Qual a velocidade das marchas?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Avatar do usuário
ClaytonAmorim
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 22 2016f Dezembro 2016 08:30:22 AM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Qual a velocidade das marchas?

Mensagem por ClaytonAmorim »

Olá, pessoal. Esse é meu primeiro post aqui. Espero que tenha postado na sessão correta.

Seguinte: comprei um corsa sedan wind 2001. O carro veio com o manual original.
Após 2 semanas usando o carro fui consultar o manual pra ver se eu estava usando as velocidades certas para cada marcha. Como vocês devem saber esse modelo não possui conta-giros, portanto eu me guio pelo velocimetro e pelo "som" da rotação do motor.

Problema é que eu percebi que o manual lista velocidades acima do que eu "percebo" como ideal. Parece que ele pede que eu "estique" mais as marchas. Ao fazer isso a rotação do motor aumenta muito, fica assobiando, portanto não me parece correto. Olhando as recomendações de um manual do corsa 96 parece que batem mais com o que eu uso no meu carro (velocidades mais baixas).

Eu comprei esse carro de uma tiazinha, que segundo ela nunca tinha levado uma multa na vida, daí minha dúvida: será que por esse carro ter sido dirigido por muito tempo na "maciota" ele não ficou desregulado?

Configuração descrita pelo usuario MaxDoCorsa, corsa 95, no post http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=13844
1º 3,55:1
2º 1,96:1
3º 1,30:1
4º 0,95:1
5º 0,76:1
Ré 3,31:1

1º - 2º 20Km/h
2º - 3º 35Km/h
3º - 4º 65Km/h
4º - 5º 75Km/h


Configuração descrita no meu manual (Corsa sedan wind 2001):
1º 4,18:1
2º 2,14:1
3º 1,41:1
4º 1,12:1
5º 0,89:1
Ré 3,31:1

1º - 2º 24Km/h
2º - 3º 40Km/h
3º - 4º 64Km/h
4º - 5º 72Km/h
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vc tem q andar da forma q se sentir bem, e conseguir desenvolver no transito....
começa q não tem tacômetro, não sei o q ia servir, se ia andar econômico carbonizando o motor com baixo regime, se ia andar no torque máximo, ou cortando giro, tem N possibilidades.....
velocidade, so pra informar, o ponteiro marca diferente da realidade....
vai no q disse no começo, ande bem consigo.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Dasioli
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Quarta-feira 26 2016f Outubro 2016 11:44:02 PM
Localização: Barroso - MG
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por Dasioli »

Acho que o ideal é você "sentir" o carro mesmo. Se basear só na velocidade pode virar armadilha.
Meu mecânico me disse pra não trocar de marcha antes de 3 mil rpm, mas às vezes isso não me soa bem e eu mudo antes, especialmente em descidas e planícies onde não preciso tanto de potência.
Já em subidas e rodovias eu faço a troca em giros mais altos pra desenvolver mais.
Mas resumindo, sentiu que tá na hora, muda a marcha.

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk
Avatar do usuário
ClaytonAmorim
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 22 2016f Dezembro 2016 08:30:22 AM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ClaytonAmorim »

SemControle e Dasioli, muito obrigado pela resposta!

Isso mesmo, vou continuar pilotando desse jeito, "sentindo" o carro.

Realmente em subidas deve-se subir um pouco mais a rotação antes da troca de marcha devido à gravidade. E em descidas eu costumo colocar na 3ª com antecedência. Se for uma descida muito forte eu deço na 2ª mesmo, sem acelerar. Antes estava com o mau habito de segurar a embreagem nas descidas e ir na "banguela" mas li em varios lugares sobre os perigos disso, além de gastar a embreagem.

Esse fim de semana de natal já fiz minha primeira viagem. 520km ida e volta para Sul de Minas. Muito bom, pena que acho que vou pagar umas multas por velocidade. Enfim, com 2 semanas de carro já tive muita experiência, agora vou continuar na moralzinha e tomar cuidado com multas rsrs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

kkkkk em 17 anos de carta não tive nenhum multa de velocidade e tenho carro turbo

sobre as marchas, vai no seu ritmo, até os câmbios automáticos, automatizados ou qq outro nome q derem, fazem as trocas por varias variáveis, não somente isso de giro...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”