*** PROCURE DESMONTAR SOMENTE SE TIVER MUITA PACIÊNCIA! ***
Para trocar as lâmpadas dos painéis central(controles centrais da ventilação de ar) e painel de instrumentos, procure comprar lambadas já da cor que queira, o uso das lambadas pintadas com a tinta de vitral não suportam muito tempo e acabam descolorando!
PAINEL DE INSTRUMENTOS
- Lâmpadas
Velocímetro com conta-giros - 3 lampadasinhas pequenas (conhecidas como mosquitinho)
Velocímetro sem conta-giros - 2 lâmpadas (tipo as do faroletes, da grossura do dedo mindinho)
OBS: a desmontagem do velocímetro é mais fácil por ser menos trabalhoso.
- Desmontagem do painel de velocímetro
Você deve tirar primeiro os parafusos que ficam por baixo da coluna da direção, ficam onde fica a ignição do corsa, retire os 3 parafusos, que solta aquela parte plástica toda que envolve a coluna da direção, depois retire a borrachinha redonda da ignição do carro.
Agora puxe esta parte plástica para o lado direito e você vai ver que do lado da direção a uma tampinha plástica redondinha que cobre um parafuso, retire a tampinha com uma faquinha puxando ela para fora e depois retire o parafuso e depois puxe a parte plástica para outro lado e retire também a tampinha e o parafuso que fica do outro lado. Agora é
só desencaixar essa parte plástica puxando a superior para cima e a inferior para baixo.
É necessário a retirada dessa parte da coluna de direção para a retirada do velocímetro.
Na parte superior do acrílico transparente do velocímetro tem um parafuso que prende a moldura que envolve o velocímetro. Retire esse parafuso e acompanhe essa moldura plástica até na parte inferior onde se localiza mais 2 parafusos, um de cada parte da coluna de direção. O da esquerda fica próximo ao interruptor dos faróis e outro na direita .
Retire-os.
A vista plástica vai estar solta. retire-a puxando para o lado pois a direção atrapalha um pouco. É por isso que se retira aquela parte que envolve a coluna de direção.
Agora você vai ver o painel de instrumentos. Ha 2 parafusos um de cada lado do painel, retire-os. Agora solte a trava que fica na parte de cima do velocímetro, é só puxá-la para cima.
Você vai ver que o velocímetro está solto, o que está prendendo ele é o cabo do velocímetro. Puxe o velocímetro com cuidado para fora até você conseguir enfiar a mão por detrais dele, puxe o velocímetro para cima e enfie a mão por baixo que é mais fácil de se soltar a trava que prende o cabo do velocímetro.
Quando você localizar o cabo do velocímetro, você vai ver uma travinha nele que prende o cabo, aperte o pininho metálico para que ele solte o cabo do velocímetro.
Retire o velocímetro com cuidado para não riscar o acrílico.
Agora o velocímetro esta fora!
Você vai ver por traz do velocímetro os soquetes das lampadinhas, é só rodar e soltá-los que a lâmpada sai junto com o soquete.
Veja que no centro ha 2 soquetes maiores, eles são da iluminação do painel. As Outras lâmpadas são da instrumentação do painel.
Tem uma lâmpada maior na parte superior mas ela é do sistema de freios, indica sistema de freios.
A iluminação mesmo do painel são só as 2as lâmpadas que ficam uma de cada lado do relógio de velocidade.
É só retirar e troca-las.
Tem algumas lambadas que são soldadas no soquete, será necessário retirá-las com um ferro de solda.
Depois para montar é só executando o processo reverso.
PAINEL CENTRAL
O painel central de controle de ar, é mais complicado desmontar por causa dos cabos dos controles de ar. Aconselho se não tiver paciência levar para executar o serviço em uma casa especializada.
- Lâmpadas
4 lampadasinhas pequenas (conhecidas como mosquitinho)
- Desmontagem do painel central
Você tem que retirar os difusores de ar, empurre o difusor na parte superior para dentro, ele vai se deslocar para dentro, pegue uma faquinha fina e enfie na lateral do difusor de ar, force ele para baixo até ele se deslocar totalmente e depois puxe com cuidado ele para fora.
Retirando os dois difusores, você vai ver 2 parafusos, retire-os.
Agora retire o botão de controle de ar interno e externo, aquele que vai de um lado para outro, é só puxar que ele sai. enfie uma faquinha fininha na moldura que fica por baixo dele e solte-o, você vai ver mais 2 parafusos solte- os.
Agora o painel vai estar solto parcialmente, tente puxa-lo com cuidado para fora até onde der, veja que por traz dele tem os cabos de controle do ar, e veja como soltá-los.
Solte os fios do botão do pisca alerta. Solte com cuidado as presilhas que prendem os cabos dos controles de ventilação.
Veja como é preso e fixado a presilha do cabo para depois você encaixa-la corretamente.
Soltando essas presilhas dos cabos o painel vai se soltar.
Solte os fios que ligam o sistema de iluminação do painel.
Retirando o painel você vai ver uma capinha com 2 parafusos que prendem o suporte que ficam as lampadinhas, retire-o.
Para trocar a cor da iluminação.
A iluminação ficará melhor se você envolver com papel celofane, na cor desejada, o acrílico que transmite a luminosidade para a parte frontal do painel
Se for necessário a retirada dos botões de controle de ventilação, puxe eles para fora e veja que na parte de baixo tem um orifício. enfie ali uma chavinha de fenda pequena e pressione um pininho que trava o botão, aperte o pino e puxe ao mesmo tempo o botão para fora.
Para montar faça o processo reverso, com MUITA PACIÊNCIA pois os cabos tem que estarem bem presos para não ficarem batendo.
Para se desmontar o painel, é muito trabalhoso e exige tempo e muita paciência.
É fundamental observar bem detalhadamente para que se possa montar o painel novamente, pois são muitos detalhezinhos.
Escrito por : Glenio Lacerda / Marcos Olimpio Lobo
Colaboração: Bruno Rabelo Rocha
[TUTORIAL] - Desmontando o Painel
- Wilson
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[TUTORIAL] - Desmontando o Painel
Editado pela última vez por Wilson em Quinta-feira 27 2012f Setembro 2012 10:29:18 PM, em um total de 1 vez.
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- :: Wind ::
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seria muito legal c tivese augumas fotos , mas de qualquer maneira vai ser muito util.
-
- :: Wind ::
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pessoal ocm foto ou sem é desesperador, so pra desmontar o central fikei de 8 da manha as 6 da atrde, e ainda assim varias partes quebradinhas, tudo plastico deus me livre, nunca mais, BINHO RJ
- betopo
- :: GL ::
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Realmente é tenso, pouco espaço, ruim pra visualizar as ligações e peças muito frágeis.... tem q ter habilidade e principalmente CORAGEM... rsrsr, eu tbm não me arrisco mais....
-
- :: Wind ::
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eu consegui... mas realmente isso e trabalho pra pelo menos 4 horas.
-
- :: Wind ::
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- Registrado em: Sexta-feira 16 2011f Dezembro 2011 11:57:53 AM
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- Contato:
Olá pessoal...
Gostaria de agradecer ao Wilson, não só a ele, mas a todos os que se prontificarão em fazer TUTORIAIS.
Meu painel estava com 2 lampadas pingo queimadas, a única funcionando iluminava um pouquinho o lado direito do painel, e procurando por aqui li o passo-a-passo e consegui fazer o serviço.
Infelizmente não tenho câmera fotográfica, eu pensei em registrar e ajudar no tópico com as imagens, local desse serviço é realmente pequeno, grandes possibilidades de quebra, mas uma dica, as peças de plástico por mais que sejam frágeis são maleáveis, quero dizer, se forçar com jeito e livrando a bendita de não enroscar em nada na retirada e com paciência dá certo, eu consegui meio que forçar e dobrar aquela peça que fica encima da chave de seta e do limpador de para-brisa, dobrar no sentido de forçar ela pra dentro, curvar ela pra livrar das borrachas, coisa assim... SE possível, farei uma força de compartilhar com vocês isso pegando uma máquina emprestada e desmontando o meu pra vocês, espero que dê certo.
Agradecido pelo post, boa sorte a todos que estão fazendo esse trampo. Mais uma vez obrigado Wilson.
Gostaria de agradecer ao Wilson, não só a ele, mas a todos os que se prontificarão em fazer TUTORIAIS.
Meu painel estava com 2 lampadas pingo queimadas, a única funcionando iluminava um pouquinho o lado direito do painel, e procurando por aqui li o passo-a-passo e consegui fazer o serviço.
Infelizmente não tenho câmera fotográfica, eu pensei em registrar e ajudar no tópico com as imagens, local desse serviço é realmente pequeno, grandes possibilidades de quebra, mas uma dica, as peças de plástico por mais que sejam frágeis são maleáveis, quero dizer, se forçar com jeito e livrando a bendita de não enroscar em nada na retirada e com paciência dá certo, eu consegui meio que forçar e dobrar aquela peça que fica encima da chave de seta e do limpador de para-brisa, dobrar no sentido de forçar ela pra dentro, curvar ela pra livrar das borrachas, coisa assim... SE possível, farei uma força de compartilhar com vocês isso pegando uma máquina emprestada e desmontando o meu pra vocês, espero que dê certo.
Agradecido pelo post, boa sorte a todos que estão fazendo esse trampo. Mais uma vez obrigado Wilson.
"Se te mostrares fraco no dia da tua angustia, sua força será pequena!" Provérbios cap.24 vers.10
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- :: Millennium ::
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- Registrado em: Segunda-feira 27 2012f Fevereiro 2012 10:31:18 PM
- Localização: Barra Mansa - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Muito bom o tutorial, consegui fazer essas duas partes!
Mas pra desmontar as molduras das entradas de ar da direita e da esquerda faz como?
Tentei fazer que nem o do painel cental (forçando pra baixo) mas não consegui descer elas
abraço
Mas pra desmontar as molduras das entradas de ar da direita e da esquerda faz como?
Tentei fazer que nem o do painel cental (forçando pra baixo) mas não consegui descer elas
abraço
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- :: Wind ::
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- Registrado em: Domingo 29 2012f Janeiro 2012 03:50:53 PM
- Localização: Jacareí - SP
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- Ano de fabricação: N/I
galera boa noite outro dia desmontei todo o painel central e o painel do velocimetro tirei varias fotos outa hora farei tambem um tuto detalhado passo a passo com as fotos das peças desmontadas e as luzes q troquei abraços a todos
ADORO MEU HOTWHEELS 1.0 POREM PARECE Q TEM MR 2.0
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