Como limpar o sistema de freio?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Marcio Jacó
:: Super ::
Mensagens: 56
Registrado em: Quarta-feira 25 2006f Outubro 2006 03:43:33 PM
Localização: São Carlos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Como limpar o sistema de freio?

Mensagem por Marcio Jacó »

Salve salve galera corseira.Seguinte: tô afim de trocar o fluido de freio do meu corsa (fazer uma limpeza geral) só que não sei como fazer. Alguém pode me ajudar? Ah além disso qual o fluido devo usar o Varga DOT 5 ou DOT 4. Valeu. Aguardo
Marcio Jacó
Corsa GL 1.6 M.P.F.I 8V
" Corsa: Será feliz quando tiver um"
Thander
:: Millennium ::
Mensagens: 156
Registrado em: Domingo 17 2006f Setembro 2006 01:52:16 AM
Localização: Quissamã - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Thander »

Ressucitando o tópico.

Pq ninguém comentou??????

Estou interessado em fazer o mesmo no meu. Recebi as seguintes informações:

1. Soltar os mangotes;
2. Liberar todo o oléo do sistema (bombeando);
3. Conectar os mangotes novamente, e encher o reservatório de alcool;
4. Feito isto, ficar bombeando durante um perído;
5. Soltar os mangotes;
6. Liberar todo o alcool do sistema (bombeando);
7. Aguardar um tempo com os mangotes desconectados, para que o alcool evapore;

Depois é completar o reservatório com o devido oléo e fazer a sangria...
Qual o sentido para fazer a sangria? Em X? começando por qual?

Quem puder ajudar e confirmar se o procedimento está correto, agradeço.

Abs.
_____________________________
você já sabe o que quer?
...EU QUERO É DEUS...
Sedan GLS 1.6 16V - GNV 16M
rmoliveira
:: Rodeio ::
Mensagens: 790
Registrado em: Quinta-feira 22 2004f Abril 2004 09:22:48 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rmoliveira »

AÊ!

O meu eu fiz a troca do fluído (q considero limpeza) da seguinte maneira:

1) "Arranca" o reservatório transparente e elimina todo fluído velho
2) Vai colocando o fluído novo e, se não me engano, começa pela roda mais p'roxima do cilindro mestre, abre o parafuso de "sangria" e, bombeando o pedal, espera sair o fluído velho e quando sair o novo é hora de parar.
3) Como é um item de segurança, aconselho q não tem experiência de "mecânico" (como eu!) a levar num mecânico de verdade!! :)

VALEU!!

Rodrigo
Ex.Corsa 1.0L EFI 95 (Agora de "Corsão"!): http://www.corsaclube.com.br/forum/prof ... file&u=726#
Corsa Clube Bahia
Ariete

Mensagem por Ariete »

acho q o alcool pode contaminar o fluido ,

http://www.monzaclube.com/fafacil/fafac ... reio.shtml

eu já andei 40 mil km no meu carro e nunca troquei o fluido kkkk

vou tentar eu mesmo trocar mais pra frente
Avatar do usuário
LEO.UFF (Kreator)
:: Piquet ::
Mensagens: 204
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 01:42:25 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LEO.UFF (Kreator) »

Itens de segurança, não faça se não sabe. Leva no mecânico, não sai por mais de R$ 40 já com fluido incluso, acho que não vale a pena fazer em casa pois se ficar ar no sistema vai dar m.
Thander
:: Millennium ::
Mensagens: 156
Registrado em: Domingo 17 2006f Setembro 2006 01:52:16 AM
Localização: Quissamã - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Thander »

Pessoal...

Temos tantas pessoas que fazem preparação de carros e ninguém pode explicar como executar uma sangria.

Concordo com o amigo quanto a "Iten de Segurança" não se brinca...
Mas, mesmo que eu fique sabendo como se faz... posso levar ao mecânico sim.
só que terei certeza que ele tá fazendo certo...

Conhecimento não ocupa espaço e nunca é demais.

Fica o pedido...

Qual a sequência para realizar a sangria dos FREIOS...

[]'s
_____________________________
você já sabe o que quer?
...EU QUERO É DEUS...
Sedan GLS 1.6 16V - GNV 16M
Lucídio Serves
:: Piquet ::
Mensagens: 254
Registrado em: Sexta-feira 10 2004f Setembro 2004 02:21:55 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucídio Serves »

Eu também acho que esse é um item de segurança e é complicado se não tiver experiência em fazer certo.

Eu faço todos os anos em meu carro.
Vou explicar da melhor forma possível, mas se tiver alguma dúvida lembre-se: leve no seu macânico de confiança.

1)- Jamais use álcool ou qualquer outro líquido que não seje o próprio óleo de freio que vai ficar no circuito.
2)- Para não perder muito tempo sangrando o óleo velho, procure tirar todo o óleo do reservatório com a ajuda de uma seringa de injeção de tamanho grande, se não conseguir essa seringa o melhor caminho é sangrando mesmo.
3)- É impossível fazer o serviço sosinho, portanto procure um amigo para ajudar.
4)- Pode iniciar o serviço por qualquer roda, afinal vc vai ter que sangrar as quatro.
5)- Peça para seu amigo bombar o freio e segurar o pedal apertado (não é preciso funcionar o motor, porque o servo-freio não vai fazer falta).
6)- Deite em baixo do carro e solte o parafuso de sangria que fica pelo lado de dentro da roda, na cabeça desse parafuso tem uma tampa de borracha para proteger o parafuso, é só puxar que essa tampa sai bem fácil, no centro desse parafuso tem um pequeno furo por onde vai sair o óleo velho. Aconselho a colocar na cabeça desse parafuso um pedaço pequeno de mangueira fina, a outra ponta dessa mangueira coloque dentro de uma lata vazia, assim todo o óleo velho vai para dentro da lata e não suja o piso de sua garagem ou a rua. Ao soltar o parafuso o óleo velho vai sair com pressão e o pedal do freio vai abaixar até em baixo, fale para o seu amigo não soltar o pé do pedal até vc apertar novamente o parafuso.
7)- Aperte o parafuso e sómente depois de apertar é que o seu amigo poderá novamente bombar o freio e segurar apertado e avisar para vc soltar novamente o parafuso.
8)- Repita essa operação até perceber que todo o óleo velho já saiu, da para perceber porque o óleo muda de cor. O óleo velho fica preto.
9)- Não se esqueça que ao estar sangrando, o nível do óleo do reservatório vai abaixando, portanto complete sempre para não entrar ar no sistema.
10)- Repita esse serviço em todas as rodas, use sempre óleo de primeira linha, não economize, porque óleo de freio custa barato.
11)- Se seu carro for o novo Corsa, sangre também a embreagem, porque ela é hidráulica e usa o mesmo óleo do freio, o parafuso de sangramento é o mesmo das rodas.
12)- Não se esqueça de recolocar todas as tampas de proteção dos parafusos de sangrar, porque se esquecer a sujeira vai tampar os furos por onde sai o óleo.
13)- Antes de sair por ai correndo, teste diversas vezes o freio para ter certeza que tudo saiu correto.
14)- Faça esse trabalho todos os anos.
Boa sorte..
_____________________
Lucídio-Curitiba-Pr.
Thander
:: Millennium ::
Mensagens: 156
Registrado em: Domingo 17 2006f Setembro 2006 01:52:16 AM
Localização: Quissamã - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Thander »

Prezado Lucídio Serves,

Valeu pelas informações...
Eu já fiz esse serviço em outros carros, nenhum da GM quando disse que ia fazer...disseram "N" coisas, tipo sequência de rodas, usar alcool, etc...

Como vai ser a primeira do Corsa, resolvi perguntar as amigos corseiros...
Mais uma vez, Obrigado pelo retorno...

Estarei realizando o serviço durante a semana, e assim que estiver feito informo aqui...
Eu vou usar o DOT 4... As pastilhas e lonas já verifiquei e estavam ok... as lonas ainda rodam...
Mas, fica pro próximo PIT-STOP. :D :D :D :D

[]'s
_____________________________
você já sabe o que quer?
...EU QUERO É DEUS...
Sedan GLS 1.6 16V - GNV 16M
Lucídio Serves
:: Piquet ::
Mensagens: 254
Registrado em: Sexta-feira 10 2004f Setembro 2004 02:21:55 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucídio Serves »

Thander escreveu:Prezado Lucídio Serves,

Valeu pelas informações...
Eu já fiz esse serviço em outros carros, nenhum da GM quando disse que ia fazer...disseram "N" coisas, tipo sequência de rodas, usar alcool, etc...

Como vai ser a primeira do Corsa, resolvi perguntar as amigos corseiros...
Mais uma vez, Obrigado pelo retorno...

Estarei realizando o serviço durante a semana, e assim que estiver feito informo aqui...
Eu vou usar o DOT 4... As pastilhas e lonas já verifiquei e estavam ok... as lonas ainda rodam...
Mas, fica pro próximo PIT-STOP. :D :D :D :D

[]'s
Ótimo, capriche no serviço que vai ficar muito bom.
Óleo muito velho acaba enferrujando os burrinhos porque o óleo de freio retem muito água e essa umidade vai acabar enferrujando e estragando o reparo de vedação da pressão em todos os cilindros (burrinhos).
Só lembrando que ao vc soltar o parafuso que vai liberar o óleo velho (sangrar) o pedal vai abaixar e a pessoa que estiver te ajudando, não pode soltar o pé do pedal até vc voltar a apertar novamente o parafuso, se isso acontecer vai entrar ar no sistema.
Boa sorte.
_____________________
Lucídio-Curitiba-Pr.
Thomas2
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quinta-feira 27 2016f Outubro 2016 10:33:38 AM
Localização: São Leopoldo - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por Thomas2 »

Lucídio Serves escreveu:Eu também acho que esse é um item de segurança e é complicado se não tiver experiência em fazer certo.

Eu faço todos os anos em meu carro.
Vou explicar da melhor forma possível, mas se tiver alguma dúvida lembre-se: leve no seu macânico de confiança.

1)- Jamais use álcool ou qualquer outro líquido que não seje o próprio óleo de freio que vai ficar no circuito.
2)- Para não perder muito tempo sangrando o óleo velho, procure tirar todo o óleo do reservatório com a ajuda de uma seringa de injeção de tamanho grande, se não conseguir essa seringa o melhor caminho é sangrando mesmo.
3)- É impossível fazer o serviço sosinho, portanto procure um amigo para ajudar.
4)- Pode iniciar o serviço por qualquer roda, afinal vc vai ter que sangrar as quatro.
5)- Peça para seu amigo bombar o freio e segurar o pedal apertado (não é preciso funcionar o motor, porque o servo-freio não vai fazer falta).
6)- Deite em baixo do carro e solte o parafuso de sangria que fica pelo lado de dentro da roda, na cabeça desse parafuso tem uma tampa de borracha para proteger o parafuso, é só puxar que essa tampa sai bem fácil, no centro desse parafuso tem um pequeno furo por onde vai sair o óleo velho. Aconselho a colocar na cabeça desse parafuso um pedaço pequeno de mangueira fina, a outra ponta dessa mangueira coloque dentro de uma lata vazia, assim todo o óleo velho vai para dentro da lata e não suja o piso de sua garagem ou a rua. Ao soltar o parafuso o óleo velho vai sair com pressão e o pedal do freio vai abaixar até em baixo, fale para o seu amigo não soltar o pé do pedal até vc apertar novamente o parafuso.
7)- Aperte o parafuso e sómente depois de apertar é que o seu amigo poderá novamente bombar o freio e segurar apertado e avisar para vc soltar novamente o parafuso.
8)- Repita essa operação até perceber que todo o óleo velho já saiu, da para perceber porque o óleo muda de cor. O óleo velho fica preto.
9)- Não se esqueça que ao estar sangrando, o nível do óleo do reservatório vai abaixando, portanto complete sempre para não entrar ar no sistema.
10)- Repita esse serviço em todas as rodas, use sempre óleo de primeira linha, não economize, porque óleo de freio custa barato.
11)- Se seu carro for o novo Corsa, sangre também a embreagem, porque ela é hidráulica e usa o mesmo óleo do freio, o parafuso de sangramento é o mesmo das rodas.
12)- Não se esqueça de recolocar todas as tampas de proteção dos parafusos de sangrar, porque se esquecer a sujeira vai tampar os furos por onde sai o óleo.
13)- Antes de sair por ai correndo, teste diversas vezes o freio para ter certeza que tudo saiu correto.
14)- Faça esse trabalho todos os anos.
Boa sorte..

Estava lendo essa resposta, e me veio uma dúvida...
No momento que encho o reservatório de fluido novo, bombeio o pedal de freio e depois seguro pressionado, então abro a sangria da roda... Até aí ok.
Só que nesse momento deixo o reservatório do fluido sem a tampa ou coloco?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”