Cabeçote 1.4 econoflex no 1.0 mpfi

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dudufuddellys
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Mensagem por dudufuddellys »

[quote="kenpachao"]Problemas na taxa ? Você diminuirá a taxa. A diferença é apenas válvulas e dutos maiores se tratando de perfomance, porém, você perderá taxa. Por que ? A camâra de combustão ficará maior. Voce podia pegar seu cabeçote a sua 1.0, fazer aumento de dutos, colocar molas reforçadas(duplas) e válvulas de admissão e descarga maiores. Conforme o bolso, é claro. "Baixar" o cabeçote pode dar problemas no arranque, mas aumenta consideravelmente a taxa. Outra opção que é por mim a mais interessante, seria colocar uma tbi maior ( a de 1.6 por exemplo ) torneada e com borboleta ainda maior. Colocaria chip alcool, cabos de velas mais grossos, filtro cônico, descarbonização de dutos do cabeçote e uma descarga "livre" sem catalisador. Por que isso ? Voce pode tirar qualquer uma dessas coisas sem muito trabalho e sem abrir o seu motor. Conforme o seu dinheiro, um comando também cairia bem acalhar.[/quote]

Kenpachao essa brincadeira aí que vc falou custa quanto?
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rafaelmarch
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Mensagem por rafaelmarch »

Ola amigo, sera que fica bom colocar um cabeçote de corsa 1.0 vhce no corsa 1.0 mpfi? Sera que aumenta quantos cv? E precisa trocar muita coisa?
Corsa GL 1.6 álcool 120 cv rodas 15 do astra elite suspensão de rosca... valeu galera
Ramme
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Mensagem por Ramme »

kenpachao escreveu:Problemas na taxa ? Você diminuirá a taxa. A diferença é apenas válvulas e dutos maiores se tratando de perfomance, porém, você perderá taxa. Por que ? A camâra de combustão ficará maior. Voce podia pegar seu cabeçote a sua 1.0, fazer aumento de dutos, colocar molas reforçadas(duplas) e válvulas de admissão e descarga maiores. Conforme o bolso, é claro. "Baixar" o cabeçote pode dar problemas no arranque, mas aumenta consideravelmente a taxa. Outra opção que é por mim a mais interessante, seria colocar uma tbi maior ( a de 1.6 por exemplo ) torneada e com borboleta ainda maior. Colocaria chip alcool, cabos de velas mais grossos, filtro cônico, descarbonização de dutos do cabeçote e uma descarga "livre" sem catalisador. Por que isso ? Voce pode tirar qualquer uma dessas coisas sem muito trabalho e sem abrir o seu motor. Conforme o seu dinheiro, um comando também cairia bem acalhar.

Curti essa ideia !!
Vamos dialogar, lendo a procura de algo para melhorar o desempenho do meu mpfi 2002, encontrei seu comentário, tenho esse carro ha alguns meses, e dei um bom trato nele, mas estou sentindo falta de um folego, principalmente com AC ligado, mas somente em arrancada, de resto esta tranquilo, e essa ideia de colocar a tbi de 1.6 já tinha me ocorrido, a do celta tbm, mas fiquei pensando do que adianta aumentar o quantidade de ar se não tem combustível,
quero permanecer com o carro a gasolina, não quero nada astronômico, ficando parecido com o desempenho dos celtas do mesmo ano ta loco de bom, e digo dos mpfi não dos vhc !!
vou adiantando que já andei com uns 3 iguais aos meus e senti a mesma coisa, então apos revisar o carro 99% desencanei, vi que é assim mesmo, mas basta pegar um celta que já me indigno, achava que por serem mpfi eram a mesma coisa, SÓ QUE NÃO, bastou abrir o capo e perceber varias diferenças !!
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Ramme, a postagem do amigo kenpachao é bem antiga.

Se vc quer mesmo mexer no motor do seu carro, sugiro que vc coloque o cabeçote do motor VHCE, mas deixe o coletor de admissão, borboleta e bicos originais do seu carro. Pode até dar uma pequena fatiada no cabeçote (não sei quanto, talvez uns 0,5mm), para que aumente a taxa de compressão para uns 10,5, igual à do GSI. Mas nesse caso, terá que usar gasolina no mínimo aditivada.
Meu motor é um VHCE e estou rodando com gasolina comum. Em uma arrancada um pouco mais brusca, ouço um griladinho, coisa que não acontecia com a gasolina aditivada. Mas estamos falando de um motor com 12,6:1 de taxa e com o mapa de injeção preparado para isso.

O cabeçote roletado tem melhor fluxo dos gases e por ter menor fricção, o motor gira mais leve.

Sobre o escape, se tirar o catalisador, a rotação de torque máximo vai subir um pouco, prejudicando a arrancada, mas melhorando a potência em alta. Como vc não vai andar com o giro perto do vermelho o tempo todo, acho bobeira retirar o catalisador. O ideal é vc medir o fluxo dele, para saber se está entupido.
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Mensagem por Ramme »

José Leal escreveu:Ramme, a postagem do amigo kenpachao é bem antiga.

Se vc quer mesmo mexer no motor do seu carro, sugiro que vc coloque o cabeçote do motor VHCE, mas deixe o coletor de admissão, borboleta e bicos originais do seu carro. Pode até dar uma pequena fatiada no cabeçote (não sei quanto, talvez uns 0,5mm), para que aumente a taxa de compressão para uns 10,5, igual à do GSI. Mas nesse caso, terá que usar gasolina no mínimo aditivada.
Meu motor é um VHCE e estou rodando com gasolina comum. Em uma arrancada um pouco mais brusca, ouço um griladinho, coisa que não acontecia com a gasolina aditivada. Mas estamos falando de um motor com 12,6:1 de taxa e com o mapa de injeção preparado para isso.

O cabeçote roletado tem melhor fluxo dos gases e por ter menor fricção, o motor gira mais leve.

Sobre o escape, se tirar o catalisador, a rotação de torque máximo vai subir um pouco, prejudicando a arrancada, mas melhorando a potência em alta. Como vc não vai andar com o giro perto do vermelho o tempo todo, acho bobeira retirar o catalisador. O ideal é vc medir o fluxo dele, para saber se está entupido.
O escapamento é todo novo, e não queria mexer em cabeçote, apenas algo por fora mesmo !!! tipo tbi, bicos ...
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Não mexa nos bicos/TBI se vc não mexer na cilindrada do motor (abrir para 1.4, por exemplo) ou aumentar a taxa de compressão para rodar no álcool. Bicos maiores vão aumentar exageradamente o consumo e fazer o motor perder potência.
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Mensagem por Ramme »

José Leal escreveu:Não mexa nos bicos/TBI se vc não mexer na cilindrada do motor (abrir para 1.4, por exemplo) ou aumentar a taxa de compressão para rodar no álcool. Bicos maiores vão aumentar exageradamente o consumo e fazer o motor perder potência.
Tenho um conhecido que possui um 97 mpfi 4p que é bem esperto, bem parecido com vhc, o bichinho chega cavocar em segunda mesmo com rodas 14, quando questionei ele se havia mexido em algo, ele me disse que por se tratar do carro da mãe dele não teve como alterar motor, apenas bicos de vhc e tbi de 1.6, achei conversa fiada dele e não dei bola !!

Depois fui olhar meu carro e pelo que vi nã tem como fazer a conversão dos bicos sem alterar os plugues do chicote, correto ?????

pensando dessa forma ai tive mais certeza que era papo do camarada !!!
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Não tenho certeza, mas os plugues dos bicos são os mesmos.

Falando sobre troca de TBI: concorda comigo que o motor puxa 1l de mistura a cada 4 giros? Cada cilindro puxa 250ml de mistura a cada ciclo de admissão.
Com o TBI do 1.0, ele vai puxar 1l de mistura. Com o TBI do 1.6, ele vai continuar puxando 1l de mistura. Isso é físico, não tem como ser alterado sem intervenções nas partes internas do motor. Colocando o TBI do 1.6, o ar pode passar mais facilmente pela borboleta, mas vai continuar entrando somente 1l de mistura.
Além do mais, alterando a borboleta, coletor de admissão e cabeçote, vc mexe na curva de torque do motor. Veja uma explicação: http://bestcars.uol.com.br/ct/coletor.htm
Um TBI do 1.6 pode jogar a rotação de torque máximo lá para cima, deixando o motor 1.0 MPFI ainda mais preguiçoso na arrancada.
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