Troca de Pastilhas do Freio. Ruído.

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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Felipe Guillen
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Troca de Pastilhas do Freio. Ruído.

Mensagem por Felipe Guillen »

Iae galera!

Neste ultimo final de semana, realizei a troca das pastilhas de freio do meu corsa. Optei pela marca COBREQ, por ser muito bem falada e ter uma boa reputação entre as outras marcas. Mas agora, quando eu freio o meu carro, ele fica "gritando", principalmente em baixa velocidade, no meio do trânsito. Esse "grito" que surgiu agora é por conta das pastilhas ou o meu disco de freio que está ruim? Tem alguma coisa pra ser feito para sumir com esse barulho?
OBS: Antes da troca, ele não fazia esse barulho!

Valeu!!


awaked
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Mensagem por awaked »

Acredito que seja o disco, mediu ele? Consegue sentir ondulações nele? Tem degrau próximo a borda? A pastilha nova pode estar pegando nesse degrau do disco.

Troquei ano passado os discos originais, que estavam bons ainda, por discos Fremax Carbon (vale a pena é barato) e as pastilhas (essas sim gastas) por Cobreq.
Ficou muito bom e sem ruídos. Não estou mais com o carro mas andei alguns meses com ele assim sem problemas.

Eu sou meio chato, não quis colocar pastilhas novas num disco já usado, queira ou não o disco usado não é mais 100% plano.


Felipe Guillen
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Mensagem por Felipe Guillen »

awaked escreveu:Acredito que seja o disco, mediu ele? Consegue sentir ondulações nele? Tem degrau próximo a borda? A pastilha nova pode estar pegando nesse degrau do disco.

Troquei ano passado os discos originais, que estavam bons ainda, por discos Fremax Carbon (vale a pena é barato) e as pastilhas (essas sim gastas) por Cobreq.
Ficou muito bom e sem ruídos. Não estou mais com o carro mas andei alguns meses com ele assim sem problemas.

Eu sou meio chato, não quis colocar pastilhas novas num disco já usado, queira ou não o disco usado não é mais 100% plano.
Quando fiz a troca das pastilhas, vi que o disco não estava ondulado e nem com bordas.
Mas o que você disse faz sentido, mesmo que o disco esteja em um bom estado, ele não é mais 100% plano como um novo.
Obrigado pela ajuda, se eu conseguir trocar os discos (por motivo de $$) eu aviso aqui!


awaked
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Mensagem por awaked »

É possível que pare o barulho depois de algum tempo, quando a pastilha se adaptar muito bem aao disco, mas pra isso ela precisa gastar um pouco. Procure aí, se não me engano paguei entre 90 e 110 no par de discos novos, mas se tem outras prioridades aguarde.

Atualmente reparei um barulho no carro, na primeira freada do dia o freio está apitando bastante, depois normal. Enfim, preciso ver também. E olha que é kit original que está instalado. Pode ser coisa do frio, nos últimos dias está chegando a 0ºC aqui, kkk.


Felipe Guillen
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Mensagem por Felipe Guillen »

Pois é, até achei que a causa era o frio, do disco e a pastilha ainda estarem gelados, mas o barulho continua mesmo com o carro já quente, no anda e para do trânsito de São Paulo.
Eu só espero que as pastilhas não estraguem por eu andar com o carro com os discos com essa suspeita de não estarem bons :(


awaked
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Mensagem por awaked »

Aí a chance é grande, claro que as pastilhas vão se moldar com o disco imperfeito. Quando isso acontecer pode que pare o barulho.
Não é a lona? Certeza?


Bange
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Mensagem por Bange »

Também só uso COBREC, nos carros que tenho...mas o grito ou apito aprendi desde a primeira troca que se deve dar uma quebrada nas quinas (todas, com lixamento).

Em relação ao disco, o seu desgaste nunca é por igual e sempre apresentará algumas imperfeições (ondulações), em sua superfície, mas antes de uma troca eu sempre observo o limite mínimo de sua espessura, pois se o limite não foi atingido, é possível dar um "passe" em um torneiro mecânico (nem sempre o preço compensa), ou nas casas especializadas em freio, que tenham um torno*.

Um outro cuidado que nem sempre os mexânicos observam, é a oscilação do disco após montagem (quando se troca ou se retira para um passe), através de um relógio comparador...não observar a planicidade e espessura não é nada profissional...

https://www.youtube.com/watch?v=KEvSP1PMMgk

De toda forma, mesmo com tudo observado e corrigido, sempre haverá um período de adaptação entre a pastilha/sapata e o disco/tambor, até que ambas as superfícies fiquem 100% em contato.

*Torno é um equipamento caro e um operador qualificado está cada vez mais difícil e caro para o lojista...nem todas as casas tem.


Felipe Guillen
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Mensagem por Felipe Guillen »

Bange escreveu:Também só uso COBREC, nos carros que tenho...mas o grito ou apito aprendi desde a primeira troca que se deve dar uma quebrada nas quinas (todas, com lixamento).

Em relação ao disco, o seu desgaste nunca é por igual e sempre apresentará algumas imperfeições (ondulações), em sua superfície, mas antes de uma troca eu sempre observo o limite mínimo de sua espessura, pois se o limite não foi atingido, é possível dar um "passe" em um torneiro mecânico (nem sempre o preço compensa), ou nas casas especializadas em freio, que tenham um torno*.

Um outro cuidado que nem sempre os mexânicos observam, é a oscilação do disco após montagem (quando se troca ou se retira para um passe), através de um relógio comparador...não observar a planicidade e espessura não é nada profissional...

https://www.youtube.com/watch?v=KEvSP1PMMgk

De toda forma, mesmo com tudo observado e corrigido, sempre haverá um período de adaptação entre a pastilha/sapata e o disco/tambor, até que ambas as superfícies fiquem 100% em contato.

*Torno é um equipamento caro e um operador qualificado está cada vez mais difícil e caro para o lojista...nem todas as casas tem.
Obrigado pelo esclarecimento! No momento vou esperar e ver se a pastilhas se adaptam com o disco, se demorar muito tempo e se tiver $$ disponível eu vou trocar os discos mesmo.
Andei pesquisando e vi alguns disco ventilados, o preço não é tão diferente se comparado com alguns discos sólidos. Caso eu troque por esses discos ventilados, terei que fazer alguma adaptação ou é só tirar o disco usado+ e colocar o novo?


Bange
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Mensagem por Bange »

Procure sempre trocar por peças indicadas pela montadora...não se deixe levar por propagandas...em tese, as montadoras usam algo que foi testado e aprovado sob determinadas condições para o seu carro.

Eu procuro sempre as peças originais ou ao menos do mesmo fabricante que a montadora também usa e por último, peças de fabricantes com renome no mercado.

Tudo tem especificações, nem todas estão ao nosso alcance...como a comprovação da qualidade do material, mas se os itens de furação, diâmetro e espessura forem as mesmas, não há razão para adaptações.


awaked
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Mensagem por awaked »

Não vejo porque trocar por discos ventilados. Tem que ver se a pinça vai ter largura suficiente pra dar conta, não sei como fica isso.
Se são discos sólidos devem ser mais baratos ainda do que mencionei, certamente não compensa retificar pelo valor da mão de obra.


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