[DÚVIDA] Instalação da Válvula Termostática Corsa Milenium 16v

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rbaptistini
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Ano de fabricação: 2000

[DÚVIDA] Instalação da Válvula Termostática Corsa Milenium 16v

Mensagem por rbaptistini »

Amigos, boa tarde!

Tenho um corsa milenium 1.0 16v 2000/2001, que tem apresentado vários defeitos (fraqueza, muita fraqueza no frio, algumas engasgadas e consumo elevado). Troquei a sonda lambda e todos os filtros, limpei o tbi e todos os sintomas melhoraram, o único problema é a fraqueza no frio.

Levei em um mecânico, que passou o scanner e a única alteração que deu, foi que o motor está demorando muito pra esquentar (ao ligar, fica em 40° e leva cerca de 15 a 20 minutos pra atingir os 90°). Disse que a valvula termostatica pode ter sido retirada por proprietários anteriores e recomendou que eu e meu pai (que é mexânico) verificassemos se tem a valvula e que se não tiver, para comprar e instalar.

O problema é que segundo ele, o carro "acostumou" a ficar sem a válvula, e que se for colocada, pode aparecer alguns efeitos colaterais, como estourar algumas mangueiras ou radiador por conta do aumento da pressão e temperatura.

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre essa possibilidade realmente existir e também sobre toda a situação em geral, se já tiveram alguma situação parecida e etc.

Conto com a colaboração e experiência de todos e desde já agradeço!


Bange
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Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A VT existe para colocar o motor mais rapidamente no melhor regime de trabalho possível, quer seja de desempenho ou consumo, e aderente as normas de emissão de poluentes.

Devido a sua forma construtiva, qualidade dos materiais envolvidos e também a falta do líquido (normalmente chamado de aditivo), refrigerante próprio, a VT tende a apresentar problemas de ineficiência mais rapidamente (travamento em qualquer ponto do percurso de trabalho dela), sendo indicado por muitos reparadores a sua retirada (erradamente).

A presença da VT não causa nenhum problema relativo a pressão ou temperatura, mas seu funcionamento ineficiente sim...

Se travar aberta o motor demora mais para aquecer e até que isto ocorra o consumo e mais elevado (comparado com a faixa normal de temperatura de trabalho), assim como a emissão de poluentes.

Se travar fechada o motor aquece ou superaquece (depende apenas apenas da abertura que fica), e se o aumento da temperatura não observado pelo motorista, danos poderão ocorrer como vazamentos em conexões, queima da junta do cabeçote, empenamento do bloco do cabeçote e até danos nos componentes do comando das válvulas.

A VT é apenas um dos vários componentes do arrefecimento do motor, que ainda tem ventoinha(s), bomba d'água, líquido refrigerante, sensor (ou cebolão), radiador, reservatório de expansão, etc...qualquer um desses itens, caso não funcione corretamente, irá permitir que o motor aqueça e se também não for observado o aumento de temperatura pelo motorista, irá causar os mesmos danos citados acima.

Portanto, manter a VT como foi projetado, fazer manutenções preventivas e dirigir com a atenção também nos instrumentos é o melhor dos mundos...


rbaptistini
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Ano de fabricação: 2000

Mensagem por rbaptistini »

Bange escreveu:A VT existe para colocar o motor mais rapidamente no melhor regime de trabalho possível, quer seja de desempenho ou consumo, e aderente as normas de emissão de poluentes.

Devido a sua forma construtiva, qualidade dos materiais envolvidos e também a falta do líquido (normalmente chamado de aditivo), refrigerante próprio, a VT tende a apresentar problemas de ineficiência mais rapidamente (travamento em qualquer ponto do percurso de trabalho dela), sendo indicado por muitos reparadores a sua retirada (erradamente).

A presença da VT não causa nenhum problema relativo a pressão ou temperatura, mas seu funcionamento ineficiente sim...

Se travar aberta o motor demora mais para aquecer e até que isto ocorra o consumo e mais elevado (comparado com a faixa normal de temperatura de trabalho), assim como a emissão de poluentes.

Se travar fechada o motor aquece ou superaquece (depende apenas apenas da abertura que fica), e se o aumento da temperatura não observado pelo motorista, danos poderão ocorrer como vazamentos em conexões, queima da junta do cabeçote, empenamento do bloco do cabeçote e até danos nos componentes do comando das válvulas.

A VT é apenas um dos vários componentes do arrefecimento do motor, que ainda tem ventoinha(s), bomba d'água, líquido refrigerante, sensor (ou cebolão), radiador, reservatório de expansão, etc...qualquer um desses itens, caso não funcione corretamente, irá permitir que o motor aqueça e se também não for observado o aumento de temperatura pelo motorista, irá causar os mesmos danos citados acima.

Portanto, manter a VT como foi projetado, fazer manutenções preventivas e dirigir com a atenção também nos instrumentos é o melhor dos mundos...
Muito obrigado! Já imaginei que isso não prejudicaria o carro, já que foi projetado pra isso, mas como sou novo no ramo achei melhor tirar a dúvida.

Valeu!


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