Olá amigos, estou de volta após muito tempo longe do forúm participando ativamente. Só mesmo visitando poucas vezes e acompanhando alguns tópicos, bom o importante é que voltei a mexer no meu corsinha e fiz este tutorial de como instalar a alça de teto iluminada do astra no corsa 4 portas, eu mesmo em 2009 fiz um tópico de como instalar elas, e finalmente a fiz neste final de semana.
Bom vamos ao que interressa:
PEÇAS GM USADAS
# 2 alças de teto do astra nº 24432409 ou 24432411 (25,00 reais cada)
# 2 lanternas traseiras de leitura nº 90356926 já vem com lampada (ñ vi o preço)
# 4 parafusos da alça de teto nº 93274302 (0,07 centavos cada)
# 2 interruptores de portas nº 90483756 (6,50 reais cada)
# 2 parafusos do interruptor da porta nº 93329726 (acho que foi 0,20 centavos cada)
pessoal no meu caso eu ganhei as alças com a lanternas, mas os parafusos e interruptores eu comprei na ACCIOLY aqui do rj, se não tiver só encomendar que vem ok chega rápido. vale a pena, (comprei a soleira com eles e baratinha).
pessoal vamos ao trabalho, lembrando a todos que tem que ter paciência e determinação. senão desanima, mas nada dificil assim. só mesmo trabalhoso.
bom primeiro passo é retirar o forro de teto.
Mas antes de retirar o forro vc precisa fazer a marcação da luminária no forro como na foto abaixo:
PRIMEIRO ESTÁGIO
Retirando o forro de teto. Eu não registrei essa etapa com fotos, mas vamos lá vou explicar: não tem erro ok.
1- Retire a luminaria (plafuniê dianteiro)
2- Retire os parafusos do quebra sol e tire-os
3- Retire as capinhas dos parafusos das colunas dianteira, da coluna do cinto de segurança e da coluna traseira tbm, usando uma chave de fenda pequena com cuidado vc tira.
4- Retire todos os parafusos torks que segura as colunas dianteira, do meio (cinto) e traseira.
OBS: As colunas traseiras só sairam por completo se vc tbm retirar o acabamento da mala (plastico preto grande).
5- Agora só ir puxando os acabamentos das colunas, o acabamento do cinto de segurança vc o desliza para baixo para liberar o forro do teto.
6- Agora o forro automaticamente irá descer e vc o retira pela mala no caso dos hatch, no sedam acredito que só ir virando com cuidado que sai pela porta, só ter cautela.
Bom agora vc tem acesso ao teto do carro (lataria) se vc observar no corsa não existe espaço para essa luminária da alça, vc terá de abrir esse espaço, isso mesmo.
Para esta tarefa eu usei uma micro retifica com o disco de corte que veio em seus acessórios. me custou 70,00 a maleta. comprei já pensando nessa instalação. hehe.
Uma observação: o disco que vem na micro retifica por se tratar de ser menor, o disco é mais frágil então tem que ter mão firme e ir devagar na lataria. eu mesmo quebrei os 5 discos que vieram rsrs, e só tinha cortado um lado é mole, tive de comprar mais por fora e só achei na net, comprei logo diamantado kkk. Mas mesmo assim tive de embargar o trabalho esperando chegar. Então tenham cuidado ok. nada que exija experiência, só cuidado mesmo.
SEGUNDO ESTÁGIO
Cortando a lataria:
Pessoal concerteza terá gente dizendo que cortar naum vale a pena e tal. bom na minha opnião valeu a pena, onde vc irá cortar a lataria é fina e naum comprometerá nada do carro.
Antes de começar a cortar, encaixe a alça com a moldura e risque onde será cortado ok.
Agora mãos a obra.
Cortando com cuidado, faça dos dois lados.
Faltando pouco pra acabar o corte
Corte terminado ficará assim
Agora vc terá que tirar a aspereza da lataria, eliminar cerdas cortantes e arestas afiadas.
Usando uma lima de ferro
ou
Usando a lixa da micro retífica
Agora iremos fazer os furos dos interruptores e parafusos e deixa-los prontos.
Se vc olhar bem já existe a marcação para o parafuso e outra para o interruptor.
É só vc usar uma broca de ferro fina quase da espessura do parafuso, nas duas marcações.
Na marcação de baixo, que é a do interruptor vc terá de ir usando brocas maiores até conseguir passar o corpo do interruptor sem que ele toque a lataria ou fique apertado ok.
Passar a lixa tbm para eliminar bordas cortantes.
Veja como deve ficar os furos.
TERCEIRO ESTÁGIO
Passando os fios
MATERIAL USADO:
# Fio vermelho fino
# Fio preto fino
# Fio verde fino
# 5 terminais fêmeas 2 para os interruptores, 2 para luminária (terminal maior) e 1 da luminária dianteira que será substituída.
# 5 acabamentos de terminal fêmea (plástico)
# 2 terminais fêmeas de tamanho intermediário para a luminária (terminal médio)
# 2 terminais fêmeas de tamanha pequeno para a luminária (terminal pequeno)
# 2 terminais arruela pequeno (terra)
# 2 parafusos pequenos para o terminal arruela
# tubo termo contrátil de 1,5mm e 4mm
# 1 esqueiro (acredite se usar o tubo termo contrátil vai precisar)
# Alicate de corte
# Alicate de bico
# Arame +- 1 metro
OBS 1: Os fios comprei assim, vermelho 5 metros. preto 4 metros e verde 3 metros. (melhor sobrar do que faltar).
OBS 2: Quando for comprar os terminais leve junto a luminária e interruptores é melhor, (principalmente pra quem naum sabe ou tem idéia do que seje).
Vamos a fiação
pessoal eu passei o fio vermelho primeiro ok fui do centro (luminária dianteira) e fiz um chicote.
Puxei 1 fio para o lado esquerdo até o corte da luminária traseira e 2 fios para a direta um para o corte traseiro da luminária e um para o corte dianteiro (carona, é eu fiz tbm o corte, pensando em uma futura instalação)
Fio saindo no corte traseiro, faça igual no outro lado.
Passar esses fios são fáceis sem muita complicação mole mole.
irão ficar 3 pontas de fio vermelhos
(lembrando 2 vai para cada lateral traseira e 1 vai para o lado do carona)
Veja foto
Agora depois de passado o fio vermelho iremos fazer as conecções com os terminais fêmeas.
Mas antes pegue um pedaço de tubo termo contrátil e passe essas 3 pontas até chegar perto do orifício da lataria, use o esqueiro para aquecer o tubo e ele se moldará aos fios e irá segura-los e não escaparão para dentro da lataria sem querer.
ver foto
Pegue as 3 pontas, descasque.
Pegue o fio vermelho existente corte o terminal, tente tirar o terminal cortado do acabamento plático preto.
Una as 3 pontas de fio com o fio vermelho existente, coloque um novo terminal fêmea maior
Ponha o acabamento preto, senão conseguiu tirar ele ponha um que vc comprou, geralmente branco ok.
Terminal branco
Depois eu tentei tirar e consegui por o preto
Terminal preto, mantendo assim o original.
Agora colocar os terminais fêmeas tbm, nos fios vermelhos que vc passou até corte lateral das luminárias portas traseiras, fazer nos dois lados.
descasque o fio, ponha o terminal fêmea grande e o acabamento branco.
Pronto a parte positiva está concluída, agora a parte negativa dos interruptores
A mais trabalhosa, mas não impossivel.
Nesta parte o desafio está em passar o fio preto pela coluna do (cinto de segurança), porém ao contrário do que eu achava esta coluna tem somente pequenos vãos, fazendo com que a passagem do fio seje "chata" de fazer.
o que eu fiz foi abrir um buraco na parte superior perto da coluna do cinto de segurança. olhe na foto.
achei que por ali era só ir guiando e empurrando fio para baixo que sairia no pé da coluna fácil. ledo engano rs.
A solução que encontrei foi a seguinte
primeiro soltei o trilho do cinto de segurança, com uma chave tork (fácil)
segundo fiz 2 furos superficiais veja na foto.
Comecei do furo de cima para o de baixo fui empurrando e olhando o de baixo até o fio chegar ao segundo furo mesmo, ai vc usa o arame em forma de gancho bem pequeno e puxa o fio para fora
Beleza puxe o fio todo, agora deste mesmo furo de baixo você poem a ponta do fio e empurre até sair no pé da coluna ok, neste pé tem um vão bem grande retire a espuma que tem e da para por a mão e esperar o fio chegar até sua mão, acontecendo isso puxe todo ele.
Agora vc voltará por esse mesmo vão e irá guiar até o fio aparecer ou sair no furo que vc fez do interruptor, use o arame se o fio não sair de prima no furo ok.
Fio saindo no furo do interruptor.
Beleza agora puxe o fio todo para fora do furo do interruptor, vá até o furo da coluna que você fez o superior e puxe o fio até ficar um pedaço suficiente pelo furo do interruptor.
Volte ao furo superior da coluna e empurre o fio restante que vc puxou até sair onde mostra na imagem
Só seguir que é fácil
volte ao fio no furo do interruptor e faça a conecção do terminal e acabamento branco.
Conecte o interruptor ao terminal.
Parafuse-o ao seu lugar.
Vá para o fio preto na abertura da luminária e faça a concção do terminal fêmea MÉDIO.
Coloque um pedaço de tubo termo contrátil para cobrir o terminal o suficiênte para isola-lo.
Cobrindo o terminal todo.
Aqueça com o esqueiro. Pronto.
Faça este processo do fio preto do interruptor no outro lado.
Conecte a luminária e faça um teste com o botão centralizado.
Porta traseira fechada = luz apagada
Porta traseira aberta = luz acesa
Beleza o pricipal ta funcionando, agora precisamos fazer com que ela acenda quando você quiser certo. vamos lá.
Pegue o fio verde e passe do corte da luminária até um buraco na parte traseira veja a foto
Faça as conecções com o terminal fêmea pequeno e terminal arruela em cada ponta e dê o cabamento com o tubo termo contrátil.
Faça um pequeno furo na lataria, use o parafuso pequeno comprado no terminal arruela.
conectando neste terminal você poderá acender quando quiser a lampada.
O funcionamneto correto é esse mesmo.
Fotos do conjunto completo.
Testando como fica no teto.
Agora pessoal é só fazer o processo reverso de por o forro no teto, use as borrachas das portas pra segurar o forro, ai você vai colocando os acabamentos das colunas.
Gelara mais uma coisa, eu tentei fazer com que o motorista liga-se as luzes traseiras junto com a dele, consegui, porém qd vc puxa o botão do farol acende todas, se vc desligar o interruptor na traseira só a luz da traseira se apaga individualmente ok. até ai blz.
Mas qd as porta estão fechadas na traseira e vc acende qualquer uma delas, você acende o do motorista também. Ai naum optei por fazer assim. mas quem quiser ta ai a dica. é só puxar um fio pra cada luminaria do fio cinza existente até ao terminal MÉDIO da luminária traseira ok.
Bom galera acho que é isso, espero que tenha ajudado muita gente que tinha vontade de por esse acessório como eu queira há muito tempo.
Aguardem estou para postar jajá os proximos tutoriais:
QUEBRA-SOL DE VECTRA COM LUZ.
PORTA OBJETOS DE TETO DE VECTRA COM FIXAÇÃO TOTAL.
UM ABRAÇO A TODOS, COMENTÁRIOS SERÃO BEM-VINDOS, ASSIM COMO SUGESTÕES.
VAMOS NESSA GALERA, A PAIXÃO PELO CORSA CONTINUAAAA.
ALIAIS NA FAMILIA DESDE 98 ZERO. HAHA.
ABRAÇO FUI.
[TUTORIAL] - ALÇA DE TETO ILUMINADA DE ASTRA NO CORSA 4 PTS.
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Obrigado amigo, apesar de um tutorial grande o trampo, naum é tanto assim, mas foi legal fazer este serviço, gostei muito do resultado. abraço.
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Show de Bola!
Muito bom cara, pra nossos corsas, trabalho nunca é demais... rsrs
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Pois é amigo, nunca é demais mexer no corsinha.Show de Bola!
Muito bom cara, pra nossos corsas, trabalho nunca é demais... rsrs
Estou preparando um tutorial do quebra sol de vectra iluminado e do porta objeto de teto do vectra tbm.
vai ficar show.
vlw amigo, abraço.
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Meu caro, parabéns pelo tutorial que você postou aqui para nós!!!
Muito bem explicado e com muitas fotos. Mas agora você me deixou curioso sobre este porta-treco do Vectra, tem alguma foto dele para eu ver qual peça se trata?
Abração,
Muito bem explicado e com muitas fotos. Mas agora você me deixou curioso sobre este porta-treco do Vectra, tem alguma foto dele para eu ver qual peça se trata?
Abração,
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- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Taí... gostei de tutorial. Muito bom mesmo.
Deu trabalho, mas valeu a pena.
Meus parabéns.
Deu trabalho, mas valeu a pena.
Meus parabéns.
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- :: Piquet ::
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Fala amigo, olha a peça ai PORTA TRECOS DE TETO DO VECTRAMeu caro, parabéns pelo tutorial que você postou aqui para nós!!!
Muito bem explicado e com muitas fotos. Mas agora você me deixou curioso sobre este porta-treco do Vectra, tem alguma foto dele para eu ver qual peça se trata?
Abração,
Se vc obeservar tem dois furos onde ficará a luminária, no teto do corsa já existe estes furos só parafusar, porém notei que na peça tem dois pinos de presão que fica acima do vão pra fixar no teto e no corsa não existe lugar pra esta fixação e vou fixar usando estes pinos tbm. já pensei na solução e logo postarei aqui pra todos verem ok. abraço.
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Obrigado amigo, estamos pra ajudar e melhorar sempre os nossos corsas. abraço.lulaf escreveu:Muito bom mesmo.
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