[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

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Bange
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Mensagem por Bange »

lioncblu, como vc. tem conhecimento de eletrônica e tem instrumental, sugiro a leitura do seguinte material: http://www.mte-thomson.com.br/site/bibl ... fecimento/

Repare que ele mostra uma curva de resistência x temperatura...

Eu creio ser bem possível que sua VT eteja travada e que não abra completamente de forma a permitir o fluxo total do líquido, daí tudo funciona, mas num patamar de temperatura mais elevado...

Volta aí com o resultado após a intervenção do mecânico.
Bange
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Mensagem por Bange »

killwinters, não é que o AC puxe mais do que deveria...é que ele cria uma fonta de calor que fica antes do radiador e isto eleva um pouco a temperatura do ar que é puxado pelas ventoinhas...

A primeira coisa é verificar o funcionamento dos dois estágios das ventoinhas e se ambas estão assoprando o ar de fora para dentro.

Se na maior velocidade a temperatura não baixa, é bem provável que sua VT esteja meio travada ou seu sensor esteja perdendo as características.
killwinters
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Mensagem por killwinters »

Testando amanhã Bange... Lhe digo se obtiver melhoras :)
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lioncblu
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Mensagem por lioncblu »

Bange, fiz a troca a VT, e não teve alterações, a ventilação liga quando atinge 100º, ligando diretamente as 2 ventuinhas em velocidade baixa, e desligando na casa do 93º. (valores informado através da central usando um scaner portatil (o painel, de ponteiro, informa outros valores).

foi feito um teste rápido, desplugando o sensor de temperatura da ingeção, 2 fios embaixo da bobina, após alguns segundos liga em velocidade máxia apenas a ventoinha externa, e passado mais uns segundos liga junto a interna tb no máximo, deixamos assim por uns minutos e ao plugar novamente o sensor, observamos a temperatura em 85º e as ventoinha desligam em seguida.

o que acho estranho, é que sempre, na faixa de 100º, ao ligar, liga direto as 2 ventoinhas em velocidade baixa, me falaram q o correto seria ligar a interna e se o sistema não der conta liga junto a externa, e se mesmo assim não baixar a temperatura, elas passam para a velocidade máxima.

apesar de não saber qual são os reles corretos, em troquei de posição entre si, os 3 reles verdes localizados proximos ao fusiveis, e os 2 atráz do porta luvaz, eu acredito que possa ser um relé com defeito,

combinei com um amigo, e vamos verificar resistencias e continuidade os fios no proximo sabado, ele tem equipamentos e já trabalhou como mecanico por muitos anos e hj trabalha em manutenção de centrais eletronicas de caminhoes e carros.

Posto novidades, mas se vc tiver alguma dica seria bem vinda
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Bange
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Mensagem por Bange »

lioncblu, agora com este seu relato, me parece que vc. tem mais de um problema...vamos por partes...

Verificar a precisão do painel:

1 - O medidor
Se vc. colocar no lugar do sensor (de 1 fio), um resistor de 93,5 Ohm, ele deverá registrar 90°C.
Se vc. colocar um resistor de 400 Ohm, o ponteiro vai lá para nos 120°C (vermelho)

Se passar nos tetes acima, o medidor está com razoável precisão.

2 - O sensor do painel (1 fio).
Pra não ter que retirá-lo, ferver e confirmar a temperatura x resistência, basta que o valor seja de 93,5 Ohm, quando no painel indicar 90°C. isto é feito quando o motor parte do frio e vai aquecendo e no momento que chegar aos 90°C, vc. retira o conector dele e mede a resistência do sensor para a massa...se não tiver com 93,5 Ohm, troca que ele tá fora de característica.

Observação: não deixe o fio encostar na massa, pois o ponteiro vai dar pancada e pode descalibrar o medidor.

A sequência correta das ventoinhas, partindo-se do motor frio até o motor bem quente é:

Ligar ambas as ventoinhas na velocidade baixa com aprox. 95°C...se esquentar mais..
Ligar ambas as ventoinhas na velocidade alta com aprox 98°C.

O desligamento completo obedece a sequência inversa.

Veja este vídeo... https://www.youtube.com/watch?v=T1uTSffD5Dw

Se a sequência correta não acontecer, vc. tem problemas com os relés envolvidos...

Para se testar o sensor da ECU, só cozinhando e medindo a resistência x temperatura, mas pode acreditar que as temperaturas acima são muito próxims do que realmente tem que acontecer...

Veja este tópico onde o que disse e muito mais está explicado... http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... c&start=70

Tome cuidado com a troca de relés...tem uns que pode e outros que não pode trocar.

Depois volta aqui e dê o feedback pra gente.
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lioncblu
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Mensagem por lioncblu »

Bange, não pudemos medir resistencia dos cabos, pois meu colega teve que viajar a trabalho, e sózinho ficaria ruim de fazer, no entanto fiz medições diretas conforme vc mencionou no video

Medições sensor de painel usando (potenciômetro de 500Ω)

Imagem
Tensão 6,4V => 92,5Ω =>90º(passando um pouquinho)

Imagem
Tensão 5,76V => 69,8 Ω => 95º

Imagem
Tensão 4,78V => 49,3 Ω => 110º

Imagem
Tensão 4,25V => 40 Ω => 120º

Medições momento que liga eletro ventiladores (usando potenciômetro de 500Ω)
1º velocidade LIGA 1,65V
2º velocidade Liga 1,48V
Medições momento que desliga eletro ventiladores (usando potenciômetro de 500Ω)
2ª velocidade DESLIGA 1,65V
1ª velocidade DESLIGA 1,82V

Esta semana vou remover o radiador, e levar para uma limpeza em pessoal especializado, e aproveitar para testar o radiador do AR, pois tive vazamento de gaz e ele está parado no momento, quero reativar o AR condicionado
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Mensagem por lioncblu »

não tenho como cozinhar os sensores, precisaria montar toda aquela estrutura com fonte e tal
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Bange
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Mensagem por Bange »

lioncblu, seria importante que vc. colocasse os exatos 93,5 Ohm para aferir o mostrador, pois qualquer leitura a menos ou a mais, sinaliza uma descalibragem e por conseguinte desvio de leitura.

Realmente uma segunda pessoa para ler o momento do ponteiro em cima dos 90°C, para se desconectar o fio e ler a resistência do sensor, é fundamental...sem isso, só cozinhando da mesma forma que o da ECU, para aferi-lo.

A sua simulação das tensões do sensor da ECU, salvo os centésimos, bateram com o meu e pelo seu relato do que ocorreu em cada momento, seu sistema está perfeito...mas considere que devido a problemas de sujeira nos contatos dos relés, mesmo que eles operem corretamente, nem sempre as cargas (ventoinhas), ligarão...o mais comum é a segunda velocidade não entrar sempre, o que permite o aumento da temperatura devido ao pouco fluxo de ar.

Uma outra coisa são as quedas de tensão em conectores e soquetes devido a estarem oxidados ou frouxos...já que está mexendo, limpe e dê mais pressão onde for possível.

Creio que com essas informações vc consiga avaliar e solucionar os problemas...nos dê retono da evolução.
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lioncblu
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Mensagem por lioncblu »

Desculpe a demora, fim de ano, corrido nos estudos, agora acabou, só ano que vem.

1- Troquei o sensor de painel e da ECU por novos da marca MTE,
2- Adicionei ao sistema um LED indicador para acompanhar o momento em que as ventoinhas estão ligadas, tanto na alta velocidade quanto na baixa velocidade,
3- Adicionei este http://proesi.com.br/instrumentacao-e-s ... -120v.html voltimetro digital ao sistema do sensor da ECU para acompanhar a tensão no momento de temperatura no sistema,
4- aparentemente o sensor de temperatura do AR na admição está bem sujo, será que tem como limpar ele, já que não encontrei um novo para trocar,
5- lembrando que fiz limpeza no radiador, porem ainda não adicionei o aditivo, ja que caso precise desmontar algo, irei perder o aitivo,
5- Troquei a valvola termoestatica.

Pois bem, nas medições do chicote do sensor da ECU desplugado estão OK ezatos 5v com o motor parado e chave virada, o valor do sensor do bainel com 93,5 Ohm bateram, e tive a oportunidade de andar um bom tempo com o Raster TM526 MPI conectado no sistema e monitorando observei que:

O raster em modo teste de atuadores, liga e desliga as ventoinhas nas duas velocidades, indicando o perfeito funcionamento do sistema,

após o motor atingir o estado normal de trabalho (temperatura uniforme) as leitura ficaram com variação de apenas 2º, entre o raster e o painel, o que considerei normal, devido ao sistema do raster ser digital e o painel analogico,

a voltagem baixa até e 1,45v e neste momento liga a ventoinha na velocidade baixa e o raster indica 101º mantendo ligada até atingir a temperatura de 94º a uma voltagem de 1,8v

vendo isso percebi que a temperatura de trabalho está 5º acima do indicado, quando liga a ventilação baixa deveria já ser a alta.

ao andar se trafego, de cara pro vento, a temperatura se mantem na cas dos 88º a 90º
será que tem algum problema de junta de cabeçote com problema, ou bomba de agua, ou ainda defeito na central?

Uma informação que acho importante, moro em Santa Catarina, onde a temperatura ambiente nestes dias não foram altas
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viictor alves
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Mensagem por viictor alves »

Thander escreveu:Pessoal,
o meu é 2000 1.6 16V e dificilmente chega aos 100...
em trânsito congestionado com AC ligado trabalha numa boa.
foram poucas as vezes que ocorreu de chegar perto dos 100, mas, tava perto de trocar os fluídos do radiador...
como disse JGrala observe e não confie nos mecânicos...
"não olhei esse item" e a conta vc quem paga...
abs[/b]
Bom dia Pessoal!
Tenho um classic 2009 esta acontecendo a mesmo coisa comigo, mas o meu é que já fiz tanta coisa para resolver, troquei valvola temostatica, troquei radiador, torquei bomba d´gua, e recentimente fiz o cabeçote, e nada o temperatura contnua subindo em tranzito pesado com o ár ligado, acho que isso não é normal, já que exste sistema de arrefecimento!
Alguem tem algunha esperiencia parecida e conseguio resolver?
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