[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
eduardovalente
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Quinta-feira 20 2009f Agosto 2009 09:42:03 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Consumo alto, aquecimento e cheiro forte de gasolina

Mensagem por eduardovalente »

Olá Povo mais um pedido de ajuda.

Meu motor é o 1.8 flexpower com 50 mil km originais. Notei que o carro aquece muito, muito mesmo, de forma rápida mas não baixa água do arrefecimento e a mesma se encontra renovada com os aditivos corretos. A ventoinha dispara normalmente.

O consumo tem sido monstruoso beirando a casa de "talvez" 4Km por litro sendo que eu ando com pé leve, indo ao máximo nos limites da via (de 60Km ou 80Km por hora) sem engarrafamentos e em baixa rotação.

O filtro de ar tá limpinho.

Hoje pela manhã notei um cheiro forte, não dentro do carro, mas do lado de fora, de gasolina.

O que poderá ser?
Dono de um Celta mas apaixonado por um Classic


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Tem algum alarme de injeção?

O cheiro forte ocorre até com motor desligado, apenas na partida ou em ML?

Estimar o consumo não é lógico, pois isto é matemático (razão entre quilometragem rodada/quantidade de combustível gasto para a quilometragem rodada).


eduardovalente
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Quinta-feira 20 2009f Agosto 2009 09:42:03 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eduardovalente »

- Alarme? Se for aviso do sistema do carro sobre a injeção, não! Se for "alarme" do carro sim mas tá tudo ok...

- Com o carro desligado não, ocorre durante o funcionamento do carro, não notei relação com Marcha Lenta...

- O relato sobre o consumo é pq notei um grande piora entre o que eu abasteço e o que rodo com o carro. Os fatos foram descritos conforme minha percepção, ou seja: o carro aquece muito > o consumo tem aumentado > agora tá "fedendo" a gasolina...
Dono de um Celta mas apaixonado por um Classic


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

OK, primeiro vamos separar o consumo do aquecimento...

O cheiro forte tem que ser descoberto...ele é percebido lá no escape ou em que lugar?


eduardovalente
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Quinta-feira 20 2009f Agosto 2009 09:42:03 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eduardovalente »

O odor não vem de dentro, isso é fato. Estou incerto sobre o odor vir do escape ou de alguma parte do cofre do motor... só sei que ao sair do carro é fácil perceber... e forte, MUITO FORTE...

Uma pergunta: há alguma parte da caixa do filtro de ar, passando pelo tubo dela que seque à TBI que pode ser a fonte desse odor? Alguma coisa mal encaixada ali poderia fazer isso?
Dono de um Celta mas apaixonado por um Classic


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não, a única ligação com combustível na aspiração/TBI, é com o canister...mas o que entra é queimado e não vai dar o cheiro forte que vc. fala...

Estou achando que sua linha de combustível até a flauta (onde se conectam os bicos, caso de MPFI), ou no retorno após a válvula reguladora de pressão, pode haver algum vazamento...como a região é quente, o combustível logo evapora...

Mas pode haver também algum vazamento desde a saída do tanque, passando pelo filtro de combustível, até a flauta...ou no retorno de volta ao tanque.

Ligue o carro em ML, após motor esfriar, e vai observando (sentindo), onde o cheiro é mais forte...passe a mão com cuidado por todo o trajeto e veja o que acontece...se a ventoinha ligar, pode mascarar a avaliação no cofre do motor...faz isto rápido, antes que ela ligue.

A tubulação pode estar mal apertada nas conexões (ou abraçadeiras), ou rachada em algum lugar.

Avalia isto e volta aki...


eduardovalente
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Quinta-feira 20 2009f Agosto 2009 09:42:03 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eduardovalente »

Meu caro Bange cheguei em casa e fui tentar encontrar onde é o problema. Abri o capô e mandei ligar o carro: o odor não vem da frente e sim da parte traseira do carro. Será do escape? A tampa do tanque está bem lacrada, não pinga nada no piso do carro, o odor também não vem da parte interna... O que pode ser isso?

Em tempo: desconfiado do consumo alto fui verificar o filtro de ar. Notei que a tubulação que partia da caixa que acomoda o filtro e que segue até a TBI estava perfeita mas na parte da conexão com a TBI esqueceram de apertar o parafuso que segura a tubulação. Fui lá e apertei o parafuso da presilha metálica e ficou mais firme a junção...
Dono de um Celta mas apaixonado por um Classic


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Dá uma olhada por baixo do carro, na região do tanque...

Identifica as tubulações que se conectam ao tanque.

O mais comum é a conexão do filtro de gasolina, que fica +- perto da roda...ficar frouxa quando o mesmo é trocado.

Também tem a braçadeira da tubulação de entrada (onde se põe o combustível), afrouxar por alguma manutenção ou batida que o carro sofreu...esmagamento da tubulação ocasionado por pedras ou ao passar em altas irregularidades no solo.

Se o cheiro só aparece com o motor ligado, eu aposto mais nas linhas de ida ou retorno, pois a bomba fica fazendo uma pressão de 3 a 4 Bar...daí qualquer micro furinho vaza...

Quanto a abraçadeira da conexão filtro/TBI, não justifica dar cheiro nenhum...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vejam ou sintam o cheiro por aqui....
consumo já é outro departamento
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=65945
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=42386
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eduardo,

A foto é do Monza...mas é tudo +- a mesma coisa...

Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”