Pessoal é só o básico pra resolver algum problema sem ter ue recorrer a instrumentação apropriada, oficina especializada em injeção, etc...
Quem achar outras possibilidades, acrescentem mais ai, oK?
Checagem básica inicial para manter "o bom funcionamento do motor" antes de sair trocando tudo as cegas.
Quando notarem que, o motor esta com funcionamento irregular, comecem essa checagem preliminares básicas:
- filtro de combustivel externo sob o carro: nõ esperem chegar aos 10.000 Km, troque com 5000Km. Com 7.000 KM já vai ficando dificil a partida do motor. Começa aqueles nhec mhec mhec. Economia pouca é bobagem. Depois dessa KM já começa a ficar semi-obstruido. Força a bomba, diminui a pressão na linha, o motor trabalha irregular, a partida já começa a ficar dificil e nem se percebe, principalmente quem anda com o tanque na reserva. Sem contar que diminui a vida util da bateria devido a demora e a insistencia em fazer o motor pegar.
- pré filtro da bomba dentro do tanque: não se esqueçam dele tambem. Uma checagem periodica se faz necessário.
- Velas: como sua vida útil é de 25.000 KM, sempre cheque/limpe/regule o GAp em 0,08mm a cada 5.000 KM ou se notarem desempenho anormal. Se notarem que aquela fenda em V no eletrodo central, caracteristico da vela BPR6EY Green Plug, diminuiu/sumiu por desgaste, troque-as.
Já temos as velas de Iridium NGK BPR6EIX que duram 100.000 KM e demoram a se desgastar/desregular por utilizar esse material nobre e de dificil desgaste. Detalhe: já vem regulada de fábrica em 0,08 mm.
Aqui em casa detonaram uma bateria nova da moto devido a insistencia na demoara em fazer o motor pegar. Fui checar a vela e a mesma estava impregnada de fuligem. Os eletrodos estava com curtocircuito.
Depois disso pega na trisca do pedal do Kic.
- Cabos: testem os cabos um por um antes de trocarem sem motivos.
- sensor de temperatura da agua para a injeção eletronica: como trabalha constantemente em contato com altas temperaturas, esta sujeito a deterioração. Geralemente seu fabricante, como a Iguaçu, recomenda a sua troca com 30.000 KM. É um detalhe que passa desapercebido, esquecido, causa desde consumo elevado, falta de desempenho, etc.
- sonda lambda: a sonda usada no Corsa é Universal de Zirconio Finger (dedo) e dura la pelos seus 80.000 Km. Antes de trocarem, testem a mesma com o multimetro, pois, é o melhor teste rápido, barato e infalivel dessa peça, não falha.
Já com o Scanner melhor, pois, tem-se os dados congelados no visor e no multimetro oscila muito rapido, mas, essa oscilação rápida é indicio de que a sonda esta perfeita.
vejam essa demonstração da Bosch no link abaixo. Lembrando que a sonda usada no Corsa é universal, ou seja, Sonda de Zircónio.
"A sonda de óxido de zircónio funciona gerando uma diferença de potencial eléctrico entre os seus terminais, oscilando entre cerca de 0,1 a 0,9 Volt.
Uma tensão até cerca de 500 mV indica uma mistura pobre, acima disso reflecte uma mistura rica. A sonda tem um comportamento não linear, isto é, não reflecte a variação do oxigénio na mistura, funciona de uma forma quase binária: mistura "rica"/mistura "pobre".
http://www.bosch.com.br/content/languag ... _fl_v2.swf
Filtro de ar: tem que estar limpo, desobstruido. Se notar que a cor do papel não esta amarela, estiver enegrecida, já obstrui a livre passagem do ar. Quem trafega em locais empoeirado, vias sem calçamento, estradas de barro, com 5.000 Km ja esta preto.
- ....opinem ai...
[DICA] Manter o motor em perfeita condições de funcionamento
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[DICA] Manter o motor em perfeita condições de funcionamento
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Muito bom o tutorial cara!!!! boa iniciativa
fazendo alguns testes como esses você pode saber se é alguma coisa disso... bom seria se na mecanica aonde você for levar eles ter as coisas para teste aparelhos e cabos peças para teste dai sim!...
ai seria perfeito
fazendo alguns testes como esses você pode saber se é alguma coisa disso... bom seria se na mecanica aonde você for levar eles ter as coisas para teste aparelhos e cabos peças para teste dai sim!...
ai seria perfeito
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Para checar a pré filtro da bomba , faço como ? Pelo olho msm ?
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http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=78828
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VALE CARAS MAS EU LEVO ELE SEMPRE NO MESMO MECANICO O CARA É CAMARADA ELE TEM OS APARELHOS AGORA ELE TEM A MAQUINA DE PRE INSPEÇÃO E TUDO MAS EU TROQUEI AS PEÇÃS SONDA FILTRO DE AR DE COMBUUSTIVEL NÃO VOU OLHAR FILTRO,ELE DOMORA UMS TRES SEGDOS PRA LIGAR DA PRIMEIRA MAS SE DESLIGAR ELE PEGA COM MEIA VOLTA NA CHAVE É SO TRISCAR CARAS NÃO SEI MAS OQUE FAZER PASSEI ELE NOS APARELHOS NÃO CONSTA NA DE ERRADO NÃO SEI MAS O QUE FAZER.MAS OBRIGADO ELE TEM AR COND E EU REPAREI QUE PERTO DO PORTA LUVAS FAZ UM BARULHO IGUAL UM RELE TLEC TLEC TLEC OQUE PODE SER SERA QUE É AR COND.OU FALHA DE ALGUM COMPONENTE. TO FICANDO PROOCUPADO POIS MEU FINAL É 4 E JA ISPIROU O CONTROLAR APARTIR DO DIA 6/12 RADAR VAI PEGAR AI TO FRITO.
VALE RAPAZIADA. QUEM PUDER ME AJUDAR FICO MUITO GATO.
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olá juniko, só hoje reparei esta msg...para checar o pré filtro da bomba, só tirando a bomba do tanque e limpa-la caso esteja meio obstruido...aproveita e veja se o fundo do tanque tem sujeira e de uma geralJuniko escreveu:Para checar a pré filtro da bomba , faço como ? Pelo olho msm ?
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