[DÚVIDA] Economia de combustível e ajuda ao ambiente

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
rodrigo.marassa.ojeda
:: Super ::
Mensagens: 80
Registrado em: Quinta-feira 13 2008f Março 2008 01:37:15 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] Economia de combustível e ajuda ao ambiente

Mensagem por rodrigo.marassa.ojeda »

Pessoal, sei que esse post vai um pouco na direção contrária de alguns que são publicados aqui, mas mesmo assim, vamos lá.

Ao invés de envenenar e turbinar o carro, aumentar a potência, colocar um motor mais forte, chipar e outras coisas que aumentam o consumo de combustível e a poluição, alguém tem conhecimento de alguma forma de tornar os nossos Corsas mais econômicos, menos poluentes e mais ecológicos, ajudando o nosso bolso e a natureza?

É uma coisa para pensarmos, considerando alguns fatos recentes: algumas cidades como Corumbá, Cuiabá e Rondonópolis registraram mais de 40°C em pleno inverno; informações sobre as mudanças climáticas, derretimentos de geleiras e problemas da poluição; divulgação do ranking apontado o Corsa como um dos carros mais poluentes do País; e outros fatos que todos estão carecas de saber.

Sei de iniciativas que converteram veículos para rodar com motor elétrico (www.gurgel800.com.br/adaptacoes/superminieletrico e www2.itaipu.gov.br/ve, só para citar alguns exemplos). Alguém ai, um engenheiro ou mecânico, tem conhecimento ou mesmo já se arriscou a fazer isso com um carro convencional, mesmo que somente para testes?

Também sei que alguns carros com motorização maior, equipados com V8 ou V6, tem um recurso programado na central eletrônica do motor que desliga alguns cilindros quando não está sendo exigida muita potência. Será que não existe alguma forma de programar a central do Corsa para fazer isso? Ou quem sabe, e talvez seja até mais fácil, mais barato e menos arriscado, algum aparelho no estilo desses conversores flex, que vão ligados no chicote dos injetores e não alteram as características originais do carro nem a programação da central, podendo ser retirados depois. Enfim, alguma maneira de desligar um ou dois cilindros automaticamente ou mesmo manualmente em situações de engarrafamento e/ou pouca exigência do motor... Talvez desligando um só já gere algum benefício sem muita perda, já que sabemos que na Europa os Corsinhas contavam com a opção de motor Ecotec de 3 cilindros.

Enfim, lanço esse tópico para discutir o tema e ver se alguém tem alguma forma de viabilizar alguma dessas soluções ou até mesmo outras sugestões para economia de combustível e diminuição da poluição, já que as opções apresentadas pelas montadoras, como veículos híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio, somente estão disponíveis fora do Brasil e custam o olho da cara.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

um amplificador de faisca ainda é uma otima saida, melhora a queima, gerando mais potencia com isso se acelera menos, logo bebe menos, e com queima melhor acho eu q polui menos tmb
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Esses amplificadores de faísca seriam uma boa, pena que um fabricante tem histórico policial, outro não fabrica pra Corsa com bobina quadrada, o outro não sabe se serve ...

Na tentativa de reduzir o consumo, uso a vários meses velas iridium. Minha última média no corsinha 1.0 MPFI foi de 11,87 km/l de alcool. Já pensei em alimentar a bobina direto da bateria com o carro ligado pra ver se dá um up na faísca, mas ninguém me respondeu se teria efeito positivo, além de ter que fazer uma pequena gambiarra no chicote, coisa que eu não queria.

Rogério.


alexemaria
:: Millennium ::
Mensagens: 107
Registrado em: Quarta-feira 12 2008f Novembro 2008 02:09:00 PM
Localização: Várzea Grande - MT
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alexemaria »

rodrigo.marassa.ojeda escreveu:Pessoal, sei que esse post vai um pouco na direção contrária de alguns que são publicados aqui, mas mesmo assim, vamos lá.

Ao invés de envenenar e turbinar o carro, aumentar a potência, colocar um motor mais forte, chipar e outras coisas que aumentam o consumo de combustível e a poluição, alguém tem conhecimento de alguma forma de tornar os nossos Corsas mais econômicos, menos poluentes e mais ecológicos, ajudando o nosso bolso e a natureza?

É uma coisa para pensarmos, considerando alguns fatos recentes: algumas cidades como Corumbá, Cuiabá e Rondonópolis registraram mais de 40°C em pleno inverno; informações sobre as mudanças climáticas, derretimentos de geleiras e problemas da poluição; divulgação do ranking apontado o Corsa como um dos carros mais poluentes do País; e outros fatos que todos estão carecas de saber.

Sei de iniciativas que converteram veículos para rodar com motor elétrico (www.gurgel800.com.br/adaptacoes/superminieletrico e www2.itaipu.gov.br/ve, só para citar alguns exemplos). Alguém ai, um engenheiro ou mecânico, tem conhecimento ou mesmo já se arriscou a fazer isso com um carro convencional, mesmo que somente para testes?

Também sei que alguns carros com motorização maior, equipados com V8 ou V6, tem um recurso programado na central eletrônica do motor que desliga alguns cilindros quando não está sendo exigida muita potência. Será que não existe alguma forma de programar a central do Corsa para fazer isso? Ou quem sabe, e talvez seja até mais fácil, mais barato e menos arriscado, algum aparelho no estilo desses conversores flex, que vão ligados no chicote dos injetores e não alteram as características originais do carro nem a programação da central, podendo ser retirados depois. Enfim, alguma maneira de desligar um ou dois cilindros automaticamente ou mesmo manualmente em situações de engarrafamento e/ou pouca exigência do motor... Talvez desligando um só já gere algum benefício sem muita perda, já que sabemos que na Europa os Corsinhas contavam com a opção de motor Ecotec de 3 cilindros.

Enfim, lanço esse tópico para discutir o tema e ver se alguém tem alguma forma de viabilizar alguma dessas soluções ou até mesmo outras sugestões para economia de combustível e diminuição da poluição, já que as opções apresentadas pelas montadoras, como veículos híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio, somente estão disponíveis fora do Brasil e custam o olho da cara.
Vejo na meteorologia, as vezes no tele jornal, dizendo que irá fazer muito calor, 32°C em Sao Paulo, por exemplo. Acho super engrassado, Calor é Cuiabá, 40° praticamente todo dia, não muito raro, picos de 42°C no Centro. Não é mole não.
1.0 mpfi 98. corsa é corsa, os outros, apenas carros.


Andre - Maionese
:: Rodeio ::
Mensagens: 714
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Dezembro 2006 04:59:48 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Andre - Maionese »

Acredito que manter a manutenção do carro em dia, peças boas, bicos limpos, velas e cabos bons, fazer sempre a manutenção preventiva em tudo ja ajude muito.

O amplificador de ignição é uma boa, embora seja meio caro...

Desligar cilindro do carro... acho que da até pra fazer um teste disso, colocar um interruptor em 1 dos bicos pra ver como fica... eu acho que o motor vai dar cabaçadas e ficar péssimo de andar...
- > 1.8 GTE
- > 16"


Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW »

Talvez desligando um só já gere algum benefício sem muita perda, já que sabemos que na Europa os Corsinhas contavam com a opção de motor Ecotec de 3 cilindros
.

Esses motores 3 cilindros são barulhentos e causam muita vibração. Foi uma das poucas atitudes sensatas das montadoras instaladas aqui em não traser estes motores.

abrass!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com


alanrudi
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Quinta-feira 23 2009f Julho 2009 12:03:35 AM
Localização: Rio Claro - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alanrudi »

Seria este produto aqui??

http://www.techcar.com.br/product/7133.html


Ele funciona mesmo? pelo preço acho q compensaria ... teria q fazer mais alguma ajuste se o carro estiver chipado pra alcool?


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

O produto é esse. Uma vez conversei com o instalador da fábrica e ele me alertou que o amplificador não funciona com a bobina quadrada de 4 pinos do Corsa, seria preciso substituir pela bobina redonda de 3 pinos. No CeltaClube tem algumas pessoas com bastante experiência no uso deste tipo de amplificador.

Rogério.


Ramos
:: Moderador ::
Mensagens: 947
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ramos »

Eu estou estudando sobre usar outras alternativas de combustiveis para auxiliar na queima nos cilindros...
Estou fazendo isso em parceria com um engenheiro mecanico da PUCRS do laboratorio de motores...
mas por enquanto isso estou apenas fazendo testes!
penso que se fosse desligar cilindros teria que desligar dois se náo iria fibrar nuito!
tira o cabo das velas e ve, nao vai estar ecoomizando pois ele continuará enviando gasolina, mas por dois seguntos vai ver como ficaria a vibraçao


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

alanrudi escreveu:Seria este produto aqui??

http://www.techcar.com.br/product/7133.html


Ele funciona mesmo? pelo preço acho q compensaria ... teria q fazer mais alguma ajuste se o carro estiver chipado pra alcool?
esse nao conheco, mas seria algo do genero sim.....
eu estou pensando em pegar pro meu carro, nao pela economia, q tmb sera beneficiada diretamente, mas pela potencia pra faisca pq ar comprimido dificulta a faisca, e um booster de faisca cai muito bem
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”