[DÚVIDA] - Carro trepida ao freiar

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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MarceloZ
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[DÚVIDA] - Carro trepida ao freiar

Mensagem por MarceloZ »

Boa noite pessoal.

Estou com o seguinte problema.

Meu carro está trepidando quando eu uso o freio.

Já troquei pastilhas, discos, tambores e até pneus, pois esses seriam os possíveis problemas causadores da trepidação (palavras do mecânico) e nada resolveu.

Eu tenho dois pneus novos e dois meia vida. Eu fiz geometria porque estava puxando para a direita.

Então foi invertido o jogo de pneus, os novos na frente e os meia vida atrás. Nesta configuração, é muito mais perceptível a trepidação.

Com os pneus novos atrás e os meia vida na frente, a trepidação é bem menor.

Alguém já viu algo parecido com isso?

Eu tenho um corsa hatch 1.4 2009/2010.

Obrigado.


awaked
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Mensagem por awaked »

Tem que usar relógio comparador e ver se o cubo não está empenado, se for o caso não adianta trocar disco.

Tem que ver também o disco com o mesmo relógio.

Pode ainda falta de anel centralizador em rodas de liga ou parafuso errado, roda de liga usa parafuso especifico. Não é o mesmo pra roda de ferro.

Trocar a oficina, o equipamento que faz balanceamento pode estar descalibrado.


MarceloZ
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Mensagem por MarceloZ »

Já foi feito tudo isso, mas me resta a dúvida quando ao anel centralizador, pois eu tenho rodas do corsa SS aro 14 com pneus 185/70/14.

Esse tipo de roda possui o anel centralizador?

Mais uma informação que pode ser importante, essa trepidação começou do nada, sem motivo aparente. Outra coisa que aconteceu é que eu caí em um buraco, onde eu estourei o pneu dianteiro, mas mesmo assim, levou um bom tempo para começar essa trepidação.


awaked
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Mensagem por awaked »

MarceloZ, se for roda original não precisa de anel, se for réplica precisa. Você precisa ver isso na sua roda.

Está usando parafuso especial pra roda de liga? Aqueles cromados?

Cara, vai ter que trocar de oficina.

Verificaram os cubos e discos com relógio comparador? Você não respondeu acima. É importante fazer isso.


MarceloZ
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Mensagem por MarceloZ »

Foram feitas todas as verificações possíveis.

Percebi que puxando o freio de mão, o carro trepida, do mesmo jeito que pisando normalmente no pedal.

Mesmo fazendo todas as verificações, a unica coisa que não foi trocado são as lonas de freio.


awaked
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Mensagem por awaked »

Pode ser a lona ou a panela lá atrás. Dá pra dar passe se for a panela.


Bange
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Mensagem por Bange »

Se só trepida ao freiar, tem muito a ver com o freio...mas já tive uma trepidação na frente onde o problema só foi resolvido quando o pivot da direção (régua) foi trocado.

Vc falou que foi após cair num buraco...empenou aro?

Pra eliminar aros e pneus, veja se consegue trocar os 4 com algum amigo...só pra avaliar...


MarceloZ
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Mensagem por MarceloZ »

Bange, eu já testei com pneus e rodas diferentes e não mudou nada.

Eu tenho quase certeza que é problema de lonas e tambores, pois trepida puxando o freio de mão.

Geralmente trepida entre 60 e 100 km/h.

awaked, consegui tambores e lonas usadas, mas originais, de um desmanche em bom estado. Vou colocar e testar.

Obrigado pessoal pelas dicas!


Farleytufao
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Mensagem por Farleytufao »

parece coisa boba, mas o local onde o cubo e o disco entram em contato, se tiver alguma sujeira, pode deixar descentralizado e causa esta trepidação quando freia. é bom dar uma olhada...


MarceloZ
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Mensagem por MarceloZ »

Pessoal, venho aqui relatar o veredito final do problema.

Depois de muita insistência, de troca de oficina, de troca de lonas, tambores, pastilhas, discos e pneus, descobri que o problema da trepidação do meu Corsa era uma roda torta.

O mecânico testou com outras rodas e conseguiu identificar que o problema estava nas rodas traseiras.

Então levei o carro em outro borracheiro e expliquei a situação. Ele colocou uma das rodas traseiras no equipamento que faz balanceamento e já identificou algo errado.

Testamos trocando somente o pneu e nada mudou. Trocamos então a roda e foi aí que achamos o problema, uma roda torta. Olhando de lado no equipamento que faz balanceamento, dava pra ver a roda girando desuniformemente.

Mandei arrumar todas as rodas em uma empresa especializada em recuperar rodas de liga, agora só resta esperar e torcer para que tenha concerto.

Acho que isso fica como dica caso alguém passe a ter o mesmo problema.


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