[TUTORIAL] - Colocando um Botão Auxiliar para Trava Elétrica

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.

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possamai
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[TUTORIAL] - Colocando um Botão Auxiliar para Trava Elétrica

Mensagempor possamai » Segunda-feira 29th 2007f Janeiro 2007 12:24:51 AM

TUTORIAL DE COMO COLOCAR UM COMANDO PARA TRAVA ELÉTRICA NO PAINEL.

Bom galera... tudo tranquilo?

Bem... esse é meu 2º tutorial aqui, espero ajudar a galera com esse texto. Aceito idéias sugestões e críticas :D .

Nesse tutorial vou tentar explicar como fiz para instalar o botão da trava elétrica no painel do corsa, já que acho muito ruim destravar a trava pelo pino.

Antes de qualquer coisa, agradeço a ajuda do meu grande amigo Guigo (que sabe de todas minhas locursa com a pampa e que sempre me deu o "mó" apoio, vlw manu!) ao Leonardo (Mestre das modificações - DIY, que me deu as dica pra "arranca" meu painel central.. :rol: valeu manu), aos integrantes do próprio fórum pela ajuda das idéias de como fazer essa ligação através do tópico: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=19265 . A mãmãe ao papai e a xuxa. :D

Bem da mesma forma que eu consigui, espero que com esse tutorial vocês também consigam fazer sozinhos.. vamos lá.. não consegui tirar muitas fotos porque o tempo tava meio feio querendo chover, então qualquer coisa, outra hora tiro mais fotos pra vocês.

*) Desmontando a porta:
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Para chegar até a máquina da trava elétrica, teremos que tirar o forro da porta, para isso eu tirei o porta trecos da porta. Para tirar ele, precisa desparafusar 7 parafusos (=/ Não lembro se é 6 ou 7, mais não é difícil de acha-los):
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*) Depois eu tirei o puxador da porta.
Para tirar ele, usei uma chave de fenda pra tira a proteção da parte do trinco de abrir a porta (círculo maior vermelho) e depois solta os 4 parafusos (3 círculos azuis embaixo da capa de proteção e o vermelho menor).
[img=http://img145.imageshack.us/img145/8668/phot0003lh2.th.jpg]

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*)Bem... depois disso eu tirei a proteção do regulador do retrovisor. Não sei se todos são assim, mais no meu caso eu só fiz um pouco de força pra cima e ele desencaixou com facilidade, ae só retirei com cuidado através do regulador. Reparem que tem 2 presilhas atrás dele. Deve-se tomar cuidado para não quebrá-lo. Mas caso quebre, acredito que não será difícil nem caro achar para comprar.
(Circulei em vermelho as travas branca de plástico que segura a proteção, e em verde já adiantando eu circulei um dos parafusos que seguram a proteção de tecido da porta.)
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*) Depois disso, precisa ser tirado 3 parafusos dessa proteção de tecido da porta. 2 deles ficam na lateral externa da porta, um pouco acima da fechadura da porta e o outro fica embaixo da proteção do regulador do retrovisor que circulei de verde no passo anterior.


*) Bem... vou ser bem sincero, na hora em que eu comecei a desmontar, não consegui tirar a manivela do vidro, mais depois que tinha terminado, descobri que ela tem um anel de proteção, ae com uma chave de fenda você tira o anel de trás da manivela e puxa a manivela pra fora que sai, por isso na fotos vocês podem ver que a proteção de tecido só tava presa pela manivela. Ae eu comecei a retirar o plástico de proteção.

Desenho de +- como é a travinha (desculpem, mais desenhei no paint mesmo, só pra se caso vocês tentarem tirar sabe como que é):
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Aqui a porta sem o plástico de proteção[i]
No círculo vermelho está os 2 parafusos que seguram a máquina da trava elétrica e a canaleta do vidro.
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*) Depois de meter a mão dentro da porta e retirar a máquina (com cuidado né), está aqui a máquina da trava elétrica.
Quando mandei instala eu pedi da positron, não sei se a de vocês vão ser igual, mais aí está os fios dela.
Lendo aqui no fórum, me falaram que os cabos do sinal era o marrom e o branco.
Então desencapei cerca de 1/2 centímetro e fechei curto esses dois e [i]voualá
, realmente dá o sinal.
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Importante, tomei cuidado com os fio pra não queimar a máquina. o ideal é manter bem isolado, medir voltagem, fazer um serviço caprichado pra não ter problemas futuos

*) Não tirei foto da soldagem, mais depois de testar e averiguar os cabos, eu emendei um fiozinho que desse do tamanho até o painel na posição que eu queria.

*) Depois disso, hora de fixar a máquina novamente. Ela fica entre a porta e o trilho do vidro. Muito cuidado na hora de parafusar, certifiquem que os fios soldados estão funcionando, se caso houver alarme, se a quando liga o alarme se esta travando. Muito atenção pois na hora de montar a trava, deve-se deixar ela em uma altura que consiga trabalhar, travando e destravando a porta. Assim você regula uma altura boa, parafusa e testa, se ficou ruim, desparafusa, regula e parafusa denovo e testa. Quando achar que ficou perfeito, só apertar bem o parafuso.
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Na imagem acima, tentei mostrar como funciona a trava.
* Os dois pontos vermelhos na parte debaixo, é os parafusos do suporte da trava + trilho do vidro (em azul).
* Os 3 pontos rosa, são os parafusos da proteção de tecido da porta, 2 na latera e 1 embaixo do retrovisor.
* A flecha verde é o sentido da trava, quando ela sobe, trava a porta, quando ela desce, destrava a porta funcionando nesse sentido: Travado /, - Destravado \.


*) Depois de tudo bem fixado comecei a puxar o fio por dentro da porta, tudo muito bem organizado, limpo e bonito.
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Nessa foto, reparem que no final das contas tive também que soltar o alto-falante pra passar o cabo escondido por tras dele
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*) Passei o cabo entre a porta por um buraco lateral, vou tirar foto amanhã e posto aqui pra vocês verem.

*) Depois passei por debaixo do volante até o painel central, onde eu tive que desmontar. OBS. Aqui tem o tutorial pra desmontar o painel central

*)Aqui o fio já passado pelo painel central (já montado), já soldado o Botão de Pulso e isolado bonitinho.
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*) Como no meu carro não tem ar quente, utilizei esse espaço pra colocar o botão, pois assim tanto o motorista como o caroneiro tem acesso ao botão.
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É isso ae... tutorial fica por aqui. hehehe.
Tutorial criado por Anderson Possamai (Imagens da Pampa).

Vi que muitos colocaram esse botão do lado dos botões do farol, só achei meio ruim pois ali só o motorista teria acesso, portanto ficaria ruim ter que toda vez que algum carona quiser entrar ou sair, o motorista ter que apertar o botão, dessa maneira o carona também pode destravar a porta. Fica aí a minha idéia.

Bem... comentem ae o que acharam, críticas, idéias, dúvidas que na medida do possível terei o maior prazer em responder.

Parabéns a todos, e valeu pela ajuda. Família Corsa Clube!
Abraços,
Possamai
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Tudo no Tópico: Fotos (Pg6) - Atualizado em 09/08/2007

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Mensagempor LEO.UFF (Kreator) » Segunda-feira 29th 2007f Janeiro 2007 01:17:27 AM

Ficou bem bacana, agora vou passar 2 dicas, ficando a critério do pessoal usar ou não:

1- Retira a fiação direto da centralina da trava pois ela fica instalada normalmente naquele acabamento do pezinho, no lado do motorista. Isso evita desmontar toda a porta e ter que passar fios da porta para o interior do carro.

2- Não retirem a trava do seu local de instalação. Se for necessário olhar a fiação, veja com ela no lugar. Aquilo tem uma certa regulagem e fica fixada juntamente com suporte do vidro, então tem situações que vc fica obrigado a regular tanto o vidro quanto a trava simultaneamente no mesmo parafuso. Evite dor de cabeça.

Parabens!

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Mensagempor Weco » Segunda-feira 29th 2007f Janeiro 2007 10:33:19 AM

Muito bom o tutorial, parabéns.
Cara, se vc poder tirar uma foto de como passou o fio da porta pra dentro do carro pra mim eu lhe agradeço, pois fiquei na dúvida na hora que fui fazer e refuguei! hehehehe
Eu to procurando um lugar pra colocar os botões ainda, se alguém tiver uma dica será muito bem vinda.
abraços

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Mensagempor lucas.birck » Segunda-feira 29th 2007f Janeiro 2007 10:35:03 AM

Cara acho que se eu fosse fazer eu colocaria ali no console central, próximo ao freio de mão talvez.

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Mensagempor GennerPriaro » Segunda-feira 29th 2007f Janeiro 2007 11:57:44 AM

Muito bom tutorial; agora vou ver como faço pra instalar com um botão de trava de portas - tipo o do Astra ou do Vectra.

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Mensagempor possamai » Segunda-feira 29th 2007f Janeiro 2007 12:18:17 PM

Dae moçada... acabei de tira 2 foto correndo pq tow sem pilha.. heheh..

Essa fico embassada pq não vi que tava no modo macro da câmera. Eu tirei ela assim só pra vc´s verem pela linha vermelha oude que eu passei o fio. Quando você desmonta o tecido é bem fácil pra achar o caminho pra atravessar a porta:

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legal as idéias de onde colocar o botão. Temos aqui, Painel Central (meu), lado dos botões de luz, e no porta treco de baixo.

talvez poderia pensar em algo no cinzero do carro. Ficaria legal e bem escondido.

Dúvidas é só mandar.
Abraços,
Possamai
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Mensagempor GennerPriaro » Segunda-feira 29th 2007f Janeiro 2007 12:29:44 PM

Outra idéia para colocar o botão é naquela "plaquinha" onde voce controla a circulação de ar - logo abaixo dos controles de velocidade do ventilador.

O pessoal do Tigra Clube; informou que lá tem espaço para dois botões que na europa são usados para ligar o aquecimento do banco - ..... aqui no Brasil devia ser para ligar o resfriamento do banco.....

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Mensagempor lucas.birck » Segunda-feira 29th 2007f Janeiro 2007 12:44:11 PM

Surgiu uma dúvida:

No meu Corsa 2P tenho um alarme que não comanda as travas, daí quando mandei instalar as travas elétricas, pro alarme poder comandá-las, tive que instalar uma central auxiliar.
Segundo os caras da loja que fizeram a instalação, essa central pega um sinal normal de ativar / desativar o alarme e manda o comando pras travas.

Nesse caso, há influência dessa central nesse esquema de instalação do botão auxiliar ou não?
Qual é o lugar mais indicado para fazer o corte dos fios pra puxá-los ao interruptor? (próximo à trava mestre? entre a trava mestre e essa central auxiliar?).

Valeu, e parabéns pela qualidade do tutorial!

Abraços!

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Mensagempor possamai » Segunda-feira 29th 2007f Janeiro 2007 02:24:22 PM

lucas.birck escreveu:Surgiu uma dúvida:

No meu Corsa 2P tenho um alarme que não comanda as travas, daí quando mandei instalar as travas elétricas, pro alarme poder comandá-las, tive que instalar uma central auxiliar.
Segundo os caras da loja que fizeram a instalação, essa central pega um sinal normal de ativar / desativar o alarme e manda o comando pras travas.

Nesse caso, há influência dessa central nesse esquema de instalação do botão auxiliar ou não?
Qual é o lugar mais indicado para fazer o corte dos fios pra puxá-los ao interruptor? (próximo à trava mestre? entre a trava mestre e essa central auxiliar?).

Valeu, e parabéns pela qualidade do tutorial!

Abraços!


Então cara.. eu não conheço muito os skema certinho.. mais pelo qu você falo provavelmente você vai tem que puxar o fio dessa central auxiliar, agora essa questão de que lugar puxar o fio, depende da sua facilidade cara.. Se é mais fácil puxar da ponta.. faça na ponta do fio, agora se é mais fácil no meio, faça no meio, afinal de contas o fio vai te a mesma função independente do lugar que você puxar.

Abraços e obrigado pela apoio,
Possamai
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Mensagempor DML » Segunda-feira 29th 2007f Janeiro 2007 11:19:55 PM

Instalei um botão de acionamento das travas em cima do botão do pisca alerta. Coloquei um botão quadrado pequeno bem simples de um toque somente.

Agora é só tocar no botão e as travas fecham ou abrem.

Minhas travas são universais e mestres. Na centralina tem dois fios marrons e dois fios brancos saindo de um mesmo pino. É somente emendar os fios do botão em cada fio da centralina e pronto.

Se quiserem e o dono do tópico permitir, tiro umas fotos do meu botão e da ligação dos fios dele na centralina.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

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