[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
- Julio Borba
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Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
Ah! Desculpa... mas, o circuito utilizado para salvar os dados... não poderia ser utilizado o que já tinha aqui... Aquele do temporizador da luz interna?
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É este, segue: https://drive.google.com/folderview?id= ... sp=sharingJulio Borba escreveu:Olá. Estava acompanhando o tutorial por fora... Muito bom!!! Parabéns Cansei!!!
Podem me informar o link com os códigos fonte da programação no google drive... devo ter passado por ele... mas, não achei.
Abraços.
Está na sexta etapa do tutorial.
Não. A grosso modo aquele circuito é só um capacitor e praquele caso é suficiente.Julio Borba escreveu:Ah! Desculpa... mas, o circuito utilizado para salvar os dados... não poderia ser utilizado o que já tinha aqui... Aquele do temporizador da luz interna?
Pra usar aqui precisaria mudar praticamente todos os componentes e ainda por cima não seria confiável. Nesse projeto eu preciso mesmo de um temporizador melhor.
- Julio Borba
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Valeu! Obrigado!
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Cansei boa tarde, seria difícil incluir uma rotina de reset para que em qualquer tela apertando e segurando o botão s por x segundos ele resetase
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Nova versão disponível
Atualizações efetuadas:
- Adicionado um estágio de confirmação ao acionar o reset, pra diminuir a chance de apagar os dados sem querer.
- Adicionado no menu Debug um marcador de RPM baseado nos pulsos do bico injetor, por conta disso quando o carro entrar em cut-off esse número vai zerar. Além disso a resolução é de 50 rpms e o valor é atualizado a cada 1,2 segundos. Por ser só uma estimativa da RPM e não um marcador decente, deixei esse menu dentro do Debug.
- Criado no menu Debug duas opções pra testar valores diferentes do fatorCons após abastecer o carro (uma opção pra aumentar e outra pra reduzir o fatorCons). Com isso é possível abastecer o carro, ver quantos litros foram adicionados pela bomba e ir aumentando ou diminuindo o fatorCons até o consumo registrado pelo computador de bordo bater o registrado pela bomba (ao acionar a opção vai aparecer o novo fator e na sequência o CT com base nesse fatorCons novo).
Observação importante: ele não altera de verdade o fatorCons registrado no começo do código do programa! Ele serve só pra saber qual fator vc pode usar pra chegar num consumo mais preciso. Vendo que valor é esse, vc vai precisar depois colocar ele no código do programa e atualizar o arduino. Em resumo isso é só uma calculadora pra facilitar a calibração do consumo.
Observação importante 2: essas duas opções só aparecem com o motor desligado!
Atualizações efetuadas:
- Adicionado um estágio de confirmação ao acionar o reset, pra diminuir a chance de apagar os dados sem querer.
- Adicionado no menu Debug um marcador de RPM baseado nos pulsos do bico injetor, por conta disso quando o carro entrar em cut-off esse número vai zerar. Além disso a resolução é de 50 rpms e o valor é atualizado a cada 1,2 segundos. Por ser só uma estimativa da RPM e não um marcador decente, deixei esse menu dentro do Debug.
- Criado no menu Debug duas opções pra testar valores diferentes do fatorCons após abastecer o carro (uma opção pra aumentar e outra pra reduzir o fatorCons). Com isso é possível abastecer o carro, ver quantos litros foram adicionados pela bomba e ir aumentando ou diminuindo o fatorCons até o consumo registrado pelo computador de bordo bater o registrado pela bomba (ao acionar a opção vai aparecer o novo fator e na sequência o CT com base nesse fatorCons novo).
Observação importante: ele não altera de verdade o fatorCons registrado no começo do código do programa! Ele serve só pra saber qual fator vc pode usar pra chegar num consumo mais preciso. Vendo que valor é esse, vc vai precisar depois colocar ele no código do programa e atualizar o arduino. Em resumo isso é só uma calculadora pra facilitar a calibração do consumo.
Observação importante 2: essas duas opções só aparecem com o motor desligado!
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Do jeito que vc falou é meio chato de fazer pq eu teria que botar esse código dentro de todos os menus, além de que o próprio código de "segurar por x segundos" tb é bem chatinho, eu teria que mudar a forma de como os botões são acionados hoje, é complicado...paulo_tonhao escreveu:Cansei boa tarde, seria difícil incluir uma rotina de reset para que em qualquer tela apertando e segurando o botão s por x segundos ele resetase
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Boa tarde Cansei,
Atualizei com a aquela versão que vc disponibilizou para mim e essa ultima, ambas não deram certo, agora está marcando autonomia porem instável a cada 30 segundos ele vai somando +- 20 km ate zerar. Obrigado pela atenção.
Atualizei com a aquela versão que vc disponibilizou para mim e essa ultima, ambas não deram certo, agora está marcando autonomia porem instável a cada 30 segundos ele vai somando +- 20 km ate zerar. Obrigado pela atenção.
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Boa tarde Cansei,
Atualizei com a aquela versão que vc disponibilizou para mim e essa ultima, ambas não deram certo, agora está marcando autonomia porem instável a cada 30 segundos ele vai somando +- 20 km ate zerar. Obrigado pela atenção.
Atualizei com a aquela versão que vc disponibilizou para mim e essa ultima, ambas não deram certo, agora está marcando autonomia porem instável a cada 30 segundos ele vai somando +- 20 km ate zerar. Obrigado pela atenção.
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Parece que num forum alemão já concluiram, seria legal comparar o código especialmente de como ele fez com os bicos injetores, porém não consigo registrar.
http://www.astra-g.de/showthread.php/37 ... nbau/page5
http://www.astra-g.de/showthread.php/37 ... nbau/page5
Astra SS
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Um tempo atrás eu pedi pra vc verificar no menu Debug quanto estava marcando a variável NiTnq e vc me respondeu 36%. Na sequência eu perguntei se o nível de combustível no tanque era mais ou menos esses 36% e vc não me respondeu.edu_atibaia escreveu:Boa tarde Cansei,
Atualizei com a aquela versão que vc disponibilizou para mim e essa ultima, ambas não deram certo, agora está marcando autonomia porem instável a cada 30 segundos ele vai somando +- 20 km ate zerar. Obrigado pela atenção.
Verifica isso agora por favor, verifica quanto está marcando o NiTnq e me diga se é condizente com a quantidade de combustível no tanque.
Aproveita e roda um pouco com o carro deixando a mostra o NiTnq e vê se ele varia muito.
Eu consegui me registrar lá e baixei os arquivos. O circuito pra ler os injetores, o sensor de velocidade e o nível de combustível são praticamente os mesmos usados aqui.unBond escreveu:Parece que num forum alemão já concluiram, seria legal comparar o código especialmente de como ele fez com os bicos injetores, porém não consigo registrar.
http://www.astra-g.de/showthread.php/37 ... nbau/page5
O código pra ler o consumo segue a mesma ideia que eu usei, que é calcular o tempo que o injetor ficou ligado e depois calcular a vazão (acho que nem tem outro jeito de fazer isso). Os detalhes do cálculo aí sim cada um fez de um jeito mas no geral a ideia é a mesma.
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