[DÚVIDA] - 1.6 16v C16SEL o que fazer para melhorar

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carlini
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[DÚVIDA] - 1.6 16v C16SEL o que fazer para melhorar

Mensagem por carlini »

Ola pessoal,
Tenho já há um ano um Tigra 98, o carrinho está até inteiro, mas precisa de algum trato. Venho melhorando ele no que consigo, agora estou pensando em fazer algo para torná-lo mais divertido. Queria dar um upgrade na potência, nada para virar um rachador, mas algo para subir dos100 para uns 150 a 200cv. Fico muito tentado a usar uma receita com compressor mecânico com uma polia que permita ligar ou desligar o dito cujo, minha ideia seria justamente usar o espaço onde iria o botão do aquecimento do banco para fazer colocar o tal botão. Queria também manter a injeção original, no máximo remapeando ela (não acho que valha a pena comprar uma programável).

Já pensei em tentar colocar o 1.4 turbo do cruze, será que caberia?

Como é meu carro do dia a dia, gostaria de manter ar e direção.

Sugestões?


SemControle
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Mensagem por SemControle »

dobrar a potencia só sobrealimentando mesmo, aspirando é inviável $$$$
essa ilusão de compressor magico pra sobrealimentar c botãozinho q desliga e liga é pura conversa, ele vai estar pendurado fisicamente no motor, nao tem como ficar desligando e ligando....fora a tradicional turbina ser o mais fácil acesso q se tem
programar, vc precisa de um especialista q faça o serviço em tempo real direto no seu carro pra ajustar conforme ficou a parte mecânica, mas dai vc fica preso a esse acerto, nao vai poder todo dia cutucar o parafusinho pra vir mais pressão
pensando q o cofre do tigra seja idêntico ao do corsa, cabem diversos motores mesmo, ainda nao vi do cruze, mas acredito q nao seja nada de outro mundo, tendo como base q qq motor vai demandar adaptações, este tmb vai precisar....apenas a questão do ar e direção dão uma certa filtrada nos motores q vão caber, pense qq coisa na direção elétrica, vai te dar um espaço a mais, só q é mais $$ q vai
como vc já tem o objetivo em mente, é bem mais fácil vc conversar com o preparador a respeito do q quer, ele vai te dar muito mais certezas e possibilidades
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1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
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andre_cerberus
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Mensagem por andre_cerberus »

carlini escreveu: Sábado 04 2024f Maio 2024 08:28:07 PM Ola pessoal,
Tenho já há um ano um Tigra 98, o carrinho está até inteiro, mas precisa de algum trato. Venho melhorando ele no que consigo, agora estou pensando em fazer algo para torná-lo mais divertido. Queria dar um upgrade na potência, nada para virar um rachador, mas algo para subir dos100 para uns 150 a 200cv. Fico muito tentado a usar uma receita com compressor mecânico com uma polia que permita ligar ou desligar o dito cujo, minha ideia seria justamente usar o espaço onde iria o botão do aquecimento do banco para fazer colocar o tal botão. Queria também manter a injeção original, no máximo remapeando ela (não acho que valha a pena comprar uma programável).

Já pensei em tentar colocar o 1.4 turbo do cruze, será que caberia?

Como é meu carro do dia a dia, gostaria de manter ar e direção.

Sugestões?
O Tigra é um excelente carro, eu no seu caso não faria nenhum tipo de preparação nesse carro.
Você pode optar por um motor C20XE do Vectra A GSI (tem vídeo de um projeto similar no Flatout), mas este motor é raro e caro.

Então o que você pode fazer é trocar por um motor GM Familia II 1.8 e 2.0, que anda menos, mas tem mais margem para preparação do que o motor Ecotec que equipa o seu carro. Este tipo de preparação se justifica quando você tem um motor condenado, eu faria se o meu GSI estivesse nesta situação.

Mas se a mecânica do seu carro estiver boa e você optar por manter a mecânica original eu faria um trabalho de cabeçote, coletor, bico e remap, considerando o peso x potência do carro e o coeficiente aerodinâmico dele o Tigra ficará um canhão, você teria carro para muitos anos sem dor de cabeça e ainda sobraria um troco para upgrade nos freios.

Quanto ao colocar o motor 1.4 do Cruze, talvez caiba.... tem no canal da Fueltech um Gol G5 com motor 5cil de Jetta... tudo depende de quanto você está disposto a gastar e paciência para aguentar tentativa e erro e quebras, muitas quebras.
Corsa Sedan Classic 1.6 - 2004
Rodas aro 16" mangels
Pneus Toyo
Instrumentação ODG

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