[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: [DÚVIDA] - CONSUMO somente aqui (serão trancados os outros tópicos)

Mensagem por SemControle »

Qnd o carro ta chegando na temperatura normal de trabalho ja para, anda quase q sempre em fase de aquecimento.....
Alem do relevo, o pé devem ta judiando mesmo.....
Minha scooter do dia a dia varia por ai, entre 40 e 51km/l, tem essa variacao de 11km/l, meu dia a dia qnd chego no serviço ela nem esquentou ainda, 4,5km a distancia, sim ela é injetada e refrigerada a agua.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


JCordova
:: Piquet ::
Mensagens: 247
Registrado em: Sexta-feira 21 2014f Março 2014 10:16:18 AM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JCordova »

Ok. Vlw a atenção.

Enviado de meu SM-G360M usando Tapatalk


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Atualizando o consumo do Wind, está com 170.064 kms, óleo recém trocado (15W40 SL) e gasolina comum. Média de 13,8 kms por litro em trajeto misto. Com meio tanque fiz 319 kms lembrando que o tanque cheio é de 46 litros, o meio 23 litros e não 20. O ponteiro tem que estar a 90º.

Imagem


Alimm
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 07 2017f Agosto 2017 09:10:03 AM
Localização: Franca - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por Alimm »

Olá pessoal!

Sou novo no fórum e no mundo dos Corsas, pois estou prestes a adquirir um Classic LS 2011 :D

Tenho uma dúvida referente a consumo... Estou analisando duas propostas de venda: um carro possui motor VHC e o outro VHCE.
Eu leio em todo lugar que o VHCE é mais econômico e talz... Mas realmente a diferença é relevante?


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Alimm escreveu:Olá pessoal!

Sou novo no fórum e no mundo dos Corsas, pois estou prestes a adquirir um Classic LS 2011 :D

Tenho uma dúvida referente a consumo... Estou analisando duas propostas de venda: um carro possui motor VHC e o outro VHCE.
Eu leio em todo lugar que o VHCE é mais econômico e talz... Mas realmente a diferença é relevante?
Para ser sincero, não. Vai com aquele carro que estiver com as condições mecânicas melhores (menos km, revisão em dia).

Tenho um Classic Life 2007 motor VHC flex, mas sempre encho com álcool.

Ontem viajei pro litoral norte de SP. Enchi o tanque (47,8 Litros) e dei uma boa volta por lá, foram quase 400 kms rodando. Fazendo os cálculos a média foi de 13,34 kms por litro com o trajeto feito em sua maioria em rodovia e maneirando no pé. A média não está longe do que os colegas com o mesmo motor relatam e não é diferente de quem tem motor VHCe.

Sobrou 18 litros. O marcador do meio indica 20 litros (que não é o meio-tanque), então gastei quase 30 litros na viagem: 397,7 kms / 29,8 litros = 13,34 km/l.

Imagem


Avatar do usuário
joaomolopes96
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Terça-feira 08 2017f Agosto 2017 10:30:16 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por joaomolopes96 »

Olá pessoal do corsa clube. Me chamo João, sou de Recife e recentemente comprei um Corsa wind 99/99 com 177 mil km rodados. Comprei ele no dia 04/08 e depois de rodar com ele por um tempo percebi que esteja gastando muito com combustível. Agora no dia 01/09 enchi o tanque, zerei o odometro trip e rodei 50,7km com ele até reabastecê-lo de novo no dia 05/09, pedi pra encher o tanque e fiquei assustado. O tanque pegou 7,81 litros pra encher. Fazendo uma conta rápida vi que o consumo deu igual a 6,49km/L. Por isso vim aqui pedir a ajuda de vocês. Eu sei que é um modelo velho, mas ele é 1.0, creio eu que deveria estar fazendo pelo menos na faixa dos 10km/L, certo?
Então eu queria saber se algum de vocês ja passou por uma situação parecida e se sabem onde pode estar o problema. De qualquer forma irei na oficina amanhã para dar uma olhada nisso, mas se eu já souber mais ou menos onde pode ser o problema isso pode dar uma ajudada.
Além disso eu acho que ele está com um problema na bóia do medidor de combustível, pq tem vezes que o medidor marca certo, mas logo em seguida vai pra 0, ou fica variando como se fosse um velocímetro, e a luz da reserva não acende (também irei pedir pra ver isso amanhã), será que isso pode ter alguma relação?
E eu também queria saber se é normal sentir cheiro de gasolina, as vezes quando to saindo do carro sinto um cheiro de gasolina, será que pode haver um vazamento?
Peço desculpas se postei no local errado, não achei uma área só voltada pra consumo então achei apropriado postar aqui na área de motor.
Desde já agradeço.
Corsa Wind MPFI 1.0 1999 (2017-2019)
Corsa Classic LS VHCE 1.0 2010/11 (2019-2020)
Corsa Maxx VHCE 1.4 2011/12 (2021-hoje)


Dowglas
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Domingo 21 2016f Agosto 2016 09:54:55 AM
Localização: Itabira - MG
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Dowglas »

Tenho um Hatch 97 ,1.6 gl, com ar desligado em circuito misto ele deu 8.9 kml só, 60% ou mais do tempo foi em estrada, tranquilo a 80 ou 90 kmh .... Não sei o q fazer, ele já deu 6 de média, revisei e ele melhorou um pouco mas ainda sim estou achando muito beberrão...aqui em casa tem um c4 vtr q da 8.5 na cidade, carro 2.0. :(


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

joaomolopes96 escreveu:Olá pessoal do corsa clube. Me chamo João, sou de Recife e recentemente comprei um Corsa wind 99/99 com 177 mil km rodados. Comprei ele no dia 04/08 e depois de rodar com ele por um tempo percebi que esteja gastando muito com combustível. Agora no dia 01/09 enchi o tanque, zerei o odometro trip e rodei 50,7km com ele até reabastecê-lo de novo no dia 05/09, pedi pra encher o tanque e fiquei assustado. O tanque pegou 7,81 litros pra encher. Fazendo uma conta rápida vi que o consumo deu igual a 6,49km/L. Por isso vim aqui pedir a ajuda de vocês. Eu sei que é um modelo velho, mas ele é 1.0, creio eu que deveria estar fazendo pelo menos na faixa dos 10km/L, certo?
Então eu queria saber se algum de vocês ja passou por uma situação parecida e se sabem onde pode estar o problema. De qualquer forma irei na oficina amanhã para dar uma olhada nisso, mas se eu já souber mais ou menos onde pode ser o problema isso pode dar uma ajudada.
Além disso eu acho que ele está com um problema na bóia do medidor de combustível, pq tem vezes que o medidor marca certo, mas logo em seguida vai pra 0, ou fica variando como se fosse um velocímetro, e a luz da reserva não acende (também irei pedir pra ver isso amanhã), será que isso pode ter alguma relação?
E eu também queria saber se é normal sentir cheiro de gasolina, as vezes quando to saindo do carro sinto um cheiro de gasolina, será que pode haver um vazamento?
Peço desculpas se postei no local errado, não achei uma área só voltada pra consumo então achei apropriado postar aqui na área de motor.
Desde já agradeço.
cheiro de combustivel nao é bom sinal pode vazar mesmo, pode ser vedaçoes tubulacoes e assim vai
é preciso uma revisao sempre q pega o carro q ja pode ajudar bem
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Dowglas escreveu:Tenho um Hatch 97 ,1.6 gl, com ar desligado em circuito misto ele deu 8.9 kml só, 60% ou mais do tempo foi em estrada, tranquilo a 80 ou 90 kmh .... Não sei o q fazer, ele já deu 6 de média, revisei e ele melhorou um pouco mas ainda sim estou achando muito beberrão...aqui em casa tem um c4 vtr q da 8.5 na cidade, carro 2.0. :(
normal essa diferenca, meu corsa nunca chegou em 10km/l peguei o golf fazia 13.....mais motor vc acelera bem menos...
acho sua media muito boa pra falar a verdade
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Primeiro resolva o cheiro de combustível...provavelmente é algum vazamento e se for na linha de pressão, o líquido vai embora...

Depois veja o consumo...mas vc deve abastecer da mesma forma (parando no automático da bomba, no mesmo posto/bomba e mesmo combustível - aditivado ou não)...e deve rodar ao menos 1/2 tanque.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”