Painel não acende e fica apenas indicador do farol alto

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Gustavo Folk
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quinta-feira 22 2015f Outubro 2015 01:47:11 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Painel não acende e fica apenas indicador do farol alto

Mensagem por Gustavo Folk »

Surgiu esse problema de repente.

Certo dia, mais frio e com chuva, dei a partida e depois quando acendo os faróis percebi que a iluminação do painel ficou apagada (os faróis estão normais), e o indicador de farol alto ficou aceso (mesmo não estando acionado). Uns vinte minutos depois, do nada, o painel voltou ao normal.

No dia seguinte, indo pra outro lugar (também frio e chuva) estava tudo ok. Depois na volta, ao ligar o carro ocorreu a mesma coisa. Painel apagado e indicador de farol alto aceso. No percurso, eu percebi que o desempenho do carro pareceu ficar afetado. Foi muito pouco mesmo, tanto que fiquei prestando muita atenção pra ver se não era coisa da minha cabeça. Quando eu engatava a marcha e embalava, se eu soltava o acelerador tinha a impressão de que o carro dava umas leves pulsadas (como se eu ficasse relando no freio ritmadamente), uma impressão muito muito leve de perda de força.

Ainda na volta, nessa situação descrita acima, a luz indicativa do motor acendeu. Eu calmamente estacionei o carro num local seguro, desliguei. Acionei a chave (todas as luzes indicativas normais). Dei a partida, e quando soltei a chave o carro quase não segurou a partida.. o motor sofreu uns 2 segundos e depois ficou "normal". Dei umas aceleradas. Pra minha surpresa, o painel voltou ao normal, saí de novo com o carro e o desempenho pareceu voltar ao normal.

Vocês têm alguma dica? Vou levar amanhã para o mecânico, mas gostaria de ter alguma noção de qual possa ser o problema.
Gustavo Folk
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quinta-feira 22 2015f Outubro 2015 01:47:11 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gustavo Folk »

Ah, esqueci:

Meu Corsa é Wind, hatch, 2002, original a álcool.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Seu problema não é mecânico, é elétrico...

Veja possível mal contato no próprio botão de acendimento das luzes do painel...ou caixa de fusíveis.
Avatar do usuário
CidoCorsa
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 06 2009f Agosto 2009 09:22:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2016

Mensagem por CidoCorsa »

Gustavo Folk escreveu:Surgiu esse problema de repente.

Certo dia, mais frio e com chuva, dei a partida e depois quando acendo os faróis percebi que a iluminação do painel ficou apagada (os faróis estão normais), e o indicador de farol alto ficou aceso (mesmo não estando acionado). Uns vinte minutos depois, do nada, o painel voltou ao normal.

No dia seguinte, indo pra outro lugar (também frio e chuva) estava tudo ok. Depois na volta, ao ligar o carro ocorreu a mesma coisa. Painel apagado e indicador de farol alto aceso. No percurso, eu percebi que o desempenho do carro pareceu ficar afetado. Foi muito pouco mesmo, tanto que fiquei prestando muita atenção pra ver se não era coisa da minha cabeça. Quando eu engatava a marcha e embalava, se eu soltava o acelerador tinha a impressão de que o carro dava umas leves pulsadas (como se eu ficasse relando no freio ritmadamente), uma impressão muito muito leve de perda de força.

Ainda na volta, nessa situação descrita acima, a luz indicativa do motor acendeu. Eu calmamente estacionei o carro num local seguro, desliguei. Acionei a chave (todas as luzes indicativas normais). Dei a partida, e quando soltei a chave o carro quase não segurou a partida.. o motor sofreu uns 2 segundos e depois ficou "normal". Dei umas aceleradas. Pra minha surpresa, o painel voltou ao normal, saí de novo com o carro e o desempenho pareceu voltar ao normal.

Vocês têm alguma dica? Vou levar amanhã para o mecânico, mas gostaria de ter alguma noção de qual possa ser o problema.
Boa noite Gustavo...

Meu Super 97 deu pau uns 2 quilômetros da casa onde morava. Apagou tudo, ponteiros de gasolina e temperatura "morreram". O TID apagou. Farol funcionava, mas fraco. Não deu outra. Carregador do alternador. As escovinhas tinham gasto com "apenas" 12 anos de uso...

Dá uma verificada no alternador se não tá carregando a bateria. As vezes a luz não acende, mas a bateria não carrega mais...

Saudações...

Cido
Gustavo Folk
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quinta-feira 22 2015f Outubro 2015 01:47:11 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gustavo Folk »

Esqueci de voltar e falar sobre a resolução do problema.

Eu precisava urgente do carro pra trabalho no sábado à tarde, e levei no mecânico de manhã. Ele disse que pra verificar com calma precisava de tempo, mas que naquela manhã no máximo ele podia desmontar o painel e verificar se tinha algo errado ali (algum curto, etc, pra resolver o painel e a luz do farol alto).

Na verdade foi só o que precisou fazer. Ele simplesmente arrumou essa parte e todo o carro voltou ao normal. A bateria e alternador estavam normais

Eu não sou entendido, mas creio que algum curto no painel estava deixando a injeção eletrônica maluca.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”