JhonnyQuest, o óleo está certo. É 5w30. Se for SL, SM, SN ou mineral, semi ou sintético tanto faz... desde que atenda 5w30. Claro que sintético e SN é a melhor opção, mas vai do bolso. Eu uso SN semi sintético.
Troca é a cada 5000km com filtro, 10000 km é pra carro que só roda em viagens. Uso em cidade o prazo cai pela metade pois é uso severo. Enfim, perguntei sobre só pra garantir. É muito desgaste prematuro pra estar tudo certo. Você comprou o carro 0 km? Será que o antigo dono não dormiu no ponto com as trocas em prazo errado e acabou ferrando seu motor?
Ah, 6 meses. O óleo tem que ser trocado a cada 6 meses. Mesmo que tenha rodado só 10 km. Ligou o carro 1 única vez é o suficiente pro óleo iniciar o processo de oxidação e com o tempo ele perde suas propriedades. Esse prazo também consta no manual, se comprou usado sem manual tem versão digital no site da Chevrolet pra baixar.
Pede pra tirar a correia de acessórios e ligar o motor. Aí você definirá se em qual correia está o barulho. Se for alternador por exemplo, sem correia não fará mais barulho.
[DÚVIDA] - Motor Econoflex 1.4 com ruído estranho
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awaked eu peguei ele com 40 mil KM, obrigado pelo resumo dos óleos, achava confuso mas agora pude entender. Eu acredito que a antiga dona cuidava bem pois no manual tem as assinaturas das revisões nas Quilometragens corretas, e além disso esse ruido só apareceu depois da troca de correia. mas farei como você me aconselhou vou pedir pro mecânico tirar essa correia e testar sem se sumir o barulho já peço a troca da mesma e de rolamentos próximos, se existir pois o tensor já foi trocado duas vezes na tentativa de sanar e nada rs , valeu obrigado !
http://imageshack.com/a/img908/2082/gL1yhS.jpg
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JhonnyQuest, lembra que é sem correia de acessórios e não sem a dentada!
A dentada aciona bomba de água, bomba de óleo e tem seu tensionador e rolo guia.
A de acessórios aciona bomba de direção hidráulica, alternador e também tem seu rolamento guia além do tensionador.
Por isso falei pra tirar A CORREIA DE ACESÓRIOS. Pra eliminar já metade das opções.
A dentada aciona bomba de água, bomba de óleo e tem seu tensionador e rolo guia.
A de acessórios aciona bomba de direção hidráulica, alternador e também tem seu rolamento guia além do tensionador.
Por isso falei pra tirar A CORREIA DE ACESÓRIOS. Pra eliminar já metade das opções.
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awaked, farei isto! estou certo também que seja algum rolamento, acho que não seria pistão nem virabrequim nem comando pois o barulho seria constante certo ? vou deixar pro mecânico de boa qualificação mexer pra não correr riscos de outro ruído aparecer, trauma de correia rsrs.
Em conversa com um amigo ele ressaltou um defeito característico em outro veículo que seria barulho de batida parecido com o tec tec tec, formado por carbonização, oque causaria vários sintomas podendo chegar a esses tipos de ruídos .. ele recomendou a verificar a necessidade de realizar a descarbonização
Como identificar a necessidade de descarbonizar o motor.
• Estouros no escapamento;
• Marcha lenta irregular;
• Pouca potência, notada nas subidas ou nas ultrapassagens em que o motor solicita com frequência redução das marchas, o que não era notado antes.
• Falta de lubrificação no comando de válvulas;
• Travamento das válvulas;
• Batidas de tuchos;
• Formação pastosa no comando e prováveis entupimentos.
• Formação pastosa no cárter;
• Obstrução da bomba de óleo;
• Entupimento do pescador da bomba.
procede , poderia ser essa uma possibilidade que está levando a isso ?
Em conversa com um amigo ele ressaltou um defeito característico em outro veículo que seria barulho de batida parecido com o tec tec tec, formado por carbonização, oque causaria vários sintomas podendo chegar a esses tipos de ruídos .. ele recomendou a verificar a necessidade de realizar a descarbonização
Como identificar a necessidade de descarbonizar o motor.
• Estouros no escapamento;
• Marcha lenta irregular;
• Pouca potência, notada nas subidas ou nas ultrapassagens em que o motor solicita com frequência redução das marchas, o que não era notado antes.
• Falta de lubrificação no comando de válvulas;
• Travamento das válvulas;
• Batidas de tuchos;
• Formação pastosa no comando e prováveis entupimentos.
• Formação pastosa no cárter;
• Obstrução da bomba de óleo;
• Entupimento do pescador da bomba.
procede , poderia ser essa uma possibilidade que está levando a isso ?
http://imageshack.com/a/img908/2082/gL1yhS.jpg
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Quando o motor está carbonizado podem de fato ocorrer esses sintomas. MAS, sempre tem um mas... esse motor é muito novo pra estar carbonizado. Só se o carro tem 100.000 km nas costas e voltaram a KM pra vender ou se a gasolina usada é extremamente ruim.
Vamos com calma então... será que por caso não estamos falando de motor grilando?
Veja esse vídeo:
[youtube]l4b-5TEXEaE[/youtube]
Se o vídeo não te dá certeza experimente abastecer só com etanol. Se for motor grilando o barulho simplesmente desaparece.
Vamos com calma então... será que por caso não estamos falando de motor grilando?
Veja esse vídeo:
[youtube]l4b-5TEXEaE[/youtube]
Se o vídeo não te dá certeza experimente abastecer só com etanol. Se for motor grilando o barulho simplesmente desaparece.
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awaked não é esse o ruído, é bem rápido faz um có có có e some, chegando em casa vou fazer um vídeo pra tentar captar esse som, enfim o som geral do motor, e posto aqui, vamos ver se esse ruido surja hoje, talvez a solução seja simples porém a cada mecânico que levo diz ser algo, fica complicado. A quilometragem esta certa, seguindo a tabela do manual as trocas de óleo batem com as quilometragens marcadas
http://imageshack.com/a/img908/2082/gL1yhS.jpg
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Boa noite awaked,
segue o vídeo que fiz pra você entender melhor o ruído, desculpa a qualidade não consegui captar um som mais limpo porque o som natural do motor é mais alto, veja com atenção que da pra escutar perfeitamente os toc toc que está dando, no vídeo tem as marcações nos momentos exatos do ruído ...
[youtube]bCe2Ej9GhlI[/youtube]
segue o vídeo que fiz pra você entender melhor o ruído, desculpa a qualidade não consegui captar um som mais limpo porque o som natural do motor é mais alto, veja com atenção que da pra escutar perfeitamente os toc toc que está dando, no vídeo tem as marcações nos momentos exatos do ruído ...
[youtube]bCe2Ej9GhlI[/youtube]
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ressuscitando o tópico...
estou com o mesmo barulho! depois que troquei a correia dentada com o esticador!
porém fica mais em Declive e as vezes em terreno plano, as vezes some,
parece uma galinha, surgiu assim que troquei a correia dentada ( Dia Seguinte )
fica cócócó pópó... no declive é certo de fazer...
acharam a solução?
estou com o mesmo barulho! depois que troquei a correia dentada com o esticador!
porém fica mais em Declive e as vezes em terreno plano, as vezes some,
parece uma galinha, surgiu assim que troquei a correia dentada ( Dia Seguinte )
fica cócócó pópó... no declive é certo de fazer...
acharam a solução?
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Cara, esse tipo de barulho não me lembro mas já aconteceu da bomba dágua e do alternador fazerem barulhos só quando acelera.. na lenta fica silencioso.. leva num mecânico e deixa ele ouvir num estetoscópio que mesmo sem estar o barulho aparente com essa ferramenta ele pode ouvir "dentro do motor"Adrianorj escreveu:ressuscitando o tópico...
estou com o mesmo barulho! depois que troquei a correia dentada com o esticador!
porém fica mais em Declive e as vezes em terreno plano, as vezes some,
parece uma galinha, surgiu assim que troquei a correia dentada ( Dia Seguinte )
fica cócócó pópó... no declive é certo de fazer...
acharam a solução?
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nao sei se posso perguntar aqui, mas aproveitando o tópico de barulho..... tem alguma peça, engrenagem, ou algo do tipo, que pode fazer um barulho tipo esfera solta, somente quando acelera o caro!!?? (Quando o giro passa de 2 mil rpm)!!?? classic 2013 flex com 60 mil km
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