[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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João
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por João »

SemControle escreveu:no meu tempo não existia esse intervalo de 3K kms ai não....
Então, cara, é justamente dessas coisas que eu procuro fugir ("no meu tempo não tinha isso aí, no meu tempo a gente fazia assim e assado"). Não dá pra eu seguir uma determinada orientação com a justificativa de que no seu tempo não existia isso aí.

Entende o que quis dizer?
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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

João escreveu:Amigos, tenho duas dúvidas, se vocês puderem dar a opinião de vocês, agradeço muito!

1) Segundo o Manual do Proprietário (Corsa Sedan 1.6 GLS 2001), se o veículo é utilizado apenas em Operações Suaves, a troca de óleo deve ser feita a cada 10.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Se o veículo é utilizado em Condição Severa, a troca de óleo deve ser feita a cada 3.000 km ou 3 meses, o que ocorrer primeiro.

Ainda segundo o manual, Condição Severa significa: carro que anda a maioria dos percursos com uso de marcha-lenta por longo tempo ou opera frequentemente em baixas rotações (o "anda e para" do trânsito).

Pois bem, eu não estou nem em uma situação, nem em outra. Ando mais km em rodovias do que em percurso urbano (2/3 da kilometragem mensal em rodovia e 1/3 em trânsito da cidade). Então ando a maioria da kilometragem em rodovia, mas não ando absolutamente em rodovia, (1/3 em trânsito urbano).

Faz 5 meses que troquei o óleo (15w40 Lubrax semissintético) e a kilometragem está em 3.000km. Ou seja, estou atingindo o tempo da Operação Suave, mas a km da Condição Severa.

E então, na opinião de vocês já passou a hora de trocar ou dá pra esperar mais um mês para completar os 6 meses?
Rodaria mais 2.000 kms mantendo o 15W40.

Troco de 5.000 em 5.000 Não chego a 10.000 kms nem a pau.
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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

João escreveu:
Manfio escreveu:Evite óleo mineral nos dias de hoje,
O que os dias de hoje têm de diferente dos dias de 2001, o ano do meu carro?
Tanto que a próxima troca que fizer no Classic vai ser 5W30 SN.
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Manfio
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Mensagem por Manfio »

João escreveu:
Manfio escreveu:Evite óleo mineral nos dias de hoje,
O que os dias de hoje têm de diferente dos dias de 2001, o ano do meu carro?
Hoje o valor entre um óleo mineral e semissintético é praticamente R$ 6,00. Não há porque usar mineral por apenas essa diferença. É a mesma coisa essa novela de óleo mineral Isafluido 556 de acordo com o ano. Coloca um Acdelco 75w85 em qualquer câmbio que recomenda SAE 80. Óleo mineral é coisa totalmente defasada.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

João escreveu:
SemControle escreveu:no meu tempo não existia esse intervalo de 3K kms ai não....
Então, cara, é justamente dessas coisas que eu procuro fugir ("no meu tempo não tinha isso aí, no meu tempo a gente fazia assim e assado"). Não dá pra eu seguir uma determinada orientação com a justificativa de que no seu tempo não existia isso aí.

Entende o que quis dizer?
vc q não entendeu, eu tive um 01/02 e jamais li isso de 3K kms em manual, e nem 10K, começa q não tinha esses óleo cheio de firula...
mas se não quer recomendação devora o manual......
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Bange
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Mensagem por Bange »

Os motores necessitam de lubrificação nas partes móveis e com medidas que permitam a formação de uma película ou filme entre as partes que se tocam (quase), de modo a evitarem ao máximo possível o atrito que tende a aquecer, desgastar e até fundir uma peça na outra.

Nessas medidas milimétricas é que entra o óleo, lubrificando, escorregando, protegendo as peças contra o atrito...há quem diga, e isso é uma lógica, que os motores atuais são mais justos, pois os óleos atuais são dotados de propriedades e aditivos que permitem uma folga menor (0,01 é menor que 0,1...). Desconsiderando essa possível diferença de medidas, tanto faz o uso de mineral semi ou totalmente sintético, pois o que manda mais é a viscosidade, porém os óleos mais atuais (semi e totalmente sintético), em tese, são produzidos com características superiores ao mineral...maior faixa de temperatura x viscosidade, poder de lubrificação, adstringência, detergência, anti oxidação, menor formação de borras, maior vida útil...

Assim, fica fácil entender que os óleos mais atuais são melhores que os mais antigos e todos (montadoras e fabricantes de óleos), são enfáticos em dizer que eles substituem os antigos e com vantagens...

Voltando a lógica das medidas, um motor antigo pode se utilizar de óleos novos, porém motores novos não devem se utilizar de óleos antigos, pois foram fabricados considerando o maior poder de lubrificação dos óleos atuais.

Particularmente eu prefiro utilizar o óleo indicado pela montadora para o meu motor, na época em que ele foi produzido, o que hoje tá ficando difícil devido ao SJ (mineral), estar saindo das prateleiras e no caso do Havoline, foi substituído pelo SL (ainda mineral, porém com aditivos mais atuais).

https://blog.texaco.com.br/havoline/ole ... -havoline/

Portanto, usar o que foi indicado pela montadora ou tecnologicamente superior é o mais certo...quanto a marca, é uma questão de escolha, pois acredita-se que todas atendam as especificações nacionais e internacionais.
Ikaro
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Mensagem por Ikaro »

João escreveu:Faz 5 meses que troquei o óleo (15w40 Lubrax semissintético)
João escreveu:2) (Segunda dúvida): Alguém tem alguma opinião sobre os óleos Ipiranga? Aqui (Sorocaba-SP) o Ipiranga 15w40 (Plus SL Semissintético) está a R$ 13,00 o litro.
Se usa o Lubrax Tecno 15w40 ele é SN, melhor manter no SN e não voltar pro SL.

Sobre o tempo de troca, também tenho um Corsa 1.6 8v 2001 e troco a cada 6 meses ou 5000km.
SemControle escreveu:
João escreveu:
SemControle escreveu:no meu tempo não existia esse intervalo de 3K kms ai não....
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Entende o que quis dizer?
vc q não entendeu, eu tive um 01/02 e jamais li isso de 3K kms em manual, e nem 10K, começa q não tinha esses óleo cheio de firula...
mas se não quer recomendação devora o manual......
Realmente 3000km deve ter sido engano do amigo, mas o manual fala sobra 4000km

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SemControle
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Mensagem por SemControle »

q tmb deve ser um erro, o tempo foi reduzido pela metade, mas a KM não, sem logica....
o meu não havia recomendação pra 10K kms
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Mensagem por Mimichel »

Boa noite sou novo aqui é meu primeiro Corsa um Corsa sedan milenium 2001 8valvulas 1.0 qual óleo devo usar ? Ele está apenas com 130 mil km rodados
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Mensagem por SemControle »

Mimichel escreveu:Boa noite sou novo aqui é meu primeiro Corsa um Corsa sedan milenium 2001 8valvulas 1.0 qual óleo devo usar ? Ele está apenas com 130 mil km rodados
use o 15W40 como indica o manual.....
sempre q possível a maior classificação API
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