[DÚVIDA] - É possível fazer a transformação para VHC?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
brunitho
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 05:42:49 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunitho »

segue as imagens do que comprei na epoca para fazer a adaptação:

tampa cabeçote, comando de valvulas
Imagem

balancins roletados, e cabeçote
Imagem

bloco onde esta quebrou
Imagem

tenho uma foto do motor montado ja no carro mais breve estarei postando [/img]
TUDO BEM QUE SEJA WIND, MAIS EH COMPLETO.....
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

fumaca qnd liga é provavel ser retentor de valvula, agora a TBI cheia de oleo, confere os respiros do carter, q sao ligados a TBI se tiver soltando muita fumaca, ta com anel zuado ou alinhado, ai essa fumaca na TBI se é muita volta a ser oleo, fica queimando qnd vc anda e nao nota, mas qnd liga o carro parado vc nova....
se for isso qnd quente fumaca bem mais e é facil mente notado, qnd frio vc quase nao percebe a fumaca pelos respiros
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
brunitho
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 05:42:49 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunitho »

cara eu estou desconfiado de que seja o oleo do que entra no TBI que vem do cabeçote, pois só fumaça quando dou partida depois para, esses dias tirei o coletor de ADM, e tava todo encharcado de oleo por dentro
TUDO BEM QUE SEJA WIND, MAIS EH COMPLETO.....
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

brunitho escreveu:cara eu estou desconfiado de que seja o oleo do que entra no TBI que vem do cabeçote, pois só fumaça quando dou partida depois para, esses dias tirei o coletor de ADM, e tava todo encharcado de oleo por dentro
pode ter certeza entao q é anel dos pistoes, ou alinhou ou deu zica mesmo.....
por esses respiros, q tem na tampa de valvula ligados ao TBI q sao os respiros do carter q esta subindo muita fumaca, principalmente qnd quente...mas como ja é aspirado pelo motor vc nao ve a fumaca na frente, e nao ve muito la atras, pq queima isso misturado, o q nao queima volta ao estado "liquido" e foi o q vc viu....qnd a fumaca dos respiros é normal, simplesmente meleja tudo ali na admissao e o pó q tem no ar admitido comeca a colar nesse oleo e cria akelas carbonizacoes......

isola a entrada da TBI e deixa a mangueira grossa da tampa de valvula solta e anda, qnd tiver bem quente o motor, vai la e confere se nao ta saido fumaca dessa mangueira
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Ulisses®
:: Premium ::
Mensagens: 4114
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 02:47:12 PM
Localização: Icaraíma - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ulisses® »

brunitho escreveu:CHEGA UM MALUCO QUE MUDA DE MPFI PARA VHC!

Bom inicialmente mudei meu mpfi para vhc, vou relatar e ao mesmo tempo pedir ajuda!

Tudo iniciou com o meu corsa mpfi 98 que tava muito fraco, até chevette Jr andava mais, tava muito fraco, mandei ver e o mesmo estava com comando de valvulas no osso, bem como balancins muito desgastados, levei para oficina e mandei abrir o motor, para minha surpresa o motor com 300.000 km rodados ainda estava STD, mais cabeçote precisava de retifica pistões novos e um risco no virabrequim que iria mudar toda medida do motor para 0,25, fiz orçamento de tudo novo e ficou só de peças 2.100 mangos, fora retifica e mecanico.

Pensei em fechar o motor e vender, mais meu corsinha apesar de 98 2 portas é completo, e fui dar uma garimpada em motor de carros PT, quando achei um motor de um VHC FLEX 2008 com bloco rachado devido uma batida, o cara me vendeu o motor por 500 mangos, bom o cabeçote zero com balancin roletado, muito novo mesmo pistoes novos bem como virabrequim tudo zerado, motor só usava oleo sintético e aparenemente rodado menos de 20.000 km

Ai veio a duvida vai servir os pistões e cabeçote? Só montando para saber, mais antes mandei tudo para retifica tirar medidas e para minha surpresa a unica diferença do vhc para o mpfi são os pistões, e bielas muitooo pouca coisa e o cabeçote do vhc, mais virabrequim e bloco são os mesmos não existe diferença.

Mandei montar o motor usando só o meu blco do mpfi, pistões vhc, biela vhc, cabeçote completo vhc, virabrequim também do vhc!

Lembrando que o sistema de Admissão como coletor bicos e injeção são os originais do mpfi, não teve qualquer falha ao funcionar ficou muito bom, rodei 1500 km com um motor que chegava a andar mais que um vhc original ( usando gasolina ) com alcool notei que não compensa fica muito gastão e da trabalho para pegar de vez em quando.

PROBLEMA:

Aparentemente com 1500km o carro começou a fumaçar, de pouco em pouco, mais s[o quando dava partida, fui tentar ver o que é, vi que esta entrando muito, mais muito oleo mesmo no TBI, não sei se é por isso que esta fumaçando.

Alguem pode me dar uma dica?

Fora isso a adaptação é perfeita carro fica outro tem mais força, responde mais rápido e não mudou consumo.

Cara, seu post veio a calhar pra mim.

Tenho um Classic 2005/2006 1.0 original a àlcool com 64 cv que está com o motor aberto.

Não vou entrar nos detalhes do preço pra fazer isso porque o carro fundiu devido a uma falha única e exclusiva do mecânico da concessionária que me atende, por tal razão, a concessionária vai fazer a retífica completa pra mim sem nenhum ônus.

Hoje de manhã estive na concessionária e cogitei a hipótese de aproveitar que o motor está aberto e que vai trocar tudo e transformar o 64 cv num 78 cv (VHCE). Se fosse possível, seria ótimo, pois o ganho de 14 cv seria um ganho e tanto, mas não sei se o que vou escrever adiante é suficiente pra confirmar se pode haver este ganho de potência somente com a substituição dos pistões e velas.

Consultando o CEPCHEV no balcão da concessionária, verifiquei que o cabeçote do VHCE e do meu é o mesmo, bem como bloco, virabrequim, etc. A única coisa que mudaria mesmo são os pistões e provavelmente as velas.

Entretanto, há controvérsias, pois li este tópico inteiro e vi que muitos usuários tem informações divergentes.

O caso é que você fez a alteração e aparentemente deu certo, exceto pelo fumaceamento precoce.

No meu caso, o carro já funciona originalmente com álcool, por isso não vou precisar mecher na parte de injeção, a única questão que me preocupou foi o bloco, pois eu achava que os pistões do VHCE eram com bitola aproximada de 75mm e não de 71mm como é no meu carro, e nesse caso eu desistiria da ideia pois como a concessionária vai fazer tudo por conta deles, não posso dar pitaco em um serviço que não tenha como ser garantido, o carro tem que sair de lá perfeito.

Conversando com o gerente de pós vendas da concessionária, pedi a ele que consultasse a retífica pra saber sobre a possibilidade da substituir os pistões do meu pelos pistões do VHCE.

Creio que na segunda-feira ou na quarta-feira eu já terei uma resposta deles acerca disso.

Diante de tudo que foi exposto aqui neste tópico e tambem neste post, queria uma opinião dos amigos que entendem mais sobre motores, pois sou leigo e tenho conhecimento somente superficial.
Vamos lá:


1- A própria concessionária diz que o cabeçote do meu e o do VHCE é o mesmo, isso procede? Deve-se levar em consideração que meu carro não é nem nunca foi à gasolina, é um 2005/2006, o ultimo ano que foi fabricado só a álcool, por tal razão, acredito que ele tenha uma taxa diferente dos MPFI a gasolina;

2- Li aqui neste tópico que existe também uma diferença nas velas usadas, pois já que os pistões são diferentes, provavelmente vai ter também esta diferença do tipo de velas a ser usada, será que procede?

3- Constatado que os pistões são diferentes, entretanto com o mesmo diâmetro, como disse o amigo SemControle na página 2, e o bloco é igual, como disse o nosso amigo brunitho, será necessário trocar o virabrequim?

4- Seria possível verificar se o curso do VHCE é o mesmo do meu? O amigo SemControle já constatou que o diametro dos pistões é o mesmo, como dito acima, entretanto, o curso seria os mesmos 62,9 que é no 1.0 ou será que altera? Se alterar, seria necessário e possível trocar o virabrequim ou existe outra saída?

Desconsiderando tudo isso, a princípio, o pessoal da concessionária me disse hoje que com exceção do bloco e do virabrequim, eles vão substituir tudo, entretanto, disseram que de STD o motor iria pra 0,50. Não entendo muito no que isso implica, gostaria de uma explicação mais detalhada de algum membro que tenha conhecimento técnico sobre o assunto. Antigamente, ouvia-se falar que de STD ia pra 0,25, mas hoje me disseram lá que retificando não tem mais como deixar ele STD e também não fazem mais com 0,25 devido ao fato de que fica batendo muito, por isso estão partindo logo pra 0,50.

Se não for possível a concessionária utilizar os pistões do VHCE no meu carro, e com isso resolvam fazer a retífica nos moldes do motor original com 0,50 como dito acima, vai dar muita diferença do que era antes? Isso implica em aumento de consumo, diferença na potência e rendimento? Quais as consequências dessa retífica, seus prós e seus contras, levando em consideração que tudo, com exceção do bloco e do virabrequim, será substituído por novo, desde o cabeçote, válvulas, pistões, anéis, bronzina, bielas, juntas, etc, etc, etc.?

Peço desculpas se fiz perguntas que já foram respondidas em outro tópico ou até mesmo neste, mas estou meio apavorado porque estou com receio de que o motor não fique bom.

Obrigado pela atenção.

Abraços,

Ulisses :D
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

1- A própria concessionária diz que o cabeçote do meu e o do VHCE é o mesmo, isso procede? Deve-se levar em consideração que meu carro não é nem nunca foi à gasolina, é um 2005/2006, o ultimo ano que foi fabricado só a álcool, por tal razão, acredito que ele tenha uma taxa diferente dos MPFI a gasolina;
sim, a taxa do seu carro é diferente, ja deve ser algo em torno de 12,5:1 +ou-

2- Li aqui neste tópico que existe também uma diferença nas velas usadas, pois já que os pistões são diferentes, provavelmente vai ter também esta diferença do tipo de velas a ser usada, será que procede?
de VHC pra MPFI ja tem diferenca de velas, e no seu caso tem diferenca ou deveria ja em relacao aos VHC, pq o seu queima apenas alcool

3- Constatado que os pistões são diferentes, entretanto com o mesmo diâmetro, como disse o amigo SemControle na página 2, e o bloco é igual, como disse o nosso amigo brunitho, será necessário trocar o virabrequim?
nos 1.0 o vira segue o mesmo até onde sei, e na FI de motores as bielas sao padrao do 1.0 ao 1.8, o q muda é o vira conforme a cc do motor pra mudar o curso

4- Seria possível verificar se o curso do VHCE é o mesmo do meu? O amigo SemControle já constatou que o diametro dos pistões é o mesmo, como dito acima, entretanto, o curso seria os mesmos 62,9 que é no 1.0 ou será que altera? Se alterar, seria necessário e possível trocar o virabrequim ou existe outra saída?
essa diferenca de cv ta mais pra alguma coisa eletronica do q mecanica, nos primeiros VHC, eram o antigo 1.0MPFI alcool, so q modificada a central pra permitir a queima de gasolina, tanto q pre-detonam muito, ai nos proximos VHC entrou o sensor de detonacao

Desconsiderando tudo isso, a princípio, o pessoal da concessionária me disse hoje que com exceção do bloco e do virabrequim, eles vão substituir tudo, entretanto, disseram que de STD o motor iria pra 0,50. Não entendo muito no que isso implica, gostaria de uma explicação mais detalhada de algum membro que tenha conhecimento técnico sobre o assunto. Antigamente, ouvia-se falar que de STD ia pra 0,25, mas hoje me disseram lá que retificando não tem mais como deixar ele STD e também não fazem mais com 0,25 devido ao fato de que fica batendo muito, por isso estão partindo logo pra 0,50.

Se não for possível a concessionária utilizar os pistões do VHCE no meu carro, e com isso resolvam fazer a retífica nos moldes do motor original com 0,50 como dito acima, vai dar muita diferença do que era antes? Isso implica em aumento de consumo, diferença na potência e rendimento? Quais as consequências dessa retífica, seus prós e seus contras, levando em consideração que tudo, com exceção do bloco e do virabrequim, será substituído por novo, desde o cabeçote, válvulas, pistões, anéis, bronzina, bielas, juntas, etc, etc, etc.?
fiquei besta pq a cagada deve ter sido muito violenta, retifica se faz de 0,25 em 0,25, passando direto a 0,50, vc ja perdeu uma retifica, se for o caso de uma proxima, dependendo do q foi feito no bloco tmb, a retifica ja vai condenar....
tirando essa diferenca de pistoa q to achando estranha, nao vai resultar em beneficio algum, pq mecanicamente a taxa de compressao com o seus pistoes ou com os do VHC pelo menos ficara a mesma......
pensando matematicamente comigo aki...
1.0 de diâmetro 71.1 e 62.9 =998,94cc
pensando no VHCE q tenha diametro 75mm e 62,9 de curso=1111,53 ele nem de longe é mais 1.0 mais
partindo pro 1.4 com pistao de 77 de diametro e o curso de 73,4mm temos=1367,18

qnt ao seu caso, o uso de pistoes de maior diametro favorecem o torque em baixa
to sem a tabela das medidas internas do 1.0 ao 1.6, de la pra k to meio por fora até dos 1.8 q surgiram, vamos ver se alguem posta detalhes sobre os VHC e esses novos VHCE
é quase certeza dos pistoes do 1.4 ja serem de 77mm vamos ver se alguem posta algo q ai matematicamente temos alguns resultados
Editado pela última vez por SemControle em Sábado 30 2010f Outubro 2010 08:28:47 PM, em um total de 1 vez.
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

catalogo MAHLE
CELTA E CORSA 1.0L, GERAÇÃO III SOHC FLEX 71,1
Celta 1.4 8v MPFI - Bi-combustível 77,6
MOTOR 1.0L VHC SOHC 8V E14165 CELTA, CORSA (TC = 12,6 :1) D71,10 C62,90
MOTOR 1.6L E14180 GAS. C16NE /CORSA (PICK-UP) EFI (TC = 9,2:1) D79,00 C81,50

exatamente o seu ou o VHCE nao encontrei :(, mas quase certeza q o seu é o primeiro ali, e veja q os VHC 3º sao 71,1de diametro e mantem o curso de 62,9

mas da pra ter ideia q mecanicamente foi alterado entao os diametros, e sai pro mercado capado de cc, nao é la essas coisas, mas como disse um pistao de maior diametro mecanicamente ja ajuda no torque em baixa, dai devem ter modificado alguma coisa nas camaras pra propagar uma chama melhor tmb, logo essa cv a mais ja se viu q vem da cc maior
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

gostei de pesquisar o catalogo

MOTOR 1.0L P2141 GASOLINA CORSA EFI (TC = 9,2:1) 4 71,10 62,90 9,2:1
MOTOR 1.0L P2389 GASOLINA CORSA MPFI (TC = 9,4:1) 4 71,10 62,90 9,4:1
MOTOR 1.0L MPFI P2167 CORSA - ÁLCOOL 71,10 62,90
MOTOR 1.0L SOHC Flex P9291 Corsa / Celta / Prisma família I Gen III Flex 4 71,10 62,90
MOTOR 1.0L VHC SOHC 8V P9186 CELTA, CORSA (TC = 12,6 :1) 4 71,10 62,90 12,6:1 MOTOR 1.3L GM P2263 ARGENTINA (TC = 9,2:1) 4 75,00 73,40
MOTOR 1.4L 8V EFI P9212 CORSA 94->96 (GASOLINA) 4 77,60 74,00
MOTOR 1.4L 8V MPFI P9215 CELTA 2005-> (BICOMBUSTÍVEL) 4 77,60 74,00
MOTOR 1.6L P9019 GAS. C16NE /CORSA (PICK-UP) EFI (TC = 9,2:1) 4 79,00 81,50
MOTOR 1.6L P9020 GAS. C16NE /CORSA MPFI (TC = 9,4:1) 4 79,00 81,50
MOTOR 1.8L 16V DOHC Familia I P9282 Meriva / Stilo 4 80,50 88,20
MOTOR 1.8L SOHC GAS. P9266 MONTANA / CORSA / MERIVA 4 80,50 88,20 9,4:1

1º diametro e 2º é o curso, em alguns tem a taxa, se o VHCE tem o pistao de 75 e é taxadao, um pistao desse com vira argentino ja resolveria o problema de muita gente, ja q é certo vir da GM com esse pistao no bloco 1.0 sem mata-lo na usinagem, agora pra certeza absoluta, precisaria exatamente da medida da altura dos blocos pra dar 100% de certeza
interessante é ver os 2 primeiros casos, EFI e MPFI medidas exatas, e mudando a taxa, igual qnd houve a mudanca pros VHC, so a cabeca do pistao ja tras tudo isso de diferenca, acaba sendo o mesmo caso dos pistoes do 1.3 argentino e do VHCE nacional

jamais pegaria um VHCE ao ver isso
Potência (Cv) 77 (G) e 78 (A) a 6.400 rpm
Torque (Kgfm) 9,5 (G) e 9,7 (A) a 5.200 rpm

num VHC convencional gasolina
Potência 70 a 6.400 rpm
Torque 8,77 a 3.000 rpm

nao me perguntem o q a GM fez com o toque q deveria ser beneficiado em baixa com os pistoes de maior diametro
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Ulisses®
:: Premium ::
Mensagens: 4114
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 02:47:12 PM
Localização: Icaraíma - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ulisses® »

SemControle escreveu:
1- A própria concessionária diz que o cabeçote do meu e o do VHCE é o mesmo, isso procede? Deve-se levar em consideração que meu carro não é nem nunca foi à gasolina, é um 2005/2006, o ultimo ano que foi fabricado só a álcool, por tal razão, acredito que ele tenha uma taxa diferente dos MPFI a gasolina;
sim, a taxa do seu carro é diferente, ja deve ser algo em torno de 12,5:1 +ou-

2- Li aqui neste tópico que existe também uma diferença nas velas usadas, pois já que os pistões são diferentes, provavelmente vai ter também esta diferença do tipo de velas a ser usada, será que procede?
de VHC pra MPFI ja tem diferenca de velas, e no seu caso tem diferenca ou deveria ja em relacao aos VHC, pq o seu queima apenas alcool

3- Constatado que os pistões são diferentes, entretanto com o mesmo diâmetro, como disse o amigo SemControle na página 2, e o bloco é igual, como disse o nosso amigo brunitho, será necessário trocar o virabrequim?
nos 1.0 o vira segue o mesmo até onde sei, e na FI de motores as bielas sao padrao do 1.0 ao 1.8, o q muda é o vira conforme a cc do motor pra mudar o curso

4- Seria possível verificar se o curso do VHCE é o mesmo do meu? O amigo SemControle já constatou que o diametro dos pistões é o mesmo, como dito acima, entretanto, o curso seria os mesmos 62,9 que é no 1.0 ou será que altera? Se alterar, seria necessário e possível trocar o virabrequim ou existe outra saída?
essa diferenca de cv ta mais pra alguma coisa eletronica do q mecanica, nos primeiros VHC, eram o antigo 1.0MPFI alcool, so q modificada a central pra permitir a queima de gasolina, tanto q pre-detonam muito, ai nos proximos VHC entrou o sensor de detonacao

Desconsiderando tudo isso, a princípio, o pessoal da concessionária me disse hoje que com exceção do bloco e do virabrequim, eles vão substituir tudo, entretanto, disseram que de STD o motor iria pra 0,50. Não entendo muito no que isso implica, gostaria de uma explicação mais detalhada de algum membro que tenha conhecimento técnico sobre o assunto. Antigamente, ouvia-se falar que de STD ia pra 0,25, mas hoje me disseram lá que retificando não tem mais como deixar ele STD e também não fazem mais com 0,25 devido ao fato de que fica batendo muito, por isso estão partindo logo pra 0,50.

Se não for possível a concessionária utilizar os pistões do VHCE no meu carro, e com isso resolvam fazer a retífica nos moldes do motor original com 0,50 como dito acima, vai dar muita diferença do que era antes? Isso implica em aumento de consumo, diferença na potência e rendimento? Quais as consequências dessa retífica, seus prós e seus contras, levando em consideração que tudo, com exceção do bloco e do virabrequim, será substituído por novo, desde o cabeçote, válvulas, pistões, anéis, bronzina, bielas, juntas, etc, etc, etc.?
fiquei besta pq a cagada deve ter sido muito violenta, retifica se faz de 0,25 em 0,25, passando direto a 0,50, vc ja perdeu uma retifica, se for o caso de uma proxima, dependendo do q foi feito no bloco tmb, a retifica ja vai condenar....
tirando essa diferenca de pistoa q to achando estranha, nao vai resultar em beneficio algum, pq mecanicamente a taxa de compressao com o seus pistoes ou com os do VHC pelo menos ficara a mesma......
pensando matematicamente comigo aki...
1.0 de diâmetro 71.1 e 62.9 =998,94cc
pensando no VHCE q tenha diametro 75mm e 62,9 de curso=1111,53 ele nem de longe é mais 1.0 mais
partindo pro 1.4 com pistao de 77 de diametro e o curso de 73,4mm temos=1367,18

qnt ao seu caso, o uso de pistoes de maior diametro favorecem o torque em baixa
to sem a tabela das medidas internas do 1.0 ao 1.6, de la pra k to meio por fora até dos 1.8 q surgiram, vamos ver se alguem posta detalhes sobre os VHC e esses novos VHCE
é quase certeza dos pistoes do 1.4 ja serem de 77mm vamos ver se alguem posta algo q ai matematicamente temos alguns resultados
Neste caso então seria melhor que a retífica fosse feita nos padrões originais do motor, pois a concessionária não vai querer fazer adaptações, tendo em vista que se fizer não me darão garantia do serviço.

De fato a cagada foi feia, inconcebível pra uma concessionária do padrão da Uvel, mas não vou ter nenhuma despesa. O que aconteceu foi ridículo, eu levei o carro pra fazer um serviço e no final notei que havia uma mangueira encostada no radiador do carro, aquela mangueira rígida que sai da bomba de oleo da DH, pois bem, mostrei a mangueira lá pra vários funcionários da concessionária, alguns disseram que tinha que ver, mas o mecânico que mecheu no carro disse que tava certo, não daria problema nenhum e me garantiu que eu poderia ir tranquilo.

Saí com o carro e peguei estrada, mas a bendita mangueira, com a vibração, furou o radiador, a água secou e o carro travou. Sorte minha que muitas pessoas viram e quando o carro chegou lá ficou constatado que o furo do radiador foi em decorrência daquela mangueira que eu questionei porque estava enconstada no radiador. Assumiram o erro, pra minha sorte, mas fiquei muito puto porque embora estivesse com 90.000km, meu carro tava redondinho, sem nenhum sinal de cansaço, zero de fumaça, zero de falha, enfim, tava filé ainda, chegando na metade da sua vida com todo fôlego.

Mas tenho muitos amigos ali na concessionária, e todos me disseram pra ficar tranquilo porque eu vou receber o carro melhor do que estava, vai ficar novo. Entretanto, estou preocupado com a qualidade do serviço, embora tenham me garantido que vai ficar perfeito e novo devido à substituição de todas as peças do motor, fiquei meio cabreiro com o fato de fazer direto 0,50 sem passar pelo 0,25 como você disse.

Amanhã vou ligar lá pra esclarecer alguns pontos sobre esse fato, não estou muito confortável.

O motor estava com 90.000km originais, toda a manutenção dele era feita na Concessionária desde quando comprei 0km até hoje, trocas de oleo, revisões, etc. Pra ter uma ideia de como o carro tava redondo, o silencioso dele ainda é o original de fábrica.

Ocorre que quando fiquei na estrada com ele tive que forçar pra sair de uma área de perigo, e regaçou tudo, cabeçote foi pro espaço, não tem retífica, disseram que não afetou o bloco nem virabrequim, mas fico preocupado, pois se vão fazer 0,50 deve ter havido uma grande dilatação.

Confesso que tô meio perdido com isso, tô com medo de que o motor não fique bom depois dessa retífica.

Quando me falaram que ia ser 0,50 cogitei a hipótese de substituir os pistões pelos do VHCE, mas, como você disse, com a mesma taxa e curso isso não mudaria nada.

Na sua opinião, acha que vai ficar boa a retífica nos moldes originais do motor substituindo tudo, exceto bloco e virabrequim, considerando que será 0,50? Neste caso ganho garantia de 1 ano e vejo no que dá, mas como você disse, se não ficar bom, vai ser a última retífica do motor, porque se começarem mesmo de 0,50 vão "matar o bloco".
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se fizerem direito, bom vai ficar....
seria como se estivesse indo pra 2º retifica poe ai, dependendo do uso seus 400~600K kms
perda de agua tive algo parecido no CHT, mas na hora q a temp subiu e comecou prender as valvulas fazendo um barulho estranho, ja desliguei e fui travado de direcao e sem freio, qnd parou totalmente o motor em neutro eu dei contato pra destravar apenas a direcao, eu ia a uns 100km/h, e deixei ir no embalo até onde deu pra encostar sem problemas, deixei esfriar, e recoloquei a agua, bati na chave pegou, mas desliguei pq ja tinha acionado até o guincho....
nao tive esse estrago, é carro do trampo, mas gosto mais q o golf....

chama muito atencao o fato de ter fundido e o vira nao ter sofrido nada, pq se vao trocar bielas é um claro sinal q fundiu, colou o pistao e empenou biela, por sorte nao rompeu e rasgou o bloco....agora como fundiu, vao trocar os pistoes, e pra conseguir deixar novo por dentro teve q abrir direto no 0,50
mas se fossem trocar seus pistoes pelos do VHCE, vc teria um ganho em CC, taxa nao mudaria nada, mas nao vao por pra usinar até chegar nos 75mm, e ainda vao te falar q pode matar o bloco entre outras coisas....ja o seus pistoes originais ou dos VHC somente, sao iguais

eu ja fiz servico em autorizada, na vigorito do ABC em SP, te falo pra nunca mais, entao eu fico com os 2 pes atras qnt a esse servico q estao fazendo, foi mais caro e pessimo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”