[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
thiagodecp
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Segunda-feira 01 2015f Junho 2015 11:28:01 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por thiagodecp »

Bom dia, tenho um Corsa Hatch VHC 2006 e o mesmo no etanol não passa dos 6,6km/l, meio a meio com gasolina não muda nada e só gasolina sequer quis tentar dada o péssimo resultado quando do meio a meio (usei o meio a meio . Com um tanque (desconsiderando reserva) não passo de 260km. A troca mais recente que fiz foram as velas, cabos e filtro de ar.

Moro em Curitiba e todos os trajetos que faço durante a semana tem em média 8km, em trânsito moderado, média de 40-60km/h, trocando as marchas a 3.000rpm. Notei que o carro, por mais tempo que eu deixe "esquentando" antes de sair, o ponteiro sequer se mexe, e só ao fim do trajeto ele quase bate na marca de 1/4 (por mais quente que esteja o dia). Em trajetos de estrada o carro fica ainda mais frio. Durante todo o tempo o escapamento emite mais fumaça (e cheiro) do que costumo ver em outros carros, a sensação é de ver o combustível evaporando. Sei que é trajeto curto, mas o consumo e a temperatura me intrigam e mesmo em trajetos longos de fim de semana nada muda.

Se puderem me ajudar, gostaria de saber se a troca da válvula termostática pode me trazer algum ganho; ou de qualquer outro componente que vocês acreditem estar relacionado a isso. Também gostaria de ter a opinião de vocês se usando o scanner e "ensinando" o carro a usar um ou outro combustível quando uso ele, como dito alguns posts atrás, ajudaria na melhoria do consumo.

Desde já agradeço!
thiagodecp
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Segunda-feira 01 2015f Junho 2015 11:28:01 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por thiagodecp »

thiagodecp escreveu:Bom dia, tenho um Corsa Hatch VHC 2006 e o mesmo no etanol não passa dos 6,6km/l, meio a meio com gasolina não muda nada e só gasolina sequer quis tentar dada o péssimo resultado quando do meio a meio (usei o meio a meio . Com um tanque (desconsiderando reserva) não passo de 260km. A troca mais recente que fiz foram as velas, cabos e filtro de ar.

Moro em Curitiba e todos os trajetos que faço durante a semana tem em média 8km, em trânsito moderado, média de 40-60km/h, trocando as marchas a 3.000rpm. Notei que o carro, por mais tempo que eu deixe "esquentando" antes de sair, o ponteiro sequer se mexe, e só ao fim do trajeto ele quase bate na marca de 1/4 (por mais quente que esteja o dia). Em trajetos de estrada o carro fica ainda mais frio. Durante todo o tempo o escapamento emite mais fumaça (e cheiro) do que costumo ver em outros carros, a sensação é de ver o combustível evaporando. Sei que é trajeto curto, mas o consumo e a temperatura me intrigam e mesmo em trajetos longos de fim de semana nada muda.

Se puderem me ajudar, gostaria de saber se a troca da válvula termostática pode me trazer algum ganho; ou de qualquer outro componente que vocês acreditem estar relacionado a isso. Também gostaria de ter a opinião de vocês se usando o scanner e "ensinando" o carro a usar um ou outro combustível quando uso ele, como dito alguns posts atrás, ajudaria na melhoria do consumo.

Desde já agradeço!
Não consegui editar, mas complementando meu parênteses ali, usei o meio a meio com o intuito de mudar para a gasolina gradualmente, mas o péssimo resultado me fez desistir.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

thiagodecp, meio a meio no tanque é praticamente etanol, lembre-se que tem 27% já de álcool na gasolina, esse monte mais o etanol que já estava lá... sempre fica resto enfim.

Média correta não dá no tanque de troca de combustível, se dá só depois de 2 ou 3 tanques, por mais que deixemos na reserva sempre fica resto de combustível velho pra trás.

Deixar carro injetado esquentando é bobeira, já sabe um dos motivos do consumo alto, motor ligado parado sem gerar km.

Deve ser a termostática travada aberta, o sintoma é esse mesmo. De qualquer forma o normal 1/4 pouco menos é o normal, mas tem que chegar ali rápido, em poucos minutos andando.

-

Se você passar a usar gasolina por alguns tanques e o consumo não mudar é porque travou no etanol. Aí sim força aprendizado. Usar etanol com a injeção travada no etanol não faz diferença alguma.
thiagodecp
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Segunda-feira 01 2015f Junho 2015 11:28:01 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por thiagodecp »

awaked, obrigado pela resposta! Quando o preço do etanol por aqui passar dos 70% da gasosa (e tiver bem com as finanças pra não se arrepender quando ver q tá travado no etanol e gastei mais de bobo haha) eu me aventuro a fazer essa mudança de volta :D
Eu não tenho costume de deixá-lo esquentando, o fiz algumas vezes esperando ver o ponteiro da temperatura subir, coisa q não aconteceu ¬¬ e demora um tanto pra chegar ali, coisa de meia hora andando, dá até um medo de passar das 3.000rpm :s
Mas o consumo de 6,6 na cidade é considerado normal? Será que substituindo a válvula resolvo o problema do motor frio, diminui o consumo e o etanol "evaporando" pelo escapamento? Já me falaram até em sonda lambda, mas sei lá se acredito (primeiro carro próprio, enfim, apanhando e aprendendo)
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Etanol não evapora pelo escape. É condensação da água, parte do resultado da queima do etanol. Nada errado nisso, ainda mais em dias frios, apenas o vapor tem que diminuir com motor quente. Em dias quentes nem se nota a condensação, só pingos de água direto na saída do escape.

Motor frio gasta mais combustível, se demora pra esquentar, fica mais tempo do que o normal gastando mais. Mas não tem milagre, melhora, mas nada mágico.

O seu problema é o trajeto, 8 km em 30 minutos. Tem muito anda e para. Não tem como ficar muito melhor.

3000 rpm é meio alto pra quem quer economizar combustível. Troque em 2000 rpm.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

E fica susse, não deve estar travado não. Não sofra por antecedência, como diz o SemControle. kkk.

Eu também uso só etanol por opção aqui em Curitiba.
thiagodecp
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Segunda-feira 01 2015f Junho 2015 11:28:01 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por thiagodecp »

Haha valeu awaked, não tinha visto que também era de Curitiba!
Então, eu trocando a 3000rpm ainda está abaixo do recomendado pelo manual (se eu for trocar nas velocidades lá indicadas a rpm crava 3500rpm certinho em todas as trocas), a 2000 as vezes mando mas o bichin sofre haha deve ser coisa do vhc q já vi comentarem q pede mesmo rotação mais alta... Enfim, vou tentar desencanar um pouco e aproveitar o carrinho kk (y)
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

thiagodecp, eu troco pelas velocidades do manual, arredondadas pra facilitar... mas assim, essa recomendação pro motor 1.4 não dá 3000 rpm, dá menos um pouco, talvez no seu motor e câmbio e dê os 3000 rpm mesmo, aí mantenha mesmo.

Não é modo mais econômico, no anda e para, só se o trânsito fluir.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

thiagodecp, eu troco pelas velocidades do manual, arredondadas pra facilitar... mas assim, essa recomendação pro motor 1.4 não dá 3000 rpm, dá menos um pouco, talvez no seu motor e câmbio e dê os 3000 rpm mesmo, aí mantenha mesmo.

Não é modo mais econômico, no anda e para, só se o trânsito fluir.

Mas você tem o problema da termostática aí, menos de 5 minutos dirigindo e ele devia estar perto do 1/4 já. Isso vale a pena trocar.
thiagodecp
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Segunda-feira 01 2015f Junho 2015 11:28:01 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por thiagodecp »

awaked, entendi, ontem e hoje fiz o exercício de no anda e para trocar na faixa dos 2500rpm e percebi um andar mais suave e com menos uso do freio. Com trânsito fluindo troco nos 3000 mesmo. Sempre trocava na mesma faixa, independente de transito, meu erro devia estar aí em seguir piamente o manual, enfim, vou aprendendo a lidar.

A termostática trocarei, 20minutos n dá nem sinal de vida, provavelmente mais para o final do mês pois vou aproveitar para trocar a correia dentada também que já tá na hora. Não querendo desvirtuar o tópico, Termostática + limpeza no sistema de arrefecimento + correia dentada + mão de obra por R$390,00 tá no preço? Achei meio salgado. No mesmo lugar o mecânico cobrou R$110 a mais para incluir o tensor, ele disse não ser necessário por hora, não sei de quanto em quanto tempo deve ser feita a troca. Se tiver alguma boa indicação de mecânico agradeço!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”