Corsa 1.6 turbo fumaçando.

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
fontenelle251
:: Millennium ::
Mensagens: 193
Registrado em: Domingo 16 2012f Dezembro 2012 05:06:04 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Corsa 1.6 turbo fumaçando.

Mensagem por fontenelle251 »

Boa tarde galera do Corsa Clube andei sumido aqui do forum mais resolvi voltar e tirar algumas duvidas e trocar um pouco de experiencia com pessoal daqui.

Alguns ja devem me conhecer tenho um corsa turbo 1.6 8v após rodar 1 ano com uma turbina t2 0.8bar hoje rodo com 1.2bar de pressão e turbina k16, motor todo original e bico suplementar.

A 2 semanas troquei a turbina por uma k16 nova , porém reparei que após algumas esticadas ele nao fuma, nada mais quando paro o carro e acelero com ele parado da uma boa fumaçada. mais não é toda vez.

Ja fiz alguns testes liguei o carro acelerei com ele parado sem antes da nenhuma esticada nao saiu nenhuma fumaça.

E Agora qual será o motivo dessa fumaça?

O Mecanico falou que pode ser valvula do cabeçote.

E ai qual opnião de vcs.

Turbina?

Anel?

Retorno da turbina?

Ou valvula do cabeçote?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Meu caro eu não entendo praticamente nada de turbo, mas quanto a fumaçar, a primeira coisa que eu olharia seriam os retentores das válvulas...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a questão q andando não deve notar pq a velocidade e a densidade da fumaça não deixa rastro, mas com ele parado fica nítida a fumaça
pode ser entrada e o retorno de óleo dessa turbina, o óleo deve estar ficando bem fininho e passando, não deveria sendo novinha, mas vai saber

na duvida tire a turbina e veja como fica a questão da fumaça rodando sem ela...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


fontenelle251
:: Millennium ::
Mensagens: 193
Registrado em: Domingo 16 2012f Dezembro 2012 05:06:04 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fontenelle251 »

Notei que a fumaça e preta com cheiro forte de alcool tudo indica ser excesso.
Porem olhando diretamente no escape é preta mais se olhar ja depois de espalhada parece ser mais azulada.

Olhei as velas estao secas.

Quanto ao retorno to preucupado aparentemente nao ta restringindo,mais ainda acho que nao ta ideal vo postar fotos aqui depois.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

imagino q na troca da turbina, usou uma flange o q baixou mais a turbina...se foi mesmo, so isso já ajuda a complicar o retorno
mudou a turbina é bom fazer um novo acerto, mas acho q não seja tanto excesso, senão daria sempre mesmo, a maior suspeita ainda é do óleo afinar pelo aquecimento....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


fontenelle251
:: Millennium ::
Mensagens: 193
Registrado em: Domingo 16 2012f Dezembro 2012 05:06:04 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fontenelle251 »

Reparei aqui que em qualquer circunstancia ela sai fumaça presta tando frio ou quente, então ja descartei o fato do oléo está afinando quanto quente.

Se eu segurar ele acelerado na faixa do 5mil rpm e deixar acelerado nao sai fumaça nenhuma, se deixar cortar o giro e tirar o pé ai sai uma boa fumaça preta.

Quanto a Retorno até achei que a k16 ficou pouca coisa mais alta do que a T2 porque a propria mangueira que usava de retorno nao serviu mais.

Sempre saiu uma fumacinha em altas rotações mais achei que era turbina mais agora que troquei por uma nova que comecei a reparar melhor essa fumaça.

Se fosse anel na hora que eu mante-se o giro um pouco alto ja sairia fumaça ou estou enganado?

A fumaça só vem quando alivio o pé após altas rotações.


fontenelle251
:: Millennium ::
Mensagens: 193
Registrado em: Domingo 16 2012f Dezembro 2012 05:06:04 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fontenelle251 »

fontenelle251 escreveu:Reparei aqui que em qualquer circunstancia ela sai fumaça preta tando frio ou quente, então ja descartei o fato do oléo está afinando quanto quente.

Se eu segurar ele acelerado na faixa do 5mil rpm e deixar acelerado nao sai fumaça nenhuma, se deixar cortar o giro e tirar o pé ai sai uma boa fumaça preta.

Quanto a Retorno até achei que a k16 ficou pouca coisa mais alta do que a T2 porque a propria mangueira que usava de retorno nao serviu mais.

Sempre saiu uma fumacinha em altas rotações mais achei que era turbina mais agora que troquei por uma nova que comecei a reparar melhor essa fumaça.

Se fosse anel na hora que eu mante-se o giro um pouco alto ja sairia fumaça ou estou enganado?

A fumaça só vem quando alivio o pé após altas rotações.


cas
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 03:35:25 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cas »

Geralmente é feito um retrabalho nas k16 pra poder se trabalhar em ciclo otto, tampa-se um furo de lubrificação no miolo pra não deixar passar óleo.
Desmonte a turbina e veja se está vazando óleo pelo compressor ou pela turbina.
Dê uma pesquisada sobre k16 fumando e vai ver muita gente que passou por isso, inclusive locais que fazem esse retrabalho.
Corsa Classic 1.6 T MEG+CDI PLUS


fontenelle251
:: Millennium ::
Mensagens: 193
Registrado em: Domingo 16 2012f Dezembro 2012 05:06:04 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fontenelle251 »

Ja ouvir dizer de diminuir o nip da entrada de oleo da turbina.

Vo pesquisar aqui sobre esse assunto mais creio na ser a turbina pelo menos a parte fria ta seca


andre pirituba
:: Moderador ::
Mensagens: 1391
Registrado em: Quarta-feira 23 2006f Agosto 2006 09:45:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

Se tiver usando coletor de escapamento original pode ser que o seu retorno esteja muito mais a ponto do óleo não retornar


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”