[DÚVIDA] - Pq quando o carro esquenta, fica sem força?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
felipelfs
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Terça-feira 19 2014f Agosto 2014 09:33:18 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Pq quando o carro esquenta, fica sem força?

Mensagem por felipelfs »

BOm dia Clube.

tenho um corsa gls mpfi 1.6 98/99, e estou com um problema cabeludo que ninguem conseguiu resolver ate agora, o negocio é o seguinte, toda vez que o tempo ta sol o carro vai perdendo a força e fica fraca até ele morrer, ai tenho que encosta o carro esperar alguns minutos e ligar denovo , mais ai ando mais poucos minutos e a falha volta e tenho que ficar assim, e isso ocorre quando ta transito tambem, agora quando o tempo ta frio o carro funciona normal e vai embora, eu nao sei oque pode ser isso, e acho que os mecanicos tambem nao, sera que alguem poderia me ajudar.

abraços grupo[quote][/quote]
Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

cara... algo aprecido acontecia com o meu, mas no tempo frio não mudava. era o motor esquentar que acontecia. era o sensor de posição de borboleta, mas no seu caso pode ser bem mais coisas!

pode ser bobinas com problemas que quando esquentam, param de funcionar. o carro ja tem quantos Km rodados?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

felipelfs, qual a temperatura do motor quando ocorre o problema?

Explica melhor esse "perder força"...
felipelfs
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Terça-feira 19 2014f Agosto 2014 09:33:18 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por felipelfs »

Bange escreveu:felipelfs, qual a temperatura do motor quando ocorre o problema?

Explica melhor esse "perder força"...
Então ele fica por volta dos 90 graus, nada muito quente, a temperatura normal do corsa .


esse perder força é o seguinte, o carro responde bem nas aceleraçoes, ai do nada voce da um pisada mais fundo ele nao tem aquela mesma força, e tambem as vezes fica andando numa velocidade de 100km/h , ai pega um trecho de menos velocidade ai quando vai retormar aquela velocidade, o carro nao responde, ai vai falhando, falhando ate morrer
felipelfs
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Terça-feira 19 2014f Agosto 2014 09:33:18 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por felipelfs »

o carro ta com 155 mil rodados.

mais assim quando a bobina da defeiteito ou ela pega dos cilindros ou ela nao pega, sera que realmente pode ser bobina?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Olha, quanto a temperatura, eu não vejo muita relação com o clima externo.

Para a perda de potência...

Conferir o sincronismo do motor e se certificar de que não esteja saindo devido a folga nas polias do virabrequim (mais provável) ou do comando.

Descartado o eventual problema acima e sendo ele intermitente, a análise tem que ser feita quando o problema está ocorrendo e não foge de combustível ou parte elétrica.

Para combustível, a coisa fica relacionada a tudo por onde ele passa, sendo a bomba a mais provável de sofrer pane por aquecimento...monitorar a pressão dela é a saída.

Para a parte elétrica, existem várias possibilidades...sensor de roda fônica, ECU, bobina, vela, cabo de vela, TPS, podendo ser defeito ou até mau contato em conexões ou aterramento...um scaner portátil seria de grande ajuda para pegar o problema com ele andando.
felipelfs
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Terça-feira 19 2014f Agosto 2014 09:33:18 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por felipelfs »

entao, mais por incrivel que pareca o problema só ocorre quando o tempo ta quente, por isso acho que é algo relacionado a bobina ou a fiação, porque quando ta frio ou transito a ventoinha trabalha quase sempre ligada, e esses fios trabalhando sobre forte pressao eles podem meio que cozinhar né, e fazer perder o contato, algo assim

e mais,ontem fui ao trabalho de carro, cheguei la tudo beleza, na hora de ir embora o carro nao queria pegar por nada, ai fui guinchado ate o auto eletrico la ele disse que nao tava passando corrente da gasolina, ai ele mecheu na bomba e disse que era o chicote da bomba e o motorzinho dela que estavam ruim, sera que isso pode estar relacionados?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

De fato, embora a fiação por projeto esteja enquadrada, o uso demasiado e por longos períodos podem paulatinamente vir a causar mau contato em conectores, incluindo o encaixe de fusíveis...

Corrente da gasolina? Não seria fluxo de gasolina ou circulação da gasolina ou ainda pressão da bomba de gasolina?

Sim, como disse antes para a parte do combustível, a bomba é o principal elemento e ela pode não funcionar corretamente quando aquece ou por algum mau contato na alimentação que a faz funcionar (parte elétrica).

Agora "chicote" com problema...não é a causa raiz...a causa raiz pode estar num esmagamento da fiação causada por alguma situação de manutenção errada ou elevação da corrente elétrica em seus fios devido ao motor da bomba estar entrando em curto ou funcionando com esforço elevado...

Um motor entrando em curto é causado por velhice de uso ou excesso de excesso de esforço.

O excesso de esforço não previsto, pode ser fruto de erro de montagem em manutenção anterior ou filtros (pré e pós), entupidos...causando esforço adicional e deficiência de refrigeração na própria bomba (sim a bomba é refrigerada com a passagem do combustível).

Se for o filtro entupido, a troca resolve...mas se for o pré filtro já tem que fazer limpeza do tanque pra não ocorrer novamente.
felipelfs
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Terça-feira 19 2014f Agosto 2014 09:33:18 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por felipelfs »

o motor esta em perfeito estado, o mecanico esta em duvida de ser a bobina ou a bomba de combustivel porque no scanner não acusa nada, e o carro só apresenta mau funcionamento depois de um periodo ligado, o estranho que ele nunca apresenta problema no tempo de chuva ou frio, deve estar relacionado ao calor excessivo né?

1- Quando a bobina esta com problema ela apresenta falha em dois cilindros ou ela não pega de vez correto? se ela não pegasse o carro nao ligaria e se fosse em dois cilindros o carro teria dificuldade da partida e desde o começo ja ia apresenta falha , estou certo?

2- Quando a bomba esta com problema ela ja nao liga certo? ou ja falha desde o momento da partida não é? o engraçado que o meu carro quando viro a chave , ele nao faz barulho da gasolina injetando, aquele " zum" , ele nunca faz.

3- sera que pode estar relacionado a junta de cabeçote queimada??
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Como te falei, o melhor dos mundos é pegar o problema ocorrendo, e para tal tem que rodar monitorando...de fato nem todos os problemas são captados pelo scaner de um modo direto.

Mas a bomba, pelo lado do combustível, tem a maior probabilidade de defeito, assim como a bobina também é significativa pelo lado elétrico.

Ambas as peças são mensuráveis, na maioria dos casos, estaticamente com Ohmímetro...mas como o defeito se apresenta em certas condições de temperatura pode passar pelo teste estático e nada apesentar.

Das duas peças eu penso que a bomba seja a mais fácil de se testar, bastando tem um medidor de pressão monitorando...

Mas se o seu reparador não estiver estruturado, ele vai sugerir a troca de uma delas...se der certo, ótimo, em caso contrário vai sugerir a outra...esse método é meio burro e dispendioso...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”