Pq está engasgando demais e baixando agua?

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luckpr
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Re: Pq está engasgando demais e baixando agua?

Mensagem por luckpr »

Se não souber a quantidade de liquido que cabe no radiador, teria alguma forma de saber, uma dica, porque vou tirar meu radiador e colocar agua e ver qual a quantidade ele armazena de agua e comparar com a quantidade padrão exigida dos radiadores deste porte.
Bange
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Mensagem por Bange »

...a logica não aponta pra ele ser o problema raiz...ele pode estar interferindo? Sim, mas na minha visão existem outros itens (relés e sensor da ECU), que são mais prováveis de serem a causa, baseado em seu relato de "as vezes" liga nesta ou naquela temperatura.

Não tenho informação sobre o volume do radiador, só do sistema todo como citei lá atrás...
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luckpr
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Mensagem por luckpr »

Bange escreveu:...a logica não aponta pra ele ser o problema raiz...ele pode estar interferindo? Sim, mas na minha visão existem outros itens (relés e sensor da ECU), que são mais prováveis de serem a causa, baseado em seu relato de "as vezes" liga nesta ou naquela temperatura.

Não tenho informação sobre o volume do radiador, só do sistema todo como citei lá atrás...
O fato de ele estar com a marcha lenta acelerada e a luz de injeção acendendo faz ele aquecer mais rapido?
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Mensagem por luckpr »

Bange escreveu:luckpr, acima de 95°C, liga a velocidade menor...se a temperatura baixar para +-93°C, ela desliga e só volta a ligar se chegar novamente a +-95°C...

Caso a temperatura não abaixe, ela comuda para velocidade maior por volta dos 98°C, ou seja, acima de 95, ela está sempre ligada...ou na velocidade menor ou na maior...outra coisa que tem que acontecer é: ligando a velocidade maior (+-98°C), a temperatura tem que baixar e quando ela vai baixando e atinge os 95°C, ela é comutada para a velocidade menor, desligando por volta dos 93°C.

Então, se ela não liga nos 95°C, mas liga com +-98°C, tá errado, podendo ser causado por mau contato em um dos relés R5 e/ou R6, que ficam embaixo do porta luvas...
Reles do porta-luvas.jpg
Ou por ineficiência do sensor de temperatura localizado abaixo da bobina.

Sugiro primeiro a análise dos relés, pois se vc identificar sujeira e souber limpar, resolve de forma mais barata (ou trocando se não souber limpar)...e também devido ao que vc fala que às vezes liga com +-98°C e às vezes liga nos 100°C...esse "às vezes", é uma característica de mau contado.

A segunda sugestão é o sensor, mas pra teste (já que não tem como distinguir visualmente), tem que ter medidor de tensão DC, uma fonte de 5VDC e ferver o mesmo dentro de uma panela no fogão...fica complicado pra quem não reúne habilidade ou os materiais citados...a solução é a substituição por outro original.

Respondendo a sua pergunta...nos motores GM, aquela mangueira tem duas finalidades:

1 - Retirar o ar (bolhas) que se formam no sistema quando a temperatura se eleva muito ou quando se repõe o líquido do arrefecimento.

2 - Serve de sinalizadora de que está havendo séria obstrução no radiador, pois o caminho mais fácil é pela mangueira grossa que entra no radiador...caso haja alguma obstrução significativa, a pressão fará com que o caminho da mangueira mais fina seja utilizado...

Esta situação deve ser observada em ML, pois em alto RPM, é até possível alguma passagem de líquido pela fina, isto devido ao alto volume impulsionado pela bomba...digamos que seja um transbordo normal.

O caso citado pelo lucasl, também é possível, mas requer aferição do mostrador do painel e ou do sensor do painel, que é diferente do sensor da ECU, que comanda as ventoinhas.

Falando em ventoinhas, seu motor tem duas e devem funcionar sempre juntas, seja na velocidade menor ou maior e seja com ou sem o AC funcionando.

Outro detalhe é que quando ocorre a comutação da velocidade menor para a maior, a ventoinha grande é desligada por uns 2 segundos, para em seguida religar na maior velocidade...ou seja, ela praticamente não para.
Voce quer dizer que a partir de 95º ela liga e so desliga quando atinge um valor abaixo dos 95º? E chegando em 98º ela liga numa velocidade maior? Se for o caso nao e assim o meu, vou verificar os reles.
Bange
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Mensagem por Bange »

luckpr escreveu:
Bange escreveu:...a logica não aponta pra ele ser o problema raiz...ele pode estar interferindo? Sim, mas na minha visão existem outros itens (relés e sensor da ECU), que são mais prováveis de serem a causa, baseado em seu relato de "as vezes" liga nesta ou naquela temperatura.

Não tenho informação sobre o volume do radiador, só do sistema todo como citei lá atrás...
O fato de ele estar com a marcha lenta acelerada e a luz de injeção acendendo faz ele aquecer mais rapido?
Quando a aceleração, sim...porém não é a causa raiz, pois se o sistema de arrefecimento estivesse funcionando corretamente, isto seria irrelevante, pois o aquecimento seria normalizado...no máximo ocorreriam mais ciclos de liga/desliga das ventoinhas.

Quanto ao alarme da injeção, creio que não, mas seria necessário conhecer qual é o alarme que está ocorrendo...
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luckpr
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Mensagem por luckpr »

Bange escreveu:
luckpr escreveu:
Bange escreveu:...a logica não aponta pra ele ser o problema raiz...ele pode estar interferindo? Sim, mas na minha visão existem outros itens (relés e sensor da ECU), que são mais prováveis de serem a causa, baseado em seu relato de "as vezes" liga nesta ou naquela temperatura.

Não tenho informação sobre o volume do radiador, só do sistema todo como citei lá atrás...
O fato de ele estar com a marcha lenta acelerada e a luz de injeção acendendo faz ele aquecer mais rapido?
Quando a aceleração, sim...porém não é a causa raiz, pois se o sistema de arrefecimento estivesse funcionando corretamente, isto seria irrelevante, pois o aquecimento seria normalizado...no máximo ocorreriam mais ciclos de liga/desliga das ventoinhas.

Quanto ao alarme da injeção, creio que não, mas seria necessário conhecer qual é o alarme que está ocorrendo...
Cara, hoje levei meu carro em um eletricista e ele me falou uma coisa, meu carro na verdade não tem ar condicionado, ele tem ar quente e ventilador somente. Bem que ele não tem compressor e nem suporte pro compressor, não tinha percebido isso, então ja muda tudo, a ventoinha então so dispara quando atinge 95º em apenas uma velocidade e isso mesmo? O eletricista disse que poderia ser problema no sensor que faz a ventoinha disparar porque quando o carro estava com mais de 95º a ventoinha nao disparou, dai ele disconectou o fio e a ventoinha passou a disparar direto (perguntei a ele se poderia ser mal contato de fios ou reles, ele disse que não pq quando disconecta o fio o ventilador funciona). Hoje o carro demorou disparar a ventoinha, em um momento ele alcançou 98º sem disparar ela eu ate desliguei o carro, outros momentos a ventoinha ate disparou mas so com 98º. Uma coisa que me chamou atenção foi quando deixei o carro ligado mais de 15 minutos e o fio ficou desconectado do sensor da ventoinha, a ventoinha ficou disparada direto mas a temperatura abaixou so ate os 93º e permaneceu nessa temperatura o tempo todo, acho que por ela estar ligada a muito tempo a temperatura tambem tinha que estar chegado no minimo em 90º ou estou errado.
Bange
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Mensagem por Bange »

Putz...informações erradas mudam completamente o raciocínio...

Bom, o seu carro nunca teve AC ou hoje ele não está com AC?

Se não tem AC, tem apenas uma ventoinha para o radiador...apenas uma velocidade e que, salvo engano, liga com +-98 e desliga com +-94...tem menos relés embaixo do porta luvas...o painel de comandos é diferente...não tem o condensador junto com o radiador...não tem compressor...não tem tubulações para o gás...

Mas ainda tem um relé que comanda a ventoinha e ele pode ser um dos ofensores, junto com o sensor abaixo da bobina...

Como não tenho o esquema do motor sem AC, vc terá que identificar qual é o relé e testá-lo/limpá-lo (se tiver condição)...ou trocar, pois é um item barato. Desta forma vc elimina umas das possibilidades...se funcionar, resolveu...caso contrário é o sensor.

Não gosto de trocar peças sem comprovar se está fora da especificação, mas se vc não quer levar a um especialista e não tem como avaliar...a saída é a troca.
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luckpr
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Mensagem por luckpr »

Bange escreveu:Putz...informações erradas mudam completamente o raciocínio...

Bom, o seu carro nunca teve AC ou hoje ele não está com AC?

Se não tem AC, tem apenas uma ventoinha para o radiador...apenas uma velocidade e que, salvo engano, liga com +-98 e desliga com +-94...tem menos relés embaixo do porta luvas...o painel de comandos é diferente...não tem o condensador junto com o radiador...não tem compressor...não tem tubulações para o gás...

Mas ainda tem um relé que comanda a ventoinha e ele pode ser um dos ofensores, junto com o sensor abaixo da bobina...

Como não tenho o esquema do motor sem AC, vc terá que identificar qual é o relé e testá-lo/limpá-lo (se tiver condição)...ou trocar, pois é um item barato. Desta forma vc elimina umas das possibilidades...se funcionar, resolveu...caso contrário é o sensor.

Não gosto de trocar peças sem comprovar se está fora da especificação, mas se vc não quer levar a um especialista e não tem como avaliar...a saída é a troca.
Em outras palavras vamos la, antes de acontecer isso tudo o carro estava abaixando agua, e consequentemente com o nivel de agua baixo ele esquentava, mas uma coisa muito importante: ELE SO ESQUENTAVA QUANDO A AGUA ESTAVA BAIXA, ERA MUITO DIFICIO ELE ESQUENTAR COM O NIVEL DE AGUA NORMAL. Hoje é diferente, depois que saiu da retifica ele esquenta MUITO rapido, antes ele permanecia nos 90º e pronto, agora ele esquenta rapido demais. O acionamento da ventoinha esta normal, esta acionando com os 98º (como vc disse é por volta dessa temperatura mesmo, se vc estiver certo mas acredito q esteja) e parando de acionar com 96º. O sensor de temperatura que faz a leitura do arrefecimento para acionar a ventoinha acredito q esteja funcionando normal tambem, peguei alguns tutoriais de como testar o sensor de temperatura no quente e no frio e ele respondeu das duas formas, tambem testei a corrente que vai pro sensor de temperatura e deu 5.02 volts normal. Antes ao dizer que a ventoinha nao estava disparando normal foi porque ela nao estava disparando nos 94º (ja que eu pensava, e sempre pensei que o carro tinha AC), mas agora vc dizendo e constatando que a ventoinha precisa disparar nos 98º esta batendo as informações.

A grande questão é:

Porque depois que ele saiu da retifica ele esta aquecendo rapido e muito e a lenta acelerando em 2200 rpm ? (sera que era um problema que ele ja tinha ou foi provocado com o tratamento do cabeçote)?

Porque sem a valvula termostatica (marca thonsom, achei a caixinha) ele esta esquentando mais ainda e mais rapido ainda, teria que ser o inverso?

Porque ao disconectar e ligar a ventoinha direto o carro não abaixa a temperatura para o minimo (90º) e fica estabelecida (sempre com a ventoinha ligada) nos 94 ? Antes de ele ir pra retifica (mesmo abaixando agua, nao sei se a junta ja estava queimanda mas baixando agua) ele custava sair dos 90º.

OBS: percebi que quando acelero e quando estou andando o carro tende a ficar mais frio, já na marcha lenta ele esquenta mais, tanto com ventoinha ligada quanto desligada (acho que a agua circula melhor no motor)
lucasl
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Mensagem por lucasl »

Cara vai numa casa de painel e testa o sensor de temperatura do painel!!
Ele vai atras do cabeçote perto da capa da correia, tira o conector dele e vc vai ver q o painel nao marca nada, troca e vc vai se dar bem!
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Bange
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Mensagem por Bange »

Aquecer mais rápido ou não, depende de vários fatores (inclusive da aceleração elevada)...preocupe-se com o arrefecimento, que tem que dar conta do motor trabalhar dentro de sua faixa normal (+-93 a +-98°C). Essa parte estando OK, podemos passar ao caso da aceleração.

Uma coisa que o lucasl vem falando, e com razão, é da precisão do seu mostrador de temperatura do painel...ele é quem está lhe mostrando a temperatura...vc não dispõe de outro meio de avaliação né? ...e se ele estiver mostrando errado?

Tem como verificar? Sim, se quiser eu lhe mostro como aferir mostrador e o sensor dele...mas tem que ter um termômetro de imersão, uma fonte de 5VDC e dois resistores com valores específicos ou um multiteste e um potenciômetro linear...ou leva numa casa especializada...vc é quem sabe.
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