Amigos, tenho um Corsa 1.6 8v original.
Estou qrendo fazer uma leve preparação aspirada.
Fiz uma receita por pesquisas na net e cheguei nisso:
- Taxa de 13:1
- Retrabalho de cabeçote com válvulas originais.
- Coletor 4x1
- Escape de 2" apenas com abafador com entrada de 2" e saida de 2" a 3"
- Comando Original 1.6B.
- Filtro esportivo com CAI.
Minha duvida seria? Vai render?
Velas e cabos de velas, quais usar?
Estou querendo por um CAI com filtro. Ou é melhor um INFLOW?
Bomba e bicos? Quais usar.
Meu motor esta com 136000km. Será que é bom fazer uma geral no bloco antes?
Obrigado
Maikon
[DÚVIDA] - Aspirar 1.6 com até R$ 1500,00 é possivel?
- José Leal
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Como vc vai mexer na taxa, o ideal é revisar a parte de baixo do motor (pistão/anéis, virabrequim/casquilhos). Bomba de óleo sempre é bom trocar, assim como bomba d'água.
Se for aspirar, o ideal seria colocar um comando de válvulas um pouco mais agressivo. Não adianta arrombar o cabeçote se quando abrir a válvula, vai restringir a passagem.
R$1500,00 é pouco.
Se for aspirar, o ideal seria colocar um comando de válvulas um pouco mais agressivo. Não adianta arrombar o cabeçote se quando abrir a válvula, vai restringir a passagem.
R$1500,00 é pouco.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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E se trabalhar com uma taxa menor? Seria necessario a troca do comando?
Estou nessa meta de R$ 1500,00 pois se tiver que investir mais, seria mais facil por logo turbo.
Sem contar q o aspirado ficaria, digamos mais facil de disfarçar caso fosse parado em blitz, não é?!
Estou nessa meta de R$ 1500,00 pois se tiver que investir mais, seria mais facil por logo turbo.
Sem contar q o aspirado ficaria, digamos mais facil de disfarçar caso fosse parado em blitz, não é?!
- José Leal
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A questão da taxa de compressão não tem nada a ver com comandão.
A maior taxa de compressão aproveita melhor o poder calorífico do combustível, mas tudo tem um limite. Para gasolina boa, até 10,5:1 (Corsa GSI e Vectra GSI, por exemplo) fica bom. Para álcool, tem alguns carros andando com taxa de 14:1, mas a maioria dos motores originais possuem taxa de 13:1 (motores família II álcool, por exemplo).
Então, melhor aumentar a taxa do que colocar um comando de válvulas bravo.
Caso precise mexer no meu motor (tomara que demore muito!), de qqer forma irei aumentar a taxa de compressão. Só não sei se mantenho o 1.0 8V ou compro um bloco do 1.6 EFI, que tem 80CV originalmente e posso legalizar, aumento a taxa e coloco um cabeçote 16V.
A maior taxa de compressão aproveita melhor o poder calorífico do combustível, mas tudo tem um limite. Para gasolina boa, até 10,5:1 (Corsa GSI e Vectra GSI, por exemplo) fica bom. Para álcool, tem alguns carros andando com taxa de 14:1, mas a maioria dos motores originais possuem taxa de 13:1 (motores família II álcool, por exemplo).
Então, melhor aumentar a taxa do que colocar um comando de válvulas bravo.
Caso precise mexer no meu motor (tomara que demore muito!), de qqer forma irei aumentar a taxa de compressão. Só não sei se mantenho o 1.0 8V ou compro um bloco do 1.6 EFI, que tem 80CV originalmente e posso legalizar, aumento a taxa e coloco um cabeçote 16V.
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questão $$/cv o turbo nunca vai perder pra um projeto aspirado.......
se quer futucar, vira 1.7, vai brincando q rende, longe de um turbo, mas rende
aspirado o coração é o cabeçote, nao resolve socar taxa, tem q fazer o verdadeiro trabalho no cabeçote.....
se quer futucar, vira 1.7, vai brincando q rende, longe de um turbo, mas rende
aspirado o coração é o cabeçote, nao resolve socar taxa, tem q fazer o verdadeiro trabalho no cabeçote.....
Editado pela última vez por SemControle em Segunda-feira 20 2014f Janeiro 2014 10:18:52 PM, em um total de 1 vez.
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Posso até esta enganado,mais uma retifica básica de cabeçote aqui em São Paulo gira perto de 1,5k,imagina se for inventar alguma coisa além disso.
- sedan96
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Meu maior problema de turbo é que o carro tem A/C e D/H...
Nesse cofre minusculo com tudo isso mais turbo complica um pouco.
Será que só em cabeçote gastaria os 1,5k?
Dai realmente não compensa.
Nesse cofre minusculo com tudo isso mais turbo complica um pouco.
Será que só em cabeçote gastaria os 1,5k?
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bem trabalhado gasta.....
GSI ainda tem ABS e cabe turbo
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- José Leal
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SemControle, certamente o amigo quer aumento de potência. Melhor socar taxa do que abrir o cabeçote, não? Viria mais torque sem aumento exagerado de consumo.
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