Olá gente, eu não sou tão novo no clube, mas procurei bastante aqui e a maioria das pessoas com problemas parecidos, trocaram as peças que eu troquei e resolveram seu problema, só que o meu tem um mistério possessivo em cima dele rs.
Quem tiver paciência de ler todos os detalhes ótimo, quem não tiver, uma versão resumida:
Com uma frequência alta, o carro acelera sozinho até quase 2500 RPM quando se deixa na banguela, só estabiliza a rotação quando o veículo é parado por completo, já foi trocado sensor de TBI e de marcha lenta, regulado distribuidor, resetar módulo de injeção deixando o carro sem bateria e de outra vez juntando os pólos, e nada, quando tira de marcha e não acelera sozinho, a rotação vai caindo até estancar o carro, algumas vezes não estanca, cai até uns 200 RPM e sobe pra 1000 RPM.
Socorro!
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Versão detalhada:
Vamos lá, meu carro é um GL 1995 1.4 EFI, dos primeiros que saíram, então, algumas coisas estranhas acontecem com relação a rotação desse carro, assim que comprei, ele tinha um problema viciado de, quando tirar de marcha e deixar em ponto morto com o carro em movimento, ou a "banguela", a aceleração colava entre 2000 RPM e 2500 RPM e só estabilizava em 1000 RPM quando eu parava por total o veículo, já foi trocado sensor de marcha lenta e sensor de posição do TBI, o defeito permanece, só que agora, é diferente, ele acelera entre 1200 RPM e 2000 RPM e só cai quando eu realmente paro o carro, e quando eu paro, a rotação cai tanto que parece que vai estancar, depois estabiliza em 1000 RPM, já em trânsito, se eu tirar de marcha, ele estanca o carro, já foi regulado o distribuidor, a rotação ele deixou em 1000 RPM, e o problema simplesmente não para.
Eu queria saber que mistério miserável é esse que mecânico nenhum resolve, já fui em umas 4 oficinas e todos dizem a mesma coisa, sensor de TBI e de marcha lenta, só que eu sempre digo que já troquei, daí passam um rastro na injeção e não encontram problema nenhum, já resetaram o módulo de injeção deixando o carro sem bateria, juntando os pólos (+ e - respectivamente) e nada, o carro continua com o mesmo defeito.
Aceleração
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sensor de velocidade do painel, mangueira do map solta/ rasgada, com o carro em movimento é normal a lente subir acima de 1000rpm pouca coisa.
As vezes o defeito não tá no painel ou sensor e sim na fiação, precisa acoplar um sacaner e erguer uma roda e engrenar marcha e ver se tá chegando sinal na ECU.
Putz tá cada vez pior o nível dos mexânicos.
As vezes o defeito não tá no painel ou sensor e sim na fiação, precisa acoplar um sacaner e erguer uma roda e engrenar marcha e ver se tá chegando sinal na ECU.
Putz tá cada vez pior o nível dos mexânicos.
Corsa Classic 1.6 T MEG+CDI PLUS
- José Leal
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Tb aposto no sensor de velocidade.
Sobre a ML ficar alta com o carro em movimento, por aqui tb acontece isso. Acredito que é para manter o vácuo bom para que o pedal de freio não fique pesado.
Sobre a ML ficar alta com o carro em movimento, por aqui tb acontece isso. Acredito que é para manter o vácuo bom para que o pedal de freio não fique pesado.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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juniore11, vamos desmembrar os defeitos...
Na maioria dos casos de ML alta é o sensor da borboleta, o atuador da ML ou o TBI bem sujo...
Considerando que seu TBI está limpinho e sem deformidades, principalmente na sede do atuador da ML e vc. trocou tanto o atuador da ML quanto o sensor da borboleta, era pra ter resolvido... mas se permaneceu é lógico se imaginar que a causa não se encontra nessas peças ou uma delas (mesmo nova), está com problema ou (fazendo analogia ao meu carro), o atuador não foi ajustado*.
(*) Ajuste do atuador da ML = ligar o motor e elevar a rotação até 3k a 3,5K RPM e desligar a chave nessa condição...ligar a chave contar até 10 e dar partida normalmente.
Se o ajuste do atuador for feito e não normalizar, tem que partir para analisar problemas com a fiação, mau contato nos conectores e os pulsos de controle do atuador da ML.
Para o caso do motor ficar morrendo após desengate da marcha, os possíveis problemas são: falta dos pulsos de rotação do motor (fácil ver pois o odômetro não funciona), ou tais pulsos não chegam na ECU (tem que levantar os pinos).
O sensor MAP, tem alguma influência na ML, mas não o vejo como causador nem da aceleração demasiada e nem do motor morrendo...mas isto é fácil de verificar...retire a mangueirinha (que deve estar sem folgas nas conexões e sem rasgos) e tampe vácuo...isto criará uma condição estática de informação do MAP para a ECU, e a mesma irá ignorar tal informação e usará parâmetros internos que no máximo consumirá um pouco mais de combustível.
Se vc. tiver um multímetro e analisar este material > https://mega.co.nz/#!3oAlXCpC!Q1WK_mY-m ... C7R1yyvkTY poderá chegar a conclusões interessantes...
Está havendo algum alarme da injeção? Qual ?
Na maioria dos casos de ML alta é o sensor da borboleta, o atuador da ML ou o TBI bem sujo...
Considerando que seu TBI está limpinho e sem deformidades, principalmente na sede do atuador da ML e vc. trocou tanto o atuador da ML quanto o sensor da borboleta, era pra ter resolvido... mas se permaneceu é lógico se imaginar que a causa não se encontra nessas peças ou uma delas (mesmo nova), está com problema ou (fazendo analogia ao meu carro), o atuador não foi ajustado*.
(*) Ajuste do atuador da ML = ligar o motor e elevar a rotação até 3k a 3,5K RPM e desligar a chave nessa condição...ligar a chave contar até 10 e dar partida normalmente.
Se o ajuste do atuador for feito e não normalizar, tem que partir para analisar problemas com a fiação, mau contato nos conectores e os pulsos de controle do atuador da ML.
Para o caso do motor ficar morrendo após desengate da marcha, os possíveis problemas são: falta dos pulsos de rotação do motor (fácil ver pois o odômetro não funciona), ou tais pulsos não chegam na ECU (tem que levantar os pinos).
O sensor MAP, tem alguma influência na ML, mas não o vejo como causador nem da aceleração demasiada e nem do motor morrendo...mas isto é fácil de verificar...retire a mangueirinha (que deve estar sem folgas nas conexões e sem rasgos) e tampe vácuo...isto criará uma condição estática de informação do MAP para a ECU, e a mesma irá ignorar tal informação e usará parâmetros internos que no máximo consumirá um pouco mais de combustível.
Se vc. tiver um multímetro e analisar este material > https://mega.co.nz/#!3oAlXCpC!Q1WK_mY-m ... C7R1yyvkTY poderá chegar a conclusões interessantes...
Está havendo algum alarme da injeção? Qual ?
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Bange, não está havendo alarme de injeção, para ajustar o atuador da ML, é preciso fazer algum procedimento antes, ou do jeito que está eu simplesmente executo essa operação?
Não entendi bem essa parte de pulsos de rotação, ECU e mangueira MAP...
Não entendi bem essa parte de pulsos de rotação, ECU e mangueira MAP...
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Baixou e leu o material do link que mandei?... Não é seu motor, mas é bem rico em informações e pode-se concluir muito por analogia...
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- :: Wind ::
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Li sim, amanhã irei levar o carro na oficina pra olhar o sensor de velocidade, sensor map e a mangueira do map... O tbi já foi limpo não tem nem 6 meses, quando troquei óleo e fiz revisão...
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Olha, eu questiono essas limpezas com descarbonizante, sem a desmontagem do TBI, principalmente na sede do atuador da ML, pois embora o produto tenha grande eficiência, sem desmontar ele não atinge determinadas partes (principalmente a sede do IAC e o duto de by-pass), que é por onde o ar passa quando o motor está em ML e a borboleta completamente fechada.
Não sei como foi feito no seu caso, mas pode ter ocorrido isto que relatei acima.
Outro ponto que pode ter ocorrido é a violação do parafuso de batente do fechamento da borboleta, tem uns cabeçudos que teimam em mexer ali e sem instrumental próprio, acabam criando mais problemas.
Para o MAP, inspecionar a mangueirinha não é difícil...ela é flexível e não tem abraçadeiras, mas a conexão tem que ser firme, não pode ter rasgos e nem obstruções internas.
Não sei como foi feito no seu caso, mas pode ter ocorrido isto que relatei acima.
Outro ponto que pode ter ocorrido é a violação do parafuso de batente do fechamento da borboleta, tem uns cabeçudos que teimam em mexer ali e sem instrumental próprio, acabam criando mais problemas.
Para o MAP, inspecionar a mangueirinha não é difícil...ela é flexível e não tem abraçadeiras, mas a conexão tem que ser firme, não pode ter rasgos e nem obstruções internas.
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Então, outra oficina olhou o carro de cabo a rabo e não achou nada, apenas resetou o módulo de injeção através da bateria, bom, o carro parou de acelerar, agora ele continua a estancar... A rotação cai até estancar quando tiro de marcha.
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