[DÚVIDA] - projeto corsa gsi c20xe

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
radagast
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Domingo 28 2016f Fevereiro 2016 10:51:59 PM
Localização: Cristalina - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por radagast »

Então, depois de ler bastante e pensar muito, cheguei a conclusão dq vou deixar o projeto de um carro realmente forte prum projeto futuro(maverick, que e meu sonho desde criança) e vou montar um gsi turbo de rua mesmo, algo que eu consiga abastecer e manter e q eu nao gaste uma fortuna agora, tenho um amigo com oficina na qual posso trabalhar em meu carro la, eu mesmo quero fazer grande parte do trabalho que sera feito no carro, vou comecar abrindo o bloco para 1.8 e balanceando toda a parte interna, quero usar uma power box na admissao e ja taxar um pouco para rodar no alcool, vou ver aonde da para chegar nesse motor aspiradinho de leve e se nao me satisfazer eu coloco uma k16 com 1 kilinho, axa que falei alguma besteira?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

resolve ou é turbo ou é aspirado, querer fazer um aspirado pra ver até onde chega pra depois ver q não rende o q esperava pelo tanto q gastou, vc tem q gastar muito mais pra voltar ao original, e nem sempre compensa, pq uma preparação aspirava vai pra uma direção, e a preparação turbo pra outra completamente diferente, nem mesmo os tao famosos comandos q melhoram muito num aspirado, são tao favoráveis num turbo, existem comandos próprios pra turbo q priorizam a preparação em questão, o q se modifica numa admissão num aspirado, se da preferencia no escap num turbo......
seu motor já tem mais taxa do q os normais, se taxar mais pra rodar eficientemente com álcool, vc esquece a ideia de andar com 1kilim, vc até pode andar, mais vai ter q gerenciar ponto e tirar tanto ponto q outro 1.6 com meikilim vai andar mais....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
radagast
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Domingo 28 2016f Fevereiro 2016 10:51:59 PM
Localização: Cristalina - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por radagast »

Rs, engraçado seu jeito de falar, n disse rodar com 13 de taxa, acredito que rodando com ele 1.8 com 11 de taxa no alcool n me atrapalharia na empreitada do turbo, o negocio e q quero uma turbina que comece a pressurizar depois dos 3500 para eu rodar no dia a dia sem espirrar e tals toda hora, a primeira do gsi e bem longa, oque me proporcionaria um carro com dois motores em 1, manso mais nao tão ruim de torque(ja que teria alguma taxa e seria um 1.8) abaixo dos 3500, pra eu rodar na cidade numa boa, e a ima de 3500 um carro bem nervoso, ja que ele por concepcao e um carto otimo de alta, isso aliado a uma boa power box e uma turbina grande ficaria interessante em alta e me preservaria caixa, bielas e tudo mais(ja que o torque estaria em alta) tenho meu projeto meio bolado ja, so tenho algumas duvidas que vou tirando com vcs ate o momento de realmente montar, vou refazer todo o motor, ja abrindo para 1.8, instalar a power box e usar o aprendizado que eu tirar disso(ja que eu mesmo vou fazer) para pensar onde e como montar todas as"coisas"do turbo, ja que o gsi e carente de espaco, acredito que vou conseguir montar um carrinho de uns 220cv confiavel(sabendo tocar)e que nao seja tao gastão, minha duvida agora e, que bicos usar para alimentar 220,240cv?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

qq taxa a mais já significa pressão a menos, ou um baita sistema de gerenciamento q tira ponto, e tirar ponto tmb significa potencia a menos......
pra ficar mais contente, não sera qq bico, pq bico 16V é diferente dos 8V, então isso tem q ser pensado tmb.....alimentar esses 220cvs os bicos do astra retrabalhados no tudo q da, seriam suficiente, mas são 8V

o motor com menos taxa pode por mais pressão pra resultar em mais potencia, mais taxa, é menos pressão, mais potencia, mas demanda muito mais investimento $$$$$$
muitas coisas entre velas, alimentação, já podem ser um pouco trabalhadas nesse sentido, mas são coisas de pouco resultado
tem muita coisa a ser pensada entre isso de taxa estática X taxa dimanica com pressão positiva....
vai de cada um em q direção investir pra se não chegar onde quer, caminhar tudo de volta pra ir na outra direção.....qnd não se sabe onde quer chegar qq caminho serve, agora qnd se sabe onde quer chegar, so um caminho atende....

tirar seus 220cvs desse motor o mais original possível não da tanto trabalho, é capaz de com a metade do q pretende investir nesse plano mirabolante se chegue nessa potencia, e com bem menos adaptações q somando daqui e dali, são so complicadores a mais.....

um motor com 10 de taxa e 1 de pressão do turbo já da facilmente 20 de taxa dinâmica, um bom valor
já com 11 de taxa e a mesma pressão já chega em 22 de taxa dinâmica, ambos valores ainda seguros pra um miolo original.....
se pensar em forjado
essa mesma taxa de 10 com 2 bar de pressão já daria 30 de taxa dinâmica, e com 11 de taxa ficaria 33 a taxa dinamica, com 11 já ultrapassa até a máxima resistência, com 10 estaria no limite do miolo forjado, isso em se tratando de números numa matemática perfeita, mas outros N fatores influenciam......so pra pensar no q um pelim de taxa a mais pode ou não causar....

sobre ter marcha longa, isso não é nada qnd tem uma turbina soprando, qq marcha fica curtinha.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
radagast
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Domingo 28 2016f Fevereiro 2016 10:51:59 PM
Localização: Cristalina - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por radagast »

Os bicos gm 2.2 ou 2.4 16v encaixam no coletor do gsi?eles sem retrabalho com uma pressão na linha bem elevada(no limite para os bicos) sao capazes de alimentar que potencia?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não sei o qnt podem alimentar, um chute assim otimista, acredito q possa alimentar de 140 a 180cvs nesse novo 1.8 sem saturar, mas tudo já depende de como trabalham originalmente, to chutando sem nem saber sobre a vazão dos mesmos.....
bico é bem relativo, pra troca de alguns corsas 1.6 q são bicos raros, até motores menores tem impedância e vazão equivalentes, então nao é um parâmetro definitivo o tamanho do motor na escolha....
sobre o tamanho, pode acabar precisando de adaptadores pra servirem....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”