Qual a Temperatura do Motor Correta?

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Adrianno Sakamoto
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Re: Qual a Temperatura do Motor Correta?

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

DraytonLuiz escreveu:Tenho um Corsa Sedan 1.6 GL MPFI ano 97. A temperatura do motor sempre ficava entre 90º e 92º e não ouvia a ventoinha disparar, porém a temperatura não passava disso.
Essa é a temperatura normal de funcionamento do motor. Se não passava disso então está ok, tem válvula termostática.
Levei ao mecânico para um reparo de rotina e ele olhando viu isso e me falou que estava errado e disse q o normal era perto dos 100º. Depois que ele "ajeitou" a temperatura rapidamente chega aos 100º mais não ouço a ventoinha disparar. Afinal qual a temperatura correta e o que devo fazer? Desde já grato pela atenção e aguardo retorno.
100º é a temperatura de quando a ventoínha dispara, mas no painel tem que aparecer 95º pois o sensor do painel fica no coletor de admissão.
Leonardosm1
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Mensagem por Leonardosm1 »

Mais um teste que fiz a poucos dias, com a ventoinha desligada, eu percebo que a termostática abre pelo seguinte: a temperatura vai subindo até chegar a uns 93° e depois disso começa a cair pra 90° de novo, então deduzi que ela não está travada aberta.
Bange
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Mensagem por Bange »

1 - Conferir a precisão do mostrador/sensor do painel
2 - Marca dos componentes: bomba, radiador
3 - Confirmar se o motor tem ou não VT
4 - Uso e proporção de aditivo do arrefecimento
5 - Fazer o teste do papelão e monitorar o acionamento das velocidades 1 e 2, de acordo com a temperatura do painel.
6 - Repetir o teste 5 com o AC ligado.
Leonardosm1
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Mensagem por Leonardosm1 »

Como testo a precisão do painel? Onde vejo a marca da bomba? Radiador coloquei o original, o motor tem a válvula sim, uso 2l de aditivo e 4 de água, a ventoinha arma segundo a foto, a marcação em vermelho é com ar desligado, em azul com ar ligado. Imagem
Leonardosm1
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Mensagem por Leonardosm1 »

Uma coisa, percebo que com ar ligado o segundo estágio arma mais vezes e por mais tempo, talvez esse o motivo da temperatura mais baixa.
Leonardosm1
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Mensagem por Leonardosm1 »

Você manja do A/C dos Gls? Sobre a quantidade de gás, se é 950g mesmo ou 900g? Pq o meu ta com 500g.
Leonardosm1
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Mensagem por Leonardosm1 »

O corsa tem 2 sensores? Um pro painel e outro pra central? Como faço pra testar se o ponteiro chega ao 100° usando resistor? É no sensor em baixo da bobina ou existe outro?
Bange
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Mensagem por Bange »

OK, vamos ver se conseguimos com o mínimo de desmontagens...mas tem que se ter um multímetro e um potenciômetro linear de 500 Ohm, de fio.

Seu motor é idêntico ao meu e é quase certo que o painel seja da VDO, então o medidor que está lá tem as seguintes características:
Med temp corsa wagon.jpg
Desconectando-se o fio do sensor (localizado no cabeçote próx ao 1° cilindro), e colocando-se um resistor de 93,5 Ohm entre o fio e a massa (terra), o ponteiro deverá registrar 90°C, quando a chave for ligada (não precisa girar o motor).
Fazendo-se o mesmo com um resistor de 40 Ohm, o ponteiro deverá registrar 120°C.

Observação: como é difícil obter-se um resistor com os valores acima, a saída é o potenciômetro linear de 500 Ohm, de fio, pois ele pode ser programado para qq valor entre 0 e 500 Ohm.

Se isto ocorrer, seu medidor não perdeu a precisão de fábrica e continua calibrado, mas atente que a tensão deve ser de 12V...tensões maiores ou menores acarretarão erros na indicação do mostrador...pequenas variações não o desqualificam, mas o tornam impreciso.

Agora conecte o fio ao sensor, ligue o motor e quando a temperatura registrar 90°C, retire o fio e meça a resistência do sensor em relação a massa...o valor deverá, idealmente, igual a 40 Ohm (essa medida tem que ser rápida, pois a temperatura é dinâmica).

Como a temperatura de 120°C é um superaquecimento, já está próximo de um problema e não tem uma marcação precisa no mostrador, não deve ser feita dessa forma...existe o método de retirar e ferver o sensor...mas dará muito trabalho e mais materiais serão necessários...essa parte deixa de lado...

Mas amanhã, vou lhe passar o valor da resistência do sensor para a temperatura de 100°C (vou obter do meu, que está preciso).

Vai aprendendo o teste do papelão... https://www.youtube.com/watch?v=YoiLWI6SBfY
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Bange
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Mensagem por Bange »

A marca da bomba, esquece, pois só desmontando muita coisa.
Radiador, OK
VT, OK
Aditivo OK...
Leonardosm1
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Mensagem por Leonardosm1 »

Tem foto desse sensor? Eu só conheço o que fica abaixo da bobina
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