do Vectra servem. Poste aqui a foto!

Abraço!


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awaked
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Mensagempor awaked » Quarta-feira 25th 2012f Abril 2012 11:01:29 AM

E os traseiros? Revisou e deu uma regulada neles certo?
Caso contrário pode desequilibrar a frenagem, o traseiro é responsável por ajudar os dianteiros o suficiente pra traseira não desgarrar. É uma %. Quando foi calibrado um ABS de um carro aqui de casa se não me engano ficou 30% da potência na traseira e o resto na frente (valores originais). Corsa deve ter seus valores.

edu.GiorlanO
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Mensagempor edu.GiorlanO » Quarta-feira 25th 2012f Abril 2012 11:11:45 AM

awaked escreveu:E os traseiros? Revisou e deu uma regulada neles certo?
Caso contrário pode desequilibrar a frenagem, o traseiro é responsável por ajudar os dianteiros o suficiente pra traseira não desgarrar. É uma %. Quando foi calibrado um ABS de um carro aqui de casa se não me engano ficou 30% da potência na traseira e o resto na frente (valores originais). Corsa deve ter seus valores.


Exatamente! Esqueci de mencionar isso! Na traseira eu havia colocado tudo novo a menos de 2 semanas... Tambor, Cilindro, Lonas e Kit Novo (Molas, Braços, Pinos).

A equalização eu mantive a original depois de testar o freio em diversas situações. Não vi necessidade de alterar.

Futuramente eu pretendo adaptar o freio a disco do Kadett na traseira e o cilindro mestre do Vectra. Diminuir uns 5% a frenagem na traseira, pois senão vai sair de lado toda hora! E trocar os flexíveis por blindados.

Estou fazendo isso, pois pretendo montar um 1.8 Turbo.

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awaked
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Mensagempor awaked » Quarta-feira 25th 2012f Abril 2012 11:18:46 AM

Legal, eu imaginei. Perguntei mais pra quem ler perceber que tem outras coisas a serem observadas, sabe como é, pra não saírem inventando achando que é carrinho de controle remoto.

Parabéns pelo serviço.

raynehomenet
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Mensagempor raynehomenet » Quarta-feira 27th 2013f Março 2013 07:52:36 PM

fala patrão trankilo a pinça do corsa C tem 100mm entre furos... não axei uma pinça para fazer um up nele ainda... meu corsa é 1.8 sem banco traseiro cheio de som... e ainda to colocando aro 19 .... frear que é bom nada rsrs

qualquer coisa raynehomenet@gmail.com
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Farleytufao
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Mensagempor Farleytufao » Quinta-feira 28th 2013f Março 2013 08:43:25 AM

awaked escreveu:Legal, eu imaginei. Perguntei mais pra quem ler perceber que tem outras coisas a serem observadas, sabe como é, pra não saírem inventando achando que é carrinho de controle remoto.

Parabéns pelo serviço.


E olha que dependendo do carrinho, os acertos são ainda maiores...

Julio Andrioli
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Mensagempor Julio Andrioli » Sexta-feira 29th 2013f Março 2013 09:35:38 AM

Show de bola o tuto, parabéns... farei isso no meu em breve e devo te procurar para tirar mais dúvidas...


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