Valeu ae pela ajuda, vamos a solução do caso - orelhado do dono do carro (EU)
Com uma baita paciencia no final de semana comecei a analisar todos os pontos de conexão do chip com a placa, trilhas em volta e tudo mais... achei 4 trilhas destruidas... ou seja, quem soldou fez um serviço bem mal feito (eu que fiz.. rsrs)!!!
Refiz as trilhas do meu módulo de injeção, tive que refazer o chip original e solda-lo novamente na placa.
Resultado: 1 semana sem carro, chip original e muita paciencia........
Obrigado pela ajuda galera!!!
Alcineu, as suas informações foram muito uteis, fiz quase todos os testes que vc passou....
Valeu
Po cara, menos mal hein!!!!
A central não é barata não.
Valeu pela ajuda ae... ainda bem mesmo que nao foi a central.. rsrs.. apesar que eu tinha arrumado uma a R$ 200,00 pra compra, so faltava programar... mas como eu consegui arrumar a minha acabei devolvendo...
Alcineu,
tudo resolvido sim... valeu pela ajuda!
Valeu ae galera.. brigado!
"Quem trabalha muito, erra muito. Quem trabalha pouco, erra pouco. Quem não trabalha não erra. E quem não erra... é promovido."
Caros, estou com problema parecido... mas não é no módulo de injeção.
Problema: o carro (CORSA Hatch Wind 2000 MPFI 8V 1.0) não pega de primeira, o sistema de combustível despressuriza.
Já verifiquei todos os possíveis vazamentos ou despressurizações indevidas, e tudo OK.
Uma pergunta básica: meu modelo 2000 liga a bomba injetora antes da partida do motor??? Ao ligar a chave na primeria posição, onde acende o painel, o sistema manda sinal para o relé da bomba de comb. "atracar" e acinoná-la???
Já fiz um teste dessa situação e dos tutoriais disponíveis. O que percebi foi:
- não consigo testar se tem sinal NEGATIVO no pino 85 do borne do relé da bomba.
- fiz o teste sem relé na borneira e verifiquei que, quando da chave ligada, a tensão entre o pino 86 e o 85 chega só a 4 Volts, se desligar a chave, zera a tensão. Isso me dá suporte para entender que os 12V da chave chegam à borneira normalmente, pq se eu aterro uma ponta de prova do multímetro e coloco a outra no pino 86, tenho os 12Voplts normais...
- o relé está normal, funcionando OK, a fiação está legal... a UC aparentemente está excelente.
- percebi em algus tuto que exite um interruptor de pressão de óleo, o que, pelo desenho, pode ser algum causador desse problema... mas li que só os sedãs têm isso... o meu é Hatch, Wind.
- Verificar se há tensão com um voltímetro no terminal 85 (ponta de prova preta) em relação ao terminal 30 do soquete (chave desligada não há tensão. Ao se ligar a chave deverá ser indicado uma tensão durante 2 segundos).
Só que o meu deu diferente:
- Se eu não ligo a chave, o multi marca 12V, e quando eu ligo a chave, cai para 4,5V e fica direto, não apenas 2segundo.
Quando eu volto a desligar a chave, ele leva uns 2 segundos para sair de 4,5Volts e volta para os 12V, quando desligo a chave!
julio.edu esse problema de não pegar instantaneamente é sinal que o sistema esta ficando despressurizado. Pode ser sob a tampa do tanque omde há as conexões de saida e retorno do combustivel, dentro do tanque a mangueira furada ou escapando pela folga da mesma no topo da bomba ou a bomba esta com problema na valvula de retenção interna, conexões no filtro de combustivel no regulador de pressão ou o mesmo deixando despressurizar. Para testar se é o regulador de pressão, desconecte o retorno de combustivel após desligar o motor e veja se pinga combustivel ou aquela mangueirinha fina preta que vai ao coletor de admissão se tem cheiro de combustivel ou vaza.
Eu passei por isso apos trocar a bomba de combustivel e a conexão no topo da bomba estava com folga, despressurizando o sistema e com isso o motor não pegava na primeira tentativa de um dia para outro.
[quote="alcineu"]julio.edu esse problema de não pegar instantaneamente é sinal que o sistema esta ficando despressurizado. Pode ser sob a tampa do tanque omde há as conexões de saida e retorno do combustivel, dentro do tanque a mangueira furada ou escapando pela folga da mesma no topo da bomba ou a bomba esta com problema na valvula de retenção interna, conexões no filtro de combustivel no regulador de pressão ou o mesmo deixando despressurizar. Para testar se é o regulador de pressão, desconecte o retorno de combustivel após desligar o motor e veja se pinga combustivel ou aquela mangueirinha fina preta que vai ao coletor de admissão se tem cheiro de combustivel ou vaza.
Eu passei por isso apos trocar a bomba de combustivel e a conexão no topo da bomba estava com folga, despressurizando o sistema e com isso o motor não pegava na primeira tentativa de um dia para outro.
De mais detalhes....[/quote]
Caro Alcinei... já fiz isso, já desconectei a mangueira do regulador e não percebi nenhuma anormalidade, não pinga, não tem cheiro, nada...
Preciso saber se ao ligar a chave, sem dar partida no motor, o relé da bomba injetora tem que atracar e fazer a bomba roda... pois não está acontecendo. O relé só "atraca" quando o motor gira, ai fica assim até pressurizar e partir.
Não tenho como medir a pressão do sistema, mas de um dia para o outro, o sistema perde pressão. O carro não tem cheiro de gasolina, não pinga em lugar algum, e não aparenta ter problemas de vazamentos... talvez a retenção da bomba seria uma situação, mas como testar????
E mesmo assim, preciso saber se a bomba deve ligar antes do giro do motor, como em outros carros, ou não!!! A minha não está ligando, só depois do giro do motor!
Fiz um teste de tensão no terminal do relé da bomba e descrevi os resultados acima, em tópico anterior... se alguém tiver alguma resposta... tô aí!!
A bomba não pressuriza o sistema antes de virar o motor não. Já debatemos isso antes aqui. Parece-me que alguns GM anteriores isso acontece. Pelo menos o meu 97/98 até hoje não notei isso.
No Uno Fire 04/05 antes da chave ir para a posição de partida, ouve-se a bomba pressurizar o sistema por alguns segundos.
Peça para alguem adaptar o manometro no sistema e deixar algumas horas ou até o dia todo pra ter certeza da despressurização.
Leva quanto tempo para pegar normal, após o desligamento do motor?
[quote="alcineu"]A bomba não pressuriza o sistema antes de virar o motor não. Já debatemos isso antes aqui. Parece-me que alguns GM anteriores isso acontece. Pelo menos o meu 97/98 até hoje não notei isso.
No Uno Fire 04/05 antes da chave ir para a posição de partida, ouve-se a bomba pressurizar o sistema por alguns segundos.
Peça para alguem adaptar o manometro no sistema e deixar algumas horas ou até o dia todo pra ter certeza da despressurização.
Leva quanto tempo para pegar normal, após o desligamento do motor?[/quote]
Se passar de um dia para o outro, o motor demora a pegar, levando uns 8 à 15 segundos para pegar. Às vezes dá uma rateada antes mesmo de pegar e em seguida pega. Depois que o motor girou normal, eu posso desligar o carro e fazer pegar de novo e vira na hora, sem demorar. Às vezes, se eu não deixar o motor girar porpelo menos 30 segundos, pode ser que desligando e tentando outra vez, o motor demore à pegar.
Onde eu moro é beira de praia, nem quente nem frio... então, clima eu acho que não tem haver.
Agora, quanto à partida da bomba antes do carro pegar... isso é bem polêmico. Não entendo o porque não colocar a bomba em operação por 2segundos antes da partida. Li um tutorial que diz que a UC envia um comando por 2segundos para o relé antes da partida do motor, assim que se liga a chave. Caso o motor não gire em 2segundos, a UC manda desligar a bomba injetora. E, caso o motor gire, quem diz à UC que deve manter o comando na bomba é o sensor de rotação que fica no eixo manivela (eu acho) e, à partir daí, a UC entende que o motor está em funcionamento e permite constância na bomba injetora.
ISSO EU SÓ SEI POR MANUAL DE INJEÇÃO ELETRÔNICA:
- SISTEMA MULTEC - Multipoint, no motor B10NE/ B16NE (Corsa 1.0/1.6) MPFI.
Se passar de um dia para o outro, o motor demora a pegar, levando uns 8 à 15 segundos para pegar. Às vezes dá uma rateada antes mesmo de pegar e em seguida pega. Depois que o motor girou normal, eu posso desligar o carro e fazer pegar de novo e vira na hora, sem demorar. Às vezes, se eu não deixar o motor girar porpelo menos 30 segundos, pode ser que desligando e tentando outra vez, o motor demore à pegar.
como citei antes, é despressurização do sistema...em algum ponto esta escapando...bomba não dando estanqueidade? bicos? mande checar se algum bico esta sem estanqueidade. peça alguem para dar partida e fique próximo a descarga e sinta se esta cheirando a gasolina crua...vamos testando até achar...