[DÚVIDA] - Reforma Geral

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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lnunes
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[DÚVIDA] - Reforma Geral

Mensagem por lnunes »

Bom dia Clube!

Estou me organizando para uma reforma geral na picape corsa, depois de um ano e meio de um acidente feio que tive com ela, finalmente terminei de pagar as contas do conserto, e agora é hora de consertar os problemas que restaram (que não são poucos).

Estou montando uma lista de prioridades, porém tenho duas dúvidas:
- câmbio da picape 1.6 é o mesmo do sedan 1.6? ou o da picape tem diferenças na relação das marchas?

- qual perfil de pneu/roda mais adequado, que priorize a altura, que a picape aceita?
atualmente estou com 195/60/15 porém raspa no para-lama em lombadas/quebra-molas. Pensei em 185/65/15 (mantém altura mas diminui largura), ou até em 187/70/14 (teria que trocar as rodas). Qual o perfil roda/pneu que consigo colocar?
Ou, caso algúem saiba, uma empresa que instale os calços (iguais ao que a Strada tem) para levar 2 polegadas a suspensão dianteira (seria mais barato e já resolveria meu problema).

De resto irei mecher em motor/cambio/freios, com um orçamento estimado em 7mil reais. Essa é uma reforma a longo prazo, cada mês fazendo uma parte do serviço total, por isso toda economia conta.
E por favor, sem discriminação com relação a altura da picape, quero alguns cm mais alta sim, rodo em lugar cheio de buracos e a maior velocidade que cheguei com ela nos últimos dois anos foi 70km/hora. E sobre o acidente, não teve a ver com velocidade, um caminhao acertou meu carro....

Valeu pela atençào de todos, aguardo sugestões.
awaked
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Mensagem por awaked »

Segundo o manual, as relações são as mesmas em todos os modelos, o que muda é o diferencial. Só que deu sorte, o diferencial da pickup e do sedan são iguais, muda nas outras versões. Ou seja, tomando como base o manual está tranquilo.

Pneus pelo manual 165/70R13 e 185/60R14...
185/60R15 já é mais alto, não sei se encontra essa medida... aqui tem uma calculadora pra brincar: http://www.paulosoares.net/tyresize.htm - ATENTE que diâmetro não é altura, na calculadora nem na vida real, então você acaba gastando uma fortuna em pneus de diâmetro maior que vão se traduzir em 1 ou 2 mm de altura, não compensa.
Por mais que queira algo mais alto tente não exagerar pro carro não ficar molenga... Corsas mais novos usam 175/65R14, ligeiramente mais altos do que 185/60R14.
Compare medidas na loja de pneus, mesmo que não compre ainda, só vai lá e coloque as opções lado a lado pra ter noção da diferença x preço.

Provavelmente compensa olhar pneus como dos modelos adventure já que usa demais em estrada de terra, vai ganhar em conforto e desempenho nesse tipo de piso.

Eu usaria a maior medida padrão e investiria em molas novas, amortecedores pressurizados da Cofap (por relatos são mais rígidos do que Nakata por exemplo). Não adianta gastar os tubos em pneus "altos" e a suspensão "descer" em qualquer solavanco. Seja por mola cansada ou por amortecedor mole demais ainda que novo.
Não sei se são diferentes, mas quem sabe usar molas da versão com ar condicionado, teria que verificar em auto peças.

As rodas precisariam ficar no offset correto se for trocar, caso coloque a medida errada fica pegando mesmo e vai raspar fatalmente nos solavancos maiores. Ainda mais nas estradas onde diz usar o carro. Aqui dados sobre offset: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=35191

No mais, acredito que valeria a criação de um tópico na área correta sobre essa reforma, aparece muita peça nos classificados, a galera pode dar várias dicas. Se já tem tópico do seu carro logicamente é só manter lá mesmo.

To subindo o manual pra te ajudar, caso não tenha, tem muita informação que vai precisar:
http://www.4shared.com/office/Z5U2tHC5c ... _1996.html
Se não estiver disponível ainda é só aguardar.

Ah... e veja alinhamento tecnico da carroceria, não sei se já avaliou isso, seria terrível reformar e investir todo esse dinheiro em um carro "torto", falo pq não sei como foi acidente.
lnunes
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Mensagem por lnunes »

Manual recebido, muito grato!

A carroceria está alinhada sim, o fato é que comprei uma carroceria inteira, toda a parte mecanica / elétrica / suspensao / freio / interior foi desmontada e remontada na carroceria nova. A única coisa que não amassou na carroceria antiga foi o teto, porque o resto nao se aproveitava nada. Só não me machuquei porque o banco quebrou com o impacto, e eu estava de cinto, então o banco ficou "bobo" e toda a pancada meio que era amortecida antes de chegar em mim.

Tinha comprado o carro havia 2 meses, com financiamento em 36 parcelas, não podia perder o carro assim. E o seguro aqui é extremamente inviavel, não cabe no meu orçamento pagar um carro inteiro a cada 2 anos.

Vou considerar a troca da suspensao dianteira como você mencionou e depois vou partir para troca do jogo de roda/pneus.... aqui tem muito rolo para fazer com isso, vou tentar trocar as rodas esportivas em um jogo completo para devolver pouco $$ na troca...
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