Ventoinha Cosa C

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
yamashm
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Terça-feira 01 2016f Novembro 2016 11:35:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Ventoinha Cosa C

Mensagem por yamashm »

Olá a todos.

É a primeira vez que estou criando tópico aqui no fórum.

Sei que o que vou perguntar já foi mencionado em algumas outras postagens bem antigas, vi umas de 2007 e 2012 sobre isso, no caso falavam do corsa B.

Resumidamente. Tenho um Corsa C Hatch Maxx 1.4 2009/2010. Tem ar condicionado adaptado, com uma só ventoinha. Recentemente deu um problema nele. Levei na oficina que fez a instalação e já aproveitando pedi para verificar outras coisas, inclusive velocidades da ventoinha, se estava ligando as duas. Porque o certo é ligar a primeira e depois a segunda conforme necessidade.
O cara da oficina verificou e disse que a ventoinha estava ligando só a segunda velocidade e que fez uma alteração simples para corrigir. Ele não me mostrou o que fez, apenas disse que corrigiu.
O problema é que agora acho que está ligando só a primeira velocidade e isso está interferindo no funcionamento do ar condicionado.

O carro funciona normalmente, não está super aquecendo e o ar está gelando. Porém com ar ligado, o mesmo fica desligando sozinho e religando em intervalos de tempo. Com o carro parado, o ar liga e desliga a cada 5 minutos aproximadamente, mas andando, cai para cada 30 segundos ou menos. Estava na marginal expressa em São Paulo e ficava desligando e ligando a cada 20 ou 30 segundos a 70 km/h. Desconfio que pode estar ligado ao fato da ventoinha não estar armando segundo estágio.

Também reparei que antes desse "conserto" toda vez que ligava o ar condicionado a temperatura do motor caía, ficava meio frio, um pouco abaixo de 90ºC, mas ok. Agora não, mesmo ligando o ar a temperatura fica entre 90 e 95 ºC. Ou seja, realmente parece que não está armando segundo estágio.

O que gostaria de saber é se alguém sabe como posso fazer para voltar a ligar apenas o 2º estágio como fazia antes. Aparentemente o que ele fez foi bem simples, não trocou peça nenhuma pelo que eu entendi, apenas alterou um conector ou rele. São aqueles reles que ficam atrás do porta luvas? Se sim como poderia fazer para voltar a ligar só o 2º estágio quando liga o ar?

Abraços
Muito obrigado a todos.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Ficou confuso, pois vc iniciou informando ter apenas 1 ventoinha, mesmo com AC adaptado (deveriam ter duas), mas de toda forma eu não posso lhe ajudar em nada, pois só conheço o AC original...adaptações, a meu ver, deveriam seguir a instalação original, com as mesmas funcionalidades e componentes...mas já reparei que nem sempre isso ocorre. Qual seria o seu caso dentre os vários tipos? Seu AC está desligando por ação do termistor do evaporador ou por um termostato adicional ou ainda pelo pressostato de alta? Foi utilizado relé auxiliar ou recomposto os relés originais? Cada loja instaladora pode ter um método particular e diferente do original...ou não...

Uma questão que me chamou a atenção é que vc disse que antes a ventoinha ligava "pouco abaixo de 90°C", o que já está errado, pois a VT só abre com 92°C, não fazendo sentido ela ligar sem que haja circulação do líquido do arrefecimento...tudo bem se ela ligasse entre 90 e 94°C, pois ainda estaria dentro das especificações...o problema também é de precisão da leitura...pode até estar certo.


yamashm
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Terça-feira 01 2016f Novembro 2016 11:35:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por yamashm »

Olá. Obrigado pela resposta.

Realmente meu ar é adaptado e foi feito de uma maneira ruim mesmo. Gambiarra que fizeram. Enfim, só tem uma ventoinha, um pouco maior do que a original que tinha nele antes. Os caras não seguem instalação original onde eu levei, na época não sabia. Inclusive não recomendo o lugar onde eu levei a ninguém. É uma oficina que tem 5 unidades em São Paulo, não sei como.

O ar funcionou por um ano e meio, gelava e ainda gela bem, mas agora está com essa coisa de ficar desligando.

Então, não sei qual a razão da intermitência do compressor, apenas que ele desliga e liga em intervalos de tempos menores conforme estou com o carro em movimento. E que a ventoinha está ligando estágio 1 quando ligo o ar. Antes ligava o 2º estágio assim que ligava o ar.

Também não sei como foram montados os relés. Infelizmente não possuo muito conhecimento sobre o tema. Mas estou tentando aprender para quem sabe conseguir arrumar o carro. Vou abrir lá e ver os relés com um amigo no próximo final de semana.

Você está certo com relação a VT. Também achava isso muito estranho. Mas acontecia. Sem ligar o ar ficava entre 90ºC e 95ºC, que é entre o primeiro ponto e o ponto do meio do marcador de temperatura, pelo que sei. Mas quando ligava o ar condicionado a temperatura baixava para antes do primeiro ponto do marcador. Quer dizer baixava mesmo a temperatura, pelo menos pelo mostrador. Depois de andar um tempo ficava bem em cima do primeiro ponto, 90ºC. Na época até achei que tinham mexido na VT, mas não mexerem não.

Já aproveitando para perguntar. Você ou alguém mais conheceria alguma oficina confiável de ar condicionado em São Paulo? Realmente queria deixar esse ar funcionando corretamente.


yamashm
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Terça-feira 01 2016f Novembro 2016 11:35:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por yamashm »

Realmente estava errado. Precisa ter duas ventoinhas. Encontrei um ótimo mecânico de ar condicionado em São Paulo, o Marcelo Ar Condicionado Automotivo.

A instalação feita na oficina anterior estava toda errada. Não ligaram nem o ar na injeção, colocaram um termostato regulável enrolado em uns panos dentro do painel, maior gambiarra. Os reles e a velocidade da ventoinha estavam errados também. O Marcelo vai ter que refazer toda a parte elétrica e de injeção para ficar certo, além de colocar a ventoinha que está faltando.

Fica o alerta para quem é de São Paulo, não instale ou faça manutenção de ar com a oficina K2. Péssimo serviço e muita desonestidade com os clientes. Já que eles juraram para mim que o ar estava sendo acionado pela injeção. Não estava como ficou evidente no exame feito na oficina do Marcelo.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

OK, depois volta aki com o resultado da correção...


yamashm
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Terça-feira 01 2016f Novembro 2016 11:35:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por yamashm »

Peguei o carro ontem. A correção ficou ótima, parece outro carro.
Com a ligação do ar ao módulo de injeção e sua reprogramação está funcionando igual ao de fábrica agora. Liga e desliga o ar a rotação nem se altera, corrige na hora. Não acontece mais a queda de rotação quando liga o ar e nem o carro fica acelerado depois que desliga. Na instalação anterior não havia nenhuma comunicação com o módulo, o ar simplesmente estava pendurado lá, então ligava e ele pesava, desligava e o carro ficava acelerado. Também havia um termostato regulável dentro do painel que ficava cortando o ar condicionado. O carro também está perdendo menos potência com o ar ligado e está andando melhor em geral, já que o módulo estava meio estranho mesmo, provavelmente deixado assim pela oficina anterior.

Fora isso o Marcelo também eliminou barulhos do painel, pois estavam faltando parafusos que a outra oficina não havia colocado. O mal cheiro também foi embora. Acredito que o ar antes fedia rápido devido a ter aquele termostato enrolado em panos dentro da caixa de ar.

A ventoinha ficou apenas uma mesmo, pois indo atrás da ventoinha frontal descobrimos que há montagens de ar condicionado do Corsa com apenas uma mesmo. Inclusive o Marcelo me mostrou um corsa com ar de fábrica e que tinha apenas uma ventoinha, semelhante ao que acontece com o Renault Clio. Mas agora está com as duas velocidades, antes os relés estavam ligados a apenas uma velocidade.

Enfim, o carro está ótimo. O Marcelo Ar Condicionado Automotivo é uma ótima oficina, ele é muito honesto e faz um serviço muito bem feito, ele realmente gosta do que faz. Ele até lavou o carro por fora e retirou uns restos de cola que tinha por conta do carro ter tido calhas nas janelas.
Enquanto estava lá mais duas pessoas vítimas da má instalação do mesmo centro automotivo K2 estavam levando seus carros lá para arrumar o ar.
Recomendo muito esse mecânico, para manutenção ou para reparos em ar condicionado. E para pessoas que como eu foram vítimas da K2 e outros centros automotivos que fazem um péssimo serviço.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

:hello1: :hello1:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”