Olá José, bom dia
O projeto elétrico original do Corsa é bom, os cabos são de qualidade e adequados à demanda. O problema é que não há muito superdimensionamento no projeto e, com o tempo, alguns cabos e conexões podem ficar oxidados ou quebradiços. Então o que o pessoal faz é reforçar as ligações.
Posso dar o exemplo da minha instalação. Eu troquei 4 cabos: do chassis do motor de arranque ao negativo da bateria / do positivo do motor de arranque ao positivo da bateria / do positivo do motor do arranque ao B+ do alternador / do negativo da bateria ao chassis. Usei cabos AWG 1/0 (50mm2) o que, obviamente, é um exagero. Cabos 16mm2 estariam bons demais. E também troquei o cabo do terminal positivo da bateria ao comutador, originalmente é de 10mm2, coloquei um de 16mm2.
[DÚVIDA] - Caixa de fusivel corsa
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Re: [DÚVIDA] - Caixa de fusivel corsa
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A maior vantagem de cabos mais grossos é dimunuir a queda de tensão entre os pontos conectados. Na página 39 dos Diagramas Elétricos de 2020 há o diagrama unifilar de chicotes, com os pontos de aterramento:
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*diagramas elétricos de 2010
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Olá GTMSKI,
Agora te pergunto, pode fazer emenda entre fios de aterramento com solda estanho ?
Sei que o certo é não emendar e sim trocar se for o caso, mais no caso de um socorro ou uma emergência, pode-se fazer uma emenda e unir com solda estanho ?
OBS: Como você fez para inserir imagem, tentei diversas vezes e não consegui
Agora te pergunto, pode fazer emenda entre fios de aterramento com solda estanho ?
Sei que o certo é não emendar e sim trocar se for o caso, mais no caso de um socorro ou uma emergência, pode-se fazer uma emenda e unir com solda estanho ?
OBS: Como você fez para inserir imagem, tentei diversas vezes e não consegui
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Olha, solda não tem vez em cabos que se movimentam... mas há maneiras de minimizar bem o problema, usando 2 ou mais termo-retráteis com comprimentos diferentes.. Se for para uma emergência, pode.Jose_Carlos escreveu: ↑Quinta-feira 29 2022f Setembro 2022 04:57:56 PM Olá GTMSKI,
Agora te pergunto, pode fazer emenda entre fios de aterramento com solda estanho ?
Sei que o certo é não emendar e sim trocar se for o caso, mais no caso de um socorro ou uma emergência, pode-se fazer uma emenda e unir com solda estanho ?
Tem que ir no "editor completo" na hora que escreve a mensagemJose_Carlos escreveu: ↑Quinta-feira 29 2022f Setembro 2022 04:57:56 PM OBS: Como você fez para inserir imagem, tentei diversas vezes e não consegui
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Caramba, cabo de 50MM2, isso é cabo de caminhão, e daqueles antigos, é até difícil de dobrar devido a sua espessura e também não irá se preocupar com aterramento nunca maisgtmski escreveu: ↑Quinta-feira 29 2022f Setembro 2022 09:59:22 AM Olá José, bom dia
O projeto elétrico original do Corsa é bom, os cabos são de qualidade e adequados à demanda. O problema é que não há muito superdimensionamento no projeto e, com o tempo, alguns cabos e conexões podem ficar oxidados ou quebradiços. Então o que o pessoal faz é reforçar as ligações.
Posso dar o exemplo da minha instalação. Eu troquei 4 cabos: do chassis do motor de arranque ao negativo da bateria / do positivo do motor de arranque ao positivo da bateria / do positivo do motor do arranque ao B+ do alternador / do negativo da bateria ao chassis. Usei cabos AWG 1/0 (50mm2) o que, obviamente, é um exagero. Cabos 16mm2 estariam bons demais. E também troquei o cabo do terminal positivo da bateria ao comutador, originalmente é de 10mm2, coloquei um de 16mm2.
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em motos q os cabos são espremidos, e adoram mudar de lugar em qq manutenção e ficar num lugar q mastiga, sempre pego algo com cabos rompidos, faço umas emendas bem feitinhas c estanho e fogo mesmo, escondo ou isolo c termo retrátil, não tenho o q reclamar, até em caso de alguma adaptação q preciso por terminais nos cabos uso esse esquema de solda, é sucesso
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hahahahaJose_Carlos escreveu: ↑Segunda-feira 03 2022f Outubro 2022 02:45:49 PM isso é cabo de caminhão, e daqueles antigos
Eu também soldo, às vezes até com mini maçaricos daqueles de acender charutos (necessário parcimônia na aplicação do calor). O segredo é evitar que haja estresse na junção entre o cabo e a solda, pois, se houver muita movimentação ali, pode romper o cabo. Então nesses casos eu faço como que "degrais" com termo-retráteis de diferentes tamanhos, uma por cima da outra, para evitar estresse na junção. O mesmo é útil para pontos de crimpagem. Nos Corsas eu vi muitas junções entre cabo/terminal fragilizadas nos bicos injetores, principalmente em casos onde o camarada mexe muito ali...SemControle escreveu: ↑Terça-feira 04 2022f Outubro 2022 09:09:27 AM uso esse esquema de solda, é sucesso
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