[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
paulo_tonhao
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 08:16:08 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por paulo_tonhao »

boa tarde, fui comprar as peças e o cara perguntou qual era a potencia do diodo zener?
paulo_tonhao
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 08:16:08 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por paulo_tonhao »

carreguei o sketch no arduino mega e o led do pino 13 não está piscando só fica aceso, qual será o problema
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

paulo_tonhao escreveu:boa tarde, fui comprar as peças e o cara perguntou qual era a potencia do diodo zener?
No meu caso usei de 1W que era o que eu já tinha em mãos mas vc pode usar o de 0,5W que também da certo.
A gente está usando um resistor grande, de 100k pra limitar a corrente então a potência do diodo pode ser baixa. Nesse caso 0,5W da e sobra.
paulo_tonhao escreveu:carreguei o sketch no arduino mega e o led do pino 13 não está piscando só fica aceso, qual será o problema
Esse comportamento acontece quando se tenta rodar o sketch sem que o TID esteja ligado no Arduino (ou está ligado incorretamente).

Eu acho que a causa é a própria biblioteca do TID que não se limita a só enviar textos pro display. Em alguns momentos ela espera resposta e acho que é nesse momento que o Arduino parece travar, e aí por consequência o led do pino 13 não pisca.
paulo_tonhao
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 08:16:08 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por paulo_tonhao »

opa, agora sim era a biblioteca mesmo, e para piscar o pino 13 precisei colocar um pinMode output, obrigado e parabéns novamente projeto show de bola, falta implementar tacômetro, e medidor de combustível heheheheh
paulo_tonhao
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 08:16:08 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por paulo_tonhao »

Seria interessante pegar um positivo direto da bateria alimentando somente o arduino e um pos chave para o tid. Assim não perderia os dados calculados pelo arduino quando desligar a chave.
Obs: teria que calcular o consumo do arduino para ver se ele não iria descarregar a bateria
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

paulo_tonhao escreveu:opa, agora sim era a biblioteca mesmo, e para piscar o pino 13 precisei colocar um pinMode output, obrigado e parabéns novamente projeto show de bola, falta implementar tacômetro, e medidor de combustível heheheheh
Curioso, nem tinha reparado que o pino 13 não estava declarado. Já percebi que é comum surgir pequenas diferenças de comportamento conforme se muda a versão da IDE do Arduino. Aqui eu uso a 1.6.5.

Tacometro precisava ver um jeito de ler, talvez o melhor seja ler os disparos da bobina. Ler do sensor de rotação eu acho meio complicado pelo formato do sinal.

Medidor de combustível deve ser tranquilo pois até onde me consta é só um potenciometro.
paulo_tonhao escreveu:Seria interessante pegar um positivo direto da bateria alimentando somente o arduino e um pos chave para o tid. Assim não perderia os dados calculados pelo arduino quando desligar a chave.
Obs: teria que calcular o consumo do arduino para ver se ele não iria descarregar a bateria
Eu pensei nessa possibilidade mas eu queria evitar ter que puxar mais fios do carro pro Arduino, fora que eu já reparei que o Arduino consegue retroalimentar o TID e aí ele acaba ficando aceso mesmo com o carro desligado. Por causa dessas coisas eu optei por fazer a gravação desses dados na memória EEPROM e carrega-las assim que o Arduino é ligado. No sketch que eu uso no meu carro eu já implementei isso pro consumo total em litros e após alguns ajustes está funcionando bem.

Pra saber o momento certo de salvar a informação eu montei uma rotina que detecta quando o carro está ligado ou desligado olhando pro consumo e pra velocidade, que são informações que eu já tenho em mãos. Penei um pouco pra fazer mas no fim deu certo. Mais pra frente vou ver se passo esses updates pro sketch que eu disponibilizei aqui.
paulo_tonhao
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 08:16:08 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por paulo_tonhao »

Legal. Parabéns uns dos melhores projetos que vi na net pra arduino, compartilhar o conhecimento é uma arte pra poucos. Não vejo a hora de de colocar isso no meu classic.
paulo_tonhao
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 08:16:08 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por paulo_tonhao »

alguém com alguma ideia de como ler o sinal da boia de combustível?
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

paulo_tonhao escreveu:alguém com alguma ideia de como ler o sinal da boia de combustível?
Partindo do princípio que o sensor da boia deve ser mesmo só um potenciometro, medir ele deve ser tranquilo. Provavelmente a ECU joga uma tensão fixa no sensor e conforme o nível do combustível varia, a tensão nesse potenciometro também varia. Então o que você precisa fazer é identificar os fios lá na bomba (seja por algum diagrama na internet ou usando um multimetro no seu próprio carro) e depois montar no Arduino um "leitor de tensão". Basicamente é só puxar o fio do nível de combustível e ligar ele em alguns resistores igual o que eu fiz no pino A0 do Arduino pra ler a tensão da bateria.

Depois disso é só você identificar a tensão de quando o tanque está cheio e de quando está vazio e ajustar isso no código.
paulo_tonhao
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 08:16:08 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por paulo_tonhao »

Vou ter que medir então a tensão minima e maxima para tanque cheio e vazio porque nao encontrei nada na net
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”