Forenses, um abraço a todos!
Meu Corsa 1.8 2006 está com 100.000 e apresenta um sintoma desde que foi adquirido na Concessionária Souza Ramos em 2011 com 45.000. O problema é o seguinte, quando comprei notei que ao dar ré só tirando o pé da embreagem, aquela bem na manha, ele ia dando uns trancos, no test drive fui até uma ladeira e efetuei a ré a o sintoma piorava dando impressão de que na rotação da embreagem algo "escapava", tipo patinava, mas não aquela patinada comum de embreagem gasta, que é mais ou menos unifirme, essa não dá uns trancos, um sintoma que nunca tinha percebido em outro carro. Nesse teste levei o vendedor e ele disse que trocaria a embreagem, o que foi feito. Porém a embreagem que foi retirada estava segundo o mecânico com 30% de vida ainda.
Feito isso melhorou substancialmente, porém depois de uns 6 meses começou a apresentar essas "escapadas novamente", como a garagem de casa é uma descida, quando vou sair de ré noto isso claramente. procurei por mais de uma vez opinião de mecânicos diferentes e me disseram: Célio, relaxa não tem nada na embreagem desse carro, até um deles me disse para acelerar um poco mais ao efetuar a ré que era melhor!!
De uns 3 meses para cá, a saída de frente dele começou a trepidar um pouco e ao dar ré o problema persiste com mais intensidade que antes, mês passado agosto/14, realizando manutenção de rotina, precisou ser trocado o coxim de câmbio, aí levantei a lebre pro mecânico (um bom mecânico, confiável), e pedi pra verificar tal ocorrência e se a quebra do coxim teria a ver com essa trepidação e "escapada" que acontece ao dar a ré. Para minha surpresa ele disse: Célio não tem nada com essa embreagem, pra frente essa oscilação é normal, pois já rodou 50.000 com ela desde 2011, ela não patina, (fizemos o teste de puxar o freio de mão até o talo e arrancar com ele e até na 5 o bicho quiz sair forte sem patinar), e percebi uma trepidação pequena ao dar ré! Disse que nesse momento não compensava mexer, mas teria que dar uma olhada no volante do motor, que segundo ele pode estar empenado precisando plainá-lo, o que deveria e não sabe se foi feito na Souza Ramos quando comprei, isso justificaria essas "escapadas" na tração, pois ao acoplar a superfície irregular não dá o contato por completo ocasionando o sintoma.
Alguém já teve esse tipo de problema? Não confundir com outro tema do forum que trata de "socos" ao tirar o pé do acelerador ou acelerar bem pouco, esse sintoma aqui é outro, beleza?!
Obrigado pessoal agradeço todos os comentários.
Embreagem/Volante Motor. Trepidação.
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Pode ser o volante mesmo, não necessariamente empenado, mas pode ter acumulado depósito e restos da outra embreagem, as vezes acontece de aderir no volante. Por isso sempre que se troca a embreagem recomenda-se que o volante passe por retífica, coisa muito leve, só pra facear ele novamente.
Não acredito que compensa encasquetar com isso ou arrumar agora, fique atento. Na próxima troca de embreagem é preciso fazer o serviço direito inclusive trocando o atuador hidráulico que pode estar com folga provocando esse sintoma. Essa peça também é recomendada a troca a cada troca de embreagem, ao menos uma sim e uma não se tem o controle exato de manutenção do carro.
O bom funcionamento da embreagem depende do fluído de freio, que é Dot4 e deve ser trocado a cada 2 anos.
Não acredito que compensa encasquetar com isso ou arrumar agora, fique atento. Na próxima troca de embreagem é preciso fazer o serviço direito inclusive trocando o atuador hidráulico que pode estar com folga provocando esse sintoma. Essa peça também é recomendada a troca a cada troca de embreagem, ao menos uma sim e uma não se tem o controle exato de manutenção do carro.
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Entendi, realmente não atrapalha, mas incomoda, estou com o bichão todo dia na rua, por isso percebo a menor alteração em seu comportamento.
Pelo que falou provavelmente na concessionária fizeram o básico por que eu apontei o problema no entanto acho que na época já precisava desse faceamento o que provavelmente não ocorreu. Vou esperar na próxima troca e fazer tudo certo, acho que ainda vai um tempo aê,...
Esqueci de relatar um outro sintoma que leva a realmente acreditar que seja esse o problema, com o carro em movimento e em aceleração se pisar de leve no pedal da embreagem sinto o pé vibrar como quando de freia um carro com disco empenado.
Pelo que falou provavelmente na concessionária fizeram o básico por que eu apontei o problema no entanto acho que na época já precisava desse faceamento o que provavelmente não ocorreu. Vou esperar na próxima troca e fazer tudo certo, acho que ainda vai um tempo aê,...
Esqueci de relatar um outro sintoma que leva a realmente acreditar que seja esse o problema, com o carro em movimento e em aceleração se pisar de leve no pedal da embreagem sinto o pé vibrar como quando de freia um carro com disco empenado.
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pode ser plato tmb, mas qnd for trocar a embreagem, em geral se troca tudo.....
e realmente tem essa caracteristica de acelerando mais trepidar menos, na maioria dos casos apresenta tanto na saida de primeira como em re, sendo em re bem mais acentuado
e realmente tem essa caracteristica de acelerando mais trepidar menos, na maioria dos casos apresenta tanto na saida de primeira como em re, sendo em re bem mais acentuado
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Beleza! Vlw, obrigado pelos esclarecimentos.
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Pessoal, muita saúde a todos!
Estou complementando o tópico, agora com a questão resolvida, depois de percorridos mais ou menos 20.000km.
Agora com aproximadamente 120.000 Km rodados realizei a substituição da embreagem completa, ou seja, platô, disco, o rolamento atuador hidráulico e o fluído de todo o sistema.
Na substituição da embreagem, aproveitou-se para trocar algumas peças que teoricamente já se desconfiava da necessidade de substituição, sendo anel vedante do atuador e retentor do volante do motor e outras que apareceram ao desmontar, por exemplo, coxim do motor, buchas da barra estabilizadora e as bieletas essas últimas sem relação com o câmbio e sim com a suspensão.
A questão central é referente ao volante do motor, que após a desmontagem constatou-se realmente da necessidade de usina-lo, facear para ficar completamente plano.
O resultado desse trabalho completo foi o melhor possível, a embreagem ficou super macia, com engates macios e precisos e sem os sintomas descritos anteriormente, concluímos que, se da primeira vez a concessionária tivesse realizado um serviço de primeira o platô teria resistido mais, pois o disco estava muito bom ainda, não patinava, só trepidava e com essa trepidação sobrecarregou o platô e acabou condenando o coxim do motor.
Outro serviço que foi realizado nessa estada na oficina foi o “famoso” passe nas panelas, ou retífica do tambor de freio. O serviço foi realizado porque estavam “ovalados”, e o sintoma que apresentava era que quando pisava no pedal de freio o pedal trepidava, (lembrando um pouco freio ABS) e sentindo essa trepidação também nas rodas traseiras, mas nas dianteiras e no volante de direção não. Esse sintoma não se confunde com desbalanceamento de rodas que se percebe ao rodar, no meu caso era só ao frear. Os tambores foram usinados e as sapatas ou patins de freio foram mantidos originais, pois estão muito bons ainda com as lonas standart. Se alguém se deparar com uma situação dessas, fica a dica para verificar os tambores.
Um abraço a todos!!
Estou complementando o tópico, agora com a questão resolvida, depois de percorridos mais ou menos 20.000km.
Agora com aproximadamente 120.000 Km rodados realizei a substituição da embreagem completa, ou seja, platô, disco, o rolamento atuador hidráulico e o fluído de todo o sistema.
Na substituição da embreagem, aproveitou-se para trocar algumas peças que teoricamente já se desconfiava da necessidade de substituição, sendo anel vedante do atuador e retentor do volante do motor e outras que apareceram ao desmontar, por exemplo, coxim do motor, buchas da barra estabilizadora e as bieletas essas últimas sem relação com o câmbio e sim com a suspensão.
A questão central é referente ao volante do motor, que após a desmontagem constatou-se realmente da necessidade de usina-lo, facear para ficar completamente plano.
O resultado desse trabalho completo foi o melhor possível, a embreagem ficou super macia, com engates macios e precisos e sem os sintomas descritos anteriormente, concluímos que, se da primeira vez a concessionária tivesse realizado um serviço de primeira o platô teria resistido mais, pois o disco estava muito bom ainda, não patinava, só trepidava e com essa trepidação sobrecarregou o platô e acabou condenando o coxim do motor.
Outro serviço que foi realizado nessa estada na oficina foi o “famoso” passe nas panelas, ou retífica do tambor de freio. O serviço foi realizado porque estavam “ovalados”, e o sintoma que apresentava era que quando pisava no pedal de freio o pedal trepidava, (lembrando um pouco freio ABS) e sentindo essa trepidação também nas rodas traseiras, mas nas dianteiras e no volante de direção não. Esse sintoma não se confunde com desbalanceamento de rodas que se percebe ao rodar, no meu caso era só ao frear. Os tambores foram usinados e as sapatas ou patins de freio foram mantidos originais, pois estão muito bons ainda com as lonas standart. Se alguém se deparar com uma situação dessas, fica a dica para verificar os tambores.
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Fico muito agradecido, especialmente a você AWAKED e ao SEMCONTROLE e aos demais forenses que estão sempre dispostos a colaborar. O intuito nessas postagens é esse mesmo, ajudar a todos com questões relacionadas aos nossos tão estimados Corsas.
Abraço a todos!!
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Capaz, estamos aí porque gostamos de carros (lógico) e para tentar ajudar, ainda que por texto seja complicado e mais difícil ainda sem ver os carros.
Aprendemos porque muitos nos ensinaram, muito erramos, muito batemos cabeça... nada mais justo do que compartilhar informações. As vezes somos pegos de calças "curtas" também, rs!
Abraço.
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e vou te falar, pessoal adora trocar a embreagem e so tira uma poe a outra, e nem olha o volante.
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