[DÚVIDA] - Trocar motor 1.0 x 1.8 corsa C. Vale a pena?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
PardalShop
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 05:09:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

[DÚVIDA] - Trocar motor 1.0 x 1.8 corsa C. Vale a pena?

Mensagem por PardalShop »

Galera, tudo bem? esse é meu primeiro tópico, até conheço algumas pessoas aki e de outros fóruns pq trabalho com xenon e mais alguns acessórios entaum já vendi pra muita gente, enfim, isso não tem nada a ver com o tópico mas ja serve pra me apresentar...vamos ao assunto.

Tenho um corsa C 2002 1.0, quer trocar o motor e gerou várias dúvidas no projeto, pq envolve grana x tempo x satisfação e gambiarras..rsrsrs, tenho uam opção mais barata que é "ganhar um motor de kadet 1.8 q precisa ser retificado, entaum eu passaria ele pra 2.0, ae vem a dúvida nessa opção...se eu usar todos os sensores q já estaum no 1.0 e só trocar coletor de admissão e TBI? daria certo? sei que vou ter que adaptar o suporte do motor frontal...o cambio encaixa mas se naum me engano tem que mexer do volante...

Outra opção, comprar um motor 1.8 já de corsa C e não precisar fazer gambis...só tenho algumas dúvidas tb nesse projeto, se por acaso eu comprar uma motor flex parcial (bloco + cabeçote) e usar todos os meus sensores e modulo de injeção daria certo? lembrando que eu usaria coletor de ferro ( o meu mesmo do 1.0) com bicos do flex e uma TBI maior que usa-se o mesmo sensor.

Outra opção, comprar o motor flex completo, só que não sei se o chicote de força serve no módulo do flex, pq ae seria só trocar o módulo, se for diferente ae teria q trocar esse chicote tb, lembrando que o chicote do motor q liga no módulo, já viria junto ao motor completo.

Desculpem pelo livro escrito, mas já estou a alguns dias pensando oq fazer e preciso decidir logo, por enquanto vai ficar o cambio de 1.0 mesmo.

Se alguém tiver outras sugestões já agradeço.


Pardal
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o mais normal por aki morde o cutuvelo.....

primeiro de tudo, vc nao legaliza nada disso por meios legais....

pelo q vi é bem adepto da gambi....
a q ganha é a ideia do motor do kadett
as outras 2 acho q ficam empatadas.....

se quer inventar, faca direito.....
para c essas ideias de usar motor 1.8 com coletor de 1.0 e TBI grande....
motor completo nao vem c chicote.....chicote de flex é diferente dos monocombustiveis, central entao nem preciso falar....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
overspeed
:: Millennium ::
Mensagens: 182
Registrado em: Quarta-feira 12 2008f Março 2008 04:22:54 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por overspeed »

tive um motor 1.8 de montana com taxa, 4x1, escape, filtro e TBI e polia no meu celta por 5 anos... só alegrias...

só que celta 1.8 num existe..corsa 1.8 existe de fabrica, então a menos que num queira MESMO se desfazer do carro é que vale apena


compra um bloco e cabeçote do modelo novo (roletado) e usa com seu coletor de admissão, injeção, sensores, tuuudo...só sera preciso remapear a injeção s enão ficará morrendo e oscilando marcha lenta.

Fiz vários celtas e corsas assim... fica 100% invisivel a alteração, fui parado em algumas blitz e nenhuma o guarda viu algo de errado mesmo abrindo o capot

se precisar de ajuda me manda MP
PardalShop
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 05:09:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por PardalShop »

SemControle escreveu:o mais normal por aki morde o cutuvelo.....

primeiro de tudo, vc nao legaliza nada disso por meios legais....

pelo q vi é bem adepto da gambi....
a q ganha é a ideia do motor do kadett
as outras 2 acho q ficam empatadas.....

se quer inventar, faca direito.....
para c essas ideias de usar motor 1.8 com coletor de 1.0 e TBI grande....
motor completo nao vem c chicote.....chicote de flex é diferente dos monocombustiveis, central entao nem preciso falar....
Opa bele? entaum..até gosto dumas gambis, desde que bem feitas...hehehe, qto aos chicotes eu sei q são diferentes, mas se somente o da parte do motor for diferente ae a adaptação fica mais fácil, compro o módulo e pronto...mas acho q a melhor opção é pegar um parcial e usar a maioria das peças do meu mesmo...sei lá...mesmo assim vlw a dica...
PardalShop
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 05:09:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por PardalShop »

overspeed escreveu:tive um motor 1.8 de montana com taxa, 4x1, escape, filtro e TBI e polia no meu celta por 5 anos... só alegrias...

só que celta 1.8 num existe..corsa 1.8 existe de fabrica, então a menos que num queira MESMO se desfazer do carro é que vale apena


compra um bloco e cabeçote do modelo novo (roletado) e usa com seu coletor de admissão, injeção, sensores, tuuudo...só sera preciso remapear a injeção s enão ficará morrendo e oscilando marcha lenta.

Fiz vários celtas e corsas assim... fica 100% invisivel a alteração, fui parado em algumas blitz e nenhuma o guarda viu algo de errado mesmo abrindo o capot

se precisar de ajuda me manda MP

Fala Over bele? já vi vários tópicos seu no CDM...rsrsrs, vc disse quase tudo oq eu queria ouvir...hehehe, eu só fico com receio desse motor não aguentar, só vejo neguim metendo o pau nas bielas q são muito fracas...mas isso creio q seja mais na parte de turbinar, aspiradinho vc acha q guenta o tranco? qts cvs vc acha q tira num motorzinho desse com essa configuração usando cana pura, se bobear um comandinho tb seria bem vindo...

abss
overspeed
:: Millennium ::
Mensagens: 182
Registrado em: Quarta-feira 12 2008f Março 2008 04:22:54 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por overspeed »

Quem fala mal num conhece mecânica a fundo, o motor foi produzido com intenção de gerar mais torque e ser mais leve que o 1.8 familai 1, segundo uma filosofia mais moderna isso passa em usar o maior curso possivel (mesmo assim menor do que muito Honda que gira 9.000!), bielas pequenas (pouca inérica, ajuda em giros extrabaixos como 1.200~1.500RPM)... o r/l ficou alto sim, mas r/l causa aumento na perda por atrito então foi usado pistões e anéis de baixo atrito pra minimizar isso.

Ai reclamam que o motor só é bom até uns 5.000 devido a isso, ams é um erro... a falha esta em utilizar o mesmo cabeçote (com valvulas do memo tamanho) e o mesmo comando dos 1,6 e 1,4 é aonde ele sente falta de folego (nada a ver com r/l alta)... aliado a caixa de filtro de ar extremamente restritiva e escape mais ainda faz o motor ter uma faixa de utilização baixa (otimo pra cidade com excelente torque dos 1.000 aos 4.500).

Meu motor mediu 121cv com taxa original, 4x1, escape 2", cabeçote feito, filtro, TBI...depois eu taxei pra 12,5+volante aliviado (só 2kg) e polia regulável (pra acertar o ponto devido ao rebaixamento)... duvido que num tivesse menos de uns 130cv e uns 21mkgf...usei ASSANDO por quase 5 anos e 90.000Km e tive 2 problemas apenas:

- comando desgastou (mas ai foi culpa do óleo, estava viajando e usei um óleo vagabundo)
- a chaveta da polia do vira abriu (ai ele saia fora do ponto), é algo comum nos GM com AC (ainda mais do modo soviético que eu mantinha nele)..ai abri e fiz uma revisão (anéis, bronzinas, troquei o malfadado comando gasto e tudo mais)... apesar do r/l ruim o motor com mais de 100.000Km (eu comprei usado e andei 90.000 nele...menos de 10.000 num tinha anes) estava aidna com brunimento nas camisas (indicando que o r//l ruim num tinha feito diferença alguma)...e olha que eu ia ao corte sem a menor dó nas viagens (todo final de semana SP-MG).

voltando ao assunto... as bielas suportam o MESMO que toda a linha familia 1 (seja 1.0 1.4 1.6 ou 1.8 pois são as MESMAS) todas suprotam algo na casa dos 35mkgf como o 1.8 gera muito torque com mnos pressão ele já chega ao limite (não é sinal de ser ruim, é ser eficiente)

Pra aspirado..´. só seguir minha receita lá de cima que vc ira uns 130cv...se quiser tem comando pra ele (só aconselho num exagerar) vc tira ai uns 150cv com comando e fluxo no cabeçote bem feito com porting (eu num fiz e me arrependi)
PardalShop
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 05:09:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por PardalShop »

overspeed escreveu:Quem fala mal num conhece mecânica a fundo, o motor foi produzido com intenção de gerar mais torque e ser mais leve que o 1.8 familai 1, segundo uma filosofia mais moderna isso passa em usar o maior curso possivel (mesmo assim menor do que muito Honda que gira 9.000!), bielas pequenas (pouca inérica, ajuda em giros extrabaixos como 1.200~1.500RPM)... o r/l ficou alto sim, mas r/l causa aumento na perda por atrito então foi usado pistões e anéis de baixo atrito pra minimizar isso.

Ai reclamam que o motor só é bom até uns 5.000 devido a isso, ams é um erro... a falha esta em utilizar o mesmo cabeçote (com valvulas do memo tamanho) e o mesmo comando dos 1,6 e 1,4 é aonde ele sente falta de folego (nada a ver com r/l alta)... aliado a caixa de filtro de ar extremamente restritiva e escape mais ainda faz o motor ter uma faixa de utilização baixa (otimo pra cidade com excelente torque dos 1.000 aos 4.500).

Meu motor mediu 121cv com taxa original, 4x1, escape 2", cabeçote feito, filtro, TBI...depois eu taxei pra 12,5+volante aliviado (só 2kg) e polia regulável (pra acertar o ponto devido ao rebaixamento)... duvido que num tivesse menos de uns 130cv e uns 21mkgf...usei ASSANDO por quase 5 anos e 90.000Km e tive 2 problemas apenas:

- comando desgastou (mas ai foi culpa do óleo, estava viajando e usei um óleo vagabundo)
- a chaveta da polia do vira abriu (ai ele saia fora do ponto), é algo comum nos GM com AC (ainda mais do modo soviético que eu mantinha nele)..ai abri e fiz uma revisão (anéis, bronzinas, troquei o malfadado comando gasto e tudo mais)... apesar do r/l ruim o motor com mais de 100.000Km (eu comprei usado e andei 90.000 nele...menos de 10.000 num tinha anes) estava aidna com brunimento nas camisas (indicando que o r//l ruim num tinha feito diferença alguma)...e olha que eu ia ao corte sem a menor dó nas viagens (todo final de semana SP-MG).

voltando ao assunto... as bielas suportam o MESMO que toda a linha familia 1 (seja 1.0 1.4 1.6 ou 1.8 pois são as MESMAS) todas suprotam algo na casa dos 35mkgf como o 1.8 gera muito torque com mnos pressão ele já chega ao limite (não é sinal de ser ruim, é ser eficiente)

Pra aspirado..´. só seguir minha receita lá de cima que vc ira uns 130cv...se quiser tem comando pra ele (só aconselho num exagerar) vc tira ai uns 150cv com comando e fluxo no cabeçote bem feito com porting (eu num fiz e me arrependi)
fala Over...vlw pelas dicas...era bem oq eu estava pensando mesmo, só me tira uma dúvida, no caso de eu comprar o motor...só estou achando ele flex, ou seja, já mais taxado certo? vc q usando minha IE mesmo rodando no alcool, daria a taxa boa ou aconselha mesmo assim dar uma fatiada no cabeçote? comando com certeza vou colocar, aliviar volante tb já estava no projeto,s empre faço isso nos meus carros, tava pensando tb em faquear o vira, mas se o motor q eu pegar estiver zerado, ae nem vou abrir naum...o duro é fazer tudo isso pra no final ele ficar com a mesma potência de eu colocar logo um 2.0, só que ae vem as gambis...rsrsrs
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Não é mais barato vender o carro e trocar por um 1.8 ou 2.0?
Porque documento não vai conseguir, depois pra vender o carro teria que desfazer todas as alterações, mais $$$.
Tem a inspeção veicular. Se testar motor 1.8 achando que é 1.0 fica fora dos padrões de emissão.

Outro detalhe. Arrombar o escape, filtro esportivo, tbi maior e mesmo coletor? Pra que? O coletor vai limitar.
PardalShop
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 05:09:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por PardalShop »

awaked escreveu:Não é mais barato vender o carro e trocar por um 1.8 ou 2.0?
Porque documento não vai conseguir, depois pra vender o carro teria que desfazer todas as alterações, mais $$$.
Tem a inspeção veicular. Se testar motor 1.8 achando que é 1.0 fica fora dos padrões de emissão.

Outro detalhe. Arrombar o escape, filtro esportivo, tbi maior e mesmo coletor? Pra que? O coletor vai limitar.
Entaum, já pensei nisso tb, é q o carro já tem algumas coisas e já conheço carro...ae ter q vender e hoje em dia ta uma porcaria pra vender...taum pagando merreca...sei lá...e outra, tb não tenho intenção de vender o carro tão cedo, ele seria só um brinquedo sacou? não meu carro do uso mesmo...o duro é uma vez por ano ter q deixar original pra fazer controlar...ou pelo menos fazer algumas modificações e tentar passar...mas confesso q to pensando seriamente em vender e pegar um 1.8 e ae fazer modificações nele...
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Pra vender coloca a placa e vende por fora. Entregar em loja não dá mesmo.
Por vezes demora, mas se o carro estiver bom vende rapidinho. Já vendi vários carro assim, nunca levou mais de 1 semana.
O problema é quando o carro é um bagaço.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”