[INFO] - A saga de um corsa, um concessionário ignorante, um mecânico vigarista, e um proprietário meio desleixado.

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Invalid_user_7431
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 28 2024f Março 2024 05:56:28 PM
Localização: Santa Teresa - ES
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 2001

[INFO] - A saga de um corsa, um concessionário ignorante, um mecânico vigarista, e um proprietário meio desleixado.

Mensagem por Invalid_user_7431 »

Fala galera, então... esse provavelmente será o maior texto aqui publicado em décadas de corsa... Tudo começa a 4 anos. pandemia de covid. uma viagem de 45km que era para ser tranquila, resulta em desastre (a 4km de casa) quando a correia dentada se rompe a 5km de casa, na volta. daí, eu com 17 anos, resolvo eu mesmo mexer. para isso, precisaria de mais ferramentas. desmonto com o que tenho disponível a admissão de ar dele, e parte superior da caixa da correia, a encontro quebrada, e com vários "dentes" ausentes. Daí, precisaria de um método para travar o motor, e de um soquete estriado para a remoção da roda fônica. então, espero meu pai voltar da rua com as peças e ferramentas. (moro num sítio no meio meio do nada). Ao invés de ferramentas, ele trouxe o "mecânico" (fez trabalhos muito bons no passado, mas ae veio a separação com a esposa, cigarro, bebedeira, e sabe-se lá o que mais). Este desmontou o que faltava para a troca da correia aqui em casa, e, ao tirar o tensor, percebi que o mesmo não era original, mas sim um paralelo, pré ajustado, que não tinha a chaveta allen de ajuste na frente e que possuía uma posição fixa, uma carga fixa na mola. a correia era uma Goodyear, com apenas 18mil km, instalados aos 44mil na revendedora. tive um problema de ferrugem devido a um trabalho mal feito no para-brisa tempos antes, então já sabe de onde vem esse tensor problemático. o carro, tinha 62mil km quando quebrou, novo mesmo. (lembrando que ele já tinha 18 anos). Daí o mecânico instalou a correia AC Delco, o tensor original GM, e coreia do alternador (continental) que comprei novos. Ao ligar, percebeu-se que as válvulas do cilindro 1 foram esmigalhadas pelo pistão. Reboquei o carro até o oficina desse cara, e paguei o serviço completo do cabeçote. Ao voltar, ele estava extremamente fraco, sem torque. um som terrível de "carro velho" vindo do escape, e oscilando giro. Tá, volto a oficina, e ele diz que provavelmente são as velas. as troca, e o carro PIORA MISERAVELMENTE. velas bosch, marca reconhecida. agora, o carro está dando umas "cabeçadas", vc acelera ele parado e o giro sobe e cai em seguida, e faz isso o tempo todo. ao acelerar "fundo" ele parece que afoga, e de forma intermitente, acende a luz da injeção. esta acusa problemas de baixa tensão na sonda lambda. (multec. o velho esquema de jumpear pinos e ver o código). Então troco a sonda. melhora, mas volta ao mesmo em poucos km. então, vejo que um cabo de velas está "frouxo". removo este e encontro a cerâmica da vela solta da base... removo a vela e A MESMA É DE ELETRODO CURTO, PRO ECONOFLEX! meu carro é mpfi, a gasolina, usa velas de eletrodo longo... instalo as originais e vejo uma fuga de centelha no cilindro 4... compro cabos e velas novos, novamente bosch, e ele novamente melhora, e piora em seguida. daí checo toda a elétrica, o próprio módulo (entusiasta em eletrônicos que arruma tv "condenada" aos 14 anos), limpo a EPROM, remonto, e nada. checo a sincronia, novamente, sem problemas (exceto que a correia estava "estrangulada" com o tensor no max). então fico meio pistola, sem saber o que está acontecendo. levo a vários mecânicos que nada encontraram e que alegavam ter que desmontar tudo para averiguar melhor. grana curta, deixo pra lá. mas o carro continua um "cavalo chucro" em engarrafamentos... nesse tempo, troco os 4 pneus, suspensão traseira e freios traseiros (estes eu mesmo fiz), escapamento, e uma troca de óleo/filtros. pouco tempo depois dessa troca de óleo, outro problema e outra decepção com oficina. ele arriou bateria de noite para o dia. levo na auto elétrica, e o alternador não está funcionando. desmontam o mesmo, e trocam os rolamentos (nsk, recomendo), e o regulador por um gauss... ( FUJAM DESSA MARCA A TODO E QUAIQUER CUSTO!!! nem as buzinas dela aguentam...) e a bateria (bosch, comprei em outra loja e instalei eu mesmo). depois disso, o carro falha em qualquer regime (a lenta era estável antes), além de um barulho e uma movimentação suspeita da polia do alternador... vendo como o carro se comportava, levei na auto elétrica que alegou tudo normal. mas não tava... o farol oscilava muito, junto com o motor. em qualquer regime... comprei um multímetro e a tensão oscilava de 14.1 a 12.3v, de forma frequente, sem mudar periféricos ou tocar no acelerador... daí pego outro alternador que, devido a um outro regulador gauss, que fritou o rotor, o alternador original da ford f-350 74 com motor perkins do meu pai, foi equipada com alternador de corsa, de 70AMP, uns 6 anos antes. este estava com rolamento fazendo barulho, mas gerava tranquilamente. então, peguei ele e coloquei no corsa. o problema de falha em alto giro sumiu, bem como a oscilação de tensão. compro um novo "anel espaçador" do rolamento traseiro do alternador dele, bem como um regulador ikro (esse sim é bom). e remonto. funciona perfeitamente. ( e depois, troco os rolamentos do alternador da ford, no mesmo dia). depois disso, "aprendo a conviver" com este problema de falha em baixo giro. ficou assim até um certo dia. esse dia... eita dia... vou trocar o óleo dele. tento remover o bujão e o mesmo está travado e espanado, colado no lugar com o que mais parecia epoxi do que selante... tento trocar o filtro de gasolina, e quebro o bico dele no plugue... então removo o cárter, e percebo uma imensidão de borra... removo a tampa do cabeçote e tá na mesma. preciso limpar um pouco pelo menos... dado o problema e a curiosidade, meto a chave. desmonto o cabeçote também, para lá encontrar a causa de tudo... o filho da mãe do mecânico colocou válvulas USADAS (cheias de marcas de desgaste e carbonização, ausentes nas demais originais, e o alojamento também não tem problemas, prova que elas ficaram assim em outro carro, não neste) e de tipo diferente. a de escape tinha uma haste 2mm menor, além de um "desenho" totalmente diferente, e a de admissão, um furo para a compressão menor, e sem os 3 pontinhos que a GM dá apo testar os componentes. então troco as 8 válvulas, por peças da eaton, que tem o mesmo desenho da "errada", mas com o comprimento correto, e todas iguais né. já que o encaixe em si já altera a compressão, deixando ela muito diferente dos demais cilindros, mas o desenho também cria uma torção diferente, e muda as taxas... além delas, retentores e juntas, Sabó serie clássicos. (lembrando que uso castrol gtx e filtros tecfil). limpo tudo, e enquanto vou "orçamentando" tudo, devido as chuvas meu pai atola e em seguida explode o diferencial da ford, que só encontrei por 1700 no ML... Enfim, quando vc acha que não pode piorar... compro tudo referente ao corsa em lojas físicas, e e remonto no dia seguinte. (incluindo um novo plugue do filtro de gasolina). ligo ele e ele falha muito, devido ao descarbonizante no motor, e bate tucho. mas tudo para em menos de 1 min. daí em diante... SEM FALHA em regime algum! o único momento de falha é em fase fria. 20 segundos depois de dar a partida, mesmo em lenta, passa. vou trocar as velas (carbonizadas, que limpei, mas com a cerâmica solta, que eu dei umas pancadinhas com chave de fendas e prendi. segunda vez que vejo isso em velas bosch nesse mesmo carro. até pergunto aqui se mais alguém já passou por isso. e vou trocar a sonda de novo porque, se ouve vazamento direto de gasolina pelo escape, este danificou a sonda original (que eu testei e tá ruim mesmo... fica a menos 100mv com motor quente em lenta, enquanto a bosch, em 300mv,+/-). existe a possibilidade de ter alterado essa sonda também. vou checar além disso todo o sistema cânister, que pode tá dando uma entrada de ar falsa ao ser acionado, justamente em fase fria. mas enfim, fica a história, e também meus agradecimentos a este e outros clubes, onde adquiri muito conhecimento sobre injeção de combustível, e motores em geral. :fadein: :mrgreen:


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

bosch já tem um grande histórico de peças problemáticas aqui no forum, desde paletas de limpador a velas e muito mais
se for trocar novamente a sonda, veja da marca delphi, mas com medições tão fora do normal, desligue a mesma do chicote, a injeção vai dar erro e adotar um valor padrão q deve manter um funcionamento menos quadrado
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Que saga. Mas parabéns por ter resolvido. As peças Bosch foram compradas em autopeças pequenas? Eu fico com o pé atrás. De fato, algumas coisas da Bosch caíram de qualidade, mas mesmo assim não descarto que poderiam ser peças falsificadas.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Invalid_user_7431
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 28 2024f Março 2024 05:56:28 PM
Localização: Santa Teresa - ES
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Invalid_user_7431 »

SemControle escreveu: Sábado 30 2024f Março 2024 02:02:23 PM bosch já tem um grande histórico de peças problemáticas aqui no forum, desde paletas de limpador a velas e muito mais
se for trocar novamente a sonda, veja da marca delphi, mas com medições tão fora do normal, desligue a mesma do chicote, a injeção vai dar erro e adotar um valor padrão q deve manter um funcionamento menos quadrado
olha cara, andei 80km com ele, e depois que as válvulas se assentaram, tudo voltou como era antes da quebra da correia (já era hora), incluindo os dados da sonda, a sonda bosch tá com os valores normais, mas a da ac delco original, essa pirou logo depois da "troca" das valvulas e fica em 100, 200mv... mortinha e o carro não anda com ela. quanto as velas, eu testei o eletrodo, normal, então dei umas pancadas com um cano por cima, com a que tá com a cerâmica solta da rosca, e resolveu. ajustei os eletrodos e tá normal agora, bem como o funcionamento do carro.


Invalid_user_7431
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 28 2024f Março 2024 05:56:28 PM
Localização: Santa Teresa - ES
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Invalid_user_7431 »

gtmski escreveu: Domingo 31 2024f Março 2024 12:44:26 PM Que saga. Mas parabéns por ter resolvido. As peças Bosch foram compradas em autopeças pequenas? Eu fico com o pé atrás. De fato, algumas coisas da Bosch caíram de qualidade, mas mesmo assim não descarto que poderiam ser peças falsificadas.
as coisas da bosch (fora essa das velas) não tinham qualidade ruim não. só as velas que se soltam da cerâmica. produto comprado na bosch car service da cidade vizinha...


Invalid_user_7431
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 28 2024f Março 2024 05:56:28 PM
Localização: Santa Teresa - ES
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Invalid_user_7431 »

Invalid_user_7431 escreveu: Quinta-feira 04 2024f Abril 2024 06:12:37 PM
SemControle escreveu: Sábado 30 2024f Março 2024 02:02:23 PM bosch já tem um grande histórico de peças problemáticas aqui no forum, desde paletas de limpador a velas e muito mais
se for trocar novamente a sonda, veja da marca delphi, mas com medições tão fora do normal, desligue a mesma do chicote, a injeção vai dar erro e adotar um valor padrão q deve manter um funcionamento menos quadrado
olha cara, andei 80km com ele, e depois que as válvulas se assentaram, tudo voltou como era antes da quebra da correia (já era hora), incluindo os dados da sonda, a sonda bosch tá com os valores normais, mas a da ac delco original, essa pirou logo depois da "troca" das valvulas e fica em 100, 200mv... mortinha e o carro não anda com ela. quanto as velas, eu testei o eletrodo, normal, então dei umas pancadas com um cano por cima, com a que tá com a cerâmica solta da rosca, e resolveu. ajustei os eletrodos e tá normal agora, bem como o funcionamento do carro.
quando digo "troca", me refiro a besteira que o cara fez de por aquelas válvulas de sabe-se lá qual origem, diferente das originais gm, nele... as que eu coloquei agora e resolveram, são da Eaton, e cara... que pecinha bem feita e bem acabada... toda polida. as acho inclusive melhores que as originais GM.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”