[DÚVIDA] - Pq a bobina só funciona o terminal 2 e 3?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: defeito cabiludo no corsão 2004

Mensagem por Bange »

Como assim por um outro sensor? Explica melhor...

Mas dá uma olhada neste vídeo... https://www.youtube.com/watch?v=eJJnZjbcqzs

Veja que uma pane de 100%, pega fácil sem um osciloscópio...mas pra um caso igual ao seu eu não tenho certeza...

Quanto ao teste da ECU, a melhor coisa é trocar por outra de mesmo modelo, ou colocar a sua em um mesmo modelo e ano do carro.
marcioroberto
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sábado 29 2017f Abril 2017 01:38:39 AM
Localização: São Luís - MA
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por marcioroberto »

amigo pelo q entendi o problema do corsa pode se a roda fônica empenada ou o próprio sensor , como testei um outro sensor e não resolver vou testar ela no multímetro ou uma outra
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A roda fônica em si é difícil, salvo montagem incorreta ou pancada (batida, pedra, etc...), e isto é verificado visualmente, mas tem que girar o motor na chave...mas se parou do nada, creio que ela esteja descartada em princípio... parte eletrônica, fiação e conectores são mais prováveis.

Retire as velas, passe um fio comprido em cada rosca e conecte a um bom terra, volte a encaixar as velas nos cabos, mantendo a referência dos cilindros, desligue os bicos ou a bomba de combustível...gire o motor na chave.

Com o esquema acima, vc não afoga o motor, que ficará mais leve sem as velas...enquanto gira, vc pode avaliar a roda fônica (oscilação/balanço), variar a distância do sensor em relação a roda fônica, com um multímetro ver os pulsos e tensão geradas pelo sensor (no sensor e na entrada da ECU (não sei os pinos), ver os pulsos da ECU para a bobina (na ECU e no conector da bobina (não sei os pinos), e ver as centelhas pulando nas velas...

O carinha do vídeo sinalizou um osciloscópio baratim (não analisei ainda), usando um computador, lap top, etc... com 2 canais...isso dá uma ferramenta poderosa para analisar o seu caso...
marcioroberto
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sábado 29 2017f Abril 2017 01:38:39 AM
Localização: São Luís - MA
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por marcioroberto »

amanhã vou verificar continuidade dos cabos do sensor de rotação os pulsos e ver se ele ta chegando até a ECU como vc falou de qualquer forma não encontrar qual pino do conector da ECU abro o eletroduto e acompanho o chicote ate la assim que fizer isso posto aqui pra vc saber.
uma duvida será que uns dos cabo do conector do sensor + ou - pode estar quebrado e passando informação de pulso apenas para duas saída da bobina isso e possível
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Olha, eu nunca estudei esse sensor a fundo, mas creio que seja do tipo magneto resistivo (3 fios, sendo 1 de blindagem)...seja como for, ele por si só, não creio que falharia parcialmente os pulsos, ou seja, comandaria apenas um dos bancos (1,4 sim e 2,3 não), pois a fiação é exatamente a mesma para ambos...além disso, ele gera pulsos a cada passagem do dente, sendo que a ausência de 1 ou 2 dentes (que dá um tempo maior entre pulsos), é o que sincroniza para a ECU, que é o elemento que faz a contagem da rotação (e ângulo) e comanda a bobina.

Olhando o conjunto sensor + roda fônica, poderia haver o caso de ele estar afastado demais da roda fônica (não lembro a distância, mas é coisa de milímetro no meu), numa região de quase dúvida (limiar), e qualquer desvio da roda (como já disse, por pancada ou erro de montagem), poderia gerar essa intermitência...mas vc não confirmou nenhuma ação de manutenção anterior ou pancada.

Pelo lado da ECU, ela recebe os pulsos, sincroniza pela largura maior (na ausência do(s) dente(s)), e comanda os bancos para a bobina (que na realidade são duas... banco A (1 e 4) e banco B (2 e 3)), por um problema de criticidade dos pulsos (do parágrafo anterior), ela pode não entender a chegada...ou... os drivers de saída dela estão com problema exatamente para o banco 2.

Existe identificação da qualidade dos pulsos pela ECU, que se fugir a um padrão, é gravado um erro (que depende do seu tipo de ECU), e gerado um alarme (por isso lhe perguntei sobre...), dessa forma vc já saberia se o problema está antes da ECU (conjunto roda fônica + sensor + cabo até a ECU)...após a ECU para a bobina não lembro se existe algum alarme do tipo curto ou aberto.

Os pulsos gerados pela ECU, para a bobina, são pulsos precisos e com nível de tensão de 12V.

Pelo seu relato de não ter tido manutenção anterior que envolva a roda fônica/sensor e nem pancada...ter vc próprio testado a bobina em outro carro, eu apostaria mais na ECU, mesmo já tendo sido testada por loja especializada...

Eu tive vendo o tal osciloscópio baratim...realmente a montagem é muuuito simples e já baixei o software...agora é comprar o material e montar...não deve ser um Tektronix, mas acho que dá pro gasto...se vc entender um pouco de eletrônica, sugiro fazer o mesmo...é uma mão na roda ter um instrumento desse.
marcioroberto
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sábado 29 2017f Abril 2017 01:38:39 AM
Localização: São Luís - MA
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por marcioroberto »

um amigo mediu o conector da bobina o sensor rotação conector do sensor continuidade dos cabos e nada de anormal roda fônica e nada de anormal , agora não sei o q pensar será q pode ser rele
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não existe relé exclusivo envolvido nesse sistema...

Quando tudo aparenta estar normal estaticamente, e não funciona, tem que testar dinamicamente, medir os sinais, tensões e aterramentos.

A melhor coisa a fazer no seu caso é a utilização do osciloscópio, com ele vc vê o sinal, confere tensão e frequência...é o instrumento ideal pra isso, caso contrário vai ficar imaginando e trocando peças desnecessárias.
marcioroberto
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sábado 29 2017f Abril 2017 01:38:39 AM
Localização: São Luís - MA
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por marcioroberto »

cara vou meter o escâner nele e ver o que aparece quais as falhas para poder v , tinha pensado em aterramento , já estou ficando cansado
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Particularmente eu acho que o scaner não é o instrumento ideal para seu caso, mas ajudará bastante...mostrando até coisas que vc não reparou...
marcioroberto
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sábado 29 2017f Abril 2017 01:38:39 AM
Localização: São Luís - MA
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por marcioroberto »

o pior q a luz da injeção não deu sinal de vida ainda
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”