[DISCUSSÃO AQUI] - RESOLUÇÃO 227 - SOBRE USO DE XENÔN

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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joaovas
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Re: Lampadas....

Mensagem por joaovas »

[quote="Vagner"]Mas galera ainda estou na duvida, tenho um xenon de 8.000 no meu corsa. Pela lei vi que esta proibido.
Vi nums comments acima que até a Crystal e Diamond Vision da Philips estaria fora das especificações permitidas. Isso procede ? Pois queria colocar umas Diamond no meu corsa.[/quote]

Tecnicamente sim está liberado, pos são lampadas de filamento não de xenonio, massss
tem que ter cudado com a cor da luz emitida.
mas ate agora não vi nada que as proibe! :P
to pensando em comprar tambem, fazer oq né voltar pras velhas amarelinhas não rolaaa! =s

vlw :)
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Marco Túlio
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Mensagem por Marco Túlio »

Pelo que fiquei sabendo, se vc mostrar a nota fiscal da lampada mostrando que ela tem 4300 k, não tem problema, o negócio é os cops aceitar!!!
rfro
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Mensagem por rfro »

Boa tarde caros amigos indignados com essa proibição absurda de nossas belíssimas xenons.
Alguém tem alguma novidade boa ?? Tipo , podemos continuar com nossas xenon ou encontramos alguma maneira de continuar com elas sem ter que comprar um carro importado.
Pessoa, tenho uma duvida em relação ao farol de milha, pois tenho xenon neles, vou ter que retirar deles tb ou la pode deixar ???
Um forte abraço a todos
rfro
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Mensagem por rfro »

Pessoal encontrei essas dicas em um blog na net falando de nossas xenon.

Este final de ano está tumultuado para o pessoal que usa xenon. Para quem não está sabendo do que falo, é sobre a nova resolução do CONTRAN que entrará em vigor no dia 1° de Janeiro de 2009. Ela pode ser lida na íntegra neste link:

http://www.denatran.gov.br/download/Res ... AN_294.pdf

Xenon: pode ou não pode?

Xenon: pode ou não pode?

Esta resolução, resumidamente, diz que carros sem limpador de faróis :?: e regulagem de altura dos mesmos não podem ter luzes que emitam mais de 2000 lumens, isso é Xenon. Mas ela tem lógica? Tem, e muita. Vários carros hoje usam xenon (ainda mais pelo valor popular que já se encontram os kits), mas poucos motoristas fazem a instalação e principalmente a regulagem correta dos mesmos. Mas infelizmente os bons vão pagar pelos ruins, afinal a resolução não cita este detalhe, ela engloba todos os usuários das lâmpadas de xenônio.

Xenon: pode ou não pode?

O que salva o pessoal “do bem” que usa o xenon corretamente são as brechas que a resolução deixa. Abaixo você poderá ver alguns argumentos que poderá usar com o “seu gualda” na hora da autuação.

1) A autuação pelo uso do xenon é improcedente como auto de infração sob quaisquer circunstâncias pois, a fim de aferir a autuação, a autoridade seja rodoviária, do CET ou da polícia militar, deve estar equipada e fazer uso dos aparelhos de medição que comprovem que o kit de xenon instalado produza de forma plena acima de 2000 lumens, conforme consta na resolução 294.

Isso quer dizer que se a autoridade que irá lhe multar não tiver um aparelho correto e devidamente aferido pelo INMETRO para medir os lumens emitidos pelo seu farol, ele não poderá lhe autuar.

2) A única forma de aferir e comprovar que o kit de xenon instalado infringe a regulamentação 294 é levar o veículo ao único laboratório no Brasil que conta com os equipamentos necessários para o teste, no setor de fotometria da USP em São Paulo, onde segundo o coordenador da área, paga-se de R$5.000,00 a R$15.000,00 por teste, o que inviabiliza ao CONTRAN desembolsar tal quantia para comprovar tecnicamente a autuação de cada carro.

Este item não precisa de explicação, mas não esqueça que se a autoridade quiser “guinchar” seu carro, e você estiver contra a lei, não poderá “dar um jeitinho” para resolver.

3) Xenon de 8.000K é proibido desde antes de ser lançado, pelo fato de já haver sido regulamentado pelo CONTRAN que não é permitido iluminação automotiva cuja coloração não seja branca ou amarela. Portanto, estamos falando e defendendo apenas xenon de até 6.000K, cuja cor é branca. Ainda assim, a autuação do kit xenon de 8.000K por ser azul é passível de recurso, pois não se autua um carro baseado no “olhômetro” ou “achômetro” e sim com o uso de um cromoscópio, este também, disponível apenas no setor de fotometria da USP.

A legislação permite apenas que você use lampadas que emitam luz amarela ou branca, isso quer dizer que o xenon de 8000K não poderá ser usado, pois emite uma luz branca azulada. Todas as lâmpadas xenon abaixo desta medida poderão ser usadas. Confira abaixo uma imagem com cores de xenon:

Comparação das cores dos Xenons em diferentes níveis

4) Os equipamentos referidos como necessários para lâmpadas (em ambas regulamentações não é citado o xenon como incluso nas normas) que excedam os 2000 lúmens devem ser o “Leveling” e “Washing” ou em português claro, controle de ajuste de inclinação de ataque do feixe de luz e limpador da lente do conjunto ótico do farol baixo (excluem-se dessa forma, farol alto e de neblina) compreendido por um esguichador de água e limpador móvel de borracha. Novamente, é necessário que a autoridade que visa autuar o carro possua um equipamento apropriado para aferir se o veículo, equipado ou não com o “leveling” , tenha os faróis BAIXOS regulados de acordo com a norma. Entende-se que o fato de haver um “leveling” no veículo, não comprova que este esteja de fato regulado de acordo com a norma.

Esta parte explica que se a autoridade não puder medir com algum aparelho correto e aferido se o carro possui o Leveling, ele não poderá lhe autuar, mesmo tendo certeza que o carro não possui o sistema.

5) Há carros importados ou nacionalizados que são fabricados com kits de xenon. Todo kit de xenon de até 12.000K produz mais que 2.000 lumens, dessa forma, muitos modelos de carros estão em desacordo com a nova lei. Isso é absolutamente improcedente - montadoras produzirem ou importarem veículos que não atendam as normas regulamentares do país onde serão comercializados.

Isso tornará inviável a importação de vários carros que originalmente já vem com xenon, mas que infelizmente não acompanham o kit de “itens necessários” descritos na nova resolução como o Hyundai Tucson, por exemplo.

Hyundai Tucson - Poderá não ser mais importado com Xenon

Então, agora vai da sua coragem. Se você quiser continuar com xenon, é importante levar uma cópia dos itens acima e falar “na boa” com a autoridade, caso contrário, arranque fora seu kit, pegue a nota do mesmo e mande para o CONTRAN pedindo um reembolso, já que as leis aqui se atualizam no meio de uma corrida tecnológica, coisa que na Europa os fabricantes definem juntos com as autoridades.

Quem quiser saber mais e ficar sempre ligado nas atualizações sobre o pessoal que importa os kits de xenon, pode dar uma lida neste link: http://www.xenonlegal.com.br
morangotango
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Mensagem por morangotango »

ta e a gp thunder que fala que emite 8.500k pode ser usada???não é xenon é lampada....
duvida suprema
valeu
rpaske
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Mensagem por rpaske »

bom ai vai um link falando sobre o uso de xenon afinal acho que vamos poder regularizar o xenon.... blz



http://mediacenter.clicrbs.com.br/templ ... channel=47
indiu
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Mensagem por indiu »

Estava lendo a lei e percebi algumas possiveis "brechas":

FARÓIS BAIXOS com uma fonte luminosa tendo um fluxo luminoso objetivo que
EXCEDA a 2.000 LÚMENS devem ser instalados somente conjuntamente com a instalação do(s)
dispositivo(s) da limpeza do farol(4). Adicionalmente, quanto à inclinação vertical, se aplicam
as prescrições dos parágrafos 4.3.6.2.1 e 4.3.6.2.2.

Logo Fárois alto, milha e neblina não se inquadram nesta lei e podem utilizar xenon normalmente ( o problema é voce conseguir colocar isso na cabeça do "poliça")

Outra coisa que percebi é o que diz no final deste parágrafo "se aplicamas prescrições dos parágrafos 4.3.6.2.1 e 4.3.6.2.2.

Logo um FAROL BAIXO deve ter o sistema automático de regulagem de facho mas o item 4.3.6.2.2: diz: Os dispositivos de REGULAGEM MANUAL do tipo contínuo ou gradual, PODEM ser permitidos desde que tenham uma posição de repouso que permita que os
faróis possam retornar à inclinação vertical inicial indicada no parágrafo 4.3.6.1.1, através dos
parafusos de regulagem ou outros meios similares.

Até onde eu saiba esse é o caso do gsi ele tem um sistema de regulagem dos faróis manual basta colocar um esguicho para limpar a lente (Será que eu interpretei a lei errado ou será que corsas podem ter kit xenon?)
hot master
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Mensagem por hot master »

A proibição dos kits de faróis de Xenon a partir do dia 01.01.2009 está baseada nas resoluções 227 e 294 do CONTRAN, porem estas resoluções apenas regulamentam os faróis de Xenon original de fábrica (Justificativa: Art 1 da 227) Os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, ônibus, micrôonibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta Resolução e seus Anexos.
• Anexo 10 da resolução 227: D1, D2, D3 e D4 regulamenta apenas produtos (veículos) novos saídos de fábrica
• Nem na resolução 227 tão pouco na resolução 294 existe qualquer proibição do kit conversão para faróis de Xenon e nem é mencionado que o kit conversão deva ser retirado dos carros. Portanto o uso do kit conversão Xenon está liberado antes e após 01.01.2009
• O anexo 1 das resoluções 227 e 294: nota 4: demonstra que nada impede que uma das partes contratantes…… …….proíba o uso de sistemas de limpeza mecânicos de faróis com lente em plástico… 99% dos faróis no Brasil tem lente plástico. O limpador foi desenvolvido na Europa para limpar a neve que é prejudicial ao farol. Item 4.3.9 nota 4, Assim o fabricante pode, a seu critério, colocar ou não limpadores e Xenon no mesmo sistema otico.
• Da mesma forma o nivelador automático é dispensável, pois o item 4.3.6.2.1.das resoluções 227 e 294 indica que os mecanismos de regulagem manual ….podem ser permitidos…..através de parafusos de regulagem ou outros meios similares
• Assim a resoluções 227 e a 292 não proíbem o uso do Kit Conversão para faróis de Xenon
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rpaske
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Mensagem por rpaske »

esse link saiu 09/01/2009 no jornal da globo opa agora sim a glodo deu a informação correta pronto agora eh só legalizar e já era ..... blz pena ter que tirar minhas lampadas de 8000k pra legalizar tem que ser de 6000k



http://video.globo.com/Videos/Player/No ... AS,00.html
ARILTON
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Mensagem por ARILTON »

Outro link com esclarecimento de como regulamentar o xenon dos nossos carro, isso é aqueles fabricado de 2008 pra trás e reportagem da rede globo dos Jornais (bom dia SC e Jornal Nacional).

Um cara está explicando passo a passo como regulamentar o xenon junto ao DETRAN do estado. É um pouco burocrático mas dá pra usar o xenon dentro da lei sem problemas. Ele foi um tipo de “cobaia” a reportagem exibida ao jornal “Bom dia Santa Catarina”.
Segue link completo do passo a passo que ele tomou e das reportagens....

http://xenonlegal.wordpress.com

Se alguém souber como fazer aqui em São Paulo ou mesmo conseguir, por favor faça um tutorial. A galera do Clube agradece!!!! Rs...

Agora um desabafo, ou melhor uma coisa que me deixa indignado é o uso de certos itens de segurança que usam incorretamente, e irregularidade como a de lâmpadas queimadas, que ao meu ver é mais importante que o uso do xenon, pois é terrível você andar atrás de um carro com as luzes de freio e lanterna queimadas, e as vezes com a lâmpada de neblina acesa, Alguém já andou atrás de um carro em uma rodovia com essas lâmpadas de neblina acesa? Isso atrapalha de mais, um exemplo de carro é o Peugeot 206 que tem essa lâmpada no centro do pára-choque. Caramba será que o individuo não sabe que se não tem neblina não tem necessidade de ficar com aquela lâmpada acessa!!! pois ela tem a mesma intensidade da luz de freio (21W). Já que é pra F.... tudo então deveria ter uma fiscalização mais adequadas e começar a punir tb essas pessoas que não verificam esses itens de segurança ou usam incorretamente. Não sei se alguns membros do clube não verificam esses itens tão importantes, pois está prejudicando e muito os outros motoristas que vem atrás.
Agora ficar fazendo lei pra punir o uso do xenon eles servem!!!
Abraços a todos!!!
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