[DICA] - Preparação do meu corsa vhc 1.0 para o próximo arrancadão!
-
- :: Classic ::
- Mensagens: 1459
- Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
- Localização: Pindamonhangaba - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
[OFF]Tá aí uma coisa que eu não sabia. Achava que a troca de marchas seria ideal quando a marcha seguinte caia no giro de torque máximo. No caso dos VHCE, seria quando ele tivesse entrando na faixa vermelha do RPM. Deste modo, a marcha seguinte cai exatamente em 5000RPM, giro de torque máximo.awaked escreveu:(...)A primeira coisa é aprender a trocar as marchas no tempo certo, uma matéria para começar a estudar o assunto e fazer as suas contas: http://bestcars.uol.com.br/marchas.htm
[OFF2]Eu fico doente quando leio uma reportagem do BCWS e eles dizem que para ter maior economia, a borboleta tem que estar 100% aberta. Não consigo acreditar que um carro com sistema de injeção de malha fechada consiga ser mais econômico ignorando a sonda lâmbda. Se fosse assim, o sistema de IE LE Jetronic seria perfeito.
No Vectra que tive, tinha computador de bordo. A diferença para mais no consumo usando o método borboleta 100% aberta era gritante.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
José Leal, hehehe... é só a ponta. tem muita coisa. Pra economia funciona, mas o exagero favorece carbonização em baixa rotação.
O princípio é simples. Sem oxigênio (comburente) o combustível não inflama. É uma questão de aproveitamento.
O princípio é simples. Sem oxigênio (comburente) o combustível não inflama. É uma questão de aproveitamento.
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Pois é, com a borboleta aberta, entra mais ar e a IE passa a injetar mais combustível. A economia vai para o espaço!
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
José Leal, se fosse tão simples o turbo não funcionaria! O que ele faz pra ter mais potência? Soca só ar na marra pelo menos numa instalação mais conservadora e mesmo assim com bons resultados.
Com baixa velocidade (situação de economia) a injeção não vai injetar tanta gasolina assim.
Colocando lenha na fogueira, matéria sobre o assunto polêmico: http://bestcars.uol.com.br/servico/consumo-1.htm
Obs: O exagero no método favorece carbonização.
Obs2: Nos carros com computador de bordo que eu testei de brincadeira funcionou (Siena 1.8, Vectra 2.2, Jetta 2.4, Focus 2.0, Fluence 2.0).
Obs3: Atualmente os automáticos e automatizados "sobem" de marcha muito rápido, obrigando a acelerar fundo. Se quer desempenho reduz marcha (várias formas) ou vai pro manual.
Com baixa velocidade (situação de economia) a injeção não vai injetar tanta gasolina assim.
Colocando lenha na fogueira, matéria sobre o assunto polêmico: http://bestcars.uol.com.br/servico/consumo-1.htm
Obs: O exagero no método favorece carbonização.
Obs2: Nos carros com computador de bordo que eu testei de brincadeira funcionou (Siena 1.8, Vectra 2.2, Jetta 2.4, Focus 2.0, Fluence 2.0).
Obs3: Atualmente os automáticos e automatizados "sobem" de marcha muito rápido, obrigando a acelerar fundo. Se quer desempenho reduz marcha (várias formas) ou vai pro manual.
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Awaked, minhas críticas vão exatamente contra esse texto que vc colocou o link.
Mas prefiro não poluir o tópico, pois não tem um ser vivente que vá me mudar a ideia de que a IE ignorando a sonda é mais econômico do que a central usar todos seus sensores.
Mas prefiro não poluir o tópico, pois não tem um ser vivente que vá me mudar a ideia de que a IE ignorando a sonda é mais econômico do que a central usar todos seus sensores.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Sport ::
- Mensagens: 1208
- Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
- Localização: Betim - MG
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
E não é mesmo!José Leal escreveu:Awaked, minhas críticas vão exatamente contra esse texto que vc colocou o link.
Mas prefiro não poluir o tópico, pois não tem um ser vivente que vá me mudar a ideia de que a IE ignorando a sonda é mais econômico do que a central usar todos seus sensores.
Fotos do meu corsa! http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Hehehe. É bom debater. Mas relaxem, não sou a favor pelos efeitos colaterais. As coisas precisam de equilíbrio, cada situação é uma situação. Mas não confundam, borboleta aberta não ignora sonda lambda. Relaxem, o mapa leva em conta o sensor de velocidade. Uma injeção não tem só 2 mapas.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26794
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
boa parte das centrais acima de 70% da borboleta aberta, passa a ignorar correção pela sonda lambda sim
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 11488 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 308 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 653 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 871 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 0 Respostas
- 1538 Exibições
-
Última mensagem por caio1996
-
- 1 Respostas
- 1629 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 2168 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 10 Respostas
- 1774 Exibições
-
Última mensagem por gui1985
-
- 1 Respostas
- 2858 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 2 Respostas
- 1823 Exibições
-
Última mensagem por johnata dos anjos