[DÚVIDA] - Rodas de outras montadoras

Quer saber alguma informação sobre algum tipo de roda ou como instalar spoilers, aerofólios, pára-choques no seu Corsa? Aqui é o lugar certo!
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lnunes
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[DÚVIDA] - Rodas de outras montadoras

Mensagem por lnunes »

Buenas!

Eu tive um Corsa Hatch 99 que coloquei rodas de ferro aro 15 da Fiat (ACHO que da Marea), e agora estou com uma Picape Corsa 01 e quero repetir (acho a aro 13 pequenina, fina e feia).

Dúvida:

- a furação FIAT é a mesma da GM para qualquer modelo de roda 4 furos?
- outra montadora a furação bate? vi um jogo de roda 15 do corola (4 furos) que pela descrição do anuncio a furação bate, mas como para vender o povo fala qualquer coisa....

Vou investir mais para frente em jogo de rodas de liga-leve, por enquanto quero todas de ferro mesmo.
Fred Figueiredo
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Mensagem por Fred Figueiredo »

Bom dia Lnunes!

Cara, vou te ser sincero, já que quer por aro maior de ferro, porque não pegar os originais GM? Creio que o preço seja o mesmo, rodas de ferro não diferem muito de preço, seja Fiat, GM, Volks, etc....

Acho mais confiável e até mais bonito você pegar originais GM de ferro, até porque existe diferença de desenho das rodas entre as marcas....

Sei que existem medidas diferentes entre as marcas, até em rodas de ferro...

Se quer por aro 15 de ferro, tenta buscar as do Astra e Vectra C, e atualmente acho que Cobalt e Spin usam aro 15 de ferro também....
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lnunes
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Mensagem por lnunes »

A ideia de buscar outras montadoras tem a ver com a disponibilidade e preço. Se fico preso a marca GM, tenho uma gama menor de opções, e limita a faixa de preço.

Tendo outras opções, meu horizonte se amplia, podendo achar preços mais atraentes.

Por exemplo, se a imensa maioria não usa roda de ferro em Corola, as rodas de ferro não tem saída e são mais baratas (achei por R$30,00 cada uma em um borracheiro, e estavam quase perfeitas).

Vou me ater a marca GM quando pegar as de liga...
Fred Figueiredo
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Mensagem por Fred Figueiredo »

Entendi, com relação ao aspecto da diversidade realmente não tem comparação, você abre a gama de opções....

Só procura então ver direitinho a tal compatibilidade nas medidas de outras marcas, porque de fato a principio parece que encaixam, mas se não tiver medidas semelhantes ao longo do tempo não se torna muito seguro rodar com essas rodas....

Um amigo meu rodou com aro 15 de ferro no Kadett dele por um bom tempo com rodas da Volks, acho eram do Polo, nunca relatou problemas não.....
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

se for pra abrir horizontes inclui tampar furo da roda e refurar.....
o principal q é a geometria da coisa vc não ta ligando mesmo.....
roda tem aro, tem tala, tem off set, tem um monte de coisas, não é simplesmente essa ideia de caber servir.....
pneu então, aro 15 q nem quer tem um zilhao, mas não é pq encaixa na roda q serve......

mas vai de cada um, tentamos alertar sobre fazer o menos errado possível, mas como tem gente q adora ser do contra, não podemos fazer nada, igual a lei, não diz nada q vc não pode matar, a lei pune quem mata, mas onde esta escrito q não pode matar? nunca vi em lugar nenhum escrito.....
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Respondendo estritamente a pergunta: a roda da FIAT não cabe no cubo GM. Pelo simples fato da furação FIAT ser 4X98 e a furação GM ser 4X100. Esses 2mm de diferença é que dá o BO. A roda ficará apoiada nos parafusos, e não no centro do cubo, como deve ser.

Até mesmo a roda VW não cabe no cubo GM (o inverso serve). Ambas tem furação 4X100, mas o centro da roda VW é 0,5mm maior que o da GM. Neste caso, a roda tb ficará apoiada nos parafusos, mas sem tamanho estresse como na roda FIAT.

Viu o tamanho do problema só com duas variáveis (furação e tamanho do centro da roda)? Tb tem a tala e off-set.

Rodas de ferro 15 da linha GM realmente é canseira. A do VectraC Expression, se não me engano, tem off-set 39. A roda 15 do VectraB CD tem 5 furos.
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lnunes
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Mensagem por lnunes »

Obrigado por uma explicação simples e direta José Leal. Pena que o SemControle resolveu ser irônico.

Se eu quisesse receber uma resposta irônica, não tinha buscado ajuda aqui. E se eu entendesse tanto assim de carro, não faria perguntas, e sim ajudaria nas respostas.

Não é porque uma vez eu fiz algo que julguei certo sem ter certeza, não quer dizer que eu não deva receber uma orientação correta para não incorrer no mesmo erro.

Então devo delimitar minha busca apenas por rodas (no meu caso, de ferro) modelo GM. Entendido.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

lnunes, não esquenta com o SemControle. As vezes ele parece irônico, mas é a forma dele expressar.

Sobre a roda, tem a furação, tala e off-set para serem analisados. Aqui tem um tópico que explica bem o caso: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=35191

Se for para andar com o carro alto (suspensão original), atente-se principalmente a furação, off-set e diâmetro do furo para o cubo. Estes são os mais importantes. Caso queira baixar o carro, aí entra tb a tala.
Caso vc encontre uma roda com a furação e off-set iguais a do Corsa (4X100 e 49) e o furo do cubo seja maior, vc pode usar anéis centralizadores. Se não me engano, os anéis para o Corsa são azuis (cada montadora tem um anel de cor diferente).
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Mensagem por SemControle »

não é de hj q se fecha furo de roda pra refurar, se nunca ouviu falar devia procurar.....
até mesmo rodas de liga já vi 5 furos virar 4, vai da vontade do cidadão ter uma roda q não tem absolutamente nada a ver com o carro, no carro dele.....

e o caber e não servir é bem valido
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Mensagem por Fred Figueiredo »

Rapaz eu tenho um medo desse lance de refuração de rodas... :shock:

Um vez vi vendendo no OLX rodas 16 da Zafira Elite de 5 furos, refuradas em 4 furos....apesar de achar top d+ essas rodas da Zafira acho que não colocaria nem de graça...

Tenho a impressão que nessas rodas uma hora vai dar MERLIN....
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