[DÚVIDA] Respiro do óleo tampa de valvulas
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[DÚVIDA] Respiro do óleo tampa de valvulas
Pessoal, gostaria de saber se o carro não vai perder rendimento ou falhar se instalar o respiro na tampa de valvulas, pois pelo que entendo os vapores vão para a TBI para serem reaproveitados como mistura... Grato!
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tem um topico em materias tecnicas so sobre instalacao de respiro em 16V, o principio é o mesmo para o 8V sendo mais facil
nunca notei qq problema por falta desse lixao q joga pra admissao novamente
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Na verdade, desaconselho a instalação deste tipo de respiro, pois os vapores de oleo direcionados a admissão contribuem para a lubrificação das hastes de válvula, alem de reduzir a poluição que vem destruindo nosso planeta...
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com a parte da poluicao eu até concordo, mas a lubrificacao nao parece funcionar, o vapor do oleo vai pra admissao, e rapidamente é resfriado pelo ar, e volta ao estado liquido, se espalhando pelas paredes, e com as pariculas suspensas q ainda passam pelo filtro de ar, vao formando akelas borras, acredito q bem pouco desse oleo chegue ao ponto de lubrificar as hastes de valvulalparonetti escreveu:Na verdade, desaconselho a instalação deste tipo de respiro, pois os vapores de oleo direcionados a admissão contribuem para a lubrificação das hastes de válvula, alem de reduzir a poluição que vem destruindo nosso planeta...
vale lembrar q temos essa lubrificacao tmb pela parte de cima do cabecote
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eita dúvida cruel hein.... eu tive um 95 EFI e ia instalar pq só de ver uma gota de óleo escorrendo na TBI eu já ficava injuriado, mas não instalei pq eu ia vender... agora tô com 1 sedan 01 MPFI e tava afim de instalar....
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Este assunto de um tal de "respiro" é recorrente.
Na verdade, isso não tem nada de respiro. É uma tubulação que se for mantida original e limpa, há vácuo proveniente do duto de admissão. Este vácuo succiona os vapores de óleo gerados no comando de válvula e no cárter.
Experimentem funcionar o motor em marcha-lenta e retirem a mangueira. Vão reparar que não sai nada por conta do comando de válvulas. E na mangueira retirada, haverá vácuo.
A idéia é simples: sua TBI ficará brilhandinho, mas seu comando de válvulas ficará com estes gases, que podem proporcionar o aparecimento de borra.
Não é achismo não. É só pesquisar um pouquinho na net sobre o assunto blow-by.
Na verdade, isso não tem nada de respiro. É uma tubulação que se for mantida original e limpa, há vácuo proveniente do duto de admissão. Este vácuo succiona os vapores de óleo gerados no comando de válvula e no cárter.
Experimentem funcionar o motor em marcha-lenta e retirem a mangueira. Vão reparar que não sai nada por conta do comando de válvulas. E na mangueira retirada, haverá vácuo.
A idéia é simples: sua TBI ficará brilhandinho, mas seu comando de válvulas ficará com estes gases, que podem proporcionar o aparecimento de borra.
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mas nao sei se é so no vacuo q sai esses gases nao heinLucas/RS escreveu:Este assunto de um tal de "respiro" é recorrente.
Na verdade, isso não tem nada de respiro. É uma tubulação que se for mantida original e limpa, há vácuo proveniente do duto de admissão. Este vácuo succiona os vapores de óleo gerados no comando de válvula e no cárter.
Experimentem funcionar o motor em marcha-lenta e retirem a mangueira. Vão reparar que não sai nada por conta do comando de válvulas. E na mangueira retirada, haverá vácuo.
A idéia é simples: sua TBI ficará brilhandinho, mas seu comando de válvulas ficará com estes gases, que podem proporcionar o aparecimento de borra.
Não é achismo não. É só pesquisar um pouquinho na net sobre o assunto blow-by.
pq ja vi gente fechar essas saidas e o carro comecar a fumar um pouquinho
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Lembrando de alguns depoimentos mais antigos do pessoal, acho que tu tens razão !! O pessoal parava o carro e começava a aparecer um cheiro de óleo. Então deve ter certa pressão no comando, sim.SemControle escreveu:mas nao sei se é so no vacuo q sai esses gases nao heinLucas/RS escreveu:Este assunto de um tal de "respiro" é recorrente.
Na verdade, isso não tem nada de respiro. É uma tubulação que se for mantida original e limpa, há vácuo proveniente do duto de admissão. Este vácuo succiona os vapores de óleo gerados no comando de válvula e no cárter.
Experimentem funcionar o motor em marcha-lenta e retirem a mangueira. Vão reparar que não sai nada por conta do comando de válvulas. E na mangueira retirada, haverá vácuo.
A idéia é simples: sua TBI ficará brilhandinho, mas seu comando de válvulas ficará com estes gases, que podem proporcionar o aparecimento de borra.
Não é achismo não. É só pesquisar um pouquinho na net sobre o assunto blow-by.
pq ja vi gente fechar essas saidas e o carro comecar a fumar um pouquinho
Mas há de concordar que é muito mais fácil os gases saírem com uma forcinha extra (vácuo) do que só com a pressão originada no interior do motor.
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sim sim, é tudo fisica, o vapor do oleo, é quente e tende a subir isso ja ajuda
como o meu é turbo eu nem comentei dele, mas o vapor q sai no respiro é tao violento q rodaria facilmente uma turbininha de gol/parati 1.0 16V, nao é questao de anel, é vapor sem cor, cheira fortissimo a alcool, pq realmente nao anda gordo, anda redondo hehehehe
como o meu é turbo eu nem comentei dele, mas o vapor q sai no respiro é tao violento q rodaria facilmente uma turbininha de gol/parati 1.0 16V, nao é questao de anel, é vapor sem cor, cheira fortissimo a alcool, pq realmente nao anda gordo, anda redondo hehehehe
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